Considerada um dos maiores sucessos da história da Globo, a novela A Viagem completa 30 anos de sua estreia em 2024. Por isso, havia a ideia de realizar uma série de ações especiais para celebrar a importante efeméride.

Antonio Fagundes e Christiane Torloni em A Viagem
Antonio Fagundes e Christiane Torloni em A Viagem

No entanto, tudo acabou ficando no campo das promessas. Um reencontro do elenco original, um filme e até um musical sobre a novela estavam nos planos, mas nada foi adiante – pelo menos por enquanto.

De efetivo mesmo, aconteceu apenas a reprise da trama, no ar no canal Viva. Repeteco, aliás, que frustrou os fãs, que esperavam que a novela fosse reexibida na TV Globo, e não no canal pago.

Reencontro cancelado

Nos 30 anos de A Viagem, o Grupo Globo planejava duas ações especiais: uma nova reprise da novela de Ivani Ribeiro e um reencontro com os principais atores do elenco. Os dois especiais foram reservados ao canal Viva.

A novela voltou ao ar em abril. Mas o reencontro não vai acontecer. O portal da revista Veja informou que a Globo desistiu de produzir o especial porque atores como Christiane Torloni (Diná) e Antonio Fagundes (Otávio) não teriam aceitado o cachê de R$ 10 mil para participar da atração.

“O convite foi para um especial em que os atores da trama se encontrariam para relembrar histórias de bastidores em entrevistas. Assim como em outros projetos semelhantes. No entanto, não foi possível prosseguir com o projeto em virtude da agenda e requisitos propostos pelo elenco”, justificou o canal Viva, em nota enviada ao portal Notícias da TV.

Filme e musical

Guilherme Fontes em A Viagem
Guilherme Fontes em A Viagem

Além do especial para a TV, um musical e um filme baseados em A Viagem também chegaram a ser noticiados. Mas, até agora, nenhum dos projetos avançou e não se sabe se sairão do papel um dia.

Em junho de 2022, o site da Quem informou que um musical sobre A Viagem estava sendo preparado para estrear em 2023. O espetáculo teria adaptação de Vitor de Oliveira, Thalma Bertozzi e Solange Castro Neves, com direção artística de Diego Morais. Mas, depois disso, não se teve mais notícias sobre o projeto.

Já em 2023, o ator Guilherme Fontes, intérprete de Alexandre, falou ao portal Notícias da TV sobre a possibilidade de um filme baseado na novela.

“A impressão que eu tenho é que não vai ser um remake, não. Acho que é um longa-metragem. Até já conversaram comigo um pouco, estamos aguardando o roteiro para ver como é a história. Mas é um filme, e eu faria, só não sei exatamente o quê. Não sei se farei outro personagem ou se é o Alexandre em memórias”, explicou.

Reprise frustrante

Por enquanto, a única ação de celebração dos 30 anos de A Viagem é a reprise no Viva, em cartaz desde 22 de abril. No entanto, essa reprise frustrou os fãs, que esperavam que a novela fosse reapresentada na TV aberta.

A Edição Especial de Mulheres de Areia (1993), exibida nas tardes da Globo entre 2023 e 2024, também celebrava os 30 anos deste outro clássico de Ivani Ribeiro e registrou bons índices de audiência. Com isso, esperava-se que A Viagem seria sua sucessora.

Porém, a Globo optou por escalar Cheias de Charme (2012) para a Edição Especial, relegando a reprise de A Viagem ao canal Viva. Curiosamente, a trama de Izabel de Oliveira e Filipe Miguez derrubou os índices do horário, indicando que a Globo fez a escolha errada…

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor