Até a Globo fez: 10 novelas reprisadas por canais concorrentes

Até a Globo fez: 10 novelas reprisadas por canais concorrentes

Whatsapp

Depois de Os Dez Mandamentos, a TV Brasil anunciou que vai exibir outra novela produzida pela Record. A Escrava Isaura, originalmente mostrada entre 2004 e 2005 pelo canal de Edir Macedo, estreia na próxima quarta (12), às 20h, na emissora estatal.

A Escrava Isaura

A reprise de novelas é normal e sempre existiu – mesmo antes de criar o Vale a Pena Ver de Novo, em 1980, a Globo já retornava com suas produções na programação. No entanto, algumas novelas ficaram marcadas por retornarem na concorrência.

Confira 10 exemplos na lista:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Direito de Nascer

Primeiro grande sucesso da teledramaturgia nacional, O Direito de Nascer foi produzida e exibida pela TV Tupi de São Paulo entre dezembro de 1964 e agosto de 1965.

Naquela época, as transmissões não aconteciam em rede nacional e existia uma rixa entre as emissoras da Tupi de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Resultado: na capital fluminense, a trama foi exibida pela concorrente TV Rio, que conquistou excelentes índices de audiência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Pequena Órfã

Sucesso dos últimos anos da Excelsior, A Pequena Órfã foi exibida originalmente em julho de 1968 e maio de 1969.

Ainda em sua fase inicial, a Globo reprisou a trama em 1971, poucos meses depois da extinção da TV Excelsior.

Foi feita uma nova abertura para a produção, onde apareceu a menina Glória Pires, então com apenas oito anos.

O Espantalho

Em 1977, Silvio Santos se meteu a produzir uma novela na novata TVS e se assustou com os custos envolvidos.

Exibida originalmente entre janeiro e junho daquele ano, a trama de Ivani Ribeiro (foto) também foi mostrada pela Record, que também era do animador e estreou a trama primeiro, pela Tupi, em 1979, e pelo SBT, em 1983.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dona Beija

Primeiro grande sucesso da Manchete, Dona Beija consagrou Maitê Proença e foi exibida entre março e julho de 1986. A trama foi reprisada pela emissora dos Bloch em 1988 e em 1993.

Muitos anos depois, o SBT exibiu a novela entre abril e julho de 2009, com bons números no Ibope.

Pantanal

O SBT teve a chance de produzir Pantanal, em 1989, mas preferiu exibir a mal-sucedida Cortina de Vidro. A trama de Benedito Ruy Barbosa foi ao ar pela Manchete e fez história na televisão.

Entre junho de 2008 e janeiro de 2009, o canal de Silvio Santos colocou a trama no ar, alcançando boa audiência e repercussão. Ao mesmo tempo, começou uma batalha judicial com a Globo e Benedito, que detinham os direitos da obra.

Em breve, um remake da novela irá ao ar pela Globo. Em 2010, o SBT também mostrou A História de Ana Raio e Zé Trovão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essas Mulheres

De propriedade do mesmo grupo da Record, a Rede Família vem exibindo diversas novelas produzidas pela “irmã”, como Essas Mulheres, Cidadão Brasileiro, Poder Paralelo e Vidas Cruzadas, entre outras.

Pegamos Essas Mulheres como exemplo porque a trama também foi exibida pelo canal Fox Life, entre outubro de 2007 e março de 2008. A Rede Família exibiu a produção entre junho de 2013 e abril de 2014.

Os Imigrantes

Sucesso de Benedito Ruy Barbosa produzido pela Band entre abril de 1981 e novembro de 1982, Os Imigrantes teve várias reprises na própria emissora, mas também foi mostrada pela concorrência.

Primeiramente, a gaúcha Ulbra TV mostrou a trama entre agosto de 2010 e abril de 2011; entre fevereiro e outubro de 2014, foi a vez da católica Rede Vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Direito de Nascer

Remake do grande sucesso de 1964, O Direito de Nascer ficou na gaveta do SBT por alguns anos, sendo finalmente exibida em 2001, sem grande repercussão.

Nunca reprisada pela emissora de Silvio Santos, a novela foi exibida pelo canal a cabo Fox Life entre maio e novembro de 2015 e pela católica TV Aparecida entre fevereiro e agosto de 2018.

A Padroeira

Mal-sucedida novela das seis produzida pela Globo entre junho de 2001 e fevereiro de 2002, A Padroeira nunca foi reprisada pela emissora.

Mas a trama acabou marcando seu nome na história por outro motivo: foi a primeira produção global a ser transmitida por um canal que não lhe pertencia, como o Viva.

Em virtude dos 300 anos do aparecimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba, a Globo cedeu gratuitamente a produção para exibição na TV Aparecida, entre abril e dezembro de 2017.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os Dez Mandamentos

Um dos grandes sucessos da fase bíblica da Record, Os Dez Mandamentos foi exibida entre março e novembro de 2015 e deu dores de cabeça para a Globo.

Desde abril do ano passado, a novela pôde ser vista na TV Brasil, emissora estatal pertencente à EBC (Empresa Brasileira de Comunicação). O governo de Jair Bolsonaro pagou mais de R$ 3 milhões para exibir a obra.

Whatsapp


Leia também