Atual novela das seis da Globo, No Rancho Fundo conta a história da família de Zefa Leonel (Andrea Beltrão). O clã tem a vida transformada depois que a matriarca encontrar uma pedra preciosa.

Andrea Beltrão em No Rancho Fundo
Andrea Beltrão em No Rancho Fundo

Tico Leonel (Alexandre Nero), Quinota (Larissa Bocchino) e os demais integrantes da família conseguem sair da miséria depois que descobrem a turmalina paraíba. Porém, a descoberta desperta a cobiça de vários inimigos.

Trata-se de uma história muito parecida com a de Flor do Caribe, escrita por Walther Negrão em 2013. A mesma turmalina paraíba mudou a vida do protagonista do folhetim de 11 anos atrás.

Grande virada

Em No Rancho Fundo,  Zefa Leonel estava preocupada com o futuro da família. A matriarca revelou que eles estavam completamente falidos, despertando tensão em todos os parentes.

Porém, ela decidiu arregaçar as mangas e explorar a Gruta Azul em busca de uma pedra preciosa. Após um desmoronamento que quase tira a vida dela e de Tico, Zefa Leonel finalmente encontra uma turmalina paraíba.

A partir daí, a vida da família muda totalmente. Depois de alguns contratempos, Zefa finalmente consegue vender a pedra e coloca as mãos em uma verdadeira fortuna. Com isso, toda a família deixou Lasca Fogo para viver em Lapão da Beirada, gerando novos desdobramentos na trama.

Já vi isso antes

José Loreto e Henri Castelli em Flor do Caribe
José Loreto e Henri Castelli em Flor do Caribe

Algo parecido aconteceu em Flor do Caribe, trama das seis exibida em 2013 e reprisada em 2020, durante a pandemia de Covid-19. A trama narrava a história de amor entre Cassiano (Henri Castelli) e Ester (Grazi Massafera), atrapalhada pelo vilão Alberto (Igor Rickli).

Na trama, a família de Alberto explorava grutas no Rio Grande do Sul e, após esgotá-las, decide vendê-las para Cassiano. Porém, depois disso, o mocinho acaba descobrindo turmalinas paraíba no local.

Durante a novela, Alberto arma para que Cassiano desapareça e ele consiga se casar com Ester. O vilão pede ao “amigo” que faça uma entrega de diamantes no Caribe, onde o mocinho é preso e obrigado a trabalhar como escravizado.

Anos depois, Cassiano consegue retornar ao Brasil. Ele utiliza a turmalina paraíba para financiar sua vingança contra Alberto, que acabou com sua vida.

Pedras da cobiça

No entanto, não é de hoje que a teledramaturgia brasileira aposta em histórias envolvendo pedras preciosas. A novela mais clássica com esta temática, sem dúvidas, é Irmãos Coragem (1970), de Janete Clair.

A novela contava a história de João Coragem (Tarcísio Meira), que encontra um valioso diamante e acaba despertando a cobiça de Pedro Barros (Gilberto Martinho), que faz de tudo para colocar a mão na pedra.

Um diamante também despertou a cobiça de vários personagens de Império (2014). A pedra cor de rosa usada como amuleto pelo Comendador José Alfredo (Alexandre Nero) passou pelas mãos de vários personagens ao longo da trama de Aguinaldo Silva.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor