Filha do cineasta Cacá Diegues e de Renata Almeida Magalhães, a atriz Flora Diegues brilhou em Além do Tempo, novela das 18h da Globo exibida em 2015. Ela roubou a cena como a divertida Bianca, uma das personagens mais carismáticas da trama.

Flora Diegues como Bianca em Além do Tempo
Flora Diegues como Bianca em Além do Tempo

No entanto, a estrela teve pouco tempo para curtir a popularidade conquistada com seu trabalho na TV. Flora nos deixou cedo demais, aos 34 anos de idade, após lutar contra um câncer no cérebro por três anos.

O problema apareceu quando ela ainda estava no ar em Além do Tempo. No entanto, Flora conseguiu se recuperar e voltou às novelas em Deus Salve o Rei (2018), seu último trabalho na telinha.

Atriz desde criança

Nascida em 23 de setembro de 1984, Flora Diegues, que também era diretora e roteirista, estreou como atriz ainda criança. Ela atuou no filme Tieta do Agreste (1996) como a própria personagem-título no longa dirigido por seu pai.

Mais tarde, Flora atuou também nas séries Questão de Família e Só Garotas – esta última dirigida pela atriz Maria Flor. Até que, em 2015, ela estreou nas novelas em Além do Tempo, trama de temática espírita assinada por Elizabeth Jhin.

Flora viveu a personagem Bianca em suas duas encarnações, já que a novela se passava em dois tempos distintos. Na primeira fase, que se passava no século 19, Bianca era filha de Mássimo (Luis Melo), uma jovem vaidosa e sonhadora. Já na segunda fase, nos tempos atuais, a reencarnação de Bianca é sobrinha de Mássimo, que volta ao Brasil após anos em Dubai.

Tumor no cérebro

Enquanto gravava Além do Tempo, Flora Diegues precisou se afastar da novela ao descobrir um aneurisma cerebral. A atriz passou por uma cirurgia de emergência. Para justificar sua ausência, a personagem Bianca voltou para Dubai.

“A Flora está muito bem. A cirurgia foi um sucesso e ela está se recuperando com muita tranquilidade. Não teve indisposição nem nada”, explicou a irmã da atriz, Isabel Diegues, ao site Purepeople.

“Foi um susto muito grande. A gente não imaginava passar por essa situação. Mas a Flora mostrou uma força e uma coragem surpreendentes. Ela não se desesperou em momento algum”, completou.

Câncer no cérebro

Caca Diegues e Flora Diegues
Caca Diegues e Flora Diegues

Recuperada, Flora Diegues voltou às novelas em Deus Salve o Rei como Heloísa de Cáseres, a Rainha da Lastrilha. No entanto, pouco depois, o tumor no cérebro voltou e a atriz foi diagnosticada com câncer.

“Em 2018, depois de brilhar em Cannes como atriz de filme selecionado, os médicos constataram que o tumor no cérebro havia voltado de forma violenta. Depois de duas novas cirurgias, Flora faleceu no último dia 2 de junho, apesar do enorme esforço que fazia para sobreviver e seguir trabalhando no teatro, em novelas e em filmes”, relembrou Cacá em artigo no jornal O Globo.

Flora Diegues morreu em 2 de junho de 2019, aos 34 anos, no Rio de Janeiro. Seu corpo foi velado no Memorial do Corpo, no Caju, onde também foi cremado.

“Flora viveu intensamente, sempre se divertiu, lutou com muita coragem e alegria. Fez de tudo, escreveu, atuou, dirigiu. Gostava muito de viver”, destacou seu pai no mesmo texto.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor