Há 14 anos, em 7 de setembro de 2007, terminava na Globo a segunda versão de Carga Pesada. A produção retratava a diversidade cultural do Brasil a partir das aventuras dos caminhoneiros Pedro (Antonio Fagundes) e Bino (Stênio Garcia).

Confira abaixo 10 curiosidades da produção:

Ideia surgiu após Caso Especial

A ideia da produção surgiu em 1978, quando a emissora exibiu o Caso Especial intitulado Jorge, Um Brasileiro. O programa contava a história de um caminhoneiro que transportava cargas pelo interior de Minas Gerais, também sendo protagonizado por Antonio Fagundes.

Após a exibição do especial, o ator Paulo José, que trabalhou como diretor do programa, sugeriu a José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, então diretor de operações da Globo, que a trama virasse uma série.

A ideia foi aceita e o projeto entrou em produção, sendo exibida até 2 de janeiro de 1981.

Episódios escritos pelos protagonistas

Com um total de 54 episódios, Carga Pesada tinha em sua equipe de criação e produção nomes como Gianfrancesco Guarnieri, Walter George Durst, Dias Gomes, Daniel Filho, Gonzaga Blota e Milton Gonçalves.

Dos capítulos, 12 foram escritos pela própria dupla de protagonistas, Antonio Fagundes e Stênio Garcia. Na segunda versão, o intérprete de Pedro também participou da criação.

Gravações externas

Como a intenção da obra era retratar o Brasil de um modo realista, cerca de 90% das gravações eram feitas em locações reais e em cenas externas, algo atípico na televisão.

Virou história em quadrinhos

A produção fez tanto sucesso que chegou a virar história em quadrinhos. Em 1980, a editora RGE lançou dois números do gibi Carga Pesada.

Além disso, o seriado foi exibido em países como Bolívia, Chile, Estados Unidos, França, Irlanda, Itália e Nicarágua.

Nova versão em 2003

Vinte e dois anos após o encerramento da primeira versão, Carga Pesada ganhou um revival, indo ao ar em 29 de abril de 2003.

Ao contrário do que ocorre mais frequentemente em televisão, este não foi um remake, mas sim uma continuação da história, mostrando os personagens originais décadas após suas primeiras aparições.

Mudanças na trama

A história recomeça com algumas mudanças, causadas pela passagem do tempo. Enquanto Pedro continuou todo esse tempo na estrada, Bino abriu uma empresa de transportes e se tornou administrador, deixando de dirigir seu caminhão.

Então, os amigos se reencontram por um triste motivo: Bino desconfia estar com câncer e resolve fazer sua última viagem, retomando o volante ao lado do grande amigo. Depois, o caminhoneiro descobre estar saudável e volta definitivamente para as estradas.

Sucesso prolongou vida da série

Planejada para durar apenas quatro episódios, a nova versão fez sucesso e se tornou uma atração regular na grade global.

Após 64 episódios, a segunda versão de Carga Pesada chegou ao fim em 7 de setembro de 2007.

Tema de abertura

Nas duas versões, o tema de abertura foi o mesmo: a música Frete, cantada originalmente por Renato Teixeira e regravada pela dupla Chitãozinho & Xororó para a segunda versão.

Caminhões diferentes

Nos episódios originais, Antonio Fagundes e Stênio Garcia dirigiam de verdade, enquanto também interpretavam e ainda precisavam se atentar aos cinegrafistas, que ficavam pendurados do lado de fora dos caminhões.

Na nova versão, os atores dirigiam uma cabine cenográfica, montada sobre um caminhão que se movia dirigido por outro motorista.

[anuncio_5]

Meme

A frase “É uma cilada, Bino!, repetida diversas vezes por Pedro no seriado, se tornou meme na internet, provando a grande popularidade da nova versão.

Compartilhar.