Há alguns anos, muitos artistas, especialmente veteranos, estão com dificuldades para emplacar novos trabalhos na televisão. Alguns deles acabam fazendo apelos por emprego nas redes sociais ou através da imprensa. Com a explosão da pandemia, no ano retrasado, a situação ficou ainda pior.

Confira 10 exemplos abaixo:

Neusa Borges

Dalva de O Clone (2001), reprisada recentemente no Vale a Pena Ver de Novo, Neusa Borges tem usado as redes sociais e programas de televisão nos últimos anos para pedir emprego a autores e diretores de novelas.

A atriz está vivendo em Salvador (BA) após perder o apartamento que tinha no Rio de Janeiro (RJ). As últimas novelas dela foram Salve Jorge (2012), Boogie Oogie (2014) e Escrava Mãe (2016). Fora isso, fez participações em séries, como Encantados, do Globoplay, ainda inédita.

Joana Fomm

Joana Fomm

Consagrada atriz de novelas das décadas de 1970 a 1990, como Dancin’ Days (1978) e Tieta (1989), Joana Fomm fez um apelo nas redes sociais em 2016.

“Amigos, estou precisando trabalhar. Como atriz ou jornalista. Tem horas que fica difícil ainda. Ainda não tinha encarado essa. Alguém precisa de mim?”, escreveu.

Além de receber apoio de diversos colegas, a atriz, que revelou não ter reservas financeiras, conseguiu participações em Sob Pressão (2017), da Globo, e em um filme de Danilo Gentili. Mas, por enquanto, foi só.

Suely Franco

Suely Franco

Aos 81 anos, a veterana atriz, que viveu Mimosa em O Cravo e a Rosa (2000), está enfrentando dificuldades financeiras desde o início da pandemia.

Sem contrato fixo, Suely acabou deixando o apartamento que vivia no Catete, bairro do Rio de Janeiro (RJ), por não conseguir arcar com o aluguel. Ela voltou a morar num imóvel próprio na Urca, na mesma cidade.

“Eu não estava trabalhando, e o pouco que recebo não dá”, lamentou.

Recentemente, ela fez um apelo na internet pedindo trabalho e deu certo: ela gravou uma participação em Família Paraíso, série estrelada pelo humorista Leandro Hassum.

Marcos Oliveira

Marcos Oliveira em A Grande Família

Desde o final de A Grande Família, em 2014, Marcos Oliveira, que viveu o pasteleiro Beiçola na série, tem passado por dificuldades financeiras. Ele já fez alguns trabalhos em séries como O Dono do Lar (2019), do Multishow, mas não foi o suficiente.

“Oi gente, eu sou o Marcos Oliveira e estou na batalha. Estou sem contrato e quero trabalhar. Beijos”, escreveu em seu primeiro apelo, em 2016.

O ator foi auxiliado por uma vaquinha criada por fãs e conseguiu amenizar a situação.

“Não quero ficar mendigando. Quero trabalhar em qualquer emissora. Fiquei 14 anos no ar com ‘A Grande Família’, mas gastei muito dinheiro tratando da minha fístula. Nem tudo o plano de saúde cobria”, publicou mais recentemente.

Stênio Garcia

Stênio Garcia

Stênio Garcia foi demitido pela Globo recentemente, após décadas de trabalho na emissora. Com poucas reservas financeiras, já que perdeu suas economias em um investimento com uma construtora, o ator fez diversos apelos tentando reverter a dispensa, mas não obteve êxito.

“Meu nome é Stênio Garcia. Tenho 88 anos e quase 70 anos de carreira. Estou na Globo com contrato de prazo indeterminado desde 1973. No dia 4 de março recebi um cartão vermelho e se eu não for escalado ou reservado até o dia 30 de março terei o meu contrato abruptamente interrompido”, detalhou.

“Devido ao coronavírus, não posso sair de casa. Então, eu peço que os autores e diretores da Rede Globo que me escalem, que me reservem até o dia 30 de março, para que eu possa continuar trabalhando. Meu trabalho, como vocês sabem, é a minha vida. E eu dependo disso para me manter vivo. Muito obrigado”, concluiu.

Maíra Charken

Maira Charken

Ex-apresentadora do Vídeo Show, Maíra Charken voltou aos holofotes recentemente ao desabafar nas redes sociais. Chorando, contou que passava por dificuldades financeiras e que se sentia frustrada por não conseguir trabalhar como atriz.

“Não aguento mais chorar sozinha”, afirmou. “Desculpa. Odeio reclamar, odeio estar assim. Mas hoje a luz foi cortada porque tudo fica em cima de mim. Já paguei e agora estou esperando religar. Isso já aconteceu várias vezes, quem me acompanhou na gravidez lembra que a luz era cortada toda hora”, continuou.

Alguns dias depois, ela disse que está estudando educação financeira e que recebeu propostas de trabalho após a grande repercussão dos vídeos.

“Recebi muitos pedidos de entrevista, fechei contrato com um plano odontológico bem legal para ser a garota propaganda deles, outras parcerias e recebi dois convites que ainda não estão concretos para atuar em série e minissérie”, contou ao site F5.

João Fernandes

João Fernandes

O ex-ator mirim João Fernandes, que participou de Caminho das Índias (2009), Cordel Encantado (2011) e Avenida Brasil (2012), fez um apelo nas redes sociais para encontrar um emprego.

“A um pequeno passo de arrumar um sugar daddy porque preciso cuidar de uma criança 24 horas. Então, nem um emprego convencional tipo shopping eu consigo arrumar, e, na minha área, está impossível”, escreveu.

Ele é pai de um menino de dois anos.

Narjara Turetta

Narjara Turetta

Famosa pela participação na série Malu Mulher (1979) e em diversas novelas dos anos 1980, Narjara Turetta já apareceu em diversas publicações e emissoras fazendo apelo por papéis em produções. A atriz chegou a vender coco na praia e trabalhou como guia turística durante a Olimpíada de 2016.

“Tem gente que fala ‘ela só quer a Globo’, e não é verdade. Tenho bom relacionamento com Fernando Rancoleta [diretor de elenco de teledramaturgia da Record], mando e-mail, foto atual, digo que estou à disposição. Também pedi [papel] no SBT, em Carinha de Anjo. Eles são muito educados, gentis, me respondem com simpatia. Na Globo também, pedir emprego não é vergonha. Os diretores precisam lembrar, quem não é visto não é lembrado”, declarou em 2018 ao site Notícias da TV.

A estratégia tem dado certo: nos últimos anos, a atriz participou de Salve Jorge (2012), Babilônia (2015), O Outro Lado do Paraíso (2017), Sob Pressão (2017) e Jezabel (2019).

Gorete Milagres

Gorete Milagres

Muito famosa pelo papel da empregada doméstica Filó, que chegou a ter programa próprio no SBT no final da década de 1990, Gorete Milagres está longe da telinha há alguns anos.

Em 2019, a atriz fez um desabafo nas redes sociais dizendo que queria voltar a atuar.

“Adoro fazer longas, séries, mas estou louca por uma novela. Tanta celebridade fazendo novelas! Eu sou atriz gente! Me inspirei na Bette Davis (atriz americana) ao fazer este post”, escreveu. “Bora me dar trabalho, Globo, Record, SBT”, completou.

Após o apelo, a atriz conseguiu participar de um episódio da série Os Roni (2019), do Multishow. No momento, Gorete atua em Nóis na Firma, humorístico da Band.

Cristiana Pompeo

Cristiana Pompeo

Cristiana, que viveu Matilda em Deus Salve o Rei (2018), perdeu suas economias investindo na JJ Invest, de Jonas Jaimovick, acusado de praticar pirâmide financeira.

“Me roubaram tudo. Minhas economias da vida toda. Preciso mais do que nunca trabalhar. Sabe uma mão na frente, outra atrás? Então… Só que o Carnaval acabou e nudez (no momento) não me interessa. Portanto… Pelo amor de Deus: mandem jobs!”, implorou a atriz nas redes sociais, em 2019.

Além de atriz, Cristiana é astróloga e taróloga.

Compartilhar.