1 de agosto na história da TV: em 2014, terminava o remake de Meu Pedacinho de Chão - TV História

1 de agosto na história da TV: em 2014, terminava o remake de Meu Pedacinho de Chão

Whatsapp

No dia 1º de agosto de 1966, estreava a novela Ciúmes (Tupi)

A trama narrava a história de Augusta, mãe ciumenta que atrapalhava os romances de seu filho Eugênio, que, por sua vez,  lutava para construir sua vida e libertar-se do jugo materno. Essa foi a única novela em que a atriz Cacilda Becker atuou. O elenco contou também com Sebastião Campos, Dina Sfat, Luiz Gustavo e outros. A trama de Talma de Oliveira, dirigida por Benjamin Cattan e Geraldo Vietri, não agradou ao público.

No dia 1º de agosto de 1967, estreava a novela Presídio de Mulheres (Tupi)

Com várias histórias paralelas sobre o tema “ex-presidiárias”, esta novela narrava o drama de mulheres que cumpriram pena presas e procurava mostrar até que ponto um erro do passado poderia influenciar no futuro de cada uma delas. No elenco, Lisa Negri, Walmor Chagas, Mário Lago, entre outros.

No dia 1º de agosto de 1968, estreava a novela A Última Testemunha (Record)

A novela de Benedito Ruy Barbosa foi baseada no romance A História de Minha Vida, de Helen Keller,e teve a direção de Wálter Avancini. A trama levantou uma questão que foi amplamente discutida pela sociedade: uma pessoa deficiente poderia ser testemunha de um crime? No caso, uma cega surda-muda, a jovem Biba. No elenco, Reny de Oliveira, Susana Vieira, Agnaldo Rayol, Lolita Rodrigues e outros.

No dia 1º de agosto de 1976, estreava o programa Domingo Gente (Globo)

Este programa de entrevistas e reportagens foi criado para revelar ao grande público o lado interessante e inusitado de algumas pessoas, como: o jovem que passava as noites no cemitério; o motorista de táxi que trabalhava vestindo smoking e polainas e a empregada doméstica que inspirou a famosa canção Ai, que Saudades da Amélia, de Ataulfo Alves e Mário Lago.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 1º de agosto de 1976, estreava o programa Moacyr TV (Globo)

Um dos substitutos de Silvio Santos na grade dominical da Globo, este programa de variedades era apresentado por Moacyr Franco e Pepita Rodrigues e tinha como foco a descoberta de novos talentos da seguinte forma: eram exibidas algumas cenas de novelas e candidatos a ator pré-selecionados precisavam reproduzi-las no palco. Havia cerca de 200 inscrições por semana. A cada edição, três concorrentes eram avaliados por um júri e o vencedor ganhava um televisor e concorria ao prêmio máximo no final do mês: um carro e um contrato com a TV Globo. Myrian Rios e Cristina Mullins foram artistas reveladas pelo programa.

No dia 1º de agosto de 1976, estreava o programa Oito ou Oitocentos? (Globo)

O programa consistia numa disputa na qual o próprio candidato escolhia o assunto a partir do qual a produção elaboraria as questões. Em seguida, a cada domingo, deveriam ser respondidas três perguntas, divididas em seis itens. Acertando-as, o candidato podia conquistar o prêmio máximo de 800 mil cruzeiros.

No dia 1º de agosto de 1981, estreava a série Um Show do Outro Mundo (Record)

Esta foi a última série de TV do Zé do Caixão (José Mojica Marins). Teve boa repercussão, porém, o programa durou pouco porque, à época, Mojica enfrentava problemas pessoais, impossibilitando bons resultados.

No dia 1º de agosto de 1983, estreava a novela O Anjo Maldito (SBT)

A novela de Mauro Gianfrancesco foi adaptada de um dramalhão mexicano. A trama contava a história de duas irmãs – Débora e Laura – em conflito pela maldade da primeira, que a fez infiltrar-se na casa do milionário Tomás, viúvo com dois filhos, apaixonados por Laura. No elenco, Reny Rodrigues, Elaine Cristina, Ênio Gonçalves, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 1º de agosto de 2014, terminava o remake da novela Meu Pedacinho de Chão (Globo)

Remake da antiga novela de Benedito Ruy Barbosa, originalmente exibida pela TV Globo e TV Cultura entre 1971 e 1972, com Maurício do Valle e Renée de Vielmond como os protagonistas Zelão e Professora Juliana, vividos nesta versão por Irandhir Santos e Bruna Linzmeyer.

No dia 1º de agosto de 2014, terminava o programa Me Leva Contigo (Record)

Apresentado pelo ex-CQC Rafael Cortez, foi um programa de namoro no qual os candidatos tentavam conquistar as mulheres.

No dia 1º de agosto de 2015, terminava a TV Globinho (Globo)

Programa infantil que exibia desenhos e ficou 15 anos no ar, deixando uma legião de órfãos.

No dia 1º de agosto de 2016, estreava o programa Fofocando (SBT)

Apresentado inicialmente por Leão Lobo, Mamma Bruschetta, Mara Maravilha e Dudu Camargo (como o Homem do Saco), o programa trazia notícias sobre as celebridades. Era exibido diariamente nas tardes do SBT e tinha uma hora de duração. Posteriormente, foi transformado em Fofocalizando e Triturando.



Leia também