Uma das atrizes veteranas mais consagradas, Elizabeth Savalla está no ar na reprise de Alma Gêmea (2005), em que dá vida à amargurada Agnes. A atriz, no entanto, não está mais na Globo — ela foi dispensada da emissora há três anos.

Elizabeth Savalla como Agnes em Alma Gêmea
Elizabeth Savalla como Agnes em Alma Gêmea

No folhetim do Vale a Pena Ver de Novo, Savalla interpreta Agnes, a mãe da mocinha Luna (Liliana Castro), que morre no início da história. Filha de Adelaide (Walderez de Barros) e irmã de Débora (Ana Lúcia Torre), ela é uma mulher amarga que não se conforma por ter perdido a única filha.

Muito rica e sempre elegante, Agnes duvida da reencarnação de sua filha Luna em Serena (Priscila Fantin), a qual considera uma farsante. Apesar de ser uma boa pessoa, foi dominada pela tristeza do luto.

Atriz fez cena mais difícil da carreira em Alma Gêmea

Na trama, Elizabeth Savalla fez a cena que considera ser a mais difícil de toda a sua carreira: a sequência em que Luna leva um tiro.

“Todo o elenco estava assistindo, e a minha personagem teve uma grande briga com Deus pelo fato de Ele tê-la levado. Foi uma cena muito difícil de fazer, porque ela mexe com várias coisas pessoais. Eu sou mãe, e pensar na possibilidade de perder um filho é muito dolorida”, contou ele em entrevista à revista Quem, em abril.

A veterana confessou que gosta de se ver em reprises de novelas, como nas tramas que são reexibidas no Vale a Pena Ver de Novo.

“É muito bom ver trabalhos antigos. A melhor coisa é poder assistir sabendo que você não tem mais nenhuma responsabilidade sobre ele. Ele já está gravado, então, tudo o que podemos fazer é assistir como espectador. Isso aconteceu comigo também em Chocolate com Pimenta e Êta Mundo Bom!”, afirmou.

O que aconteceu com Elizabeth Savalla, a Agnes de Alma Gêmea?

Quanto Mais Vida, Melhor - Elizabeth Savala
Elizabeth Savalla como Nedda em Quanto Mais Vida, Melhor (João Miguel Júnior / Globo)

Com 50 anos de carreira, Savalla começou no teatro na década de 1970 e logo depois iniciou sua trajetória na Globo em Gabriela (1975). A partir daí, esteve em dezenas de produções com personagens marcantes.

Nos anos seguintes, esteve em novelas como O Astro (1977), Pai Herói (1979), Plumas e Paetês (1980), Quatro por Quatro (1994), A Padroeira (2001), Chocolate com Pimenta (2003) e Alma Gêmea, firmando uma parceria de sucesso com o autor Walcyr Carrasco.

Após o folhetim das 18h, Savalla marcou presença em várias outras tramas do novelista, como Sete Pecados (2007), Caras & Bocas (2009), Morde & Assopra (2011), Amor à Vida (2013) e Êta Mundo Bom! (2016).

A atriz emendou trabalhos na Globo, fazendo ainda Pega Pega (2017) e O Sétimo Guardião (2018). Sua última novela na emissora foi Quanto Mais Vida, Melhor (2021).

Na mesma época, seu contrato fixo com a Globo chegou ao fim e não foi renovado, marcando sua saída do canal carioca após 47 anos. Desde que foi dispensada, ela não apareceu em mais nenhuma produção da rede e seguiu outro rumo.

Por onde anda Elizabeth Savalla, a Agnes de Alma Gêmea?

No ano passado, Elizabeth Savalla foi contratada pela Max para fazer a novela Dona Beja, um remake da obra produzida pela extinta TV Manchete em 1986. A trama, no entanto, ainda não tem data de estreia definida.

Após integrar o elenco de Dona Beja, a atriz pode aparecer em outra novela da plataforma de streaming. Ela já aparece entre os nomes cotados para o estar no remake de Pai Herói que a Max deve produzir em 2025.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.