1° de março na história da TV: em 2010, Uma Rosa com Amor estreava no SBT - TV História

1° de março na história da TV: em 2010, Uma Rosa com Amor estreava no SBT

Whatsapp

Confira os principais fatos que aconteceram no dia 1º de março na história da televisão brasileira:

No dia 1° de março de 1970, terminava a novela A Cabana do Pai Tomás (Globo).

Última novela da gestão de Glória Magadan na teledramaturgia da Globo, gerou polêmica por conta da caracterização do protagonista, Sérgio Cardoso, que pintou o corpo, usou peruca e rolhas no nariz para viver um personagem negro.

No dia 1° de março de 1971, estreava a novela A Fábrica (Tupi).

Mais uma novela de Geraldo Vietri na Tupi. Com Aracy Balabanian, Juca de Oliveira, Hélio Souto, Geórgia Gomide e Lima Duarte, entre outros. Foi uma das mais longas tramas produzidas pela emissora, com 288 capítulos.

No dia 1° de março de 1974, terminava a série Shazan, Xerife & Cia (Globo).

Primeiro spin-off derivado de uma novela, reunia os personagens que Paulo José e Flávio Migliaccio viveram na novela O Primeiro Amor (1972). Teve 66 episódios e ganhou lugar cativo na memória do público infantojuvenil da época.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


No dia 1° de março de 1977, estreava a novela Locomotivas (Globo).

Maior audiência do horário das 19h na década de 1970, Locomotivas trazia o agitado salão de beleza de Kiki Blanche (Eva Todor) e a relação de Fernanda (Lucélia Santos) com a irmã Milena (Aracy Balabanian) – na verdade, sua mãe.

No dia 1° de março de 1980, terminava a novela Marron Glacé (Globo).

Mais um folhetim de Cassiano Gabus Mendes bem-sucedido às 19h. Em cena, a vingança de Otávio (Paulo Figueiredo), aplacada pela paixão por Vanessa (Sura Berditchevsky).

No dia 1° de março de 1982, estreava a série As Cinco Panelas de Ouro (Cultura).

Exibida na faixa Tele Romance, às 22h. Aqui, texto de Sérgio Jockyman baseado no romance de Antônio Alcântara Machado, centrado na pequena Jataí e nas discussões políticas provenientes de um único partido, o PRP, dividido em dois. Os sonhos de Esmeralda (Sandra Barsotti) com cinco panelas de ouro enterradas no túmulo de um padre deflagram uma corrida pelo elemento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 1° de março de 1982, estreava a série Pic-Nic Classe C (Cultura).

Adaptação de Walther Negrão para crônicas de Oswaldo Molles, veiculada dentro da série Tele Romance, às 19h30. Em cena, funcionários de uma tecelagem, todos moradores de uma mesma vila, que combinam um piquenique na Praia Grande, litoral de São Paulo. Cinira Camargo, Denise Del Vecchio, Henrique César, Herson Capri, Maria Célia Camargo e Mário Benvenutti integravam o elenco.

No dia 1° de março de 1996, terminava a novela História de Amor (Globo).

Última novela de Manoel Carlos na faixa das seis antes de migrar definitivamente para o principal horário da Globo. No elenco da trama, que fez sucesso, estiveram Regina Duarte, José Mayer, Carla Marins, Lilia Cabral e Carolina Ferraz, entre outros.

No dia 1° de março de 1998, estreava o programa De Frente com Gabi (SBT).

Marília Gabriela lançou seu programa de entrevistas no SBT em 1998, aos domingos, após o Programa Silvio Santos. Migrou para a RedeTV! dois anos depois, regressando em 2002, então de segunda-feira a sexta-feira. Em 2010, após uma passagem pela Globo, Gabi regressou à TV de Silvio Santos, onde permaneceu até a extinção do projeto, um dos mais bem-sucedidos de sua carreira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


No dia 1° de março de 1999, estreava o humorístico Escolinha do Barulho (Record).

Humorístico baseado no consagrado formato da Escolinha do Professor Raimundo, ficou no ar entre 1999 e 2001, contando com “professores” como Bemvindo Sequeira, Dedé Santana, Gil Gomes e Luis Carlos Miele.

No dia 1° de março de 2010, estreava a novela Uma Rosa com Amor (SBT).

Remake da trama homônima escrita por Vicente Sesso para a Globo entre 1972 e 1973. Na nova versão, que atingiu a audiência desejada pelo SBT, nomes como Carla Marins, Cláudio Lins, Mônica Carvalho, Edney Giovenazzi e Betty Faria.

No dia 1° de março de 2013, terminava o esportivo RedeTV! Esporte (RedeTV!).

Programa veiculado em horários diversos – por muito tempo fixado às 19h30 -, apresentado por nomes como Cristina Lyra, Fernando Vannucci, Flávia Noronha, Gabriela Pasqualin, Juliana Franceschi, Paloma Tocci (foto) e Roberto Avallone. Consistia, basicamente, em matérias e entrevistas com profissionais do meio esportivo, em moldes semelhantes ao Globo Esporte (1978).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 1° de março de 2015, estreava o programa Chega Mais (RedeTV!).

Coprodução entre a RedeTV! e a agência Mega Models, era comandado por Matheus Mazzafera e Renata Kuerten.

No dia 1º de março de 2018, estreava o programa Melhor da Tarde (Band).

O Melhor da Tarde estreou em 4 de junho de 2001 e ficou no ar até 23 de setembro de 2005. A atração foi resgatada recentemente pela emissora, sem nenhum integrante da equipe original. Cátia Fonseca apresenta a nova encarnação do programa de variedades desde 1º de março de 2018.



Leia também