Uma confusão nos bastidores da novela América (2005), atualmente em exibição no Viva, arruinou completamente a vida de Lucy Mafra (1954-2014), atriz que foi expulsa da trama e acabou impedida de voltar à Globo.

Lucy Mafra
Lucy Mafra

Na trama de Gloria Perez, exibida originalmente entre 14 de março e 4 de novembro de 2005, Lucy interpretou Claudete, é vizinha e amiga de Islene (Paula Burlamaqui).

Uma das moradoras do núcleo de Vila Isabel, Claudete ajuda a amiga a cuidar de Flor (Bruna Marquezine) em alguns momentos. Ela, no entanto, deixa a trama e não volta mais.

Acusação de roubo

O sumiço da personagem em América foi causada por uma polêmica envolvendo a sua intérprete nos bastidores. Naquela época, o valor de R$ 300 sumiu da carteira de Christiane Torloni, que interpretou Haydée no folhetim.

Uma das camareiras da Globo, então, acusou Lucy Mafra pelo roubo do dinheiro da atriz — o ocorrido chegou a ser noticiado pela imprensa na época. A acusação ocasionou a dispensa da artista, que foi eliminada da novela.

Em entrevista ao portal R7, Andrea Neves Schiavo Mafra, enteada de Lucy, revelou que a madrasta teria uma rivalidade com a camareira, que a acusou por conta disso.

“Nesse dia que sumiu esse dinheiro da Torloni, a Lucy estava mexendo no armário dela, que ficava embaixo ou em cima do da Torloni. Mas ela não pegou nada. E esse foi o motivo de ela ter sido afastada na novela. Colocaram o nome dela na mídia como ladra e isso acabou com a carreira dela”, explicou Andrea.

Por que Lucy Mafra saiu de América?

O ocorrido não teve uma acusação formal e a Globo chegou a incentivar Lucy a processar quem a acusasse. No entanto, ela acabou sendo demitida e não voltou mais para a trama das 21h.

A personagem Claudete simplesmente desapareceu em América, sem maiores explicações. Depois do episódio, a atriz nunca mais fez uma novela.

Em 2013, ela chegou a ser cogitada no elenco de Joia Rara, mas sua escalação foi vetada.

Depressão profunda

Lucy Mafra e sua família
Lucy Mafra e sua família

Após a acusação, Lucy Mafra não conseguiu trabalho em outras emissoras e também viu as portas se fecharem no teatro, onde teve poucos papéis.

Ela até precisou se mudar da cidade do Rio de Janeiro e foi viver em Vassouras, no interior do estado do Rio, onde foi morar com a mãe, que morreu em agosto de 2014.

Depois da morte da mãe, Lucy ficou até mesmo sem ter onde morar e se afundou em uma forte depressão que a levou a ser internada com sérias dificuldades de locomoção. A situação só piorou e ela contraiu pneumonia no hospital.

O que aconteceu com Lucy Mafra?

Com o diagnóstico de displasia pulmonar, a artista foi parar no CTI e morreu poucos meses após sua mãe, no dia 5 de dezembro de 2014, aos 60 anos. A causa do falecimento foi falência múltipla dos órgãos.

“Ela passou os últimos meses cuidando da mãe em Vassouras, sua terra natal. Quando a mãe dela morreu, ela entrou em depressão, ficou sem se alimentar, sem querer mais viver e ficou muito fraca. Foi internada e passou dois meses no hospital. Nessa última semana ficou com água no pulmão e foi para o CTI. Quinta-feira de tarde, ela piorou e infelizmente me deixou”, relatou Andréa ao jornal Extra, em dezembro daquele ano.

Lucy Mafra estreou nas novelas em Água Viva (1980). Ao longo da carreira, participou de tramas como Baila Comigo (1981), Partido Alto (1984), Bebê a Bordo (1988), Pátria Minha (1994), A Próxima Vítima (1995), Por Amor (1997), O Clone (2001), Chocolate com Pimenta (2003), Kubanacan (2003), entre outras.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.