Adriana (Thalita Carauta) e Jonas (Mateus Solano) viveram uma típica história de amor folhetinesca em Elas por Elas. Os pombinhos são apaixonados desde a adolescência, mas precisaram lidar com a obsessão de Helena (Isabel Teixeira) para viverem esse amor.

Thalita Carauta em Elas por Elas
Thalita Carauta em Elas por Elas

Diante da força deste sentimento, é praticamente inconcebível imaginar qualquer desfecho para o casal que não seja um final feliz, celebrando a vitória do amor. E é justamente isso que vai acontecer no desfecho da trama escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson.

Mas, curiosamente, não foi isso o que aconteceu na primeira versão da novela, em 1982. Na obra original, Helena levou a melhor na disputa com Adriana pelo amor de Jonas, após a trama ser proibida pela Censura do governo federal. Dá pra imaginar?

Jonas e Adriana ficam juntos em Elas por Elas?

Em Elas por Elas, Adriana e Jonas são apaixonados desde a adolescência. Mas Helena, obcecada por ele, armou para separar o casalzinho. A megera engravidou de Bruno (Luan Argollo), mas transou com Jonas e mentiu, dizendo que ele era o pai do bebê.

Diante disso, Adriana e Jonas romperam e ele se casou com Helena. Mas, anos depois, Jonas e Adriana se reencontram e o sentimento entre eles volta com força total. Ao rever seu grande amor do passado, Jonas se enche de coragem e coloca um ponto final em seu casamento com Helena.

Depois disso, a megera armou poucas e boas para acabar com o romance entre eles e ter Jonas de volta. Helena até chegou a sequestrar o amado na reta final da novela, numa tentativa desesperada de ficar com ele para sempre. Mas Adriana conseguiu libertar Jonas e Helena se deu muito mal. O amor venceu e o casal segue mais unido do que nunca.

O que aconteceu com Jonas e Helena na primeira versão de Elas por Elas?

Carlos Zara e Aracy Balabanian em Elas por Elas
Carlos Zara e Aracy Balabanian em Elas por Elas

Em 1982, Jonas se chamava Jayme (Carlos Zara). Assim como na versão atual, ele é o namorado de juventude de Adriana (Esther Góes), mas acabou se casando com Helena (Aracy Balabanian).

Anos depois, Helena volta a encontrar Adriana e a relação entre elas não é das melhores. A megera teme que ela se reaproxime de Jayme e, além disso, não gosta nada da ideia de seu filho Gil (Lauro Corona) namorar Mirian (Tássia Camargo), a filha de sua rival.

Helena passa a novela toda tentando acabar com o romance dos adolescentes. Mas, no final, ela descobre que seu pai Miguel (Mário Lago) trocou Gil e Mirian na maternidade. Assim, ela se dá conta de que é mãe de Mirian e decide pedir perdão por tudo o que fez. Helena também faz as pazes definitivamente com Adriana.

A mudança de Helena não passa despercebida. Jayme nota que a esposa se tornou uma pessoa melhor e, no final da novela, eles seguem casados e em harmonia.

Trama censurada

Em 1982, Jayme fica balançado com a presença de Adriana, mas o romance de juventude nunca é retomado. Jayme não sai de casa para morar com a veterinária, como aconteceu na versão atual da novela.

O romance entre Adriana e Jayme não aconteceu por conta da censura. Em 1982, o Brasil vivia o final da Ditadura Militar, e as obras televisivas precisavam do crivo da censura para serem exibidas.

Como Jayme era casado com Helena no papel, os censores não permitiram que ele deixasse a casa da esposa para viver com Adriana. Por isso, o autor Cassiano Gabus Mendes foi impedido de desenvolver essa história de amor, mantendo Jayme e Helena juntos até o fim.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor