Nas décadas de 1980 e, principalmente, 1990, a TV Cultura ficou marcada pela produção de excelentes programas voltados ao público infantojuvenil. Atrações como Bambalalão, Rá-Tim-Bum, X-Tudo, Mundo da Lua e Castelo Rá-Tim-Bum fizeram sucesso e são lembradas até hoje.

Infelizmente, alguns integrantes dos elencos desses programas já nos deixaram.

Confira 10 exemplos na lista:

Wagner Bello

Wagner Bello

O ator vivia o extraterrestre Etevaldo no infantil Castelo Rá-Tim-Bum. Vítima do vírus HIV, ele morreu aos 34 anos, em 12 de agosto de 1994, poucos meses após a estreia do programa.

Para concluir a história do personagem, a atriz Siomara Schoröder foi escalada como Etecetera, irmã de Etevaldo. No 88º episódio (o antepenúltimo da série), a extraterrestre afirmou que seu irmão agora brincava nas estrelas.

De acordo com a atriz, em entrevista concedida à revista Quem, na época o fato não foi divulgado.

Cláudio Chakmati

Claudio Chakmati

Mais um integrante do Castelo Rá-Tim-Bum que já morreu. Tendo passado por outros programas da Cultura, como Bambalalão e Rá Tim Bum, ele manipulava os bonecos Mau e Porteiro no infantil.

morreu aos 31 anos, em 9 de fevereiro de 1997, após uma parada cardíaca durante uma visita à Tailândia.

Segundo matéria do jornal Folha de S. Paulo, publicada em 21 de fevereiro do mesmo ano, a morte supostamente teria ocorrido em decorrência de uma overdose de heroína.

Gérson de Abreu

Primeiro apresentador do X-Tudo, Gérson também atuou em outras atrações da emissora, como É Proibido Colar, Bambalalão e Castelo Rá-Tim-Bum, onde manipulava o personagem Flap.

Ele morreu em 18 de julho de 2002, com apenas 37 anos, vítima de um infarto.

Márcio Ribeiro

Marcio Ribeiro

Substituto de Gérson no X-Tudo, Márcio participou também do Rá-Tim-Bum e se destacado nos anos 2000 como comediante stand-up.

Ele morreu em 29 de maio de 2013, aos 49 anos, vítima de complicações cardíacas.

Chiquinho Brandão

Chiquinho Brandão

Quem assistia ao programa infantil Bambalalão se divertia com o leãozinho Bambaleão, que era apaixonado pela apresentadora Silvana.

Quem fazia a voz e a manipulação do boneco era o ator Chiquinho Brandão, que também trabalhou nas novelas Bebê a Bordo e Top Model e na minissérie O Sorriso do Lagarto.

O ator morreu no dia 4 de junho de 1991, aos 39 anos, após um acidente de carro sofrido no Rio de Janeiro (RJ).

Laerte Morrone

Laerte Morrone

Um clássico da televisão foi o programa infantil Vila Sésamo, exibido pela TV Cultura e Globo no início dos anos 1970.

Garibaldo, um pássaro gigante que aprontava muito e que adorava conhecer coisas novas, foi interpretado pelo ator Laerte Morrone na versão brasileira, sendo este seu primeiro trabalho na telinha.

O ator morreu em 4 de abril de 2005, vítima de complicações pulmonares em decorrência de uma cirurgia de vesícula.

Sérgio Mamberti

Sergio Mamberti

Ator de inúmeros sucessos na televisão e no teatro, Sérgio viveu o inesquecível Doutor Victor, dono do Castelo Ra Tim Bum e tio do Nino.

O personagem marcou a vitoriosa carreira do ator, que também fez inúmeras novelas e minisséries.

Mamberti morreu na madrugada de 3 de setembro de 2021, aos 82 anos, vítima de falência múltipla de órgãos.

Gianfrancesco Guarnieri

Gianfrancesco Guarnieri

Consagrado na TV, no cinema e no teatro, o veterano viveu Seu Orlando, avô de Lucas Silva e Silva em Mundo da Lua.

Ele morreu vitimado por insuficiência renal crônica, aos 71 anos, em 22 de julho de 2006, enquanto integrava o elenco da novela Belíssima, da Globo.

Liana Duval

Liana Duval

A sempre preocupada Dona Ivone, mãe de Carolina Silva e Silva (Mira Haar) em Mundo da Lua, marcou presença em diversos episódios da série, especialmente em Gente Grande, quando interpretou uma avó muito severa com o neto.

Liana, que também fez inúmeras novelas, morreu em 23 de março de 2011, aos 83 anos. De acordo com familiares, a atriz lutava contra um câncer havia oito anos.

[anuncio_5]

Etty Fraser

Etty Fraser em Torre de Babel

Também na série Mundo da Lua, Etty vivia a divertida Tia Iolanda, irmã de Ivone, tendo participado do episódio As Três Irmãs.

Uma curiosidade: na primeira versão de Mundo da Lua, que não foi exibida pela Cultura, ela viveria a avó de Lucas Silva e Silva.

A veterana atriz e apresentadora morreu em 31 de dezembro de 2018, aos 87 anos, após sofrer problemas cardíacos.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor