Confira o resumo de todos os capítulos de A Escrava Isaura (Record)





Marco da retomada da teledramaturgia na Rede Record, A Escrava Isaura foi exibida entre 18 de outubro de 2004 e 29 de abril de 2005, sendo reprisada pela quarta vez em 2019. Confira o resumo de todos os capítulos da trama:

Capítulo 1
Martinho invade o quilombo. Juliana foge, mas ele a encontra e a vende para o comendador Almeida. Juliana engravida de Miguel e tem Isaura. Depois, morre no tronco. Passagem de tempo: Isaura já é adulta. Tomásia se diz grávida de Leôncio.

Capítulo 2
Coronel Sebastião diz que Leôncio vai ter que se casar com Malvina. André se declara para Isaura. Leôncio também. Rosa se insinua para Leôncio no celeiro. Gabriel se encanta com Helena. Isaura vê quando Leôncio faz Tomásia cair da escada.

Capítulo 3
Leôncio diz a Isaura que Tomásia tropeçou sozinha. Tomásia recebe a notícia de que perdeu a criança. Miguel consegue o dinheiro para comprar Isaura. Tomásia interrompe o casamento de Leôncio e Malvina. André propõe fugir com Isaura.

Capítulo 4
Tomásia diz que Leôncio tentou matá-la, é expulsa da igreja e jura vingança. Malvina e Leôncio se casam. Conde Campos convida Tomásia a subir em sua carruagem. Miguel vai à fazenda comprar a liberdade da filha. Leôncio manda prender André.

Capítulo 5
Leôncio força Malvina a ir para a cama com ele e pede que o pai não venda Isaura. Comendador Almeida aumenta o preço de Isaura e Miguel fica arrasado. O conde pede a mão de Tomásia em casamento e ela aceita. Miguel quer fugir com Isaura.

Capítulo 6
Isaura prefere que o pai tente comprá-la. Henrique carrega Gabriel desmaiado sobre os ombros. André é solto. Coronel Sebastião atira na direção de Gabriel quando o vê junto da filha. Tomásia se casa com o conde. Leôncio e Malvina voltam de viagem.

Capítulo 7
Os negros festejam no quilombo. Martinho e seus homens invadem o quilombo. No mercado de escravos, Julian a é leiloada e comprada pelo Comendador Almeida. Juliana diz a Miguel que está grávida.Isaura n asce. Após o parto, Juliana morre. Gertrudes cuida de Isaura. Miguel vai à senzala conhecer Isaura. Isaura faz 10 anos e Gertrudes pede sua liberdade. Passagem de tempo: Isaura aparece já mocinha.

Capítulo 8
Tomásia é abandonada por Leôncio. Coronel Sebastião diz que Leôncio vai ter que se casar com Malvina. Leôncio chega em casa e encontra Isaura. André e Leôncio se declaram para Isaura. Miguel encontra Joaquina. João e André ficam de guarda pa ra proteger Isaura. Gabriel se encanta com Helena. Sebastião encontra com Gioconda na estrada. Isaura vê quando Leôncio faz Tomásia trop eçar na escada.

Capítulo 9
Gioconda tenta reanimar Tomásia. Henrique fica fascinado por Isaura. Helena e Henrique contam a Malvina o que Leôncio fez com Tomásia. Tomásia acorda e recebe a notícia que perdeu a criança. Miguel consegue o dinheiro que falta para comprar Isaura. Leôncio volta a ameaçar Isaura, apertando o pescoço dela. Começa o casamento de Leôncio e Malvina. Tomásia interrompe a cerimônia.

Capítulo 10
Tomásia diz no meio do casamento que Leôncio tentou matá-la. Rosa escuta a conversa de André e Isaura e promete contar tudo a Leôncio. Tomásia é expulsa da igreja, jogada na lama e jura vingança. Malvina hesita, mas se casa. Henrique se declara para Isaura. Gertrudes passa mal na festa do casamento. Miguel vai até a fazenda comprar a liberdade da filha. Leôncio manda prender André.

Capítulo 11
Isaura desmente Rosa. Leôncio força Malvina a ir para cama com ele. Leôncio pede para Isaura não ser vendida. O Conde convida Tomásia para ir a sua fazenda. Miguel volta à fazenda e encontra sua filha. Leôncio e Malvina saem em lua-de-mel. Comendador Almeida aumenta o preço de Isaura e Miguel fica triste. O Conde pede a mão de Tomásia em casamento e ela aceita. Miguel quer fugir com Isaura.

Capítulo 12
Isaura prefere que o pai tente comprá-la. Henrique carrega Gabriel desmaiado sobre os ombros. André é solto. Helena se encontra com Gabriel e diz que seu pai é contra o namoro deles. Coronel Sebastião atira na direção de Gabriel quando o vê junto a sua filha. Helena fica de castigo e Gabriel leva um tiro. Tomásia se casa com o Conde. Leôncio e Malvina voltam de viagem.

Capítulo 13
Gertrudes tem um ataque cardíaco no dia da chegada de Leôncio. Isaura conta a ela que Leôncio empurrou Tomásia. Coronel Sebastião visita Malvina. Gabriel decide pedir a mão de Helena em casamento. Belchior conta a Rosa quem é seu pai.

Capítulo 14
Leôncio agarra Isaura. Rosa conta ao coronel que é sua filha. Tomásia empresta dinheiro a Miguel. Leôncio diz a Henrique que está atraído por Isaura. O conde e Tomásia dormem juntos. Gertrudes manda chamar o tabelião para libertar Isaura.

Capítulo 15
O comendador Almeida jura libertar Isaura. Rosa diz a Leôncio que o coronel é seu pai. O estado de saúde de Gertrudes piora. Leôncio diz a Gertrudes que não ama Malvina. Conde Campos descobre que Tomásia quer se vingar de Leôncio.

Capítulo 16
Leôncio diz à mãe que Isaura nunca será livre. Tomásia pede que Miguel penhore seu anel de noivado. Gabriel vai à casa de Helena pedir sua mão. Miguel vai até a fazenda, mas não encontra o comendador. Gertrudes sente uma dor forte no peito.

Capítulo 17
O conde pede que Tomásia use o anel de noivado. Gertrudes quer que Leôncio jure que dará liberdade a Isaura, mas ele foge do assunto. Isaura descobre que o pai conseguiu o dinheiro para libertá-la. Leôncio trama com Francisco um plano contra Miguel.

Capítulo 18
Tomásia diz ao conde que o anel está no penhor. Comendador Almeida pede perdão a Gertrudes. Henrique tenta beijar Isaura. Rosa conta a Henrique que são irmãos. Gertrudes morre. Capangas roubam todo o dinheiro de Miguel.

Capítulo 19
Paulo examina Miguel. Conde Campos diz que Tomásia o enganou e pede a separação. Sebastião manda Rosa parar de dizer que é sua filha. Joaquina diz a Miguel que foi Leôncio que o roubou. Francisco surpreende André perto do quarto de Leôncio.

Capítulo 20
Francisco e André brigam e ouve-se um tiro. Rosa promete que vai ajudar no romance de Gabriel e Helena. Leôncio aponta a arma para Miguel. Joaquina conta que foi ela que viu Leôncio receber o dinheiro. Leôncio manda Joaquina para o tronco.

Capítulo 21
André e João planejam fugir. Malvina pede ajuda ao Comendador Almeida para salvar Joaquina. André pede um beijo a Isaura. Malvina vasculha o armário de Leôncio, que a pega em flagrante. Isaura encontra o dinheiro no armário de Leôncio.

Capítulo 22
André é marcado com ferro. Almeida diz a Isaura que vai lhe dar a liberdade. Leôncio vê que o dinheiro sumiu e invade o quarto de Isaura. Rosa se declara para André. Miguel chega à fazenda com o sargento de milícias. Tomásia encontra Leôncio na rua.

Capítulo 23
Conde Campos desafia Leôncio para um duelo. Isaura dá o saco de moedas a Miguel. Dr. Paulo pede a mão de Helena em namoro. Almeida pede explicações a Leôncio e se espanta porque ele só comprou escravas. André diz que vai matar Leôncio.

Capítulo 24
André quer fugir para um quilombo. Leôncio arma com Francisco uma emboscada para o conde. Isaura, Joaquina e João preparam a fuga de André. Henrique pensa pedir dinheiro emprestado para ajudar Miguel. André foge. Rosa vê André beijar Isaura.

Capítulo 25
O conde Campos leva dois tiros no duelo contra Leôncio. Henrique tenta arranjar dinheiro emprestado para libertar Isaura. Rosa conta ao comandante Almeida que Isaura ajudou André a fugir. Isaura é castigada. O conde morre nos braços de Tomásia.

Capítulo 26
André conhece Bernardo, outro escravo fugitivo. Coronel Sebastião nega o empréstimo ao filho Henrique. Tomásia acusa Leôncio pela morte do conde Campos. Rosa ameaça Isaura com uma faca. O sargento de milícia vai à casa de Leôncio.

Capítulo 27
O sargento de milícia estranha Leôncio não ter levado nenhum tiro. Comandante Almeida diz a Isaura que Leôncio mente. Gioconda se preocupa com o testamento do conde. Henrique beija Isaura. Gabriel diz a Tomásia que ela não está no testamento.

Capítulo 28
Leôncio discute com Henrique. Moleca leva André e Bernardo para o quilombo. Leôncio machuca Rosa e invade o quarto de Isaura. Almeida dá uma medalha a Isaura. Tomásia jura matar Leôncio. Paulo examina Almeida e sugere uma viagem.

Capítulo 29
Leôncio força Isaura a entrar no quarto de hóspedes. Tomásia e sua família são expulsas da fazenda do conde. Almeida ameaça deserdar Leôncio. Moleca se declara para André. Tomásia acha um novo testamento. João fica doente.

Capítulo 30
André sente falta de Isaura. Henrique vê Leôncio tentando matar João. Bernardo acha diamante no riacho. Henrique diz ao pai que quer comprar a liberdade de Isaura. Belchior pede Rosa em casamento. Almeida faz testamento libertando Isaura.

Capítulo 31
Leôncio tenta convencer seu pai a não libertar Isaura. Helena discute com Leôncio ao vê-lo segurando Isaura. Martinho planeja atacar o quilombo. Miguel visita sua filha. Isaura entrega a carta de Gabriel a Helena, mas o Cel. Sebastião vê tudo.

Capítulo 32
Francisco discute com Miguel na fazenda do comendador. Sebastião arranca a carta das mãos de sua filha. Martinho encontra Bernardo pela mata. Henrique encontra Leôncio e Rosa no celeiro. Isaura conta a Almeida sobre as ameaças de Leôncio.

Capítulo 33
Martinho procura André, mas não o acha. Almeida ameaça Leôncio, caso ele não respeite Isaura. Tomásia quer incendiar a lavoura de café de Leôncio. Almeida promete libertar Isaura. Belchior se lamenta para Violeta. Leôncio ameaça Joaquina.

Capítulo 34
Leôncio tenta enforcar Joaquina. André reconstrói o quilombo. Malvina pensa em vender Rosa. Henrique discute com Leôncio. André beija Moleca. Isaura fala das ameaças de Leôncio para Henrique. Rosa diz a Isaura para se entregar a Leôncio.

Capítulo 35
Helena espera Henrique. Malvina não quer Rosa servindo o jantar. Tomásia dá a alforria a seus escravos. Isaura fica na dúvida se vai se encontrar com Leôncio no celeiro. Leôncio vai ao quarto de Isaura. Malvina acorda. Miguel está bêbado.

Capítulo 36
Sebastião flagra Gabriel e Helena na sala. Tomásia e Gioconda decidem salvar Gabriel. Leôncio expulsa Henrique de sua casa. Henrique se despede de Isaura. Malvina pergunta a Leôncio se ele a trai. Leôncio fica feliz porque Henrique foi embora.

Capítulo 37
Malvina pressiona Isaura para que lhe conte o que a aflige. Tomásia e Gabriel estão prontos para incendiar a lavoura. Malvina vê Leôncio e Rosa juntos. Miguel diz à filha que, se ele não conseguir sua liberdade, vão fugir. Almeida chega de viagem.

Capítulo 38
Bernardo quer botar pragas na lavoura de Leôncio. Rosa conta a Malvina que Leôncio gosta de Isaura e é mandada para o tronco. Belchior quer se casar com Rosa. Leôncio é avisado que há alguém de fora no cafezal. Almeida desabafa com Isaura.

Capítulo 39
Gabriel e Bernardo conseguem fugir. Coronel Sebastião visita Malvina. Miguel tenta comprar Isaura novamente. André beija Moleca. Malvina quer Rosa fora de sua casa. Martinho tenta comprar Rosa, mas quem a compra é Sebastião.

Capítulo 40
Belchior diz que é melhor Isaura fugir. Malvina não aceita Rosa como irmã. Almeida dá uma procuração a Leôncio. Gabriel e Bernardo chegam à fazenda de Leôncio e lutam com os capangas. Almeida se desespera ao ver o café ser queimado.

Capítulo 41
Almeida tem um ataque de tosse. Leôncio descobre que Gabriel incendiou o café. Malvina flagra Leôncio no quarto de Isaura. Helena ensina Rosa a falar, ler e escrever. Bernardo recebe a carta de alforria. Leôncio rouba o testamento de Almeida.

Capítulo 42
Leôncio planeja incendiar a casa de Tomásia. Rosa não aceita os conselhos de João e Joaquina. André chega e encontra Miguel. Leôncio pede a separação a Malvina. Bernardo leva um tiro. Na frente de Isaura, Leôncio queima o testamento do pai.

Capítulo 43
Leôncio queima o testamento. Benedito leva um tiro e morre. Malvina vê Leôncio beijar Isaura. Helena ensina Rosa a escrever. Tomásia manda o corpo de Benedito para Leôncio. O sargento procura Leôncio. Isaura diz ao pai que é hora de fugir.

Capítulo 44
Leôncio descobre que Miguel está na fazenda. André quer a liberdade de João e Joaquina. Almeida pede perdão a Isaura e Miguel. Rosa se insinua para André. Leôncio e Malvina discutem. Almeida diz para Isaura fugir e escapar de seu filho.

Capítulo 45
Almeida dá a Isaura as jóias de Gertrudes. Leôncio vê André com Isaura e o escravo foge para a pensão de Miguel. Helena e Rosa trocam confidências. Gioconda e Tomásia proíbem Gabriel de ir ao garimpo. Malvina ameaça Isaura.

Capítulo 46
Leôncio promete uma recompensa para quem prender André. Tomásia acolhe o escravo. Almeida morre e Isaura se desespera. Contra sua própria vontade, Leôncio chora a morte do pai. Isaura tem medo porque agora Leôncio é seu dono.

Capítulo 47
Malvina vê Leôncio assediar Isaura. Gabriel, Bernardo e André voltam ao quilombo. Malvina diz a Isaura que vai embora. Henrique propõe fugir com Isaura. Gioconda diz a Tomásia que Gabriel pode ser filho de Sebastião. Miguel discute com Leôncio.

Capítulo 48
Malvina diz a Leôncio que vai embora. Gabriel leva um tiro. Álvaro e Geraldo disputam uma corrida a cavalo. Isaura ameaça Leôncio com uma faca. A pedido de Malvina, Sebastião manda Rosa para uma pensão. Leôncio prende Isaura e a deixa sem comida.

Capítulo 49
Isaura garante que nunca será de Leôncio. Diogo extrai a bala da coluna de Gabriel. Branca quer entrar para a sociedade abolicionista. Tomásia quer contar a Gabriel que Helena é sua irmã. Leôncio manda Isaura trabalhar na roda de fiar.

Capítulo 50
Leôncio ameaça Rosa com o açoite. Isaura desmaia. Branca conversa com a mãe sobre Álvaro. Belchior leva água e comida para Isaura. Sebastião conta a Helena que Gabriel é seu irmão e que está inválido. Leôncio manda Isaura para a lavoura.

Capítulo 51
Bernardo volta ao quilombo. Miguel se despede de Gabriel. Geraldo diz a Álvaro que Branca está interessada nele. Os escravos ajudam Isaura. Helena escreve uma carta para Gabriel. Leôncio manda Isaura para o tronco. Henrique procura Miguel.

Capítulo 52
Henrique e Miguel combinam invadir a fazenda de Leôncio. Flor-de-Lis conta a Martinho os planos de Miguel. Leôncio manda Isaura para o pelourinho. Perpétua tenta convencer Álvaro a se casar com Branca. Leôncio castiga Isaura.

Capítulo 53
Leôncio rasga a roupa de Isaura. Começa o ataque à fazenda de Leôncio. Henrique se atraca com Leôncio e Isaura foge. A milícia chega e prende Henrique. Gabriel entra em coma. Álvaro arrecada jóias. Leôncio persegue a charrete de Isaura.

Capítulo 54
André atira em Leôncio e Isaura escapa. Tomásia abriga Miguel e Isaura. Malvina se preocupa com o marido. Leôncio descobre que Isaura está na casa de Tomásia. Álvaro sonha com um grande amor. Leôncio presta queixa contra Tomásia.

Capítulo 55
Gabriel entra em coma. Bernardo encontra diamante no riacho. Sargento e Leôncio chegam à casa de Tomásia e Miguel e Isaura se escondem. Bernardo mostra o diamante a Moleca. Malvina diz ao pai que ainda ama Leôncio. André foge com Isaura.

