Atualmente no ar nas tardes da Globo na reprise de Alma Gêmea (2005), Elizabeth Savala se revoltou contra autor após se decepcionar com sua personagem em novela e jurou nunca mais trabalhar com ele.

Priscila Fantin e Elizabeth Savalla em Alma Gêmea
Priscila Fantin e Elizabeth Savalla em Alma Gêmea

Na trama escrita por Walcyr Carrasco reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, a atriz interpreta Agnes, uma mulher amargurada com a vida que nunca se conformou em ter perdido a única filha, Luna (Liliana Castro).

Rica e elegante, Agnes duvida da reencarnaçao de Luna em Serena (Priscila Fantin) durante muito tempo. Inicialmente uma mulher de bom coração, ela deixa a amargura em evidência, sempre lutando contra as ideias do espiritualista Elias (Umberto Magnani).

“Me deram um papel que não existiu”

Savala ficou marcada por participar de várias novelas de Walcyr Carrasco a partir dos anos 2000. Antes disso, ela esteve em outras grandes produções da Globo, mas uma delas a deixou profundamente decepcionada.

Em 1994, a veterana interpretou Auxiliadora, uma das protagonistas de Quatro por Quatro. Porém, ela ficou muito insatisfeita com o autor Carlos Lombardi após terminar a trama.

“Me deram um papel que não existiu. A sinopse dizia que Auxiliadora era uma mulher em plena atividade, mas foi um nada”, declarou a atriz em entrevista à revista Contigo!.

Na história, Auxiliadora é uma dona de casa batalhadora, que depois de lutar para que o marido Alcebíades (Tato Gabus) tivesse uma ascensão social, acaba expulsa de casa e dos negócios. Alcebíades a trocou por Elisa (Lisandra Souto), uma mulher interesseira e bem mais nova do que ela.

Decepção

Carlos Lombardi
Carlos Lombardi

A decepção de Savala com o desenvolvimento de sua protagonista em Quatro por Quatro foi tão grande que ela expôs sua revolta publicamente e jurou que nunca mais trabalharia com o autor Carlos Lombardi.

“Ele só dá papéis bons para os jovens”, disparou a atriz.

“Tive o privilégio de fazer TV quando dava 90 pontos de audiência. Sempre tive assédio, desde quando fiz Malvina em Gabriela”, complementou ela.

Por onde anda Elizabeth Savala, a Agnes de Alma Gêmea?

Elizabeth Savala de fato cumpriu o que prometeu. Ela e o autor Carlos Lombardi nunca mais trabalharam juntos. Após Quatro por Quatro, ela esteve em Quem é Você? (1996).

Depois de passar quatro anos afastada das novelas, ela retornou em A Padroeira (2000) e se tornou figurinha carimbada nas tramas de Walcyr Carrasco, fazendo Chocolate com Pimenta (2003), Alma Gêmea, Sete Pecados (2007), Caras e Bocas (2009), Morde & Assopra (2011), Amor à Vida (2013) e Eta Mundo Bom (2016).

Em 2022, enquanto estava no ar na novela Quanto Mais Vida Melhor, Savala não teve seu contrato renovado fixo com a Globo e deixou o canal carioca após 40 anos.

Seu último papel nas novelas, até o momento, foi uma participação no remake de Dona Beja, da Max, trabalho ainda inédito.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.