10 astros de programas marcantes da Cultura que não estão mais entre nós

17/12/2021 às 13h22

Por: Fabio Marckezini
Imagem PreCarregada

Nas décadas de 1980 e, principalmente, 1990, a TV Cultura ficou marcada pela produção de excelentes programas voltados ao público infantojuvenil. Atrações como Bambalalão, Rá-Tim-Bum, X-Tudo, Mundo da Lua e Castelo Rá-Tim-Bum fizeram sucesso e são lembradas até hoje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Infelizmente, alguns integrantes dos elencos desses programas já nos deixaram.

Confira 10 exemplos na lista:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Wagner Bello

Wagner Bello

O ator vivia o extraterrestre Etevaldo no infantil Castelo Rá-Tim-Bum. Vítima do vírus HIV, ele morreu aos 34 anos, em 12 de agosto de 1994, poucos meses após a estreia do programa.

LEIA TAMBÉM:

Para concluir a história do personagem, a atriz Siomara Schoröder foi escalada como Etecetera, irmã de Etevaldo. No 88º episódio (o antepenúltimo da série), a extraterrestre afirmou que seu irmão agora brincava nas estrelas.

De acordo com a atriz, em entrevista concedida à revista Quem, na época o fato não foi divulgado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cláudio Chakmati

Claudio Chakmati

Mais um integrante do Castelo Rá-Tim-Bum que já morreu. Tendo passado por outros programas da Cultura, como Bambalalão e Rá Tim Bum, ele manipulava os bonecos Mau e Porteiro no infantil.

morreu aos 31 anos, em 9 de fevereiro de 1997, após uma parada cardíaca durante uma visita à Tailândia.

Segundo matéria do jornal Folha de S. Paulo, publicada em 21 de fevereiro do mesmo ano, a morte supostamente teria ocorrido em decorrência de uma overdose de heroína.

Gérson de Abreu

Primeiro apresentador do X-Tudo, Gérson também atuou em outras atrações da emissora, como É Proibido Colar, Bambalalão e Castelo Rá-Tim-Bum, onde manipulava o personagem Flap.

Ele morreu em 18 de julho de 2002, com apenas 37 anos, vítima de um infarto.

Márcio Ribeiro

Marcio Ribeiro

Substituto de Gérson no X-Tudo, Márcio participou também do Rá-Tim-Bum e se destacado nos anos 2000 como comediante stand-up.

Ele morreu em 29 de maio de 2013, aos 49 anos, vítima de complicações cardíacas.

Chiquinho Brandão

Chiquinho Brandão

Quem assistia ao programa infantil Bambalalão se divertia com o leãozinho Bambaleão, que era apaixonado pela apresentadora Silvana.

Quem fazia a voz e a manipulação do boneco era o ator Chiquinho Brandão, que também trabalhou nas novelas Bebê a Bordo e Top Model e na minissérie O Sorriso do Lagarto.

O ator morreu no dia 4 de junho de 1991, aos 39 anos, após um acidente de carro sofrido no Rio de Janeiro (RJ).

Laerte Morrone

Laerte Morrone

Um clássico da televisão foi o programa infantil Vila Sésamo, exibido pela TV Cultura e Globo no início dos anos 1970.

Garibaldo, um pássaro gigante que aprontava muito e que adorava conhecer coisas novas, foi interpretado pelo ator Laerte Morrone na versão brasileira, sendo este seu primeiro trabalho na telinha.

O ator morreu em 4 de abril de 2005, vítima de complicações pulmonares em decorrência de uma cirurgia de vesícula.

Sérgio Mamberti

Sergio Mamberti

Ator de inúmeros sucessos na televisão e no teatro, Sérgio viveu o inesquecível Doutor Victor, dono do Castelo Ra Tim Bum e tio do Nino.

O personagem marcou a vitoriosa carreira do ator, que também fez inúmeras novelas e minisséries.

Mamberti morreu na madrugada de 3 de setembro de 2021, aos 82 anos, vítima de falência múltipla de órgãos.

Gianfrancesco Guarnieri

Gianfrancesco Guarnieri

Consagrado na TV, no cinema e no teatro, o veterano viveu Seu Orlando, avô de Lucas Silva e Silva em Mundo da Lua.

Ele morreu vitimado por insuficiência renal crônica, aos 71 anos, em 22 de julho de 2006, enquanto integrava o elenco da novela Belíssima, da Globo.

Liana Duval

Liana Duval

A sempre preocupada Dona Ivone, mãe de Carolina Silva e Silva (Mira Haar) em Mundo da Lua, marcou presença em diversos episódios da série, especialmente em Gente Grande, quando interpretou uma avó muito severa com o neto.

Liana, que também fez inúmeras novelas, morreu em 23 de março de 2011, aos 83 anos. De acordo com familiares, a atriz lutava contra um câncer havia oito anos.

Etty Fraser

Etty Fraser em Torre de Babel

Também na série Mundo da Lua, Etty vivia a divertida Tia Iolanda, irmã de Ivone, tendo participado do episódio As Três Irmãs.

Uma curiosidade: na primeira versão de Mundo da Lua, que não foi exibida pela Cultura, ela viveria a avó de Lucas Silva e Silva.

A veterana atriz e apresentadora morreu em 31 de dezembro de 2018, aos 87 anos, após sofrer problemas cardíacos.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.