Sem empolgar o público, Renascer ainda tem quatro grandes reviravoltas para provocar uma sequência de viradas e turbinar a audiência. Os acontecimentos são cartadas do autor Bruno Luperi para levantar o ibope da trama, que se encontra estagnado.

Juan Paiva e Marcos Palmeira em Renascer
Juan Paiva e Marcos Palmeira em Renascer

O remake do folhetim de Benedito Ruy Barbosa exibido em 1993 se tornou a grande aposta da dramaturgia da Globo para 2024. No entanto, a atual novela das nove não tem tido o mesmo êxito da releitura de Pantanal, exibida pela emissora em 2022.

Desde a estreia, Renascer acumula média de 25,5 pontos na Grande São Paulo. No mesmo período, a antecessora Terra e Paixão (2023) registrou 25,3 pontos.

As duas, no entanto, tiveram situações diferentes. Enquanto a trama de Walcyr Carrasco recebeu o ibope em baixa de Travessia (2022), o remake assinado por Bruno Luperi teve uma entrega alta de Terra e Paixão, que deixou índices na casa dos 30 pontos.

Para reverter esse cenário, a Globo tem quatro bombas que podem fazer Renascer deslanchar.

Morte de José Venâncio

A primeira reviravolta acontecerá nos próximos capítulos da novela das nove. José Venâncio (Rodrigo Simas) será assassinado em uma tocaia.

O responsável pelo crime será Egídio (Vladimir Brichta) em uma vingança contra a família Inocêncio. E o atentado fará o clima pegar fogo.

Buba desmascarada

Gabriela Medeiros e Livia Silva em Renascer
Gabriela Medeiros e Livia Silva em Renascer

A morte do publicitário levará a trama a outra bomba: a farsa de Buba (Gabriela Medeiros). Junto com o amado, ela escondeu de José Inocêncio (Marcos Palmeira) que é uma mulher trans e que o filho que esperam na verdade é de Teca (Livia Silva).

A mentira virá à tona após a morte de Venâncio, quando José Augusto (Renan Monteiro) abrir o jogo e contar a verdade ao pai.

Eliana envolvida com Egídio

Depois da chegada de mansinho na fazenda Jequitibá-Rei e um romance às escondidas com Damião (Xamã), com quem se pega pelos cantos, Eliana (Sophie Charlotte) terá uma grande virada.

A dondoca se envolverá com Egídio (Vladimir Brichta) e se casará com o coronel, provocando uma reviravolta na região de Ilhéus.

Fim trágico de Tião Galinha

Outro acontecimento impactante que agitará a trama das 21h mais adiante é a morte de Tião Galinha (Irandhir Santos) após ter sua vida desgraçada.

Preso e humilhado, o marido de Joaninha (Alice Carvalho) se matará na cadeia depois de acabar atrás das grades injustamente.

Responsável pela adaptação, Bruno Luperi está com os trabalhos bem adiantados e tem uma enorme frente de capítulos já escritos. Por conta disso, o remake da trama é praticamente uma obra fechada.

Sem poder passar por mudanças conforme a opinião do público, Renascer tem essas quatro reviravoltas como a grande oportunidade de decolar.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.