Escrita por Walcyr Carrasco em 2005, Alma Gêmea é uma grande história de amor. A trama narra o romance de Rafael (Eduardo Moscovis) e Serena (Priscila Fantin), que ultrapassa os limites da morte.

Eduardo Moscovis em Alma Gêmea
Eduardo Moscovis em Alma Gêmea

O público se apaixonou pelo casal há quase 20 anos. No entanto, a atual reprise do Vale a Pena Ver de Novo tem evidenciado os defeitos de Rafael, o mocinho da história. Espectadores têm apontado um comportamento abusivo do personagem de Eduardo Moscovis.

A obsessão do botânico por Luna (Liliana Castro) e sua insistência em fazer de Serena uma cópia de seu amor do passado vem se mostrando bastante problemática.

Amor além da vida

Em Alma Gêmea, Rafael viveu um intenso amor. Perdidamente apaixonado por Luna, o botânico nunca conseguiu superar a morte dela, mergulhando num luto profundo. Ele só volta a sorrir depois de conhecer Serena, a reencarnação de Luna.

A paixão ressurge imediatamente, já que, de acordo com a trama criada por Walcyr Carrasco, eles são almas gêmeas, destinadas a ficarem juntas em todas as suas encarnações. Porém, ao descobrir que Serena é, de fato, a reencarnação de Luna, Rafael começa a “forçar uma barra” para transformar a indígena na bailarina.

Em capítulos recentemente reapresentados no Vale a Pena Ver de Novo, Rafael não escondeu sua frustração ao constatar que Serena não toca piano com a mesma habilidade de Luna. O fato de ela não dançar também incomoda o mocinho.

Público reclama

Priscila Fantin e Eduardo Moscovis em Alma Gêmea
Priscila Fantin e Eduardo Moscovis em Alma Gêmea

Nas redes sociais, o público não tem passado pano para as atitudes de Rafael. A maneira como o botânico trata Serena tem rendido muitas críticas na web.

“Já já vem mais 5 minutos do Rafael melancólico refletindo sobre Luna tocar piano com os dedos do pé aos 2 anos de idade”, ironizou a internauta Cowbea no X (ex-Twitter).

“Esse homem é um estorvo, kkkk! Toda vida querendo projetar a outra na atual, absurdo demais”, comentou Thiago.

Mudança de perspectiva

Nas exibições anteriores de Alma Gêmea, era possível observar alguma rejeição a Rafael, sobretudo por conta da postura sombria do mocinho. No entanto, a maneira como ele tratava Serena não chegou a ser questionada – ao menos, não de forma intensa.

Porém, desta vez, é possível observar uma repercussão maior às atitudes do botânico. O público tem demonstrado insatisfação diante da obsessão que Rafael tem de transformar Serena em Luna. Há o entendimento de que, por mais Serena seja a reencarnação de Luna, ela é um outro ser humano, ou seja, não tem a obrigação de apresentar os mesmos talentos de sua vida anterior.

Essa mudança de percepção tem a ver com a evolução do debate sobre comportamento abusivo que muitos homens exercem sobre as mulheres. Há 19 anos, esse assunto não era tão discutido quanto atualmente. Assim, o público começa a notar atitudes questionáveis que passaram batidas em outras exibições da novela.

Algo parecido aconteceu com a mais recente reprise de Por Amor (1997) no Vale a Pena Ver de Novo, em 2019. Desta vez, o público percebeu que Maria Eduarda (Gabriela Duarte) era vítima do comportamento abusivo de Marcelo (Fábio Assunção), o que fez a personagem ser menos odiada do que nas exibições anteriores.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor