Sergipana, Ísis Broken é um dos novos rostos apresentados em No Rancho Fundo. Artistas trans, ela ganhou a grande chance de sua carreira como atriz na novela das seis da Globo.

Ísis Broken em No Rancho Fundo
Ísis Broken em No Rancho Fundo

Na trama assinada por Mário Teixeira, ela interpreta Corina Castello, a proprietária da loja que leva seu nome, localizada no coração da rua Vileganhon, na fictícia Lapão da Beirada. Firme, ela trata as lojistas concorrentes como inimigas.

Mas quem vê Ísis na telinha não imagina o que ela passou antes de conseguir seu espaço e reconhecimento em uma novela da Globo.

Quem é Ísis Broken, a Corina Castello de No Rancho Fundo?

Nascida em Aracaju (Sergipe), Ísis Broken, de 29 anos, é mulher trans e afro-indígena. Casada com o rapper Lourenzo Gabriel, conhecido como Aqualien, 26 anos, ela é mãe de Apolo, de apenas três anos.

Cantora e atriz, a moça faz sua estreia nas novelas em No Rancho Fundo no horário das seis da Globo.

“Estou muito grata por Corina Castello ser minha primeira personagem numa novela e me ver nessa produção é uma vitória muito significativa não somente para mim, mas para as minhas comunidades. Vou interpretar uma personagem cujo arco principal não é ser trans”, comemorou ela em conversa com o Gshow.

Atriz trans de No Rancho Fundo sofreu com preconceito

Ísis Broken e sua família
Ísis Broken e sua família

No entanto, para chegar até aqui, Ísis enfrentou um longo e doloroso caminho. Em 2021, ela teve que enfrentar ao lado do marido, que é um homem trans, muito preconceito durante a gravidez.

“A gente sofreu transfobia muito forte. As clínicas que frequentávamos no SUS [Sistema Único de Saúde] de Sergipe eram lugares extremamente opressores, indignos. Não éramos validados, nossos corpos eram assediados. Lembro que liguei para 13 clínicas no meu estado e, quando falava que meu marido havia engravidado, desligavam na minha cara”, relatou ela em entrevista ao site F5.

Além disso, Ísis afirmou que os nomes sociais do casal não foram respeitados. Depois de toda a repercussão do caso na época, a história acabou comovendo as atrizes Nanda Costa e Tainá Muller, que a ajudaram e lhe prestaram todo o apoio necessário.

Atriz batalha para ser estrela da Globo

Na vida profissional, Ísis Broken comemora o rumo de sua carreira com a estreia nas novelas em No Rancho Fundo. Ela, que sempre foi acostumada a acompanhar as tramas com a mãe, hoje está do outro lado da tela trazendo representatividade.

A atriz, no entanto, demonstrou que quer mais. Ela disse já ter sinalizado para a Globo de que é necessário uma estrela trans nas produções da emissora e que ela deseja ser essa pessoa.

“Já sinalizei para a Globo que o Brasil precisa de uma estrela trans na casa — e eu quero ser essa estrela. Não só em novelas, mas em minisséries, à frente do entretenimento”, afirmou ela.

“Ter uma mulher trans afro-indígena como estrela da casa representa um momento bonito e progressista dentro das telas e fora delas”, completou a artista.

Além do lado atriz, Ísis Broken também continua com sua carreira musical.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.