Atendendo atualmente mais de 50 profissionais de várias áreas, incluindo televisão, cinema, teatro, música e até futebol, o Retiro dos Artistas foi fundado em 13 de agosto de 1918, no Rio de Janeiro (RJ).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Grandes nomes da história das novelas brasileiras moram ou terminaram seus dias, de forma digna, na Instituição.
Confira 10 exemplos:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Paulo César Pereio
Dono de uma das mais belas vozes do Brasil, Paulo César Pereio (na foto acima, com a ex-mulher Cissa Guimarães) decidiu se mudar temporariamente para o Retiro dos Artistas em março de 2020, quando estourou a pandemia de Covid-19.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
“Achei que vir para cá seria uma maneira de me salvar. Vim para sobreviver. Eu moro em São Paulo, tenho meu apartamento lá. Não teve outro jeito. Mas estou bem de saúde”, garantiu o ator, em entrevista ao jornal Extra.
No entanto, Pereio acabou ficando de vez no lugar, onde mora até hoje e recebe periodicamente a visita dos filhos.
Rui Resende
Eterno Lobisomem de Roque Santeiro, Rui Resende voltou à mídia em 2019, quando anunciou que estava se mudando para o Retiro dos Artistas.
O ator, que atualmente tem 85 anos e estava longe da televisão desde 2011, quando participou do Zorra Total, voltou às novelas recentemente em Um Lugar ao Sol, participando como o personagem Napoleão, que se casa com Noca (Marieta Severo) antes de morrer.
Jaime Leibovitch
Aos 74 anos, o ator segue em plena atividade, tendo participado recentemente de Amor de Mãe e Além da Ilusão. Geralmente fazendo pequenas participações nas novelas da emissora, já incorporou, em diversas ocasiões, médicos, padres e juízes.
Um dos papéis de maior destaque de sua carreira foi o de Henrique, em Fina Estampa, onde contracenava com Ana Rosa (foto acima).
Cláudio Corrêa e Castro
Grande astro das novelas da Tupi e da Globo, o ator pode ser visto atualmente em Chocolate com Pimenta (2003), reprisada em edição especial pela emissora.
Na época em que essa trama foi gravada, ele decidiu se mudar para o Retiro dos Artistas. Aos 75 anos, havia se separado de sua então esposa e precisou deixar sua luxuosa casa em Niterói. Além disso, estava doente e tinha dívidas.
“Tinha problemas pessoais graves e não tinha para onde ir. Precisava estar num lugar como o Retiro, onde eu não gastasse nada e cuidassem de mim. Sou péssimo administrador. Comprava tudo sem pensar. Nunca soube dizer não. As dívidas são as únicas coisas que me atormentam”, declarou à imprensa, na época.
Cláudio morreu em 16 de agosto de 2005, aos 77 anos, após complicações decorrentes de uma cirurgia cardíaca.
Dirce Migliaccio
Marcada eternamente por ter vivido a Emília no Sítio do Picapau Amarelo, Dirce também se destacou em novelas como O Bem-Amado e A Gata Comeu.
Após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral), em 2008, ela perdeu os movimentos das pernas e dos braços e precisou se mudar para o Retiro dos Artistas, já que morava sozinho e necessitava de cuidados especiais.
Ela morreu em 22 de setembro de 2009, aos 75 anos, em decorrência de doença arterial coronariana, hipertensão e infecção urinária.
Edyr de Castro
Além de atriz, Edyr se destacou como cantora. Ela integrou o grupo As Frenéticas, que fez muito sucesso no Brasil nas décadas de 1970 e 1980.
Após participar de tramas como Roque Santeiro, Cabocla e Sinhá Moça, Edyr se mudou para o Retiro quando descobriu que sofria do mal de Alzheimer. Ela morreu em 15 de janeiro de 2019, aos 72 anos, após falência múltipla dos órgãos.
Maria Lúcia Dahl
Musa das novelas da Globo nas décadas de 1970 e 1980, Maria Lúcia Dahl vinha de uma família muito rica, mas que não conservou sua fortuna.
Sua presença na televisão diminuiu a partir da década de 1990; seus últimos trabalhos no vídeo foram em Cobras & Lagartos (2006) e Aquele Beijo (2011). Reclusa nos últimos anos de vida, a atriz foi morar no Retiro dos Artistas e morreu em 16 de junho de 2022, aos 80 anos, lutando contra o Alzheimer.
Claire Digonn
Além de ter participado de novelas da Globo, como Páginas da Vida e Órfãos da Terra, Claire Digonn é um dos grandes nomes do teatro brasileiro.
Atualmente com 83 anos, a atriz vive há alguns anos no Retiro e garante estar muito feliz.
“A vida para quem vive aqui dentro, e está bem, é sempre uma grande esperança. E a vida para quem vive lá fora, se for artista, tem que correr muito mais do que eu”, declarou ao projeto Globo Teatro, em 2013.
Armando Garcia
Com grandes passagens no teatro, Armando Garcia também participou de novelas como Carinhoso e Estúpido Cupido. Mas a paixão mesmo dele sempre foi o palco.
“Não gosto muito de televisão, eu gosto é de teatro! Me chama pra teatro que eu vou, nem que não tenha texto”, declarou, em entrevista.
O ator, que foi morar no Retiro em setembro de 2013, conseguiu vaga no local por intermédio da amiga Rosamaria Murtinho.
Yolanda Cardoso
Yolanda foi outro grande nome do teatro brasileiro que também participou de diversas novelas, como A Viagem, O Amor é Nosso, Sétimo Sentido, Louco Amor, Transas e Caretas e Que Rei Sou Eu?, entre outras produções.
Sem parentes vivos, a atriz decidiu se mudar para o Retiro dos Artistas em 2001.
“Eu queria conhecer o Retiro e ela me trouxe. Fiquei encantada! Lembro que tomamos um chá aqui enquanto eu ficava admirada com o local. Hoje, já há anos aqui, me sinto muito feliz”, declarou em entrevista, citando a amiga Beatriz Veiga.
Ela morreu em 10 de julho de 2007, aos 78 anos, de pneumonia e infecção generalizada.