Veterana da televisão brasileira, Débora Duarte voltou ao ar recentemente pelo canal Viva. Ela vive Eloá, protagonista de Corpo a Corpo, trama de Gilberto Braga produzida pela Globo em 1984.

Flavio Galvão e Débora Duarte em Corpo a Corpo
Flavio Galvão e Débora Duarte em Corpo a Corpo

Dona de uma carreira bem-sucedida, Débora Duarte esteve em novelas de enorme sucesso, como Beto Rockfeller (1968), Pecado Capital (1975), O Profeta (1977), Terra Nostra (1999) e Paraíso Tropical (2007), entre muitas outras. Mas sua presença na telinha diminuiu bastante nos últimos anos.

Em 2017, Débora falou abertamente sobre sua dependência química. A atriz confessou que foi dependente de cocaína, mas conseguiu se livrar do vício.

Protagonista reprovada pelo autor

Em Corpo a Corpo, novela que está no ar nas tardes do canal Viva, Débora Duarte é a protagonista Eloá. Ambiciosa, ela firma um pacto com o misterioso Raul (Flavio Galvão) e consegue ascender profissionalmente, mas o sucesso custa seu casamento.

Trata-se da primeira reprise da novela, que o autor Gilberto Braga considerava sua favorita. No entanto, o novelista confessou que não achava Débora Duarte a melhor escolha para viver a personagem principal.

“Na minha opinião, Corpo a Corpo é minha melhor novela, mas não é tão lembrada. O título, aliás, é muito ruim. Débora Duarte é extraordinária, mas, convenhamos, não é o primeiro nome de uma novela”, desabafou o autor, no livro A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo, de André Bernardo e Cíntia Lopes.

Apesar disso, a atriz repetiu a parceria com o autor outras vezes. Débora atuou em Pátria Minha (1994), Paraíso Tropical (2007) e Babilônia (2015), outras obras escritas por Gilberto Braga.

O que aconteceu com Débora Duarte, a Eloá de Corpo a Corpo?

Debora Duarte
A atriz Débora Duarte

Em entrevista ao site Universa, do UOL, em 2017, Débora Duarte falou abertamente sobre sua dependência em cocaína, problema que conseguiu superar.

“Não era um vício. Vício é algo moral. Era dependência química, doença, assim como a relação do obeso com a comida”, contou a estrela.

Débora contou que foi dependente por 12 anos, entre idas e vindas. Até que ela resolveu se internar numa clínica de reabilitação para se livrar de vez da droga. Na entrevista, a atriz contou que está “limpa” desde então.

“Mas eu nunca consumia publicamente. Nunca consumi em festas. Eu só queria voltar para casa, ou para o hotel, e ficar sozinha”, ressaltou a atriz.

Na mesma entrevista, Débora Duarte também afirmou que não enriqueceu trabalhando como atriz e que, por isso, não pode parar de trabalhar.

“Sou uma espécie de atriz pronto-socorro. Quando precisam de alguém que faça, eles dizem: ‘Então…bom, vamos chamar a Débora”‘, ressaltou.

Por onde anda Débora Duarte, a Eloá de Corpo a Corpo?

Filha adotiva de Lima Duarte e mãe de Palomma Duarte, Débora Duarte fez inúmeros trabalhos na telinha. Atualmente com 74 anos, a atriz diminuiu o ritmo de trabalhos na TV, mas segue na ativa.

Sua mais recente aparição em novelas se deu em Um Lugar ao Sol (2021), trama na qual interpretou Eva, mãe de Rebeca (Andrea Beltrão). A atriz voltará ao ar em breve, numa participação em A Caverna Encantada, novela do SBT prevista para estrear em 29 de julho.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor