Depois de muito bater cabeça, a Globo respira aliviada com o Vale a Pena Ver de Novo. A tradicional faixa de reprises de novelas vem anotando um expressivo aumento de audiência depois de passar por uma crise.

Flavia Alessandra em Alma Gêmea
Flavia Alessandra em Alma Gêmea

A solução foi simples: escalar Alma Gêmea (2005), um reconhecido arrasa-quarteirão. A emissora implodiu a regra de se exibir apenas novelas das 21h no horário e apelou para o clássico de Walcyr Carrasco.

A decisão se mostrou acertada. Em pouco tempo, Alma Gêmea já superou suas antecessoras e demonstra fôlego para crescer ainda mais. Com isso, alavancou o horário nobre da Globo.

Qual a audiência de Alma Gêmea na Globo?

No ar desde 29 de abril, Alma Gêmea elevou a audiência do Vale a Pena Ver de Novo. Até aqui, a média de audiência da reprise está em 15,8 pontos, de acordo com dados do Kantar Ibope Media.

Com o resultado, a história de Serena (Priscila Fantin) e Rafael (Eduardo Moscovis) já ultrapassa várias antecessoras. É um aumento significativo se comparada com a média de Paraíso Tropical (2007), que registrou modestos 13,1.

Também é um resultado melhor que o alcançado por Mulheres Apaixonadas (2003), que anotou 15; ou O Clone (2001), que obteve 15,4. Alma Gêmea praticamente empata com A Favorita (2008), que registrou 15,7, mas fica atrás de O Rei do Gado (1996), com expressivos 17,3.

Estratégia acertada

Priscila Fantin e Liliana Castro em Alma Gêmea
Priscila Fantin e Liliana Castro em Alma Gêmea

Todas as novelas citadas foram reapresentadas no período em que a Globo reservou o Vale a Pena Ver de Novo para novelas das 21h. O período coincide com a criação da Edição Especial, às 14h40, que se dedicou a reprisar folhetins das 18h e 19h.

Como se vê, a Globo acertou ao abolir tal regra. Ao escalar Alma Gêmea, a emissora conseguiu reverter uma queda de audiência constante, que vinha prejudicando seu horário nobre. Afinal, atualmente, o Vale a Pena Ver de Novo funciona como alavanca às novelas noturnas do canal.

Alma Gêmea ainda tem chão pela frente e demonstra fôlego para crescer ainda mais. Ou seja, são grandes as chances de a novela de Walcyr Carrasco encostar nos bons resultados de O Rei do Gado.

Qual novela substituirá Alma Gêmea na Globo?

Os bons resultados de Alma Gêmea também faz aumentar a a pressão em torno da escolha de sua substituta. A emissora precisa encontrar um título tão forte quanto para manter a boa fase da faixa.

Sendo assim, nomes ventilados anteriormente, como Orgulho e Paixão (2018) e Salve Jorge (2012), parecem cartas fora do baralho, já que nenhuma delas representa garantia de audiência. O canal deve escalar uma trama clássica e praticamente a prova de erros.

Por enquanto, ainda não há especulação em torno da próxima reprise. Alma Gêmea está prevista para ficar no ar até o final de outubro, ou seja, a direção da Globo ainda tem tempo para pensar numa boa solução para este dilema.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor