10 programas estrangeiros que Silvio Santos clonou no Brasil

Whatsapp

Completando 91 anos de vida neste domingo (12), Silvio Santos se destacou na televisão brasileira com diversos formatos que foram clonados do exterior, especialmente de emissoras americanas.

Muitos deles, inclusive, geraram processos judiciais para o SBT.

Confira 10 exemplos na lista:

Corrida de Fórmula B (Card Sharks)

Leia mais

O Card Sharks é um tradicional programa da televisão americana, que estreou em 1978 e segue no ar até hoje. Silvio Santos trouxe o formato para o Brasil nos anos 1970, quando apresentou Corrida de Fórmula B ainda na época da TVS/Tupi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual é a Música? (Name That Tune)

Sucesso no Programa Silvio Santos nos anos 1980, o Qual é a Música? existia desde a década a anterior, antes mesmo da existência do SBT, e ficou no ar até meados dos anos 1990. Depois teve uma nova versão no final dessa década e durante os primeiros anos de 2000. Trata-se do programa Name That Tune, que entrou no ar na TV americana em 1952 e já contou com diversas encarnações. As fases disputadas, como o Relógio Musical e o Leilão das Notas Musicais, além do cenário utilizado nos anos 1970, foram reproduzidos de forma idêntica por Silvio Santos no Brasil.

Namoro na TV (The Dating Game)

Como o nome já diz, solteiros iam para a televisão em busca da alma gêmea. Presença constante no Programa Silvio Santos, o Namoro na TV nasceu nos EUA, como The Dating Game, sendo exibido entre 1965 e 1989. O formato era o mesmo e até partes da marca e do cenário foram reaproveitados no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Jogo das Famílias / Family Feud (Family Feud)

Nos anos 1980, Silvio Santos lançou em seu programa o Jogo das Famílias, versão nacional do tradicional Family Feud, que estreou em 1976 nos EUA e segue no ar até hoje. O programa também foi exibido pela Band, como Familionária e comando de Jonas Bloch. Entre 2005 e 2006, o SBT fez uma versão oficial de Family Feud, usando o nome, o logo e o cenário originais da atração.

O Preço Certo / Topa Tudo por Dinheiro (The Price is Right)

Nos anos 1980, Silvio Santos resolveu montar no SBT uma versão do icônico The Price is Right, no ar desde 1956 na televisão americana – o formato atual, que estreou com Bob Barker em 1972, há alguns anos tem o comando de Drew Carey. Só que o programa nacional não durou muito tempo. Seria culpa da inflação galopante daquela década? Além de O Preço é Certo, diversas provas do programa americano foram feitas no Topa Tudo por Dinheiro, nos anos 1990.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Roletrando / Roda a Roda (Wheel of Fortune)

Nos anos 1980 e 1990, o Roletrando era um dos destaques do Programa Silvio Santos e também foi apresentado diariamente pelo SBT. O programa voltou ao ar em 2003, como Roda a Roda, já tendo o patrocínio da Chevrolet e Johnson & Johnson, entre outras marcas. Desde 2008, está no ar como Roda a Roda Jequiti. Tanto o Roletrando como o Roda a Roda foram inspirados no Wheel of Fortune, que estreou nos EUA em 1975 e ficou no ar até 1991.

Passa ou Repassa (Double Dare)

O Passa ou Repassa é ligados a nomes como Gugu Liberato e Celso Portiolli, mas o programa foi trazido para o Brasil por Silvio Santos, que o estreou em 1987, dentro do Programa Silvio Santos. O formato, inspirado no Double Dare, dos Estados Unidos, era basicamente o mesmo e o nome era Passe ou Repasse. Em 1988, Gugu assumiu o comando do programa, que ganhou o nome e a versão que conhecemos até hoje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Show do Milhão (Who Wants to be a Millionaire?)

Em 1999, o SBT colocou chamadas misteriosas no ar sobre “os 22 dias” que estavam chegando. Trata-se da estreia do Jogo do Milhão, inspirado no americano Who Wants to be a Millionaire?. Com muito sucesso, o programa ficou no ar até 2003. Voltou em 2009, sem o mesmo êxito. Atualmente, o formato pode ser visto no Brasil dentro do Caldeirão do Huck, da Globo.

Casa dos Artistas (Big Brother)

O SBT tentou comprar o formato do Big Brother, da Endemol, que explodia em todo o mundo, mas desistiu do negócio em cima da hora. O que Silvio Santos fez? Montou sua própria versão do reality show, a Casa dos Artistas, em segredo, e estreou-a em 28 de outubro de 2001, obtendo vitórias históricas contra a Globo, que tentou barrar a exibição na Justiça, mas não conseguiu. O programa ainda teve mais três edições, não voltando mais ao ar depois disso. A Globo comprou os direitos do reality e exibe, desde 2002, o Big Brother Brasil, que vai para sua 21ª edição em 2021.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eu Compro o Seu Televisor (Deal or no Deal)

Em 2004, Silvio Santos lançou o programa Eu Compro o Seu Televisor nas noites de quarta. Nada mais era do que uma adaptação do Deal or no Deal, outro formato da Endemol, que processou o SBT na época por conta disso. A atração não ficou muito tempo no ar. Anos depois, curiosamente, SBT e Endemol se acertaram e, desde então, o canal conta com os direitos oficias do programa, chamado agora de Topa ou Não Topa.

Ainda existem muitos outros programas adaptados por Silvio Santos para o Brasil, como Boa Noite, Cinderela (Queen for a Day), Ela Disse, Ele Disse (Tattletales) e Arrisca Tudo (Rischiatutto).

Whatsapp


Leia também