Novela que substituirá Renascer a partir de setembro, Mania de Você terá uma trama muito parecida com a de Julia Moreno, personagem de Gloria Pires em Desejos de Mulher (2002). Michele, interpretada por Alanis Guillen, viverá uma situação semelhante à da protagonista da trama de 22 anos atrás.

Gloria Pires (Julia) e Eduardo Moscovis (Chico) em Desejos de Mulher
Gloria Pires (Julia) e Eduardo Moscovis (Chico) em Desejos de Mulher

Michele viverá uma grande reviravolta logo no início da trama de João Emanuel Carneiro. A vida da jovem mudará da água para o vinho depois que seu marido for preso. Ela fará de tudo para tirá-lo da cadeia, mas acabará se envolvendo com outro homem nessa jornada.

Isso também aconteceu com Julia na trama de Euclydes Marinho exibida em 2002. A novela, inclusive, contava com João Emanuel Carneiro como colaborador.

Quem é Michele em Mania de Você, próxima novela das nove?

Em Mania de Você, Michele é casada com Cristiano (Bruno Montaleone). Sonhando com uma vida melhor, eles decidem se mudar para Portugal, em busca de novas condições de vida. Porém, os planos do casal não saem como o esperado.

Precisando de dinheiro, Cristiano acabará topando a proposta de levar uma mala para a Espanha. No entanto, ele vai se dar muito mal nesta história, já que será pego pela polícia, acusado de tráfico de drogas. Com isso, Cristiano acaba na cadeia.

Michele, então, volta ao Brasil para buscar dinheiro e dar um jeito de tirar o marido da prisão. Daniel – que deve ser vivido por Samuel de Assis – irá ajudá-la a salvar Cristiano, mas eles acabarão tendo um envolvimento. Assim, ao sair da prisão, Cristiano se surpreende ao ver a esposa nos braços do homem que o salvou.

História repetida

Pantanal - Alanis Guillen
Alanis Guillen em Pantanal (Divulgação / Globo)

A saga de Michele em Mania de Você foi adiantada com exclusividade pelo TV História. Depois disso, muitos leitores apontaram que a trama é bastante parecida com a de Julia Moreno, personagem de Gloria Pires em Desejos de Mulher.

Na trama de 2002, Julia é uma dona de casa que abriu mão da carreira de jornalista para cuidar do marido, Renato (Cassio Gabus Mendes), e dos filhos. Porém, sua vida sofre uma reviravolta quando Renato é preso com dólares falsos. Acreditando na inocência do marido, ela faz de tudo para tirá-lo da cadeia.

Julia contrata a advogada Fernanda (Deborah Evelyn) para defender Renato. Ela, por sua vez, é casada com o jornalista Chico Maia (Eduardo Moscovis), com quem vive uma crise conjugal. Com isso, no decorrer dos capítulos, Julia e Chico acabam se envolvendo.

Novela fracassada marcou estreia de novelista

Desejos de Mulher foi escrita por Euclydes Marinho, que contou com a colaboração de Angela Carneiro, Denise Bandeira, Vinícius Vianna, Graça Motta e João Emanuel Carneiro. Foi a estreia do autor de Mania de Você em uma novela – dois anos depois, ele assinaria sua primeira novela como titular, Da Cor do Pecado (2004).

A produção, no entanto, enfrentou inúmeros problemas e foi considerada uma das piores novelas da Globo. Desejos de Mulher estreou às pressas, por conta do encurtamento de As Filhas da Mãe (2001), sua antecessora, e não agradou o público.

“Eu não estava em condições de entrar em campo. Emocionalmente, afetivamente, eu atravessava um momento confuso. Estava me separando, morando em um hotel. Minha vida estava uma confusão”, assumiu Euclydes Marinho no livro Autores, Histórias da Teledramaturgia, do projeto Memória Globo.

Por conta da baixa audiência, Desejos de Mulher passou por mudanças que transformaram a novela numa colcha de retalhos mal costurada.

“A cada capítulo, a novela tinha uma cara. Ficou algo completamente louco. Os personagens não tinham pé nem cabeça, faziam uma coisa a cada dia. Eu tentei de tudo”, desabafou o dramaturgo. “Desejos de Mulher foi considerada a pior novela do ano por toda a imprensa do Rio de Janeiro e São Paulo. Eu já fiz alguns trabalhos que foram considerados os melhores do ano, e fiz um que foi o pior”, completou.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor