Após carreira brilhante, Fernando Vannucci não pode ser lembrado só por dia infeliz
24/11/2020 às 17h57
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O jornalista Fernando Vannucci faleceu nesta terça (24), aos 69 anos, após passar mal e ser levado ao hospital na cidade de Barueri, que fica na Grande São Paulo. O apresentador estava na Rede Brasil de Televisão desde 2014, onde era o editor de esportes.
A carreira de Vannucci se confunde com a história da cobertura esportiva na Rede Globo: apresentou Copas do Mundo e Jogos Olímpicos, comandou o Esporte Espetacular, Globo Esporte e o extinto Placar Eletrônico. Além dos programas de esporte, esteve à frente do Fantástico, Jornal Hoje e o Jornal Nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com o seu bordão “Alô, Você”, ele trouxe para a tela da Globo um jeito informal e descontraído, cativando o público ao apresentar uma forma diferente nas transmissões esportivas. O sucesso foi tão grande que ele virou apresentador do Carnaval na emissora carioca.
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas nem tudo foi um mar de rosas: Vannucci ficou na geladeira da Globo após mastigar uma bolacha ao vivo no Esporte Espetacular. Colocado na geladeira, foi liberado para narrar o Carnaval de 1999 e, em seguida, saiu do canal. Quando participou do programa The Noite, em 2016, ele admitiu que se arrependeu de ter saído da emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2000, assinou contrato com a empresa de marketing esportivo Traffic e foi para a Rede Bandeirantes, onde comandou o Show do Esporte e foi um dos nomes da cobertura das Olimpíadas de 2000, em Sydney, na Austrália.
Ficou na emissora do Morumbi até 2001, teve uma passagem curta pela Rede Record e foi para a RedeTV! em 2003, apresentar o esportivo TV Esporte e o Bola na Rede, atração que fazia um debate sobre o futebol do final de semana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foi neste programa que Vannucci teve a maior polêmica de sua carreira: no dia 9 de julho de 2006, dia em que a Itália foi campeã pela quarta vez da Copa do Mundo, o jornalista entrou no ar passando mal, falando de forma desconexa e confusa. Logo foi retirado da atração. Na época, houve o boato de que ele estivesse embriagado, mas, em entrevista para a revista Veja, ele afirmou que estava sob efeito de calmantes e acabou misturando o remédio com uma taça de vinho.
Muito antes das redes sociais, o vídeo viralizou e ele acabou sendo motivo de piadas na internet. A partir de então, Vannucci enfrentou problemas sérios de saúde e saiu da RedeTV! em 2011, enfrentando também dificuldades financeiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Infelizmente, muitos não conhecem sua trajetória ou se lembram somente desse episódio, se esquecendo das glórias de sua carreira brilhante na cobertura esportiva.
Como já disse, ele inovou a linguagem do segmento, trazendo o espectador para bem perto dos eventos, com seu carisma e sagacidade. Era uma figura importante, que cativou inúmeros telespectadores e deixou sua marca, para sempre, na história da televisão brasileira.
Dessa forma, é injusto lembrar de Vannucci apenas por conta de um dia ruim. Que descanse em paz.