Até a Globo fez: 10 novelas reprisadas por canais concorrentes
10/01/2022 às 2h30
Depois de Os Dez Mandamentos, a TV Brasil anunciou que vai exibir outra novela produzida pela Record. A Escrava Isaura, originalmente mostrada entre 2004 e 2005 pelo canal de Edir Macedo, estreia na próxima quarta (12), às 20h, na emissora estatal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A reprise de novelas é normal e sempre existiu – mesmo antes de criar o Vale a Pena Ver de Novo, em 1980, a Globo já retornava com suas produções na programação. No entanto, algumas novelas ficaram marcadas por retornarem na concorrência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Confira 10 exemplos na lista:
O Direito de Nascer
LEIA TAMBÉM:
● Saudade: 10 estrelas da televisão brasileira que perdemos para a Aids
● Câncer terminal, atropelamento e mais: 10 artistas que perderam filhos
● Antes ou depois da fama: 10 artistas que foram morar nas ruas
Primeiro grande sucesso da teledramaturgia nacional, O Direito de Nascer foi produzida e exibida pela TV Tupi de São Paulo entre dezembro de 1964 e agosto de 1965.
Naquela época, as transmissões não aconteciam em rede nacional e existia uma rixa entre as emissoras da Tupi de São Paulo e do Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Resultado: na capital fluminense, a trama foi exibida pela concorrente TV Rio, que conquistou excelentes índices de audiência.
A Pequena Órfã
Sucesso dos últimos anos da Excelsior, A Pequena Órfã foi exibida originalmente em julho de 1968 e maio de 1969.
Ainda em sua fase inicial, a Globo reprisou a trama em 1971, poucos meses depois da extinção da TV Excelsior.
Foi feita uma nova abertura para a produção, onde apareceu a menina Glória Pires, então com apenas oito anos.
O Espantalho
Em 1977, Silvio Santos se meteu a produzir uma novela na novata TVS e se assustou com os custos envolvidos.
Exibida originalmente entre janeiro e junho daquele ano, a trama de Ivani Ribeiro (foto) também foi mostrada pela Record, que também era do animador e estreou a trama primeiro, pela Tupi, em 1979, e pelo SBT, em 1983.
Dona Beija
Primeiro grande sucesso da Manchete, Dona Beija consagrou Maitê Proença e foi exibida entre março e julho de 1986. A trama foi reprisada pela emissora dos Bloch em 1988 e em 1993.
Muitos anos depois, o SBT exibiu a novela entre abril e julho de 2009, com bons números no Ibope.
Pantanal
O SBT teve a chance de produzir Pantanal, em 1989, mas preferiu exibir a mal-sucedida Cortina de Vidro. A trama de Benedito Ruy Barbosa foi ao ar pela Manchete e fez história na televisão.
Entre junho de 2008 e janeiro de 2009, o canal de Silvio Santos colocou a trama no ar, alcançando boa audiência e repercussão. Ao mesmo tempo, começou uma batalha judicial com a Globo e Benedito, que detinham os direitos da obra.
Em breve, um remake da novela irá ao ar pela Globo. Em 2010, o SBT também mostrou A História de Ana Raio e Zé Trovão.
Essas Mulheres
De propriedade do mesmo grupo da Record, a Rede Família vem exibindo diversas novelas produzidas pela “irmã”, como Essas Mulheres, Cidadão Brasileiro, Poder Paralelo e Vidas Cruzadas, entre outras.
Pegamos Essas Mulheres como exemplo porque a trama também foi exibida pelo canal Fox Life, entre outubro de 2007 e março de 2008. A Rede Família exibiu a produção entre junho de 2013 e abril de 2014.
Os Imigrantes
Sucesso de Benedito Ruy Barbosa produzido pela Band entre abril de 1981 e novembro de 1982, Os Imigrantes teve várias reprises na própria emissora, mas também foi mostrada pela concorrência.
Primeiramente, a gaúcha Ulbra TV mostrou a trama entre agosto de 2010 e abril de 2011; entre fevereiro e outubro de 2014, foi a vez da católica Rede Vida.
O Direito de Nascer
Remake do grande sucesso de 1964, O Direito de Nascer ficou na gaveta do SBT por alguns anos, sendo finalmente exibida em 2001, sem grande repercussão.
Nunca reprisada pela emissora de Silvio Santos, a novela foi exibida pelo canal a cabo Fox Life entre maio e novembro de 2015 e pela católica TV Aparecida entre fevereiro e agosto de 2018.
A Padroeira
Mal-sucedida novela das seis produzida pela Globo entre junho de 2001 e fevereiro de 2002, A Padroeira nunca foi reprisada pela emissora.
Mas a trama acabou marcando seu nome na história por outro motivo: foi a primeira produção global a ser transmitida por um canal que não lhe pertencia, como o Viva.
Em virtude dos 300 anos do aparecimento da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba, a Globo cedeu gratuitamente a produção para exibição na TV Aparecida, entre abril e dezembro de 2017.
[anuncio_6]
Os Dez Mandamentos
Um dos grandes sucessos da fase bíblica da Record, Os Dez Mandamentos foi exibida entre março e novembro de 2015 e deu dores de cabeça para a Globo.
Desde abril do ano passado, a novela pôde ser vista na TV Brasil, emissora estatal pertencente à EBC (Empresa Brasileira de Comunicação). O governo de Jair Bolsonaro pagou mais de R$ 3 milhões para exibir a obra.