No dia 1 de outubro de 1975, estreava a novela A Viagem (1975) (Tupi).

Última novela de Ivani Ribeiro como contratada da Tupi, A Viagem ganhou uma reedição anos depois, na Globo. A trama, que tratava de vida após a morte, rendeu prêmios ao ator Rolando Boldrin (Alberto, APCA de melhor ator), para Irene Ravache (Estela, APCA de melhor atriz) e Eva Wilma (Dinah, APCA e Troféu Imprensa de melhor atriz).

No dia 1 de outubro de 1982, terminava a reapresentação de As Três Marias em Vale a Pena Ver de Novo.

Com apenas 40 capítulos contra 156 originais, As Três Marias foi uma das novelas mais picotadas da faixa de reprises vespertina. Também uma das mais recentes: voltou ao ar 1 ano e 3 meses após o término às 18h. A novela não foi bem no horário original; a Globo chegou a promover uma troca de autores – de Wilson Rocha para Walther Negrão – tentando turbinar a audiência.

No dia 1 de outubro de 1997, estreava a novela Janela para o Céu (Record).

Primeira mininovela de temática evangélica da Record. O enredo foi formatado a partir de depoimentos de fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus, que exibia a produção em seus programas, dentro da faixa Caminhos da Esperança. No elenco, nome como Mayara Magri, Otávio Muller, Lolita Rodrigues, Yara Lins e Felipe Martins (o protagonista Aparecido, presidiário que se converte na cadeia).

No dia 1 de outubro de 2001, estreava a novela O Clone (Globo).

Gloria Perez uniu clonagem, islamismo e drogas e fez de O Clone um êxito! Destaque para Giovanna Antonelli, a protagonista Jade, dividida entre o amor por Lucas (Murilo Benício) e o casamento, como mandava a tradição, com Said (Dalton Vigh). Ainda, a toxicômana Mel (Débora Falabella excelente), filha de Lucas, o bar de dona Jura (Solange Couto) e os inúmeros bordões.

No dia 1 de outubro de 2007, estreava a novela Dance Dance Dance (Band).

A Band buscava inspiração em filmes como Dirty Dancing – Ritmo Quente e Flashdance, trazia um argumento de Juana Uribe (uma das responsáveis pela colombiana Betty, a Feia) e escalava Juliana Baroni, com experiência em canto e dança adquirida nos tempos de Paquita, para esta produção que marcou o início de sua produção em HDTV.

No dia 1 de outubro de 2007, estreava a novela Duas Caras (Globo).

Aqui, Aguinaldo Silva acertou com o herói Evilásio (Lázaro Ramos), a engajada Gioconda (Marília Pêra), o líder comunitário Juvenal Antena (Antonio Fagundes) e a vilã Silvia (Alinne Moraes). Por conta da classificação indicativa – não recomendada para menores de 14 anos – Duas Caras perdeu um de seus principais núcleos: o da casa noturna onde Alzira (Flávia Alessandra) dançava no pole dance.

No dia 1 de outubro de 2007, estreava o jornalístico SBT Manchetes (SBT).

O SBT buscava fortalecer seu jornalismo com este noticiário local, apresentado apenas para São Paulo. Com médias sempre abaixo dos quatro pontos, o telejornal comandado por Carlos Nascimento e Cynthia Benini foi extinto com menos de um mês de SBT, por ordem de Silvio Santos. E substituído por Chaves! Nascimento e Benini seguiram no ar, no Jornal do SBT; ele também respondia pelo SBT Brasil.

No dia 1 de outubro de 2009, estreava a série Aline (Globo).

Baseada nos quadrinhos de Adão Iturrusgarai, Aline narrava as desventuras da mocinha pouco convencional (Maria Flor) que convivia harmoniosamente com seus dois amores, Otto (Bernardo Marinho) e Pedro (Pedro Neschling). A segunda temporada, no ar em 2011, deixou de ser exibida cerca de um mês após a estreia em razão do fraco desempenho na audiência.

No dia 1 de outubro de 2010, estreava o humorístico Junto & Misturado (Globo).

Bruno Mazzeo, que também respondia pela redação final, dividia o protagonismo com Débora Lamm, Fábio Porchat, Fabíula Nascimento, Gregório Duvivier e Renata Castro Barbosa. O programa abordava situações do dia-a-dia com uma pitada de absurdo, sempre debatendo temas corriqueiros como dinheiro, emprego, futebol, lazer, política e tecnologia. A atração ia ao ar às sextas-feiras.

No dia 1 de outubro de 2012, estreava a segunda versão da novela Guerra dos Sexos (Globo).

Silvio de Abreu buscava reeditar a trama que escreveu em 1983, para o mesmo horário das 19h, que o consagrou como autor e influiu fortemente em todas as outras produções da faixa. O tema, contudo, já estava fora de moda. E a atualização deixou (e muito!) a desejar… Destaque para o elenco: Irene Ravache, Tony Ramos, Gloria Pires, Drica Moraes, Edson Celulari, Mariana Ximenes…

No dia 1 de outubro de 2013, estreava o programa Aprendiz – O Retorno (Record).

Após duas edições apresentadas por João Dória, hoje prefeito de São Paulo, O Aprendiz retornava à programação da Record com seu comandante original, Roberto Justus – regressando ao canal após uma breve passagem pelo SBT. Participantes de temporadas anteriores foram recrutados para a disputa; vitória de Renata Tolentino, de O Aprendiz – Empreendedor.

No dia 1 de outubro de 2015, estreava a quarta temporada do programa The Voice Brasil (Globo).

Renato Vianna, do time do técnico estreante Michel Teló, levou o prêmio de R$ 500 mil, além de um contrato para a gravação de um CD e gerenciamento de carreira. O candidato enfrentou Ayrton Montarroyos (do time de Lulu Santos), Nikki (de Cláudia Leitte) e Júnior Lord (da equipe de Carlinhos Brown). Nos bastidores, reportagens de Dani Sukuzi – hoje é Mariana Rios quem ocupa o posto.

No dia 1 de outubro de 2020, terminava a minissérie Hebe (Globo).

Compartilhar.
Avatar photo

Apaixonado por novelas desde que Ruth (Gloria Pires) assumiu o lugar de Raquel (também Gloria) na segunda versão de Mulheres de Areia. E escrevendo sobre desde quando Thales (Armando Babaioff) assumiu o amor por Julinho (André Arteche) no remake de Tititi. Passei pelo blog Agora é Que São Eles, pelo site do Canal VIVA e pelo portal RD1. Agora, volto a colaborar com o TV História.