Nem mesmo grandes estrelas da televisão brasileira estão livres de uma temporada na implacável geladeira das emissoras. A Globo já deixou seus astros parados durante um bom tempo em diversas ocasiões, pelos mais variados motivos.

Confira 10 exemplos na lista:

Taumaturgo Ferreira

Taumaturgo Ferreira

Em ascensão desde a metade dos anos 1980, Taumaturgo Ferreira teve problemas em Renascer (1993).

Na época, foi divulgado que a emissora (entenda-se autor e diretor) não gostou da construção do personagem pelo ator e decidiu excluí-lo do elenco. O personagem foi morto em uma tocaia.

Taumaturgo acabou ficando alguns anos longe da Globo, voltando na minissérie Labirinto (1998).

“Aquilo refletiu durante muitos anos na minha carreira e percebi que estava cancelado. Demorou muito tempo para passar. Foi o caos na minha vida. Fiquei seis anos na geladeira. Ótimo que depois pude dar a volta por cima. Voltei em O Cravo e a Rosa e depois fiz Celebridade, as duas grandes sucessos”, pontuou o ator ao jornal Extra.

Chico Anysio

Chico Anysio

Principalmente a partir do final dos anos 1980, a relação entre Chico Anysio e a Globo se tornou turbulenta.

Em 1990, a emissora acabou com o Chico Anysio Show, priorizando a Escolinha do Professor Raimundo.

Em 1991, o programa Estados Anysios de Chico City durou pouco; em 1996, o Chico Total ficou um ano no ar.

A partir daí, o veterano humorista amargou alguns períodos na geladeira do canal, participando de atrações como Zorra Total, além de novelas, como Sinhá Moça (2006), Pé na Jaca (2007) e Caminho das Índias (2009).

“A situação é irreversível e tenho muita coisa para fazer”, disse o ator à Folha de S.Paulo, falando sobre a falta de oportunidades no canal, algum tempo antes de morrer, em 2012.

Vera Fischer

Vera Fischer

Estrela da Globo a partir de Espelho Mágico (1977), a atriz teve alguns períodos de geladeira na emissora ao longo das décadas.

Depois de 1981, quando protagonizou Brilhante, ela voltou às novelas apenas em 1987, quando fez Mandala.

Após desentendimentos com o então marido Felipe Camargo, ambos foram retirados do elenco de Pátria Minha (1994) com a novela em andamento.

Depois disso, ela voltou somente na primeira fase de O Rei do Gado (1996), e, posteriormente, em Pecado Capital (1998).

Outro período aconteceu entre 2012 e 2018, diferença de tempo entre as atuações dela em Salve Jorge e Espelho da Vida. Em seguida, a atriz foi dispensada pelo canal.

Patrícia Poeta

Patricia Poeta

Após deixar a apresentação do Jornal Nacional, em outubro de 2014, Patrícia Poeta acabou sendo colocada na geladeira da Globo, saindo apenas em agosto do ano seguinte, quando se tornou uma das apresentadoras do É de Casa.

Além disso, Patrícia, que tinha a promessa de ganhar um programa próprio, passou a aparecer em programas como Mais Você e Encontro com Fátima Bernardes, substituindo as titulares.

Glória Menezes

Gloria Menezes

A consagrada atriz, que viveu grandes protagonistas nas novelas da Globo, diminuiu o ritmo de aparições a partir de A Favorita (2008).

Após fazer pequenas participações em Cama de Gato (2010) e Joia Rara (2014), ela teve um papel de destaque em Totalmente Demais (2015), sua última novela até o momento.

Depois disso, continuou na geladeira da Globo, sendo dispensada pela emissora em setembro de 2020, após 52 anos, ao lado de seu marido, Tarcísio Meira, que morreu no ano passado.

José Mayer

José Mayer

O ator, que seguidamente se destacou em novelas da Globo, entrou na geladeira da emissora após A Lei do Amor (2016).

Na época, ele foi acusado de assédio pela figurinista Su Tonani e se desculpou em carta aberta.

Suspenso pela Globo por tempo indeterminado, Mayer; o contrato do ator foi encerrado em janeiro de 2019, após mais de 35 anos. Desde então, ele está recluso, tendo reaparecido recentemente nas redes sociais.

[anuncio_5]

Fernanda Gentil

Zig Zag Arena

Depois de brilhar no esporte da Globo, a jornalista foi alçada ao time de apresentadores do Entretenimento no final de 2018. A partir de outubro de 2019, ela ganhou o mal-sucedido Se Joga, que derrubou a audiência e saiu do ar em março de 2020, quando estourou a pandemia de Covid-19.

Apesar de algumas aparições em atrações como Encontro com Fátima Bernardes, Fernanda ficou na geladeira até março do ano passado, quando o programa foi reformulado e voltou ao ar, sendo extinto em agosto.

Posteriormente, ela comandou o Zig Zag Arena, que também não alcançou os resultados esperados. Recentemente, a atração saiu precocemente do ar e Fernanda voltou para a geladeira da emissora até o surgimento de um novo projeto.

[anuncio_6]

Stênio Garcia

Stênio Garcia

Em 2020, Stênio Garcia estava na geladeira da Globo há pelo menos dois anos quando foi demitido pela emissora.

Mas ele teve algumas passagens pelo refrigerador ao longo dos últimos tempos.

O último papel fixo do ator havia sido em Salve Jorge (2012); depois, vieram apenas participações em tramas como Meu Pedacinho de Chão (2014), Totalmente Demais (2015) e Deus Salve o Rei (2018), sua última novela até o momento.

[anuncio_7]

Renato Aragão

Renato Aragão

Estrela da Globo nas décadas de 1980 e 1990, Renato Aragão teve seu programa Aventuras do Didi cancelado em 2013.

A partir daí, passou a fazer poucas participações na tela da Globo, mesmo sendo contratado da emissora.

O último suspiro foi a nova versão de Os Trapalhões, brevemente exibida em 2017 pela Globo e pelo canal Viva.

Sem novos projetos, Aragão não teve seu contrato renovado em junho de 2020 e, desde então, sumiu de vez da televisão.

[anuncio_8]

Angélica

Angélica

Após o final do programa Estrelas, na Globo, Angélica acabou sendo colocada na geladeira da emissora.

A apresentadora praticamente não apareceu no vídeo entre 2019 e 2020, marcando breve presença apenas em A Dona do Pedaço, como ela mesma, e Vai que Cola.

Na mesma época, a imprensa destacou que ela foi convidada para atuar em novelas, mas recusou.

Em 2020, ganhou seu último programa na Globo até o momento: Simples Assim, que não durou muito.

A esposa de Luciano Huck deixou o canal no ano passado; em dezembro, estreou o programa Jornada Astral, na HBO Max.

Compartilhar.
Thell de Castro

Apaixonado por televisão desde a infância, Thell de Castro é jornalista, criador e diretor do TV História, que entrou no ar em 2012. Especialista em história da TV, já prestou consultoria para diversas emissoras e escreveu o livro Dicionário da Televisão Brasileira, lançado em 2015 Leia todos os textos do autor