Capítulo 56
Leôncio vê o fantasma do pai e desmaia. Branca dá jóias para Álvaro como doação. Helena e Diogo trocam olhares. André apresenta Isaura a Moleca, que se irrita. Sebastião negocia com Leôncio a devolução de Rosa e a liberdade de Henrique.

Capítulo 57
André diz a Moleca que ama Isaura. Sebastião vai ao encontro do filho para contar sobre sua liberdade. Leôncio e Rosa dormem juntos. Isaura quer ir embora do quilombo. Álvaro diz à mãe que procura seu grande amor. Leôncio quer invadir o quilombo.

Capítulo 58
André e Moleca preparam o quilombo para o ataque da tropa de Leôncio. Rosa abriga Flor-de-Lis. Álvaro diz que vê Branca como irmã. Henrique vai ao quilombo lutar por Isaura. Gioconda sente-se mal e Diogo a socorre. Isaura e Miguel fogem.

Capítulo 59
Pedrinho mostra o caminho de Muriaé a Isaura e Miguel. Sebastião visita Rosa. Henrique chega ao quilombo. André convence os escravos de Leôncio a viverem lá. Isaura e Miguel adotam Pedrinho. Álvaro e Geraldo chegam bêbados em casa.

Capítulo 60
Leôncio manda Joaquina botar a máscara. Bernardo convida Henrique para ser seu sócio. Sebastião dá uma jóia a Rosa. Tomásia manda um remédio para enlouquecer Leôncio. Sebastião visita Gabriel. Isaura, Miguel e Pedrinho chegam a São Paulo.

Capítulo 61
Miguel, Isaura e Pedrinho não são reconhecidos pela polícia. Bernardo convida Henrique para ser seu sócio. Sebastião dá uma jóia a Rosa. André planeja salvar João e Joaquina. Sebastião visita Gabriel. Leôncio delira e sonha que é açoitado.

Capítulo 62
Martinho pressiona Rosa para contar onde está Isaura. Leôncio tem alucinações e confunde o médico com os negros do quilombo. Geraldo convida Álvaro e Perpétua para a sua casa. Rosa se arruma para visitar Leôncio. Gabriel abre os olhos.

Capítulo 63
Isaura e Miguel alugam uma casa em São Paulo. Diogo se declara para Helena. Henrique e Bernardo garimpam os diamantes no cascalho. Sebastião diz a Helena que é com Paulo que ela se casará. Álvaro e Isaura se encontram e trocam olhares.

Capítulo 64
Isaura esconde-se de Álvaro por timidez. Malvina chega à fazenda. Rosa dá água e pão a Joaquina e João. Álvaro diz à mãe que achou a mulher de sua vida e que não pode ficar noivo de Branca. Álvaro surge em um cavalo e Isaura sorri para ele.

Capítulo 65
Isaura apresenta-se a Álvaro como Elvira. Malvina pede que Leôncio liberte João e Joaquina, mas ele nega e ela vai embora. Branca sonha com o amor de Álvaro. Belchior arma um plano para salvar João e Joaquina. Miguel recebe Álvaro em casa.

Capítulo 66
Álvaro fala de sua vida para Isaura e Miguel. André e Moleca invadem a fazenda com a ajuda de Belchior e resgatam João e Joaquina. Leôncio fica sozinho na noite de Natal. Helena foge para a casa de Tomásia. Alguém bate à porta de Miguel.

Capítulo 67
O dono da casa visita Miguel. Sebastião se irrita com o sumiço de Helena. Leôncio pensa em Isaura. Geraldo diz a Branca que Álvaro está apaixonada por Isaura. Diogo e Helena se beijam e Gabriel os vê. Álvaro pergunta a Isaura se pode lhe fazer a corte.

Capítulo 68
Álvaro diz a Isaura que ela tocou seu coração. Sebastião vai à casa de Gioconda buscar Helena. É Natal. Álvaro quase beija Isaura, mas é interrompido por Pedrinho e Miguel. Leôncio prende Flor-de-Liz. Isaura decide contar a verdade a Álvaro.

Capítulo 69
Miguel convence Isaura a não contar nada a Álvaro. Rosa é picada por uma cobra. Leôncio manda chamar as moças do bordel para sua festa. Belchior suga o veneno da perna de Rosa. Geraldo conta a Branca onde mora Isaura. Álvaro visita Isaura.

Capítulo 70
Leôncio manda Martinho viajar atrás de Isaura. Dr. Paulo diz que a situação de Rosa é complicada. Perpétua quer conhecer Isaura e seu pai. Diogo quer se casar com Helena. Rosa continua delirando. Branca e Geraldo avistam Isaura de longe.

Capítulo 71
Branca e Geraldo conversam com Isaura. Belchior leva notícias de Leôncio para Tomásia. Álvaro encontra Branca e Geraldo na casa de Isaura. Leôncio percebe que o dinheiro está acabando. Isaura diz a Álvaro que precisa contar a verdade.

Capítulo 72
Miguel impede Isaura de contar a verdade. Tomásia marca um encontro com Leôncio. Diogo e Helena resolvem fugir. Branca desconfia de Isaura. Rosa beija Belchior. Miguel quer fugir. Tomásia janta com Leôncio e depois o empurra da escada.

Capítulo 73
Leôncio pede perdão a Tomásia. Isaura fica triste na ceia. Belchior leva comida para Rosa. Álvaro chega para levar Isaura e Miguel para sua casa. Francisco invade o quarto de Rosa. Perpétua pergunta a Miguel por que ele proíbe Álvaro de ver Isaura.

Capítulo 74
Coronel Sebastião fica feliz ao ver Helena. Rosa vai à casa de Leôncio e o beija. Branca suspeita que Isaura seja fora da lei. Leôncio quer se vingar. Diogo e Tomásia planejam seqüestrar Helena. Álvaro pressiona Isaura para que lhe conte o que lhe perturba.

Capítulo 75
Isaura não conta a Álvaro que é uma fugida. Geraldo conta a Álvaro que Gonçalves Dias chegará à cidade. Cel. Sebastião marca a data de casamento de Helena. Leôncio diz a Malvina que sente sua falta. Álvaro beija Isaura e ela retribui.

Capítulo 76
Leôncio e Dr. Paulo planejam matar Diogo. Álvaro convida Isaura para um baile. Rosa diz a Helena que vai ajudá-la. Moleca avisa que sumiu uma criança e Bernardo diz que ouviu gritos. Diogo leva um tiro. Miguel diz a Isaura que eles vão fugir.

Capítulo 77
Isaura força Miguel a contar a verdade para Álvaro. Belchior avisa sobre a emboscada para Tomásia. Diogo se salva. Leôncio diz a Helena que Diogo morreu. Raimundo e Martinho chegam à casa de Isaura. Diogo foge com Helena.

Capítulo 78
Leôncio, Henrique e Paulo seguem Diogo e Helena. Sebastião e Henrique desconfiam que Leôncio tentou matar Diogo. Diogo presenteia Helena. Álvaro tira Isaura para dançar. Martinho e Raimundo chegam ao baile. Isaura e Miguel se assustam.

Capítulo 79
Miguel convida Perpétua para dançar. Gabriel sente a perna. Isaura canta no baile e Branca fica com ciúme. Martinho e Raimundo mostram o anúncio sobre Isaura para Geraldo. Malvina descobre as dívidas de Leôncio. Álvaro pede Isaura em casamento.

Capítulo 80
Isaura sente uma vertigem ao ver Martinho e Raimundo. Moleca some na mata. Leôncio discute com Malvina e vai para o bordel. Raimundo conta a Álvaro que Isaura é uma escrava. Miguel e Pedrinho se aproximam. Isaura confessa tudo.

Capítulo 81
Isaura desmaia e Branca sente-se vitoriosa com o escândalo. Geraldo impede que os capangas levem Isaura. Álvaro diz à mãe que continua gostando dela. Henrique volta ao garimpo. Diogo quer se casar com Helena. Álvaro diz a Isaura que vai protegê-la.

Capítulo 82
Belchior conta a Tomásia o que se passa na fazenda de Leôncio. Isaura diz a Miguel que não vai fugir. Helena e Diogo passam a noite juntos. Leôncio vê Malvina queimando a mensagem sobre Isaura. Álvaro escreve uma carta para Leôncio.

Capítulo 83
Miguel expulsa Raimundo e Martinho de sua casa. Álvaro consulta Geraldo para conseguir a liberdade de Isaura. Leôncio manda bombons envenenados para Tomásia. Álvaro pensa em comprar Martinho para dar informações falsas a Leôncio.

Capítulo 84
Isaura doa suas jóias para a libertação de escravos. Dr. Paulo tenta agarrar Rosa à força. Sebastião come os bombons envenenados e passa mal. Henrique vai ao mercado de escravos comprar Moleca e as crianças raptadas com as moedas falsas.

Capítulo 85
Isaura doa suas jóias. Leôncio diz a Malvina que vai castigar Isaura. Sebastião resolve tirar satisfações com Tomásia. Álvaro decide pedir Isaura em namoro. Gioconda desconfia que foi Leôncio quem mandou os bombons envenenados. Álvaro procura Martinho e Raimundo.

Capítulo 86
Álvaro resolve oferecer o dobro de dinheiro que Leôncio pagou a Martinho e Raimundo. Henrique decide comprar Moleca e as crianças. Raimundo e Martinho aceitam o dinheiro de Álvaro. Sebastião e Malvina interrogam Leôncio sobre os bombons envenenados.

Capítulo 87
Isaura aceita o pedido de casamento de Álvaro. Tomásia decide viajar para onde está Isaura e vai ajudá-la a fugir. Belchior diz a Flor-de-Lis que prefere que seja uma mulher. Leôncio recebe as mensagens sobre o paradeiro de Isaura e resolve buscá-la pessoalmente.

Capítulo 88
Malvina decide ir com Leôncio para buscar Isaura. Sebastião, muito irritado, resolve deixar Rosa de castigo. Geraldo avisa à mãe e à irmã sobre a visita de Tomásia. Sebastião deserda Henrique. Miguel sai de casa e os capitães-do-mato aproveitam para ir até Isaura.

Capítulo 89
Rosa fica triste por seu pai não conseguir lhe arranjar um casamento. Álvaro expulsa os capitães-do-mato. Leôncio chega à casa de Branca e Tomásia, à de Álvaro. Moleca volta para o quilombo. Álvaro diz a Tomásia que ela verá Isaura após uma visita a Geraldo.

Capítulo 90
André encontra Isaura e Raimundo vê o encontro dos dois. Tomásia encontra Leôncio e Malvina na casa de Branca. Álvaro bate em Leôncio. Bernardo planeja atacar o acampamento dos capitães-do-mato. Raimundo e Martinho surpreendem André, Isaura e Miguel.

Capítulo 91
Martinho bate em André. Leôncio sai em busca de Isaura. Tomásia atira nas pernas de Raimundo e Martinho. Paulo planeja matar Diogo. Geraldo se declara a Malvina. Leôncio ameaça Álvaro.

Capítulo 92
Dr. Paulo sequestra Diogo. Malvina se culpa por ter beijado Geraldo. Isaura foge, mas a charrete é parada pela polícia. Leôncio persegue uma carruagem achando que é Isaura, mas é Tomásia.

Capítulo 93
Tomásia dá uma chicotada em Leôncio. Geraldo tenta conquistar Malvina. Isaura consegue fugir. Rosa quer saber a história de sua mãe. Álvaro tenta atrapalhar a busca de Leôncio por Isaura.

Capítulo 94
André quer matar Leôncio. Geraldo diz à mãe que ama Malvina. Sebastião ensina Rosa a dançar. Francisco convida as meninas do bordel para uma festa. Leôncio captura Isaura e Miguel é preso.

Capítulo 95
Malvina diz a Geraldo que não vai largar seu marido. Leôncio leva Isaura algemada para a casa de Estela. Rosa quer um dote para ela. Tomásia, André e Álvaro fazem um pacto contra Leôncio.

Capítulo 96
Sebastião ensina Rosa a escrever. Geraldo diz a Álvaro que será espião na casa de Leôncio. Miguel chega a Campos algemado. Belchior dá o primeiro beijo. Leôncio rasga as roupas de Isaura.

Capítulo 97
Diogo consegue escrever uma carta para Tomásia. Leôncio proíbe que o sargento participe do leilão. Leôncio tenta se suicidar. Ele pensa em casar Isaura com Belchior e dar-lhe a liberdade.

Capítulo 98
Henrique vê Isaura com Álvaro. André leva Rosa para o quilombo. Leôncio bate em Isaura e diz que vai casá-la com Belchior. Perpétua sente-se mal e manda avisar Álvaro. Belchior visita Isaura.

Capítulo 99
Belchior vai ao bordel comemorar seu noivado. Branca aproxima um punhal dos olhos de Isaura. Helena descobre que Diogo está vivo. Leôncio vê Malvina conversando com Geraldo.

Capítulo 100
Branca e Geraldo descobrem que Álvaro viajou. Leôncio rouba um beijo de Isaura. Diogo volta para casa. Leôncio manda um falsário imitar a letra de Álvaro em uma carta para Isaura.

Capítulo 101
Leôncio beija Branca. Bernardo pede Moleca em casamento. Rosa e André se beijam. Isaura se decepciona com a suposta carta de Álvaro. Miguel se declara para Tomásia. Leôncio chega.

Capítulo 102
Leôncio e Tomásia discutem. Paulo leva Helena para a casa de Sebastião. Leôncio convence Miguel com a carta falsa de Álvaro. Álvaro chega em sua casa. Malvina dá conselhos a Isaura.

Capítulo 103
Malvina presenteia Isaura com um colar de ouro. Leôncio faz juras de amor a Isaura. Helena discute com Dr. Paulo. Bernardo pede Moleca em casamento. Isaura visita Miguel na cadeia.

Capítulo 104
Isaura aceita se casar com Belchior. Rosa vai embora do quilombo. Henrique visita Malvina e conversa com Isaura. André e Martinho brigam. Leôncio encontra Isaura fraca e com febre.

Capítulo 105
Isaura passa mal e Leôncio fica preocupado. Tomásia diz a Diogo que está apaixonada por Miguel. Belchior ajuda Isaura na cozinha. Branca e Geraldo chegam em casa. Isaura desmaia.

Capítulo 106
Leôncio não permite que o Dr. Paulo examine Isaura. Tomásia planeja a fuga de Helena. Chega uma mensagem para Álvaro, mas Branca a esconde. Tomásia e Miguel se beijam. Álvaro passa mal.

Capítulo 107
Perpétua diz a Álvaro que ele está com febre amarela. Leôncio beija Isaura e ela lhe dá um tapa. Geraldo conta a Álvaro sobre o casamento forçado de Isaura. Belchior tenta salvar Isaura de Leôncio.

Capítulo 108
Malvina chega com Dr. Paulo. Isaura está com anemia. Serafina prepara o bordel para a festa. Malvina se arrepende de ter casado com Leôncio. Branca comemora o sucesso de seu plano.

Capítulo 109
Malvina discute com Leôncio sobre seus crimes. Henrique encontra Sebastião no bordel. Helena escreve uma carta para o pai pedindo desculpas por fugir. Leôncio vai ao quarto de Isaura.

Capítulo 110
Leôncio diz que Belchior está proibido de sair da fazenda. Helena foge com Diogo. Gabriel chora ao rever Helena. Geraldo conta a Álvaro as armações de Branca e Leôncio. Miguel é libertado.

Capítulo 111
Branca faz de tudo para que Álvaro não viaje. Sebastião decide anular o casamento de Helena e Paulo. Malvina quer ter um filho de Leôncio. Belchior dá caldo de feijão para Isaura.

Capítulo 112
Belchior tenta acalmar Isaura. Miguel leva Gabriel para um passeio. Gioconda recebe uma carta de perdão de Sebastião. Álvaro chega à casa de Tomásia e lhe conta a verdade sobre as cartas.

Capítulo 113
Tomásia acolhe Álvaro em sua casa. Miguel visita Isaura. Sebastião deixa Rosa ir ao casamento de Isaura. Leôncio leva Isaura para o quarto e lhe diz que será sua despedida de solteira.

Capítulo 114
Leôncio bate em Isaura. Malvina ameaça deixar Leôncio na miséria. Álvaro melhora da febre e vai ao casa mento. Isaura põe o vestido de noiva. Álvaro pede ajuda a Tomásia para raptar Isaura.

Capítulo 115
Leôncio discute com Isaura. Malvina ameaça deixá-lo na miséria. Álvaro melhora da febre e vai ao casamento. Isaura põe o vestido de noiva. Álvaro pede ajuda a Tomásia para raptar Isaura.

Capítulo 116
Tomásia aceita ajudar Álvaro. André parte para a fazenda de Leôncio. Miguel conta a Isaura que as cartas eram falsas. Sebastião proíbe Rosa de ir ao casamento. Isaura chega à igreja.

Capítulo 117
Álvaro rapta Isaura na porta da igreja. Belchior fica triste. Geraldo galanteia Malvina. Leôncio reúne capatazes para caçar Isaura. Miguel bate em Leôncio. Isaura e Álvaro se escondem na mata.

Capítulo 118
Álvaro monta uma cabana para ele e Isaura. Pedrinho derruba limonada na roupa de Branca, que o ameaça. Malvina e Leôncio discutem por causa de Isaura. Álvaro tem medo de morrer.

Capítulo 119
A febre de Álvaro continua alta. Malvina nega deitar-se com Leôncio. Henrique e Aurora se encontram e ficam encantados um com o outro. Tomásia decide um plano contra Leôncio.

Capítulo 120
Leôncio procura Isaura com os capangas. Helena enjoa e diz a Diogo que suas regras estão atrasadas. Álvaro pergunta a Isaura se ela quer esperar o casamento para se entregar a ele.

Capítulo 121
Geraldo galanteia Malvina. Isaura sente-se em perigo. André visita Bernardo e Moleca. Leôncio e Francisco conferem as armas e procuram Álvaro e Isaura.

Capítulo 122
Isaura culpa-se por fazer com que Álvaro seja caçado. Leôncio encontra pegadas de cavalo. Álvaro é capturado por Leôncio. Isaura foge. Leôncio atira em Álvaro.

Capítulo 123
Tibério encontra Álvaro na mata. Sebastião castiga Rosa. Geraldo diz a Isaura que Álvaro morreu. Álvaro mostra a Tibério que foi salvo por uma medalha.

Capítulo 124
Leôncio diz ao sargento que Miguel matou Álvaro. Bernardo esconde Isaura na pensão. Helena mata Paulo para proteger Diogo. Isaura chora a morte de Álvaro.

Capítulo 125
Geraldo quer se vingar de Leôncio. Diogo assume o crime de Helena. Isaura não quer fugir sem achar o corpo de Álvaro. Leôncio descobre que Isaura está na pensão.

Capítulo 126
Sinopse não disponível.

Capítulo 127
Leôncio sonha com Isaura. Gabriel escreve uma carta para Aurora. Branca fica sabendo da morte de Álvaro. Leôncio descobre que Isaura está na pensão.

Capítulo 128
Helena diz ao sargento que Diogo matou Paulo para protegê-la. Álvaro encontra o quilombo. Moleca esconde Isaura. Leôncio entra na pensão e procura Isaura.

Capítulo 129
Isaura e André se entregam. Flor-de-Lis diz a Aurora que está grávida de Henrique. Malvina ameaça deixar Leôncio na miséria.Tomásia expulsa Branca de sua casa.

Capítulo 130
Isaura pede que Belchior ajude André a fugir. Malvina proíbe Leôncio de maltratar Isaura. Helena diz a Henrique que matou Paulo. Álvaro chega à casa de Tomásia.

Capítulo 131
Geraldo toma um susto ao ver Álvaro. Malvina ouve Leôncio dizer a Francisco que vai matá-la e o ameaça. O sargento chega à fazenda para prender Leôncio.

Capítulo 132
Leôncio é preso. Malvina diz a Isaura que Álvaro está vivo. Perpétua se emociona ao ver Álvaro vivo. Malvina decide largar Leôncio. André sofre de dor.

Capítulo 133
Branca sente enjôo. Álvaro vai ao banco para se informar sobre a hipoteca de Leôncio. Sebastião pede Gioconda em casamento. Leôncio é libertado.

Capítulo 134
Raimundo tira André do tronco. Branca acha que está grávida de Leôncio. Leôncio é violento com Malvina. Álvaro compra tudo o que pertencia a Leôncio, inclusive Isaura.

Capítulo 135
Álvaro liberta Isaura. Leôncio ameaça matar Malvina e se suicidar. Branca planeja dizer que está grávida de Álvaro. Rosa pede a Álvaro para ficar na fazenda.

Capítulo 136
Leôncio pede perdão e dinheiro para Malvina. Isaura recebe sua carta de alforria. André e Rosa se beijam. Malvina chega à fazenda de Sebastião com Leôncio.

Capítulo 137
Isaura liberta os escravos da fazenda. Malvina pede que Sebastião ajude Leôncio. Leôncio diz a Francisco e Martinho que planeja matar Álvaro e seqüestrar Isaura.

Capítulo 138
Rosa fica furiosa por ainda ser escrava. Leôncio compra a arma de Francisco. Tomásia diz a Isaura que sua vingança estará completa quando Leôncio for preso ou morto.

Capítulo 139
Isaura sugere que Tomásia adote uma criança. Aurora toca piano na festa de Isaura. Geraldo diz a Malvina que a ama. Diogo visita Helena mesmo estando foragido. Leôncio se nega a pagar Serafina e as meninas do bordel se armam de canivetes.

Capítulo 140
Com medo de levar uma facada, Leôncio paga Serafina e vai embora. Pedrinho reencontra Isaura. Henrique pede Aurora em casamento. Gioconda aceita se casar com Sebastião, mas impõe condições. Branca trama um plano para separar Isaura e Álvaro.

Capítulo 141
Rosa insinua-se para Álvaro. Leôncio reúne homens para raptar Isaura. Branca quer contratar um pistoleiro para matar Isaura. Perpétua faz exercícios para Gabriel voltar a andar. O sargento tortura Leôncio para saber onde estão as jóias de Serafina.

Capítulo 142
Todos se arrumam para o casamento de Miguel. O juiz nega o pedido de liberdade de Leôncio. Gabriel se declara para Perpétua. Sebastião aceita as condições de Gioconda. Começa o casamento de Miguel e Tomásia. O sargento ameaça Leôncio.

Capítulo 143
Martinho e Francisco planejam libertar Leôncio à noite. Álvaro diz a Isaura que eles se casarão em dois dias. O sargento deixa Leôncio sem comida e Diogo lhe dá os restos de seu jantar. Martinho dá bebida com sonífero para os guardas e liberta Leôncio.

Capítulo 144
Leôncio pede uma arma para matar Diogo. Serafina decide transformar o bordel em um orfanato. Isaura conta a Rosa que quer comprá-la de seu pai para lhe dar a alforria. Rosa pede perdão a Isaura. Leôncio rapta Isaura e diz que vai possuí-la.

Capítulo 145
Francisco tira Leôncio da cadeia escondido. Serafina decide transformar o bordel em um orfanato. Geraldo conta a Branca sobre o casamento de Álvaro. Leôncio seqüestra Isaura.

Capítulo 146
Álvaro procura Isaura com os escravos libertos. Miguel e Tomásia também saem atrás dela. Helena visita Diogo na prisão. Gabriel diz que a única forma de deter Leôncio é matando-o.

Capítulo 147
Henrique vai atrás de Isaura. Malvina pega uma arma e sai. Leôncio é esfaqueado e morre. Isaura tenta tirar a faca de seu peito, o sargento vê e lhe dá voz de prisão. Todos chegam à cabana.

Capítulo 148
Malvina chora a morte de Leôncio. O sargento lê a carta em que Helena diz que matou Paulo. Álvaro faz companhia a Isaura na cela. Helena é presa. Francisco quer vingar a morte de Leôncio.

Capítulo 149
Rosa cobra a carta de alforria de Sebastião. Malvina desconfia que Sebastião matou Leôncio. Gabriel consegue mexer a perna. Gioconda desconfia de Tomásia; Sebastião, de Malvina.

Capítulo 150
Álvaro desconfia de Geraldo e Malvina. Aurora cobiça Henrique. Geraldo diz a Helena que seu julgamento foi marcado. André expulsa Francisco da fazenda. Álvaro visita Isaura na prisão.

Capítulo 151
Álvaro decide investigar o assassinato de Leôncio. Aurora cobiça Henrique. Gabriel comemora seus movimentos com as pernas. André expulsa Francisco da fazenda. Álvaro visita Isaura.

Capítulo 152
O sargento diz que Tomásia é uma forte suspeita. Sebastião vai depor na delegacia. Tomásia pressiona Belchior para que ele conte o que viu. Malvina acusa Isaura pela morte de Leôncio.

Capítulo 153
Isaura acha que será condenada e Malvina lhe pede desculpas. Tomásia e Miguel vão ao local do crime atrás de pistas. Rosa se contradiz em seu depoimento. Branca sente dores na barriga.

Capítulo 154
Álvaro acredita na inocência de André. Rosa diz ao sargento que Belchior não vai depor. Henrique vê Geraldo beijar Malvina. Isaura consola Helena. Belchior conversa com o comandante.

Capítulo 155
Belchior conta ao comandante como Isaura foi raptada. Álvaro fica curioso sobre o romance de Gabriel e sua mãe. Branca pensa em dar sonífero a Álvaro para que ele durma ao lado dela.

Capítulo 156
Começa o julgamento de Helena. O comandante pede que Isaura confesse seu crime. Sebastião testemunha a favor da filha. Martinho conta para Raimundo quem matou Leôncio.

Capítulo 157
Álvaro tenta convencer Isaura a assumir o crime. O promotor pede a condenação de Helena mas ela é absolvida. Martinho diz a Malvina que sabe quem matou Leôncio. Miguel recebe uma ameaça.

Capítulo 158
Perpétua chega à casa de Álvaro. Raimundo e Martinho são assassinados. Rosa coloca sonífero na moringa d'água de Álvaro. Belchior diz a Rosa que está com medo. Branca entra no quarto dele.

Capítulo 159
Álvaro reconhece Branca, mas não tem forças para contê-la. Francisco encontra os corpos de Martinho e Raimundo. Álvaro acorda e se assusta ao ver Branca, que afirma que os dois transaram.

Capítulo 160
Miguel conta que Belchior sumiu. Gabriel se declara para Perpétua e a beija. Perpétua escuta berros de crianças. Belchior chega à fazenda. Branca mostra um vidro de veneno para sua mãe.

Capítulo 161
Branca resolve envenenar Isaura. Diogo visita Helena. Aurora e Henrique fazem as pazes. Branca põe veneno na comida. Isaura janta sem saber. Isaura se contorce de dor e grita para os guardas.

Capítulo 162
Branca conta a sua mãe que envenenou Isaura. Álvaro diz ter matado Leôncio. Isaura é libertada e Álvaro preso. Álvaro diz ao Comandante que mentiu. O policial diz que ele será condenado.

Capítulo 163
Rosa torce para Isaura morrer. Álvaro e Geraldo concluem que Branca envenenou Isaura. André chega com o antídoto. Francisco é preso. O Comandante ordena a prisão de Belchior. Isaura reage.

Capítulo 164
Isaura conta ao pai que recebeu a visita de Branca antes de ser envenenada. Rosa avisa a André que o quilombo será atacado. Francisco é solto. Comandante dá ordem de prisão à Branca.

Capítulo 165
Rosa promete fazer escândalo no casamento de Sebastião. Branca tem crise de demência na frente do comandante. Isaura visita Álvaro na cadeia. Francisco ameaça matar Belchior.

Capítulo 166
O Comandante encontra Belchior. Rosauro sai em busca de Francisco. Malvina recepciona os convidados do casamento. O Comandante pressiona Belchior para que ele diga quem matou Leôncio. Rosa chega ao casamento e enfrenta Sebastião. Gioconda está indecisa com seu casamento. Sebastião fica com medo se Gioconda desistir do casamento. Começam os casamentos. Belchior é preso. Álvaro pede para Belchior dizer quem matou Leôncio. Belchior chora. André, João e Joaquina vão a festa de casamento avisar Isaura que Belchior foi preso. Rosa cumprimenta Sebastião e Gioconda, mas volta a ameaçar fazer um escândalo. Rosa insulta Isaura. Rosa pega o buquê de Helena e começa o escândalo. Sebastião vende Rosa para Isaura. Isaura dá a carta de alforria para Rosa. Isaura vai a cadeia e pede para Belchior dizer quem matou Leôncio. Isaura tenta convencer Belchior a lhe contar sobre o verdadeiro assassino. Geraldo conta à Malvina que Branca está grávida de Leôncio. Isaura entrega a carta de alforria para Rosa. O juiz ordena a prisão de Belchior até o dia do julgamento. Álvaro entrega seu testamento para Perpétua. Miguel leva aos braços de Tomásia seu filho.

Capítulo 167
Sinopse não disponível.


Deixe sua opinião



Leia também