Confira o resumo de todos os capítulos de O Cravo e a Rosa





Confira o resumo de todos os capítulos de O Cravo e a Rosa:

Capítulo 1
O cavalo de Petruchio interrompe a passeata das mulheres. Catarina não quer ir à regata conhecer seu novo pretendente, mas o pai a convence. Bianca e Heitor se beijam escondidos. Catarina chega de bote e joga Serafim no rio. Joaquim contrata um detetive para seguir Petruchio. Dinorá vende a promissória de Petruchio a um agiota e planeja casá-lo com Catarina. Petruchio fica furioso ao receber uma carta avisando que ele perderá a fazenda. Dinorá diz a Petruchio que ele precisa se casar com Catarina para pagar a dívida. Serafim vai à casa de Catarina. Ela se veste de louca.

Capítulo 2
Catarina age como se fosse uma louca. Petruchio não quer se casar com Catarina. Ele procura o agiota Normando, que aceita parcelar a dívida. Ao descobrir que a loucura de Catarina era apenas fingimento, Serafim decide conquistá-la. Cornélio resolve apresentar Petruchio a Catarina, e Dinorá adora a idéia. Lindinha espiona o banho de Petruchio. Normando ameaça tomar a fazenda caso ele não pague a dívida no prazo. Para salvar as terras, Petruchio aceita se casar. Buscapé avisa Catarina que Dinorá lhe arrumou um novo pretendente.

Capítulo 3
Batista conhece Petruchio e concorda em apresentá-lo a Catarina. Heitor diz a Bianca que tem um plano para ficarem juntos. Lindinha não gosta de saber que Petruchio vi se casar. Catarina pede ajuda a Lourdes e Bárbara para livrar-se de Petruchio. Joaquim dá dinheiro a Normando para prejudicar Petruchio. Dinorá ameaça revelar o segredo de Candoca se ela não lhe ajudar a impedir a fuga de Bianca e Heitor. Lourdes e Bárbara tentam impedir Petruchio de entrar na casa de Catarina, mas não conseguem. Catarina finge estar grávida para conhecer Petruchio.

Capítulo 4
A falsa barriga de Catarina cai e Petruchio come a melancia. Candoca pergunta a Rosa sobre o relacionamento dela com Cornélio. Ao perceber que Catarina é do contra, Petruchio pede que Batista finja não querer que ela se casa com ele. Celso chega à fazenda de Petruchio. Bianca não aceita a idéia de fugir com Heitor. As feministas fazem um protesto contra a revista de Serafim, que aproveita para se aproximar de Catarina. Petruchio e Celso fazem serenata para Catarina. Batista proíbe Catarina de ver Petruchio.

Capítulo 5
Catarina resolve contrariar o pai, mas expulsa Petruchio. Petruchio flagra Lindinha cheirando suas camisas, mas Neca arruma uma desculpa. Normando mostra a Joaquim uma intimação judicial contra Petruchio. Dinorá aconselha Catarina a não descartar Petruchio. Heitor paquera Kiki. Serafim se recusa a publicar o artigo feminista escrito por Catarina. Heitor ameaça se alistar na Legião Estrangeira se Bianca não fugir com ele. Januário se oferece para ajudar Lindinha a atrapalhar o casamento. Petruchio beija Catarina.

Capítulo 6
Catarina joga um vaso em Petruchio, que quase acerta Mimosa. Ela desmaia. Catarina fica impressionada com o beijo de Petruchio. Bianca decide fugir com Heitor e avisa Candoca, que conta a Dinorá. Batista pede a Petruchio que não visite Catarina. Dinorá esconde o dinheiro de Heitor para impedi-lo de fugir. Petruchio leva flores para Catarina e, do meio delas, sai uma cobra, posta por Lindinha. Batista expulsa Petruchio, mas Catarina pede a ele que fique. Calixto e Mimosa conversam. Cornélio dá dinheiro a Heitor. Buscapé com a Catarina o plano de Bianca.

Capítulo 7
Batista impede que Bianca fuja e a proíbe de encontrar-se com Heitor. Dinorá fica sabendo que Cornélio ajudou Heitor. Bianca decide fazer greve de fome até Catarina aceitar casar-se com Petruchio. Os empregados da fazenda oferecem suas economias para Petruchio, mas ele não aceita. Neca fica com ciúme de Calixto. Catarina tenta obrigar Bianca a comer. Cornélio dá um colar a Dinorá, que marca encontro com Serafim. Petruchio procura Batista. Bianca desmaia.

Capítulo 8
Batista concorda em ajudar Petruchio depois que Catarina o aceitar. Catarina faz um acordo: se Petruchio provar que Heitor não presta, aceita que ele a visite. Dinorá e Celso flertam. Petruchio hospeda Fábio e pede a Kiki que conquiste Heitor para desmascará-lo. Kiki e Heitor tomam banho no rio. Petruchio e seus amigos escondem as roupas de Heitor. Petruchio leva as roupas para Catarina, que as mostra a Bianca. Catarina concorda em aceitar a corte de Petruchio, desde que ele não a beije.

Capítulo 9
Bianca desiste da greve de fome. Normando impede que Petruchio saiba que a fazenda vai a leilão. Joaquim decide arrematar a fazenda. Fábio paquera Lindinha, e Januário toma satisfações. As feministas organizam um protesto. Bianca acredita na versão de Heitor sobre o banho de rio. Calixto convida Mimosa para um passeio. Heitor toma satisfações com Kiki. Edmundo se candidata à vaga de professor e apaixona-se por Bianca.

Capítulo 10
Bianca fica impressionada com Edmundo, e ele é contratado. Catarina convida a família de Cornélio para um lanche. Serafim finge concordar com a causa feminista. Edmundo aluga um quarto na casa de Rosa. Candoca se interessa por ele. Lindinha põe pimenta no licor. Cornélio e Batista ficam chocados com a submissão de Petruchio. Batista passa mal ao provar o licor. Petruchio descobre que sua fazenda vai a leilão e toma satisfações com Normando. Dinorá proíbe Cornélio de ajudar Petruchio. Começa o leilão.

Capítulo 11
Dinorá encontra Cornélio no leilão. Petruchio quer saber porque Joaquim o odeia. Catarina finge não importar-se com o leilão. O leilão é suspenso por ordem do juiz, que avisa que a dívida foi paga. Cornélio garante que não ajudou Petruchio. Os guardas impedem que Petruchio agrida Joaquim. Serafim diz a Petruchio que deve ter sido Catarina quem pagou a dívida. Catarina percebe o interesse de Edmundo por Bianca. Petruchio recusa convite de Kiki. Joaquim quer saber quem salvou a fazenda. Heitor pede a Bianca que faça mais greve de fome para pressionar Catarina. Petruchio beija Catarina na rua.

Capítulo 12
Catarina fica furiosa e manda prender Petruchio. Joaquim e Serafim fazem um acordo para destruir Petruchio e afastá-lo de Catarina. Celso e Fábio alugam quarto na casa de Rosa. Kiki avisa que Petruchio está preso. Serafim decide fazer de Dinorá uma aliada na guerra contra Petruchio. Catarina resolve alfabetizar Buscapé. Candoca comenta com Edmundo sobre o namoro de Bianca e Heitor. Celso pede ajuda a Batista para soltar Petruchio. Serafim manda flores para Dinorá. Batista tira Petruchio da cadeia. Petruchio decide que nunca mais quer ver Catarina.

Capítulo 13
Batista revela ter pago a dívida e ameaça tirar a fazenda de Petruchio se ele não se casar com Catarina. Fábio é obrigado por Petruchio a conquistar Lourdes. Heitor beija Bianca e ela sai correndo. Lindinha pede ajuda a Januário para saber o que Petruchio está armando. Dinorá e Josefa encontram Joaquim e Serafim na confeitaria. Josefa suspira quando Serafim coloca o pé em sua perna, pensando ser de Dinorá. Joaquim pede ajuda para separar Petruchio e Catarina e promete joias. Rosa tranquiliza Bianca: beijo não engravida. Dinorá fala sobre sexo com Catarina. Edmundo fala de amor com Bianca. Petruchio manda um pote de mel para Catarina.

Capítulo 14
Dinorá insiste que Catarina deve dar uma chance para Serafim e a convida para jantar em casa. Heitor fica com ciúmes de Bianca. Mimosa briga com Calixto. Catarina começa a ensinar Buscapé a ler a escrever. Edmundo recita poemas de amor para Bianca. Joana e as crianças quase descobrem Batista em seu carro. Cornélio convida Petruchio para jantar em sua casa. Fábio aposta com Celso que vai conquistar Catarina. Celso se oferece para acompanhar Candoca ao jantar de Dinorá. Petruchio encontra Catarina no jantar.

Capítulo 15
Catarina decide aceitar a corte de Serafim, só para irritar Petruchio. Cornélio estranha quando Celso demonstra já conhecer Dinorá. Petruchio só faz grosserias à mesa. Serafim corteja Dinorá. Celso agarra Dinorá e marca um encontro. Petruchio pede Catarina em casamento, a beija e leva um tapa. Neca faz perguntas sobre Calixto. Batista veste-se de caixeiro viajante e chega em sua outra casa. Bianca ameaça fazer outra greve de fome se Catarina não aceitar o pedido de casamento.

Capítulo 16
Catarina fica furiosa. Joana recebe Batista com amor. Jorginho e Fátima ficam felizes com a chegada do pai. Januário se oferece para ajudar Lindinha a conquistar Petruchio. Dinorá procura Serafim e garante que vai ajudá-lo. Celso pede o apartamento de Kiki emprestado. Kiki dá dicas para Fábio conquistar Lourdes. Dinorá aconselha Catarina a aceitar o convite de Petruchio para continuar a provocá-lo. Bianca vibra ao saber da decisão da irmã. Rosa percebe o interesse de Candoca por Edmundo. Dinorá sente alergia quando beija Celso. Petruchio pede um beijo a Catarina.

Capítulo 17
Catarina enfia uma escova na boca de Petruchio. Mimosa perdoa Calixto. Fábio tropeça e cai em cima de Lourdes, que fica furiosa. Ele finge ser mudo. Kiki e Lindinha choram ao saber que Petruchio vai se casar. Neca faz charme para Calixto. Josefa e Dinorá recebem pulseiras de ouro. Bianca foge do beijo de Heitor. Januário empresta o anel da sorte de sua família para Lindinha. Kiki vai à fazenda de Petruchio.

Capítulo 18
Kiki se declara a Petruchio e, ao ser rejeitada, promete vingança. Batista conhece Berenice, vizinha de Joana. Ao chegar em casa, Batista vibra com a notícia sobre o casamento e planeja o jantar de noivado. Josefa aconselha Heitor a ser aluno de Edmundo. Catarina leva um artigo para Serafim, que promete publicá-lo. Ela o convida para seu jantar de noivado. Cornélio tenta convencer Batista a aceitar Heitor. Kiki descobre que Celso é amante de Dinorá. Fábio visita Lourdes. Petruchio fica furioso ao saber que Catarina se encontrou com Serafim.

Capítulo 19
Petruchio desafia Serafim. Bianca tem certeza que Catarina se apaixonou por Petruchio. Catarina se lembra e sente saudades da mãe. Dinorá pede a Josefa uma receita que a ajude a parar de sentir alergia por Celso. Joaquim obriga Serafim a comparecer ao noivado. Heitor pede a Edmundo que o ensine a ser romântico. Calixto exige que Petruchio vá vestido de noivo. Lindinha substitui Neca na preparação do jantar. Candoca chega com Celso, e Dinorá fica com ciúmes. Petruchio se irrita com a presença de Serafim, mas fica encantado ao ver Catarina.

Capítulo 20
Batista faz um brinde aos noivos. Catarina incentiva Serafim. Calixto reconhece Josefa. Dinorá dança com Serafim e pisa no vestido de Catarina, que fica furiosa com Petruchio. Dalva confessa a Edmundo que foi apaixonada por Cornélio. Petruchio e Catarina discutem quebrando tudo no quarto. Januário faz simpatia para ter o amor de Lindinha. Calixto e Mimosa incentivam Petruchio a colocar o anel de noivado em cima do doce. Catarina engole o anel.

Capítulo 21
Petruchio se irrita e vira Catarina de ponta cabeça. Catarina joga doces em Petruchio, atingindo Serafim. Batista providencia outro anel a Catarina, que pertenceu à mãe dela. O noivado acontece. Bianca descobre que Catarina não engoliu o anel, pois ele foi roubado antes. Lindinha experimenta o anel que pertenceu à avó de Petruchio. Heitor quer a ajuda de Cornélio para escrever um poema. Dinorá rouba as ceroulas de Celso. Calixto relembra seu passado com Josefa. Depois, convida Mimosa para passear. Heitor recita o poema para Bianca. Chocada, ela lhe dá uma bofetada e rompe o noivado.

Capítulo 22
Uma médica examina Catarina, mas não encontra o anel. Catarina descobre que o anel foi roubado. Heitor lê seu poema para Edmundo, querendo saber onde errou. Josefa joga a água da simpatia em Dinorá. Calixto acredita que Josefa pode ter tido um filho seu e conta tudo para Petruchio. Catarina anda de cavalinho nas costas de Petruchio, que se sente humilhado a derruba. Calixto beija Mimosa. Berenice vai lavar roupa na casa de Batista, que passa mal. Serafim garante a Josefa que, se conseguir beijar Catarina, irá conquistá-la.

Capítulo 23
Joaquim ameaça tirar o apoio financeiro para a revista, caso Serafim não conquiste Catarina. Josefa promete fazer uma poção do amor para Serafim. Dinorá diz a Catarina que, se ela beijar Serafim, Petruchio termina o noivado. Lourdes se enfeita para encontrar Fábio. Bianca revela a Edmundo que falta algo em seu romance com Heitor. Dinorá devolve as ceroulas de Celso, mas continua com alergia. Joana quer saber se o marido conhece Batista. Calixto pede um beijo a Neca, que solta as galinhas em cima dele. Catarina conta a Petruchio que o anel foi roubado. Petruchio anuncia que irá marcar a data do casamento.

Capítulo 24
Catarina enfia sorvete na cara de Petruchio. Petruchio entra no apartamento de Lourdes e recebe uma lata de tinta na cabeça. Joana conta a Batista que Fátima foi conhecer a casa do banqueiro. Catarina se oferece para dar aulas a Fátima. Cornélio e Dinorá tentam convencer Batista a dar uma festa a fantasia. Catarina aprova a idéia, cheia de planos para espantar Petruchio. Candoca aconselha Edmundo a se aproximar de Bianca para conquistá-la. Batista sugere a Cornélio que expulse a sogra de casa.

Capítulo 25
Dinorá fica curiosa com o plano de Catarina para se livrar de Petruchio. Petruchio briga com Neca e Lindinha. Catarina arma um plano com Bárbara: ela se vestirá de odalisca e cairá nos braços de Petruchio na festa. Depois de uma noite de amor, Cornélio presenteia Dinorá com jóias. Joana permite que Jorginho estude com Catarina. Edmundo aceita ajudar Heitor. Cornélio se livra de Pompom com a ajuda de Dalva. Batista se esconde ao saber que Jorginho e Fátima estão em sua casa. Petruchio encontra Catarina.

Capítulo 26
Catarina convida Petruchio para o baile a fantasia. Calixto vai beijar Mimosa, mas ela engole um mosquito. Batista tenta proibir Catarina de dar aula para as crianças, mas nada consegue. Josefa procura Pompom. Candoca convence Edmundo a ir ao baile. Neca chora ao saber do beijo de Calixto e Mimosa. Josefa consegue uma fantasia para que Heitor não seja reconhecido no baile. Celso avisa Petruchio que Catarina tem algum plano. Petruchio chega ao baile.

Capítulo 27
As mulheres se encantam com Petruchio vestido de homem das cavernas. Dinorá entrega uma pomada do amor para que Serafim passe nos lábios e beije Catarina. Januário ajuda Lindinha a fazer o feitiço para conquistar Petruchio. Disfarçado, Heitor desperta o interesse em Batista. Calixto pressiona Josefa para saber sobre o filho. Heitor é desmascarado e expulso da festa. Bianca chora e é consolada por Edmundo. Serafim beija uma mulher pensando ser Catarina. Catarina acaba o noivado ao ver Petruchio beijar Bárbara.

Capítulo 28
Petruchio se desespera ao se deparar com os problemas na fazenda. Calixto vende os queijos que restaram. Lindinha acha que seu feitiço começou a dar certo. Edmundo dita uma carta de amor para Heitor. Batista indica a Cornélio uma pessoa que pode sumir com Josefa. Catarina se choca ao saber do incêndio e manda empenhar um par de brincos, pedindo que Mimosa entregue o dinheiro a Petruchio. Dinorá resiste à coceira ao beijar Celso.

Capítulo 29
Lindinha e Petruchio se beijam. Bianca está decidida a obrigar Catarina a se casar. Bianca garante que fará greve de fome até Catarina se casar. Petruchio pede desculpas a Lindinha, que chora de decepção. Dalva quer que Candoca saia com Celso. Batista diz que não vai permitir o namoro de Bianca e Heitor. Calixto é encarregado por Mimosa de vender as jóias de Catarina. Edmundo descobre que Bianca gostou da carta.

Capítulo 30
Calixto acaba revelando a Petruchio que as jóias são de Catarina. Kiki se encontra com Dinorá. Petruchio vai tomar satisfações com Catarina e lhe pede que retome o noivado. Catarina acusa Petruchio de querer seu dote. Ele a beija e vai embora. Bianca insiste na greve de fome. Joaquim pede a Dinorá que o ajude a concretizar o seu plano contra Petruchio.

Capítulo 31
Celso olha Candoca com interesse. Edmundo escreve outra carta. Batista proíbe os filhos de estudar com Catarina. Kiki vai à fazenda. Cornélio confessa a Dalva o seu desejo de desaparecer com Josefa. Kiki agarra Petruchio. Catarina invade o quarto de Bianca com várias travessas de comida na mão. Petruchio beija Kiki na frente da casa de Catarina.

Capítulo 32
Catarina revida jogando um vaso na cabeça de Petruchio. Berenice propõe que os filhos de Joana continuem indo às aulas com Catarina sem o pai saber. Edmundo sofre por causa de seu amor por Bianca. Dinorá pede ajuda a Heitor para levar adiante o plano de Joaquim contra Petruchio. Lourdes começa a pintar Fábio sem camisa. Bianca passa mal, e Dinorá promete arranjar um médico. Petruchio aceita a encomenda do vigarista contrato por Joaquim.

Capítulo 33
Acaba a greve de fome de Bianca. Mimosa e Calixto acertam um encontro depois da missa. Batista pergunta como Petruchio vai pagar a hipoteca da fazenda, agora que rompeu com Catarina. Heitor convence Candoca a marcar um encontro com Bianca. Celso aconselha Kiki a desistir de Petruchio. Cornélio avisa ao seqüestrador que não pretende matar a sogra, mas só tirar umas férias dela. Candoca se declara a Edmundo, que promete ser seu melhor amigo. Catarina aceita tomar chá com Serafim. Celso beija Candoca e recebe um tapa. Quando vai tomar banho, Petruchio surpreende Lindinha no chuveiro. Bianca se encontra com Heitor, mas Catarina chega e grita pelo pai. Candoca se arrepende e aceita o beijo de Celso. Josefa estranha quando Cornélio a chama de sogrinha querida. Batista quer mandar Bianca para o convento.

Capítulo 34
Mimosa imagina um plano para salvar Bianca. Cornélio discute com a sogra e vai dormir no tapete. Petruchio recebe o cheque do vigarista. Lindinha deixa Januário tocar seus cabelos, mas oferece a crina do cavalo. Bianca quer saber por quem Edmundo está apaixonado. Diante da igreja, dois homens tentam arrastar Josefa para dentro de um carro, mas ela os põe para correr. Petruchio vai esfregar o cheque na cara de Catarina. Bianca é examinada pelo médico. Cornélio estranha porque Dinorá não acompanhou Josefa na igreja. Petruchio e Catarina quase se beijam, mas Serafim interrompe. O jornalista alterou o artigo que ela escreveu para a revista, deixando-a possessa. O caixa do banco declara que o cheque é roubado e Petruchio estremece. O médico reúne a família para contar que Bianca tem um sopro no coração, a mesma doença que matou a mãe.

Capítulo 35
Bianca não pode ter emoções fortes nem fazer outra greve de fome. Batista desiste do convento, mas a ameaça com o hospital. Petruchio volta para casa de mãos vazias e culpa Calixto. Januário quer ir embora da fazenda porque acha que Petruchio está escondendo o dinheiro. Neca teme ficar sem emprego. Heitor sabe da doença de Bianca e quer vê-la. Bianca não entende o mistério em torno da sua doença. Heitor manda o vigarista descobrir quem tentou raptar sua mãe. Mimosa e Calixto se unem para juntar Catarina e Petruchio. Catarina fica sabendo que o casamento da sua mãe não foi feliz porque ela amava outro homem. Catarina decide se casar, para salvar Bianca.

Capítulo 36
Catarina impõe condições para haver casamento, mas confessa que ainda não escolheu o noivo. Bianca pula de alegria. Catarina anuncia que só vai se casar com quem a obedecer. Batista pensa numa maneira de mandar dinheiro para Joana. Januário que ir embora mas Petruchio pede que ele espere mais. Joaquim procura Petruchio para comprar a fazenda e declara sua raiva: foi Petruchio quem seduziu sua filha no passado. Petruchio nega ter desonrado a jovem, mas Joaquim se mantém irredutível e lhe dá um prazo para pensar. Petruchio não vê outra saída a não ser vender a fazenda. Heitor quer pagar Edmundo para escrever uma linda carta para Bianca. Edmundo não aceita o dinheiro, mas escreve a carta. Todos se reúnem para ouvir a decisão de Catarina, que resolve dar uma chance para o jornalista Serafim.

Capítulo 37
Calixto insiste que Petruchio deve tentar uma nova chance com Catarina. Bianca tenta convencer a irmã que ela deve se casar com o fazendeiro. Cosme joga uma carteira recheada na porta de Joana, que a encontra. Catarina pede que Serafim ensine-a a dirigir. Heitor quer ver a amada e Cornélio deve ajudá-lo, seguindo ordens de Dinorá. As crianças vibram com a aula de Catarina. Batista se esconde no jardim. Heitor e Bianca se beijam com amor. Dinorá sente Celso um pouco distante. Lourdes pede que Catarina jamais se case com o grosseirão. Fábio topa tirar a camisa e só. Petruchio decide ir ver Catarina e fazer da onça um tapete. Catarina começa a dirigir e Petruchio vê o carro se aproximar em sua direção.

Capítulo 38
Ela breca no último instante, mas ainda derruba Petruchio. Catarina se desespera deixando transparecer os seus sentimentos. Petruchio é levado desmaiado para a mansão e se surpreende ao acordar e ver Catarina cuidando dele. Logo depois, os dois brigam. Cornélio está desconfiado de Dinorá e suas idas à igreja. Dalva pede que Candoca nada conte do passado para Celso. Cornélio banca o genro amantíssimo. Bianca começa a achar que está doente, mas a irmã nega. Fábio está desistindo da aposta, porque sentiu um comichão. Lourdes também sentiu comichão. Josefa manda Dinorá dar uns presentinhos para Celso. Calixto e Mimosa armam para que Catarina e Petruchio se encontrem na igreja.

Capítulo 39
Calixto corteja Mimosa, que faz o sinal da cruz. Todos decidem ir com Petruchio para a cidade. Joaquim já planeja expulsar o fazendeiro um dia depois da venda. Joana devolveu a carteira pensando que era do dono do bar. Batista se enrola dando pistas que sabia da história. Joaquim quer pagar com cheque, mas Petruchio se recusa a receber. Joana nada conta ao marido que as crianças continuam tendo aulas. Serafim tenta beijar Catarina e leva um vaso na cabeça. Kiki mostra-se solidária com Petruchio e dá uma dica para que encontre Dinorá na igreja e pressione-a. Bianca arruma um jeito de levar Catarina à igreja. Batista fica furioso ao ver que a filha pegou o seu carro. Todos se encontram na igreja. Petruchio sai com Catarina de carro e garante amá-la. Pede-a em casamento mais uma vez.

Capítulo 40
Catarina decide que vai se casar com quem for obediente às suas regras. Dinorá fica em pânico porque Kiki deu com a língua nos dentes. Joaquim aguarda Petruchio com um monte de notas e tem um ataque ao pensar que o negócio furou. Serafim fica pasmo ao saber que Petruchio e Catarina saíram juntos. Josefa manda Dinorá dar uma jóia para Kiki. Catarina impõe as suas regras, a principal delas é ter quartos separados e ser mulher só no papel. Petruchio aceita. Todos brindam ao casamento. Lindinha, bem falsa, garante que vai ser a melhor amiga de Catarina. Kiki aceita a joia e promete silêncio. Joaquim dá dinheiro para que Dinorá acabe com o casamento. Ela procura Petruchio e avisa que Catarina quer que ele puxe uma charrete.

Capítulo 41
Petruchio pensa nos seus empregados e aceita a humilhação. Catarina acha que foi idéia dele e adora o passeio. Celso fica sabendo da chantagem de Kiki, e Dinorá quer terminar tudo com ele. Bianca briga com a irmã que adorou saber que vai ter um marido humilde e cordato. Calixto, Januário, Lindinha e Neca ficam revoltados, mas se emocionam ao saber que Petruchio fez por eles. Catarina convida Fátima para ser a dama de honra do casamento. Celso pressiona Kiki, que propõe conversar mais uma vez com Dinorá. Bárbara se choca ao ver os desenhos feitos por Raquel. Dalva vibra ao ser chamada para fazer o vestido da noiva. Cornélio estranha o nervosismo das mulheres da família. Petruchio garante a Calixto que depois de casar vai domar a fera.

Capítulo 42
Batista tenta imaginar um jeito de impedir que Fátima seja a dama de Catarina. Bianca pede permissão para namorar Heitor; o pai concede desde que Mimosa vigie tudo. Candoca ainda ama Edmundo, mas garante à mãe que vai tentar ser feliz com Celso. Batista quer saber as novidades, mas Joana nada conta. Lindinha promete fazer Catarina comer o pão que o diabo amassou. Januário consegue beijar o joelho de sua amada. Joaquim culpa Serafim pelo fracasso de seus planos. Cornélio vê Celso saindo da igreja e Dinorá finge-se injuriada. Josefa aconselha-a a bancar a ciumenta. Rufino vai tentar sequestrar Josefa no dia do casamento de Catarina. Edmundo sofre ao saber que Bianca ama Heitor pelas cartas que escreveu. Joana decide conversar com o marido.

Capítulo 43
Batista briga ao saber que Joana contrariou as suas ordens, mas ela finca pé e garante que Fátima será a dama de honra. Catarina faz mil exigências para a casa nova: comida e ambiente à sua altura. Josefa se anima ao saber que Joaquim quer encontrá-la. A noiva insiste com o pai: quer um conversível de presente de casamento. Batista quer mandar fazer o terno de Petruchio e manda Mimosa providenciar uma roupa do fazendeiro. Joaquim está muito feliz porque sua filha Muriel Marcela escreveu uma carta e Josefa se interessa pelo assunto, embora mantenha um certo mistério. Calixto pega roupa do patrão. Edmundo quer ser atleta como Heitor. Batista divide o seu segredo com Cornélio,os dois vão até a igreja. Dinorá e Celso trocam beijos. Bianca recebe nova carta de amor. Edmundo acompanha Heitor nos treinos.

Capítulo 44
Edmundo machuca o braço no primeiro exercício. Cornélio estranha não ver Dinorá, mas ela surge no fundo da igreja, com a desculpa que estava no confessionário. Banca a ofendida e avisa que ele vai dormir no sofá. Batista faz promessa para sair da enrascada. Januário pede ao amuleto de sorte para ser rico e bonito. Bárbara convida Fábio para ir com elas ao casamento. Joana também ganha roupa para ir ao casamento. Edmundo fica arrasado quando Bianca confirma gostar dele como a um irmão. Calixto tem que convencer Petruchio a usar o terno, pede Mimosa. O noivo concorda em ir bem elegante. Batista suspira aliviado: Fátima está com catapora. Chega o dia do casamento. Bianca exulta ao dar o braço a Heitor. Catarina entra na igreja, o padre está no altar, mas nada de noivo.

Capítulo 45
Catarina, furiosa, se prepara para ir embora. Petruchio chega neste momento bem malvestido. O casamento começa, mas os dois se agridem o tempo todo. Acabam dizendo sim e ouve-se um suspiro de alívio na igreja. Ao ver o anel de Januário, Joaquim se transtorna e tenta falar com ele. Batista pega o buquê da noiva e entrega para Bianca. Heitor pede para se encontrar com a namorada à noite no quarto. Dinorá fica com ciúmes de Candoca e Celso. Serafim corteja Lindinha e quer saber quem é Januário. Surgem pintas no rosto de Batista: ele está com catapora. Rufino tenta seqüestrar Josefa. Calixto vê o incidente, todos correm atrás e ela é salva. Petruchio e Catarina dançam a valsa, mas ele não consegue beijá-la. A confusão se estabelece. Petruchio leva a mulher dependurada no seu ombro.

Capítulo 46
Catarina furiosa se debate. Parte da viagem o casal tem que fazer a pé. Catarina acaba subindo num jumento, vestida de noiva. Chega desgrenhada, na fazenda. Bianca e Mimosa conversam sobre desejo. Heitor está decidido a entrar no quarto de Bianca e forçar mais ainda o casamento. Candoca não entende a agressividade de Dinorá. Fábio não consegue falar mais direito. Batista dorme no quarto de Bianca. Januário confirma que o anel era de seu pai, um fazendeiro rico que não conheceu. Lindinha sugere que ele venda para o homem que está interessado. Heitor invade o quarto e abraça Batista. Petruchio finge brigar com os empregados, reclama que nada está à altura de Catarina e deixa-a sem comer e sem roupa de cama. Desolada, ela senta-se na cama, que desaba. Uma galinha carijó faz-lhe companhia.

Capítulo 47
Petruchio manda Neca trancar toda a comida. Batista obriga Heitor a se afastar definitivamente de Bianca, que fica arrasada. Catarina ataca uma cebola, oferecida por Lindinha. Se ela quiser comer, vai ter que cozinhar, avisa Petruchio a seus empregados. Lindinha pressiona Januário: quer se encontrar com Serafim. Cornélio intercede por Heitor. Dinorá conta ao irmão que o médico foi pago por ela e que Bianca não está doente. Petruchio obriga Celso e Fábio a comer capim. Joaquim mostra a Serafim um anel igual ao de Januário e manda o jornalista investigar tudo sobre o rapaz. Heitor pede ajuda à Candoca para se encontrar com Bianca. Catarina tenta pegar ovos no galinheiro. Petruchio quer receber o dote de Catarina, mas Batista banca o surpreso.

Capítulo 48
Bianca pede desculpas a Edmundo e diz que gostaria de tê-lo como irmão. Calixto convida Mimosa para ficar na igreja com ele e não se beijam por que são interrompidos por Buscapé. Calixto convence Petruchio a usar o terno. Batista enfrenta as filhas para viajar. Batista fica aliviado ao ver que Fátima está com catapora e não poderá ser dama de honra de Catarina. Chega o dia do casamento. Bianca vai com Heitor à cerimônia. Petruchio se lembra de todos seus momentos com Catarina. Catarina entra na igreja e se assusta ao ver que Petruchio ainda não chegou.

Capítulo 49
Catarina exige o seu carro. Depois, alimenta a carijó e seus pintinhos e até experimenta com asco a ração. Lindinha beija Petruchio enquanto ele dorme. Certo que foi Catarina, ele leva bolo e café para a mulher pela manhã e recebe um prato na cabeça. Joaquim se preocupa com a filha que vai chegar de Paris. Lindinha finge que o anel de caveira é seu e surpreende Joaquim. Candoca intercede por Heitor. Ele sugere nova greve de fome e Bianca vai embora furiosa. Joaquim divide com Serafim o seu segredo: teve um filho com Suzette, uma mulher da noite, a quem deu o anel. Josefa adora as flores que recebe de Joaquim e vai ao seu encontro. Ele insiste que ela é Desirée e pergunta o sexo da criança que Suzette teve. Antes que ela responda, é sequestrada.

Capítulo 50
Dinorá pede sais ao saber que a mãe foi levada. Josefa faz mil exigências no cativeiro. Celso reage ao saber que não é o primeiro namorado de Candoca e ela jura nem ter sido beijada. Edmundo dita para Heitor uma nova carta de amor. O médico não dá alta para Batista, que está louco para viajar. Berenice estranha ao saber que o banqueiro está com catapora. Batista inventa estratagema: Cosme deixa uma trouxa de roupas para Joana lavar, com um monte de dinheiro no bolso. Catarina se recusa a lavar as próprias roupas. Calixto chega com a vaca nova que compraram. Cornélio negocia com o sequestrador pelo telefone e promete que irá libertar Josefa. Catarina entra no carro para fugir.

Capítulo 51
Januário confirma que o anel era de seu pai e Lindinha sugere que venda para Joaquim. Petruchio finge reclamar com os empregados que nada está à altura de Catarina e a deixa sem comer e sem roupa de cama. Batista obriga Heitor a se afastar de Bianca. Lindinha pressiona Januário: quer se encontrar com Serafim. Petruchio avisa aos empregados que, se Catarina quiser comer, terá de cozinhar. Dinorá confessa a Heitor que o médico foi pago por ela e que Bianca não está doente.

Capítulo 52
Petruchio faz Fábio e Celso comerem capim, já que conseguiu se casar com Catarina. Joaquim mostra a Serafim o anel igual ao de Januário e o manda investigar o rapaz. Heitor vai à fazenda falar com Candoca sobre Bianca. Petruchio procura Batista para receber o dote de Catarina. Batista diz a Petruchio que os juros da dívida da fazenda valem o dote de Catarina. Neca diz a Catarina que vai ajudá-la a conseguir comida. Lindinha pressiona Serafim: quer conhecer o homem que está interessado em Januário.

Capítulo 53
Bianca busca consolo em Edmundo, que quase a beija. Dinorá dá um par de sapatos a Celso. Petruchio desconfia que Neca está ajudando Catarina. Catarina se encanta com os filhotes da galinha e surpreende Petruchio. Petruchio manda Lindinha vigiar Catarina. Catarina vê Petruchio sem camisa e se perturba. Lindinha vê Catarina pegando o prato de comida à noite. Lindinha beija Petruchio enquanto ele dorme.

Capítulo 54
Certo de que foi Catarina quem o beijou, Petruchio leva bolo e café para ela no quarto. Catarina nega tê-lo beijado e eles brigam. Lindinha diz a Joaquim que o anel é dela. Dalva aconselha Bianca a não transar com Heitor. Joaquim revela a Serafim que teve um filho com Suzette, uma prostituta a quem deu o anel. Josefa recebe flores de Joaquim e sai com ele. Joaquim pergunta qual era o sexo da criança. Antes que responda, Josefa é sequestrada.

Capítulo 55
Josefa faz exigências aos seqüestradores. Edmundo dita outra carta de amor para Heitor dar a Bianca. Berenice estranha ao saber que Batista está com catapora. Batista manda Cosme deixar roupas para Joana lavar com dinheiro no bolso. Catarina se recusa a lavar as próprias roupas. Os seqüestradores ligam para Cornélio. Catarina entra no carro para fugir da fazenda.

Capítulo 56
Catarina não encontra a chave do carro para fugir. Lindinha promete achar a chave. Bianca fica encantada com a carta de Heitor. Josefa inferniza Rufino. Dinorá pede a Cornélio que pague o resgate. Petruchio proíbe Neca de limpar o quarto de Catarina. Dinorá decide romper com Celso. Fábio posa de grego para Lourdes. Lindinha mente para Joaquim dizendo ter ganho o anel da mãe, que nem conheceu.

Capítulo 57
Petruchio flagra Lindinha com a chave do carro na mão. Lindinha revela a Petruchio que iria ajudar Catarina a fugir e acusa Neca de dar comida a Catarina. Joaquim manda um policial assumir as investigações do seqüestro. Lourdes e Fábio se beijam. Joana se preocupa com a saúde de Batista. Bianca decide ver Heitor. O policial pede a Rufino uma prova de que Josefa está viva. Catarina procura sua galinha.

Capítulo 58
Petruchio diz a Catarina que há canja para o jantar. Catarina chora, e Petruchio pede perdão. Neca devolve a galinha a Catarina. Rufino envia um brinco de Josefa e pede resgate. Bárbara e Dalva chegam à pensão, mas Candoca e Celso negam que Fábio more lá. Bianca decide visitar Catarina.

Capítulo 59
Catarina rouba a chave do carro, mas Petruchio a flagra. Petruchio e Catarina se beijam. Calixto os interrompe. Neca serve café para Catarina. Lindinha conta a Petruchio, que demite Neca. Catarina entrega a ela uma jóia e uma carta de recomendação. Cornélio flagra Celso em sua casa com Dinorá.

Capítulo 60
Petruchio readmite Neca e fica com a jóia. Rufino diz a Cornélio que o rapto de Josefa é de verdade. Edmundo mostra a Bianca os mesmos versos que estavam na carta de Heitor. Batista recusa a proposta de Joana de abandonar a vida de caixeiro-viajante. Lindinha se encontra com Joaquim e garante ser a dona do anel.

Capítulo 61
Edmundo revela a Candoca que é o autor das cartas que Heitor manda para Bianca. Dinorá pede ajuda a Joaquim para salvar a mãe. Celso proíbe Candoca de falar com Heitor e depois se encontra com Dinorá. Batista manda Cosme comprar roubas boas para Joana. Petruchio pergunta a Catarina se pode ficar com a jóia dela. Ela aceita, mas ele tem que limpar seu quarto. Petruchio concorda.

Capítulo 62
Heitor copia carta de Edmundo, e Candoca guarda a original. Lindinha decide encher o colchão de Catarina de percevejos. Berenice vê as roupas de Joana na casa de Batista. Edmundo leva uma surra de Heitor. Batista dá os presentes para Joana. Cornélio propõe entregar as joias de Josefa para o sequestrador. Joaquim dá a Dinorá o dinheiro para o resgate de Josefa.

Capítulo 63
Candoca convence Bianca a visitar Edmundo. Lourdes se declara para Fábio. Dinorá pede ajuda a Serafim para garantir o sucesso do resgate. Por meio de Candoca, Bianca descobre a verdade sobre as cartas.

Capítulo 64
Edmundo teme que Bianca não o perdoe. Joaquim se prepara para a chegada de sua filha Marcela. Lindinha sugere que Catarina durma no estábulo e ela concorda. Bianca rompe com Heitor. Marcela e Ezequiel chegam à cidade.

Capítulo 65
Joaquim se encanta com a filha, que esnoba tudo e todos. Marcela procura por Petruchio. Joaquim ajuda a resgatar Josefa. Diante de Heitor, Candoca assume a culpa por revelar a verdade a Bianca. Heitor tenta se vingar de Candoca. Candoca nada diz a Celso. Catarina entra no quarto de Petruchio.

Capítulo 66
Catarina dorme na cama com Petruchio. Cornélio entrega as joias a Rufino. Dalva pede para Heitor não contar a Celso que Candoca não é mais virgem. Lindinha diz a Catarina que Petruchio tem ataques. Cornélio dá dinheiro a Rufino.

Capítulo 67
Januário surge a cavalo e derruba o investigador. Ezequiel é preso como suspeito. Catarina defende Ezequiel, que é solto. Ele descobre que Petruchio é casado. Os sequestradores libertam Josefa. Marcela descobre que Petruchio está casado.

Capítulo 68
Catarina chega à mansão de carroça e resolve ter uma conversa com o pai. Catarina diz que não vai voltar para a fazenda. Catarina aceita o conselho do pai e decide dar nova chance a Petruchio. Catarina decide levar uma cesta de comida para a fazenda. Edmundo declara seu amor por Bianca. Marcela decide se encontrar com Petruchio.

Capítulo 69
Heitor beija Bianca. Mimosa expulsa Heitor. Neca tem ciúmes de Mimosa. Ezequiel descobre que o casamento de Petruchio não foi consumado. Candoca estimula Edmundo a lutar por Bianca.

Capítulo 70
Lindinha diz a Ezequiel que Petruchio não dorme com a mulher. Ezequiel conta o que descobriu a Marcela. Marcela quer se encontrar com Petruchio e pede ajuda a Ezequiel. Rufino denuncia Cornélio a Heitor. Heitor diz a Cornélio que já sabe que ele é o mandante do sequestro de Josefa.

Capítulo 71
Heitor chantageia Cornélio. Ezequiel finge ser intermediário de uma grande compra de queijos e marca encontro em um hotel com Petruchio. Bianca sonha em beijar Edmundo. Marcela se prepara para receber Petruchio. Marcela abre a porta e encontra Calixto. Mimosa e Calixto se beijam.

Capítulo 72
Cornélio dá dinheiro para que Rufino vá embora e, seguindo conselho de Dalva, decide tentar casar Bianca e Heitor. Batista proíbe Bianca de namorar outra pessoa. Josefa odeia a joia que ganha de Cornélio. Marcela faz charme para Serafim. Petruchio, dormindo, abraça Catarina.

Capítulo 73
Neca ensina Catarina a fazer um prato. Petruchio encontra Joaquim, que manda expulsá-lo do hotel. Marcela fica furiosa. Cornélio faz Heitor prometer que vai deixá-lo em paz se conseguir que Bianca reate o noivado. Celso pede desculpas por ter duvidado de Candoca. Marcela chantageia Serafim para que ele marque um encontro seu com Petruchio.

Capítulo 74
Lindinha confessa a Joaquim que o anel é de Januário. Joaquim chama Januário de filho. Marcela faz charme para Serafim, que promete marca encontro com Petruchio. Heitor cobra apoio de Cornélio para o reatamento do namoro com Bianca. Januário tem certeza de que não é filho de Joaquim. Joaquim e Serafim vão à fazenda de Petruchio.

Capítulo 75
Aconselhado por Celso, Fábio procura Lourdes. Joaquim desmaia ao encontrar Januário. Catarina pede a Januário que mostre uma foto da mãe. Cornélio tenta convencer Batista de que Bianca pode ficar com fama de namoradeira. Bianca lê os versos de amor de um livro deixado por Edmundo. Joaquim reconhece Suzette.

Capítulo 76
Januário e Lindinha se despedem. Serafim marca encontro com Petruchio. Bianca recebe carta de Edmundo. Marcela finge estar feliz com a chegada do irmão. Todos bridam a chegada de Januário à família. Calixto surpreende Lindinha triste no quarto de Januário. Edmundo comove Bianca com versos de amor e eles se beijam.

Capítulo 77
Dinorá compra um terno para Celso. Neca acredita que Januário vai desistir de Lindinha. Petruchio agarra Catarina e a beija. Catarina diz ao marido que nunca será dele. Petruchio dorme no estábulo. Lindinha finge não sentir falta de Januário. Josefa estranha que Cornélio esteja ajudando Heitor a reconquistar a namorada.

Capítulo 78
Dinorá fica furiosa ao saber que Edmundo e Bianca estão juntos. Heitor bate em Edmundo. Petruchio aparta a briga, e Calixto leva Heitor embora. Dalva e Candoca socorrem Edmundo. Petruchio acusa Serafim de atrapalhar seu casamento. Bianca visita o novo namorado. Januário vai à um alfaiate. Joana promete a Batista que vai se tornar uma dama.

Capítulo 79
Lindinha vai ao hotel, mas Joaquim a expulsa. Januário fica triste. Marcela encontra Petruchio. Ela o beija e depois é consolada por Ezequiel. Marcela descobre que, sem a certidão de nascimento ou de batismo, Januário não pode ser reconhecido como filho de Joaquim. Bianca se declara a Edmundo. Catarina fica com ciúmes de Petruchio.

Capítulo 80
Catarina decide aprender a cozinhar. Bárbara ensina Fábio a dançar. Marcela e Serafim armam plano contra Januário. Lindinha sente falta de Januário. Petruchio manda bilhete para Marcela a fim de provocar ciúmes em Catarina. Calixto leva Joana e as crianças até a fazenda. Celso falta ao encontro com Dinorá. Joaquim pressiona Serafim. Calixto e Lindinha quase são expulsos do hotel, mas ele consegue mandar o bilhete para Marcela.

Capítulo 81
Petruchio torce para que Lindinha conte tudo para Catarina. Para o pai, Marcela finge querer ir para o convento. Petruchio e Catarina brigam, e Catarina o expulsa do quarto. Batista decide permitir o namoro de Bianca e Heitor e proíbe que a filha namore Edmundo.

Capítulo 82
Catarina recebe a visita de Joana. Marcela e Petruchio se encontram na confeitaria. Petruchio promete novo encontro. Depois, pede o apartamento de Kiki emprestado e manda nova mensagem para Marcela. Lourdes surpreende Bárbara e Fábio dançando. Dinorá aceita as desculpas de Celso. Bianca promete a Edmundo lutar pelo amor dos dois.

Capítulo 83
Lindinha reconhece o galo de Januário. Joaquim promete ao filho que ele será seu herdeiro e tomará conta do dinheiro de Marcela. Serafim adverte a jovem que pede para ele queimar o livro de batismo, mas ele aceita somente não entregar logo as provas. Catarina sente o perfume e acha o fio de cabelo no paletó de Petruchio. Batista se engasga ao saber que Joana esteve com Catarina. No cardápio do jantar, somente pratos com milho. Catarina, embora enciumada, permite que Petruchio volte a dormir na cama. Joaquim se preocupa porque Januário só pensa em Lindinha e não conhece mulheres. Neca tripudia: Lindinha foi burra e perdeu tanto Januário quanto Petruchio. Catarina grita por socorro quando o marido a abraça.

Capítulo 84
Neca, Calixto e Lindinha correm para acudir e são expulsos pelo casal. Catarina deixa que Petruchio durma segurando a sua mão. Neca encontra Buscapé dormindo ao relento. Joana pergunta se Batista esconde alguma coisa e ele nega. Depois, coloca o chapéu e banca a dama, mas é um desastre, para tristeza de Batista. Petruchio e Calixto implicam com Buscapé. Neca passa carão em Calixto, por ele viver paquerando Mimosa. Catarina vibra ao ver o afilhado. Kiki leva mensagem para Marcela e conhece Joaquim. Josefa mostra a gravata borboleta e Heitor quer saber se é para ele. Mimosa sugere passar banha no bigode de Calixto. Januário vibra com a visita de Lindinha. Marcela agarra Petruchio e beija-o.

Capítulo 85
Neca encontra Buscapé dormindo ao relento. Joana pergunta se Batista esconde alguma coisa e ele nega. Petruchio e Calixto implicam com Buscapé. Catarina vibra ao ver Buscapé. Kiki leva a mensagem para Marcela e conhece Joaquim. Josefa mostra a gravata borboleta e Heitor quer saber se é para ele. Mimosa sugere passar banha no bigode de Calixto. Januário vibra com a visita de Lindinha. Marcela beija Petruchio.

Capítulo 86
Petruchio só pensa em Catarina e decide ir embora. Marcela diz que o odeia e o esbofeteia, arranhando-o. Neca elogia a comida de Catarina. Lindinha conta para Catarina que Petruchio se encontrou com uma mulher. Dinorá trata Cornélio mal. Joaquim contrata Kiki para namorar Januário. Ezequiel propõe a Marcela que voltem para Paris. Catarina pergunta a Petruchio o que houve em seu rosto. Ele diz que bateu numa porta. Ela grita que porta não tem unha.

Capítulo 87
Catarina joga um prato em Petruchio. Ele confessa que até beijou, mas não conseguiu tirá-la da cabeça. Batista recebe dois importantes políticos para jantar. Joaquim e filhos chegam também. Catarina e Petruchio chegam de surpresa no jantar. Ela reconhece o perfume de Marcela e parte para o ataque. Joaquim tenta defender a filha e é agarrado por Petruchio. A confusão é geral e Batista fica apavorado com o possível fim de sua carreira política.

Capítulo 88
Batista toma partido de Marcela. Catarina e Petruchio vão embora furiosos. Dalva vibra ao saber que Celso pediu Candoca em casamento. Teodoro tranqüiliza Batista ao revelar era só um treino com políticos amigos de pouca importância. Marcela gosta de saber que Batista é viúvo. Bárbara e Lordes brigam por causa de Fábio. Edmundo perde o emprego. Marcela recebe flores e um convite para um chá enviado por Batista.

Capítulo 89
Batista corteja Marcela. Catarina está disposta a descobrir a verdade sobre o marido de Joana e assusta Batista. Mimosa passa água com farinha no bigode de Calixto, mas o beijo mais uma vez é interrompido. Bárbara beija Fábio. Marcela decide que vai se casar com Batista. Catarina continua desconfiada. Januário conhece Kiki. Heitor diz a Dinorá que descobriu que ela se encontra com Celso e que ele está noivo.

Capítulo 90
Dinorá fica furiosa ao saber que a noiva é Candoca. Kiki marca encontro com Januário. Bianca pede ao pai que empregue Edmundo. Marcela sai com Batista. Joana continua preocupada com o mistério do marido. Fábio quer o dinheiro da aposta, pois seduziu as duas: Bárbara e Lourdes. Catarina faz uma torta para o marido. Calixto sugere que Petruchio finja ser louco para domar Catarina. Petruchio gosta da torta e pergunta do que foi feita. Catarina revela: a torta é de capim.

Capítulo 91
Petruchio banca o doido e ameaça colocar Buscapé no forno. Catarina fica assustada e pede desculpas. Lindinha estranha que o patrão tenha tido um ataque de verdade. Petruchio dorme com seu corpo colado no de Catarina, que não ousa reclamar. Kiki se horroriza quando Januário quer coar café numa meia. Marcela se derrete de charme para Batista. Bianca pede um emprego e o pai recusa-se terminantemente a ajudar Edmundo. Heitor vigia no lado de fora esperando um bom momento para invadir o quarto de Bianca. Januário vai à fazenda e leva um carmim para Lindinha. Joaquim está decidido a colocar Januário como tutor de Marcela, que percebe que precisa se casar depressa. Celso fica horrorizado quando Dinorá deixa escapar que Candoca não é mais virgem.

Capítulo 92
Dinorá conta em detalhes a história da paixão de Candoca pelo pai de uma amiga e de uma provável gravidez. Celso agarra a noiva, diz que já sabe tudo e obriga-a a ir para o quarto com ele. Candoca dá-lhe uma bofetada e chora. Celso vai embora. Dalva quer descobrir como ele ficou sabendo de tudo. Januário quase beija Lindinha, mas ela avisa que só depois de casada. Joaquim paga para que Kiki insista com Januário. Catarina foge com Buscapé e Carijó, pegando carona com Januário. Heitor se aborrece por Dinorá Ter contado sobre o passado de Candoca. Mimosa quer saber para quem Cosme dá presentes, mas ele desconversa. Batista agarra Marcela e beija-a. Catarina se refugia na casa de Bárbara e Lourdes.

Capítulo 93
Lourdes e Catarina detestam a presença de Catarina. Petruchio fica furioso com o desaparecimento da mulher. Marcela finge-se de ingênua, manda Batista embora e brinda consigo mesma. Teodoro organiza tudo para que Batista beije uma criancinha. O candidato fica em pânico ao saber do sumiço de Catarina. Calixto agarra Mimosa à força, mas Cosme entra na cozinha nesta hora. Dalva investiga se Celso tem um caso com uma mulher casada, mas Fábio desconversa. Ela começa a suspeitar de Dinorá. Edmundo enfrenta Batista. Catarina estranha a presença de Fábio na casa das amigas feministas. Marcela promete que vai acabar com Petruchio, que não entende a ameaça.

Capítulo 94
Petruchio fica preocupado ao saber por Ezequiel que Marcela pretende se casar com seu sogro, só para se vingar. Batista faz jogo duro e não permite que Edmundo se aproxime da filha. Teodoro precisa conseguir uma criança pobre para a fotografia: oferece uma boneca para Fátima. Batista e Marcela se preparam para o grande momento da campanha, mas quando ele vê a menina sai correndo. Fátima arregala os olhos e grita: papai. Marcela registra o pede o endereço de Joana. Dinorá empresta dinheiro para Celso, que está desatento. Josefa aconselha-a a terminar tudo. Lourdes e Bárbara decidem pintar o apartamento para afastar Catarina. Bianca propõe a Edmundo que eles se casem escondidos. Marcela pressiona Batista.

Capítulo 95
Batista nega ser o pai de Fátima, mas Marcela não acredita. Edmundo não quer se casar, enquanto não tiver condições financeiras. Lourdes assedia Fábio e torce para Catarina ir embora logo. Fátima insiste ter visto pai. Celso e Dinorá se encontram na igreja. Bianca e Catarina trocam confidências. Lindinha ainda sonha em conquistar Petruchio. Catarina sai correndo do marido e ele agarra Buscapé. Batista não castiga Bianca por ter saído escondida e Mimosa por tê-la acobertada a pedido de Marcela. Heitor garante à Dalva que nada contou à Celso. Catarina nem se importa com a pintura da casa. Marcela descobre as viagens de Batista.

Capítulo 96
Marcela pede um retrato de Batista. Kiki se enternece com a simplicidade de Januário e seu amor puro por Lindinha. Batista sonha em ser sultão. Serafim entrega uma cópia da certidão de batismo de Januário e Joaquim exulta. Catarina manda o mudinho embora. Petruchio ameaça, mas Buscapé não conta onde está Catarina. Buscapé estranha ao ver Fábio na fazenda, e falando. Bianca está encantada com a doçura da namorada do pai. Marcela se interessa por Heitor; pede informações à Dinorá sobre Batista. Dinorá faz chantagem com Cornélio e ele acaba contando: Batista tem uma mulher.

Capítulo 97
Cornélio pede segredo a Dinorá sobre a vida de Batista. Petruchio descobre o paradeiro de Catarina. Ele invade a casa de Lourdes e Bárbara atrás de Catarina. Catarina concorda em ir embora com o marido. Joana pede que Batista converse com Fátima, mas ela insiste que ele era o tal candidato a prefeito. Dinorá e Josefa contam tudo para Marcela. Joaquim vai adotar Januário para que ele seja seu herdeiro de fato. Marcela chega na casa de Joana com a boneca prometida para Fátima.

Capítulo 98
Marcela mostra a foto de Batista e Fátima confirma que é o seu pai. Catarina se surpreende quando Petruchio conta que Batista vai se casar. Batista se apavora quando Marcela fala de sua outra família. Ela manda Batista terminar com Joana. Celso conta para Edmundo que tem uma mulher casada em sua vida. Dalva quase segue Dinorá. Edmundo sugere que Dalva siga Celso. Kiki está encantada com Januário. Batista se despede para sempre de Joana. Joana tenta beijá-lo, mas ele se afasta e diz que vai se casar com outra mulher. Joana o expulsa, impedindo os filhos de se despedirem.

Capítulo 99
Joaquim concede a mão de Marcela em casamento a Batista. Berenice resolve colocar a limpo a história do marido de Joana. Joaquim aconselha Januário a fazer o feitiço do anel para conquistar Lindinha. Bárbara agarra Fábio. Dalva segue Dinorá e Celso e promete a si mesma fazer com que Cornélio saiba da traição. Neca conta a Catarina que Petruchio nunca foi louco. Marcela fica furiosa ao saber que Serafim entregou os papéis de Januário ao pai.

Capítulo 100
Catarina amarra os pés e as mãos de Petruchio. Januário faz o feitiço do anel. Lindinha sonha com Januário. Heitor entra pela janela do quarto e agarra Bianca. Batista os flagra e Heitor confirma que transou com Bianca. Batista exige que os dois se casem. Catarina faz cócegas em Petruchio. Quando se desamarra, Petruchio corre atrás de Catarina e lhe dá palmadas. Cosme, Mimosa e Bianca chegam nesse instante.

Capítulo 101
Catarina joga um balde d'água em Petruchio. Eles ficam sem se falar. Bianca jura para Catarina que nada aconteceu entre ela e Heitor. Catarina percebe o plano de Heitor e pede a Bianca que more com ela. Dalva sonda Lourdes sobre os encontros de Celso e Dinorá na casa de Kiki. Candoca fica sabendo do noivado de Bianca e Heitor e conta a Edmundo. Lindinha procura Januário. Edmundo chora e decide nunca mais falar com Bianca. Marcela incentiva Batista a ir buscar a filha à força.

Capítulo 102
Heitor corteja Marcela e acaba beijando-a. Januário e Lindinha almoçam juntos. Kiki chantageia Dinorá e pede uma jóia. Januário beija Lindinha, que sai correndo. Bianca cede aos argumentos do pai e volta para casa. Berenice vê Batista e entende tudo. Bianca pede a Marcela que a ajude a se encontrar com Edmundo. Catarina agradece o apoio a Petruchio e eles se beijam.

Capítulo 103
Marcela promete a Bianca que vai convencer Edmundo a se casar com ela. Para Batista, Marcela revela seu plano de afastar Bianca e Edmundo de vez. Marcela confirma que Heitor e Bianca passaram a noite juntos e oferece dinheiro para que Edmundo se case com Bianca. Edmundo se ofende e humilha Bianca. Marcela aconselha Bianca a se casar logo com Heitor. Joana decide procurar Batista.

Capítulo 104
Joana dá um tapa em Batista. Bianca aparece e Batista a manda sair. Joana cobra tudo o que ele nunca deu aos filhos. Mimosa e Bianca ouvem tudo. Marcela avisa Batista que é hora de tirar Joana do caminho deles. Candoca tenta animar Edmundo. Sem saída, Dinorá dá a jóia prometida para Kiki. Dalva pede a Lourdes que vigie Kiki. Candoca vê Heitor e Bianca se beijando. Marcela oferece dinheiro a Joana.

Capítulo 105
Joana fica revoltada. Catarina pede a Petruchio que mande buscar Joana e as crianças. Edmundo ouve Candoca comentar sobre o beijo de Bianca e Heitor e fica deprimido. Joaquim manda Januário dar um presente a Lindinha. Lourdes estranha ao encontrar Bárbara com a blusa aberta na frente de Fábio. Fábio confessa a Celso que está gostando das duas. Lindinha insiste que seu coração é de Petruchio. Batista manda Bianca se casar logo.

Capítulo 106
Catarina se emociona ao abraçar Joana e as crianças. Berenice aceita o dinheiro oferecido por Marcela para que ela conte todos os passos de Joana. Catarina alerta Joana sobre Berenice. Cornélio se queixa e Dalva sugere que ele dê um belo colar de brilhantes para Dinorá. Januário não deixa Batista beijar Marcela. Berenice se assusta quando Joana conta que deu as crianças para um casal rico adotar.

Capítulo 107
Dinorá fica deslumbrada com o colar e deixa Cornélio dormir no tapete. Marcela sugere que Januário se candidate a vereador. Berenice conta a Marcela que Joana deu as crianças para adoção. Catarina finge que virou doceira, mas põe Buscapé para fazer suspiros para Petruchio. Edmundo não sai da cama. Batista fica revoltado ao saber que seus filhos foram adotados e sai correndo, sem dar ouvidos a Marcela. Batista vai à casa de Joana e a chama de louca.

Capítulo 108
Joana reafirma que deu as crianças e garante que Batista jamais vai descobrir onde elas estão. Petruchio se delicia com os suspiros que Catarina oferece e pensa que só pode ser um milagre. Fábio pede a Celso que escreva uma carta para Bárbara dizendo que um parente está doente, pois só assim ele terá liberdade para conquistar Lourdes. Marcela briga com Batista e vai embora ofendida. Joana finge para Berenice que continua sendo sua melhor amiga. Kiki chantageia Dinorá mais uma vez: quer o colar de brilhantes. Teodoro aconselha Batista a fingir que quer se casar com Joana.

Capítulo 109
Teodoro aconselha Batista a fingir querer casar com Joana para conseguir descobrir o paradeiro dos filhos. Batista volta à casa de Joana, mas não consegue mentir para ela. Catarina se tranca na cozinha com Buscapé, que faz um delicioso feijão. Neca estranha a habilidade de Catarina. Candoca tenta convencer Edmundo a conversar com Bianca, mas, ao saber do vestido de noiva, ele desiste. Mimosa vigia o namoro de Bianca e Heitor.

Capítulo 110
Catarina disfarça, mas fica olhando Petruchio a trocar de roupa. Petruchio aconselha Celso a perdoar Candoca, mas ele está irredutível. Heitor promete tomar providência quanto ao colar, mas só depois do casamento. Lindinha detesta o presente que ganha de Januário. Ao saber que Batista esteve na casa de Joana, Marcela acaba o noivado. Dinorá dá o colar a Kiki. Cornélio fica surpreso quando Dalva adverte que Dinorá não tem mais o colar.

Capítulo 111
Dalva aconselha Cornélio a pedir que Dinorá use o colar. Dinorá acusa Celso de estar mancomunado com Kiki e termina tudo. Januário sonha com a presidência e Teodoro vira seu consultor político. Joaquim quer matar Batista por ter magoado Marcela. Joana visita Catarina e os filhos. Buscapé cozinha arroz-doce, mas quem recebe os elogios é Catarina. Lindinha leva uma porca de presente para Januário. Cornélio pede que Dinorá use o colar.

Capítulo 112
Dinorá inventa uma desculpa. Kiki vende o colar para Januário. Neca fica furiosa porque todos elogiam a comida de Catarina. Teodoro exige que Batista seja rígido com Bianca e apresse o casamento. Edmundo se recupera e decide voltar ao trabalho. Lourdes convida Fábio para dormir na casa dela. Heitor tenta recuperar o colar, mas se surpreende ao saber que foi vendido. Marcela encontra Batista.

Capítulo 113
Batista pede uma conversa particular, mas Januário insiste em ir junto. Marcela diz a Batista que só volta atrás se ele se livrar de Joana. Heitor beija Bianca e Batista os flagra. Catarina surpreende Petruchio tomando banho e fica perturbada. Edmundo tem uma recaída ao ver o vestido de noiva de Bianca. Fábio fala dormindo e Lourdes ouve. Dinorá se desespera ao saber que o colar foi vendido. Batista procura Joana.

Capítulo 114
Batista pede a Joana que esqueça tudo, receba uma mesada e seja sua amante. Joana o expulsa. Cornélio quer ir à joalheria com Dinorá. Josefa finge desmaiar para acabar com o problema. Dalva consola Cornélio e insiste que ele exija que Dinorá coloque o colar no casamento de Bianca. Kiki diz a Joaquim que vendeu o colar para Januário. Joaquim chega a tempo de impedir que Januário dê o colar para Lindinha. Batista pede Joana em casamento.

Capítulo 115
Joana não cai na conversa de Batista. Joana conta a Berenice que Batista a pediu em casamento. Batista diz a Cosme que vai se casar com Marcela. Catarina estranha que Petruchio não a chama mais de favo de mel. Heitor e Celso brigam. Candoca socorre Celso, que está machucado, mas depois o manda embora. Heitor sugere que Dinorá dê outro colar para Kiki e tente reaver o de brilhantes. Januário dá o colar para Marcela. Cornélio pergunta a Dinorá onde está o colar.

Capítulo 116
Dinorá promete usar o colar na festa de casamento. Lindinha pressiona Buscapé para saber o segredo de Catarina na cozinha. Marcela finge gostar da visita de Bianca. Batista pede perdão de joelhos e Marcela aceita, desde que se casem logo. Eles se beijam. Heitor leva uma pulseira para Kiki, que acaba contando que Januário comprou o colar para presentear Lindinha. Dinorá pretende usar Catarina para recuperar o colar. Bianca pede ao pai que a libere de se casar com Heitor.

Capítulo 117
Batista permanece irredutível. Edmundo decide voltar a dar aulas. Petruchio obriga Catarina a passar a própria roupa. Dinorá faz intriga contra Edmundo. Marcela chega quando Catarina está chamando-a de sirigaita. As duas discutem. Joaquim contrata um advogado para resolver o problema de Januário e para fazer o seu testamento, deixando tudo para o filho administrar. Catarina exige sua parte na herança da mãe. Marcela convence Batista a não dar nada para Catarina.

Capítulo 118
Batista se surpreende ao saber por Marcela que o casamento de Catarina não se consumou e que poderá ser anulado. Dinorá demonstra a Catarina que está interessada no presente de Lindinha. Batista resolve que dará parte da herança se o casamento for de fato. Bianca experimenta o vestido de noiva. Heitor invade o quarto. Januário não deixa Batista se aproximar de Marcela. Cornélio insiste que Dinorá use o colar. Batista confessa a Joana que não consegue viver sem ela.

Capítulo 119
Joana e Batista se beijam. Petruchio consola Catarina, mas eles acabam brigando. Calixto pressiona Josefa para saber do filho. Lindinha troca o seu presente pelo brinco e pela pulseira que Dinorá está usando. Quando Dinorá abre a caixa, encontra uma bíblia. Josefa promete a Dinorá recuperar o colar. Cornélio se ofende porque Batista suspeita de Dinorá. Berenice interrompe o beijo de Calixto e Mimosa. Josefa procura Joaquim para relembrar o passado.

Capítulo 120
Joaquim fica furioso ao perceber que Josefa está interessada no colar. Marcela fica furiosa ao saber que Batista voltou a se encontrar com Joana, mas resolve fingir não saber. Batista tira o anel do cofre e devolve para Bianca. Lindinha e Neca trancam Buscapé no quarto. Catarina é obrigada a cozinhar e acaba sendo desmascarada. Joaquim mostra-se interessado no colar e Marcela estranha. Heitor agarra Marcela. Ela o pressiona e ele acaba confessando que foi no hotel por causa do colar. Catarina pergunta a Neca porque ela prendeu Buscapé.

Capítulo 121
Marcela aceita conversar com Dinorá. Bianca se emociona lendo os livros de Edmundo. Candoca entrega o dinheiro para Edmundo, que desconhece o comprador. Fábio fala dormindo de novo. Lindinha aconselha Petruchio a se separar de Catarina. Buscapé reclama da comida e banca o professor de Neca. Teodoro quer saber do casamento e Bianca disfarça. Catarina manda Joana procurar Batista para saber as reais intenções dele. Batista se surpreende com a visita de Joana.

Capítulo 122
Joana exige que Batista se comprometa com ela. Ele pede um tempo até o casamento de Bianca. Catarina quer realmente aprender a cozinhar e pede ajuda à Neca e Buscapé. Chega o dia do casamento, e Bianca chora. Edmundo tenta disfarçar a tristeza. Catarina encoraja Bianca a fugir. Marcela empresta o colar para Dinorá se ela a ajudar a separar Catarina e Petruchio. Cornélio se surpreende ao ver Dinorá com o colar. Bianca chega na porta da igreja e vê Edmundo. Ela dirige-se ao altar.

Capítulo 123
Bianca sai correndo do altar. Calixto fecha a porta. Bianca finge desmaiar. Petruchio leva Bianca para casa. Edmundo vai à casa de Bianca saber mais notícias. Mimosa lhe conta que Bianca jamais quis se casar com Heitor. Cornélio revela a Batista o verdadeiro caráter de Heitor. Batista fica furioso. Heitor e Batista chegam quando Bianca e Edmundo se beijam. Catarina acerta um vaso na cabeça de Heitor no momento em que ele chama Edmundo para a briga. Batista expulsa os dois. Batista libera Bianca do compromisso, mas não deixa que ela se aproxime de Edmundo. Depois, pressiona Teodoro para que ele se case com Bianca.

Capítulo 124
Teodoro adia a resposta sobre seu casamento com Bianca. Mimosa e Calixto quase se beijam, mas Marcela os interrompe. Bárbara está de volta e estranha encontrar Fábio sem camisa. Edmundo espera o melhor momento para conversar com Bianca. Catarina se preocupa quando Petruchio demonstra estar cansado do casamento. Lindinha se decepciona quando Petruchio afirma gostar dela como uma irmã. Joana ameaça Batista de nunca mais ver os filhos se ele não decidir sua situação com ela.

Capítulo 125
Heitor quer encontrar outra noiva rica. Teodoro aceita se casar com Bianca. Celso aborda Dinorá na rua, que finge ignorá-lo. Joaquim recebe os documentos para a adoção de Januário. Em troca do colar, Marcela quer dinheiro e informações de Dinorá sobre o casamento de Petruchio e Catarina. Catarina pede conselhos a Joana de como conquistar um homem. Januário se surpreende ao encontrar Lindinha lavando os pés de Petruchio.

Capítulo 126
Lindinha reclama que Januário apareceu na hora errada, mas gosta quando ganha um pó de arroz de presente. Catarina é carinhosa com Petruchio. Petruchio não quer conversa com Catarina e só dorme. Marcela pede que Bianca responda somente sim a todas as perguntas do pai. E é o que ela faz, mesmo quando Batista diz que ela vai se casar com Teodoro. Candoca pede a Dalva que esqueça a vingança. Catarina pede a Neca que engome sua camisola mais bonita. Catarina confessa a Dinorá que ama Petruchio.

Capítulo 127
Lindinha descobre que Catarina vai tentar seduzir Petruchio. Josefa e Heitor descobrem que Candoca e Dalva são as herdeiras. Heitor faz planos de casar-se com Candoca. Bianca espera Edmundo no jardim. Ele decide não ir ao encontro. Lindinha coloca um remédio para dormir na bebida de Petruchio. Catarina deita-se linda e cheirosa. Petruchio dorme.

Capítulo 128
Petruchio estranha ao ver o quarto todo quebrado. Marcela quer saber por que Januário pegou o seu remédio para dormir. Joana encontra a aliança no bolso de Batista. Ela conta o paradeiro das crianças. Catarina promete a Bianca arranjar um encontro com Edmundo. Marcela encomenda o vestido de noiva. Lindinha conta a Marcela que deu o remédio a Petruchio. Heitor anuncia que Dalva e Candoca estão ricas. Catarina enfrenta o pai e quer o seu dinheiro.

Capítulo 129
Batista vai dar títulos do Tesouro Nacional a Catarina. A condição é que Petruchio não a devolva. Dalva e Candoca se surpreendem com a notícia. Celso quer reatar com Candoca, mas leva um tapa. Marcela se une com Lindinha para atrapalhar o casamento de Petruchio. Edmundo manda Bianca esquecê-lo. Calixto adverte Petruchio que Catarina vai pegar a herança e ir embora para a Europa.

Capítulo 130
Petruchio nega amar Catarina, mas diz que não vai deixá-la viajar. Ele briga com a mulher. Bárbara quer se casar com Fábio. Fábio defende Celso, mas Candoca está irredutível. Lindinha ouve conversa entre Catarina e Neca, onde Catarina confessa que está amando Petruchio. Lindinha desparafusa a cama do casal. Quando é surpreendida por Catarina, Lindinha finge estar namorando Januário. Batista chega a fazenda e abraça os filhos.

Capítulo 131
Catarina ameaça: as crianças não vão sair da fazenda, a menos que Batista se case com Joana. Ele reafirma que vai se casar com Marcela e no dia da festa entregará a herança de Catarina. Buscapé descobre que as crianças são irmãs de Catarina. Januário vibra com um beijo de Lindinha. Celso resolve esquecer Candoca e assedia Dinorá. Marcela arma um plano com Dinorá. Catarina surpreende Petruchio ao recebê-lo com uma linda camisola.

Capítulo 132
Catarina cobra elogios e Petruchio diz saber dos planos dela de fuga. Eles acabam se beijando. A cama desaba. Dinorá avisa que a única condição de Batista é que Catarina compareça ao casamento. Marcela fica feliz ao achar que vai atrapalhar mesmo o casamento de Catarina e Petruchio. Celso faz juras de amor para Dinorá em plena igreja. Catarina pede ajuda a Ezequiel para transformar o casamento de Marcela num desastre.

Capítulo 133
Dinorá precisa de um local para se encontrar com Celso e pede ajuda a Marcela. Bianca decide convidar Edmundo para o casamento. Serafim e Heitor assediam Candoca. Bárbara se assusta ao ouvir mudinho falar. Petruchio está preocupado em saber se Catarina vai embora mesmo. Januário convida Lindinha para ser sua acompanhante no casamento. Marcela combina com Serafim: ele rouba os títulos de Catarina durante a festa e fica com 30%.

Capítulo 134
Serafim terá que entregar os títulos na mão de Marcela no meio da festa. Bianca encarrega Candoca de trazer Edmundo à festa. Heitor planeja roubar os títulos e se casar com Bianca, mas Dinorá terá que descobrir o segredo do cofre. Catarina promete ajudar Bianca, mas se preocupa porque Edmundo sabe do dinheiro. Batista se surpreende quando Catarina avisa que vai reconstruir a fazenda e montar uma grande fábrica de queijos.

Capítulo 135
Batista concorda em entregar a herança a Catarina e revela onde guarda o segredo do cofre. Dinorá combina de usar o apartamento de Ezequiel para estudar violino. Bianca conta a Marcela que onde Batista anotou o segredo do cofre. Berenice e Joana se reconciliam. Cornélio conta para Dinorá onde fica o segredo do cofre. Catarina avisa Petruchio que ele terá uma grande surpresa após o casamento. Berenice alerta Joana que Batista vai se casar.

Capítulo 136
Batista confessa a Cosme que ainda ama Joana. Ursolino avisa que Januário será adotado e administrará a herança de Joaquim. Catarina vai ao hotel acertar os detalhes de seu plano junto com Petruchio, que, ao se esconder de Kiki, acaba encontrando Marcela, que o beija. Catarina os flagra abraçados. Joana decide ir ao casamento. Ao entrar na igreja, Marcela e Joaquim se coçam desesperadamente, cobertos de pó-de-mico.

Capítulo 137
Os noivos e os convidados se coçam sem parar. O padre suspende o casamento, mas Marcela avisa que voltará à igreja. Joana decide ir ao casamento. Marcela toma banho. Batista desconfia de que foi Catarina quem colocou pó-de-mico entre as pétalas. Como não consegue arrumar outro vestido, Marcela se casa com um vestido de espanhola vermelho, para espanto de todos. Joana entra na igreja, mas sai em seguida. Batista dá as apólices a Catarina, que assina um recibo e as guarda no cofre. Joaquim discute com Petruchio. Marcela e Serafim encontram o segredo do cofre, mas ouvem alguém abrir a porta.

Capítulo 138
Serafim não encontra ninguém na porta. Marcela troca de lugar o livro onde fica o segredo do cofre. Joaquim desmaia e é levado para o hospital. Joana vai à casa de Batista. Catarina constata que suas apólices foram roubadas e chama a polícia. Joaquim recebe alta do hospital. Heitor mostra o envelope com as apólices para Josefa e Dinorá. Petruchio consola Catarina e eles se beijam.

Capítulo 139
Petruchio e Catarina declaram seu amor um pelo outro e transam. Batista falha na noite de núpcias. Dinorá exige que Heitor divida a herança roubada. Ao pegar os títulos, descobre que são folhas em branco. Batista dá uma quantia em dinheiro a Catarina. Dinorá e Celso se encontram. Petruchio descobre os planos de Catarina. Marcela pede para Joaquim mudar o testamento. Lindinha conta para Marcela que Petruchio e Catarina fizeram amor.

Capítulo 140
Marcela se irrita ao saber que Petruchio e Catarina estão felizes. Serafim se insinua para Candoca. Lourdes encontra Fábio em sua casa. Bianca descobre que se enganou a respeito de Marcela. Edmundo toma satisfações com Marcela, que o expulsa de casa. Dalva desconfia que Dinorá e Celso estão se encontrando. Januário beija Lindinha. Marcela marca encontro com Petruchio. Uma coruja pia perto de Petruchio e Catarina, sinal de mau agouro.

Capítulo 141
Catarina tranquiliza Petruchio. Ezequiel avisa que Marcela tem um segredo sobre Catarina. Dalva desconfia de Edmundo, que é interrogado novamente. Bárbara e Lourdes acreditam que Fábio pode falar e procuram uma médica. Bianca decide ajudar Edmundo. Marcela e Petruchio se encontram. Bianca sai disfarçada. Hildegard decide hipnotizar Fábio. Marcela avisa Petruchio que Catarina pretende abandoná-lo.

Capítulo 142
Petruchio fica na dúvida, mas Cornélio confirma que Batista exigiu que Catarina consumasse o casamento em troca da herança. Dinorá e Celso se encontram. Serafim e Candoca saem juntos. Bianca aconselha Edmundo a fugir e ele se recusa. Joaquim dá dinheiro a Januário para ver se ele é capaz de fazer um bom negócio. Celso surpreende Serafim com Candoca. Candoca estranha o comportamento de Petruchio.

Capítulo 143
Januário pede ajuda a Lindinha para achar um bom negócio. Um vigarista aplica um golpe em Januário e fica com o dinheiro dele. Lourdes e Bárbara avisam Fábio que ele vai poder falar. Bianca decide fugir com Edmundo. Fábio teme ser desmascarado. Kiki tenta fazer as pazes com Celso. Heitor diz ao delegado que Edmundo estava na festa. Catarina prepara um jantar à luz de velas. Petruchio chega e a acusa de ser falsa e mentirosa.

Capítulo 144
Petruchio vai dormir no estábulo. Catarina fica arrasada. Josefa sugere que Dinorá tire dinheiro da carteira de Heitor. Marcela e Batista não conseguem dormir, pois os dois roncam. Petruchio acorda ardendo em febre e desmaia. Dinorá dá a Marcela parte do dinheiro do colar. Bianca marca encontro com Edmundo. Candoca começa a desconfiar de Edmundo. Catarina decide chamar um médico para examinar Petruchio.

Capítulo 145
Catarina cuida de Petruchio. Joaquim arca com os prejuízos provocados por Januário à companhia de bondes. Hildegard hipnotiza Fábio. Dinorá confirma que Edmundo esteve no casamento de Batista. Cornélio avisa Dalva que Serafim deve meses de aluguel. Bianca marca encontro com Edmundo. Fábio entra em transe com a hipnose de Hildegard. Lourdes e Bárbara também. Dalva pede que Kiki descubra se Dinorá e Celso estão juntos. Batista dorme durante uma reunião política. O médico avisa que Petruchio está gravemente doente.

Capítulo 146
Petruchio está com pneumonia, e Catarina sente-se culpada. Heitor corteja Candoca. Hildegard está decidida a descobrir por que Fábio não fala. Dalva concorda em dar um prazo para Serafim quitar os aluguéis atrasados desde que ele siga Celso. Celso e Candoca discutem. Marcela pede ajuda a Heitor para desmoralizar Januário. Em troca, promete fazer Bianca casar-se com ele. Joana se oferece para ajudar Catarina. Calixto avisa que a situação financeira da fazenda é péssima.

Capítulo 147
Catarina resolve cuidar da fazenda. Edmundo não consegue entrar na casa de Bianca. Catarina tenta tirar leite das vacas. Teodoro pede para visitar Bianca mais vezes. Joaquim dá dinheiro a Januário. Serafim vê Celso, Dinorá e Josefa entrando no hotel. Heitor arranja um vigarista para tirar o dinheiro de Januário. Catarina obriga Lindinha a trabalhar. Dalva avisa Cornélio que Dinorá toma aulas de violino no hotel. Catarina distribui as tarefas: está decide a salvar a fazenda.

Capítulo 148
Lindinha avisa Petruchio que Catarina assumiu o controle da fazenda. Joaquim quer que Teodoro trabalhe para eleger Januário vereador. Marcela quer que Edmundo seja preso. Catarina vende os queijos por um preço melhor. Januário compra uma máquina de fazer dinheiro. Heitor avisa Marcela que o plano para desmoralizar Januário deu certo. Marcela pede a Heitor que esconda dinheiro embaixo do colchão de Edmundo. Josefa sugere que Dinorá desista de se encontrar com Celso. Desconfiado, Cornélio decide seguir Dinorá.

Capítulo 149
Heitor tem esperanças de se casar com Bianca. Calixto conta para Petruchio o desempenho de Catarina. Joana não quer ouvir falar em Batista. Joaquim se desespera com a ingenuidade de Januário. Hildegard se interessa por Fábio e quer hipnotizá-lo sozinha. Heitor propõe fazer as pazes com Edmundo e esconde o dinheiro embaixo do colchão. Edmundo vai à casa de Bianca. Marcela desconfia de que algo está acontecendo. Edmundo sai pela janela, escorrega e cai. Batista e Marcela ouvem o barulho e se levantam.

Capítulo 150
Cosme finge que caiu, salvando Edmundo, que se esconde. Bianca descobre que seu cofre de jóias desapareceu. Catarina acorda cedo e chama todos para trabalhar. Cornélio vê Josefa e Dinorá entrarem no hotel. O recepcionista se recusa a dar informações. Em troca de dinheiro, Inácio ajuda Cornélio a se vestir de camareiro para poder entrar em todos os quartos. Marcela avisa o delegado que Edmundo tem dinheiro escondido embaixo do colchão. O delegado resolve prender Edmundo.

Capítulo 151
Marcela revela estar com as joias de Bianca e se nega a devolvê-las, alegando que ela não tem juízo. Mimosa se recusa a beijar Calixto. Januário chora de saudades da fazenda. Ezequiel quase reconhece Cornélio no hotel. Catarina chama Januário para trabalhar na fazenda. Hildegard hipnotiza Fábio e os dois acabam se beijando. Catarina exige que Marcela devolva as joias. O delegado encontra dinheiro embaixo do colchão de Edmundo e o prende.

Capítulo 152
Marcela se nega a devolver as joias de Catarina e Bianca, e faz a cabeça de Batista. Dalva e Candoca pedem a Serafim que as acompanhe até à delegacia. Catarina fica furiosa e joga vasos no pai e em Marcela. Joaquim pede a Serafim que encontre Januário. Lindinha esnoba Januário. Candoca conta a Bianca que Edmundo foi preso. Marcela liga para Heitor e avisa sobre a prisão de Edmundo. Batista vai à casa de Joana.

Capítulo 153
Batista se lamenta com Joana, ela o põe para fora de casa. Marcela desconfia de Batista, pede que Heitor descubra se ele está se encontrando com Joana. Bianca quer ver Edmundo. Os outros presos provocam Edmundo. Dalva acha que Edmundo é culpado, Candoca está convencida da inocência dele. Hildegard garante que o tratamento de Fábio está dando certo. Marcela obriga Bianca a receber Teodoro. Batista decide dar uma mesada a Joana. Marcela sugere que Batista case Bianca com Heitor. Petruchio pergunta a Catarina se ela vai partir quando ele ficar bom.

Capítulo 154
Catarina não responde, e Petruchio continua preocupado. Serafim vai à fazenda e Catarina o põe para trabalhar. Lindinha conta a Serafim que Januário está na fazenda. Marcela diz a Heitor que ele vai ajudar Bianca a ver Edmundo. Joaquim fica furioso ao saber que Januário está na fazenda. Marcela manda o pai destruir a fazenda de Petruchio. Ele decide chamar Lindinha para ajudá-lo. Cornélio quer se vestir de Papai-Noel para ficar disfarçado no hotel. Heitor procura Bianca e diz que vai ajudá-la a visitar Edmundo. Hildegard beija Fábio novamente. Catarina diz a Petruchio que vai à cidade e o deixa desconfiado.

Capítulo 155
Petruchio fica cismado. Calixto se esconde, apavorado por ter de andar de carro com Catarina. Petruchio se levanta. Catarina faz mistério sobre sua ida à cidade. Heitor leva Bianca à delegacia, finge ser seu amigo. Bianca acredita que Heitor está mudado, Mimosa desconfia das intenções dele. Hildegard hipnotiza Fábio e o agarra. Bárbara e Lourdes começam a desconfiar de Hildegard. Batista mandar comprar uma jóia para Joana e brinquedos para os filhos. Heitor pede que Kiki descubra o que Cosme comprou. Catarina leva Calixto à confeitaria, exige que ele não conte nada do que viu.

Capítulo 156
Calixto promete guardar segredo. Kiki explica que Batista mandou comprar presentes para a amante. Joaquim conta com Lindinha para destruir a fazenda de Petruchio. Bianca pede que Batista pague um advogado para Edmundo e fica sabendo que Teodoro vai pedi-la em casamento. Marcela ajuda Bianca a livrar-se do pedido de Teodoro. Dinorá estranha Cornélio sair cedo de casa. Cornélio trabalha como Papai Noel. Marcela troca os presentes que Batista comprou. Joana leva os filhos ao hotel. Cornélio perde a paciência com as crianças e é demitido. Batista visita Joana. Os presentes são horríveis. Joaquim pede ajuda a Lindinha: quer que ela destrua a produção de queijos.

Capítulo 157
Lindinha concorda em ajudar Joaquim. Cosme convence Batista de que Marcela trocou os presentes, já que Joana ganhou uma ratoeira. Januário beija Lindinha. Candoca e Dalva levam um bolo para Edmundo na cadeia. Edmundo divide o bolo e reza com os presos. Cornélio, Dinorá, Josefa e Heitor trocam presentes e ninguém gosta do que ganha, principalmente Dinorá, que ganhou um jogo de panelas. Candoca acaba com as esperanças de Celso. Bárbara e Lourdes não gostam da visita de Hildegard. Januário dá sua foto antiga para Joaquim e eles se emocionam. Catarina organiza um almoço de Natal na fazenda e dá três vacas de presente a Petruchio que comprou com o dinheiro da venda de seu carro.

Capítulo 158
Batista e Joaquim dão o mesmo colar de presente de Natal a Marcela. Petruchio está convencido de que Catarina se casou para receber a herança, e ela propõe esclarecer tudo com Batista. Bianca decide empenhar a tiara que ganhou do pai para tirar Edmundo da cadeia. Marcela guarda a joia de Bianca e, com a ajuda de Heitor, decide armar uma cilada para Teodoro. Batista flagra o beijo de Kiki e Teodoro e o proíbe de se aproximar de Bianca. Batista discute com Joaquim. Lindinha joga muito sal nos queijos. Petruchio e Catarina vão falar com Batista.

Capítulo 159
Batista confirma ter exigido que Catarina consumasse o casamento em troca da herança. Petruchio fica furioso, e Catarina joga vasos. Marcela manda Heitor visitar Edmundo. Catarina exige que o delegado apure o roubo das apólices e garante que Edmundo é inocente. Lindinha proíbe Januário de provar o queijo. Candoca propõe pegar Serafim para tirar Edmundo da cadeia. Cornélio sugere que Marcela faça uma festa de fim de ano. Catarina surpreende Petruchio e Lindinha abraçados.

Capítulo 160
Lindinha diz a Catarina que não quer se casar com Januário, pois gosta de outro. Petruchio e Catarina discutem e declaram guerra. Marcela aceita a ideia de dar uma festa de fim de ano. Teodoro reconhece Kiki e exige que ela esclareça tudo para Batista. Serafim gosta de saber que Candoca está livre e desimpedida. Catarina se lamenta com Joana. Ezequiel sonda Joaquim. Teodoro tenta convencer Joaquim a mudar o testamento e diz que Batista tentará anulá-lo. Heitor visita Edmundo e pede que ele desista de Bianca.

Capítulo 161
Edmundo desabafa com outro preso, que tenta alertá-lo contra Heitor. Marcela manda Heitor exigir que Bianca se case com ele em troca da liberdade de Edmundo. Petruchio não consegue vender o queijo, sabotado por Lindinha. Petruchio culpa Catarina pelo prejuízo. Batista visita Joana. Marcela convence Joaquim de que é inocente, mas não consegue fazê-lo alterar o testamento. Cornélio avisa que Batista vai dar uma festa. Heitor propõe libertar Edmundo se Bianca se casar com ele.

Capítulo 162
Bianca hesita em aceitar a proposta de Heitor. Catarina e Neca decidem provar que sabem fazer um bom queijo. Berenice diz a Batista que Joana tem passado as noites fora. Marcela aconselha Bianca a aceitar a proposta de Heitor. Serafim convida Candoca para a festa. Catarina manda avisar que não vai passar o fim de ano com Batista. Celso e Fábio recebem convite para a festa e estranham. Cornélio propõe um brinde e pede que Dinorá toque violino.

Capítulo 163
Cornélio insiste e Dinorá não tem como deixar de tocar violino. Celso fica apavorado. Fábio derruba champagne no violino. Marcela garante que não convidou Celso e Fábio para a festa. Edmundo pensa em Bianca. Heitor insiste que liberta Edmundo em troca do casamento com Bianca. Hildegard procura Fábio. Lourdes e Bárbara desconfiam. Petruchio e Catarina se beijam, mas ele logo se afasta. Catarina se declara a Petruchio. Mimosa vai à fazenda. Petruchio se recusa a fazer as pazes com Catarina e eles brigam.

Capítulo 164
Calixto e Mimosa apartam a briga. Mimosa conta a Catarina sobre chantagem que Heitor está fazendo com Bianca. Ela decide falar com Heitor. Neca sente ciúme de Calixto. Calixto beija Mimosa, que desmaia. Petruchio e Catarina tentam acordá-la e querem saber o que Calixto fez para deixá-la desacordada. Josefa alerta Dinorá que Cornélio está desconfiado. Dalva aconselha Candoca a aceitar a corte de Serafim. Mimosa volta a si em estado de graça. Lindinha comunica estar levando adiante o plano para destruir Petruchio e desconfia que Joaquim pegou as apólices. Catarina pergunta a Heitor o que ele sabe sobre o roubo da herança.

Capítulo 165
Catarina manda Heitor se afastar de Bianca. Januário encontra Lindinha conversando com Joaquim. Josefa pressiona Heitor a se casar logo com Bianca. Mimosa confessa que só pensa em ser beijada novamente. Calixto desabafa com Petruchio, que o convence de que Mimosa desmaiou de susto. Batista procura Joana. Teodoro e Kiki se beijam. Catarina decide visitar o comprador do queijo da fazenda. Mimosa faz tudo errado na cozinha. Calixto vai vê-la. Marcela e Bianca vão à delegacia. Edmundo e Bianca se encontram.

Capítulo 166
Edmundo pede que Bianca aceite a proposta de Heitor. Para convencê-la, diz que não a ama. Mimosa tenta agarrar Calixto. Dinorá vai ao encontro de Celso. Mimosa aconselha Bianca a dar uma chance a Heitor. Candoca garante que não gosta de Serafim. Fábio alerta Celso de que Cornélio está desconfiado. Dinorá precisa aprender a tocar violino, mas Celso não sabe. Joana se recusa a voltar para Batista. O feirante devolve os queijos. Petruchio culpa Catarina e decide temperar pessoalmente a próxima encomenda.

Capítulo 167
Catarina aconselha Petruchio. Batista e Marcela não se entendem na cama. Bianca diz a Heitor que aceita a proposta dele, mas antes Edmundo deve ser solto. Bárbara e Lourdes decidem descobrir o que Hildegard está fazendo com Fábio. Heitor diz a Josefa que é ele quem vai tirar Edmundo da cadeia. Petruchio prepara o queijo. Kiki e Teodoro fazem planos para lançá-lo na carreira política. Heitor avisa Serafim que Josefa é o álibi para libertar Edmundo. Nasce um bezerro na fazenda. Lindinha enche o coalho de sal.

Capítulo 168
Lindinha esnoba Januário. Triste, ele mexe o queijo. Batista se sai mal numa reunião política. Kiki pede ajuda a Joaquim para acabar com a candidatura de Batista. Joana deixa que Batista pense que ela tem um novo amor. Josefa depõe a favor de Edmundo. Serafim entra com um pedido de habeas corpus e Edmundo sai da cadeia. Dalva pede que Cornélio assista a uma aula de Dinorá. Dalva se recusa a hospedar Edmundo. Cornélio se surpreende com o depoimento de Josefa. Petruchio perde outro freguês. Buscapé conta que Januário mexeu o queijo.

Capítulo 169
Catarina não acredita que Januário tenha estragado o queijo. Lindinha o acusa. Petruchio o coloca para fora da fazenda. Januário desconfia de Lindinha, mas não tem coragem de acusá-la para Catarina. Edmundo deixa a casa de Dalva. Marcela convence Batista a aceitar o casamento de Bianca com Heitor. Januário conversa com Joaquim. Neca desconfia de Lindinha. Calixto não acredita que Petruchio recupere a clientela e acusa Catarina pela crise na fazenda. Joaquim admite que Lindinha estragou os queijos. Serafim hospeda Edmundo. Heitor avisa Bianca que Edmundo está livre e lhe pede um beijo.

Capítulo 170
Bianca se recusa a beijar Heitor. Catarina faz o queijo. Marcela manda Heitor descobrir o que se passa na fazenda de Petruchio. Mimosa continua no mundo da lua. Cornélio conversa com Batista sobre Heitor. Buscapé adverte Catarina em relação à Lindinha. Inácio promete dar a Cornélio uma chave mestra. Lourdes e Bárbara flagram Hildegard com Fábio, que finge estar hipnotizado. Batista exige que Heitor trabalhe. Edmundo não tem dinheiro para comer. Petruchio avisa que ninguém quer o seu queijo. Lindinha ouve Calixto dizer que Petruchio ficou com a herança de Catarina.

Capítulo 171
Petruchio nega ter pego o dinheiro de Catarina. Heitor raspa o bigode. Petruchio recusa o beijo de Catarina. Edmundo não consegue trabalho. Marcela pede que Batista interdite Joaquim. Teodoro precisa do dinheiro de Joaquim para sua campanha. Teodoro pede que Joana desmoralize Batista, contando sua história para os jornais. Ela se recusa a trair o pai de seus filhos. Cornélio se veste de camareiro. Serafim emprega Heitor na revista de bordados. Heitor e Edmundo se encontram. Petruchio leva Lindinha à cidade. Serafim pede que o professor deixe a redação da revista. Edmundo não tem para onde ir.

Capítulo 172
Edmundo chora no banco da igreja. Heitor pede que Bianca o ensine a bordar. Cornélio entra no quarto errado e uma mulher o agarra. Joana desabafa com Berenice, que a aconselha a aceitar a proposta de Teodoro. Em troca de um anel, Lindinha conta para Marcela o que ouviu Calixto dizer sobre o roubo da herança. Marcela pede ajuda à Dinorá para fazer Petruchio cair em uma armadilha. Bianca e Heitor vão à fazenda. Bianca apela para Catarina: Mimosa precisa de ajuda. Serafim avisa Candoca que Edmundo partiu. Januário manda Lindinha embora.

Capítulo 173
Lindinha confessa ter salgado os queijos a pedido de Joaquim. Januário se recusa a beijá-la. Catarina e Bianca exigem que Calixto procure Mimosa. Marcela e Dinorá armam um plano contra Catarina. Heitor borda. Cornélio aparece com o pescoço arranhado e Dinorá faz uma cena de ciúme. Edmundo é assaltado e perde sua trouxa de roupas. Candoca avisa a Bianca que Edmundo desapareceu. Catarina decide colaborar com as investigações sobre o roubo de sua herança. Calixto foge do beijo de Mimosa. Lourdes agarra Fábio. Joana exige que Batista sustente os filhos.

Capítulo 174
Catarina vai à confeitaria. Dinorá a convida para um jantar. Joana encontra Edmundo deitado no jardim e pensa que é um mendigo. Marcela diz a Bianca que Josefa mentiu para o delegado. Joana alimenta Edmundo. Teodoro pressiona Joana. Marcela não admite que Batista ajude Joana. Cornélio avisa Dalva que não está conseguindo assistir à aula de violino. Calixto desabafa com Lindinha. Petruchio faz uma reunião na fazenda e comunica que perdeu todos os clientes e está completamente sem dinheiro. Lindinha oferece os brincos de Marcela para Petruchio.

Capítulo 175
Petruchio obriga Lindinha a mostrar os brincos para Calixto. Ela mente que ganhou de Januário. Catarina avisa Petruchio que vai preparar a lista de suspeitos. Joana não aceita a proposta de Batista em ter conforto em troca de uma visita semanal. Cornélio se esconde debaixo da cama de Ezequiel. Januário se recusa a casar com Lindinha. Ezequiel pede que Dinorá adie a aula. Teodoro dá dinheiro a Joana e diz que Batista mandou como indenização. Joana decide fazer um escândalo.

Capítulo 176
Joana autoriza Teodoro a marcar uma entrevista com os jornalistas. Calixto insiste em saber de quem Lindinha gosta. Josefa fica arrasada quando Heitor pede que ela o ensine a fazer glacê. Petruchio avisa Cornélio que Dinorá está oferecendo um jantar só para mulheres. Catarina pede dinheiro ao pai e admite que ama Petruchio. Bianca vê Edmundo em frente à janela de seu quarto. Dinorá e Josefa acertam os detalhes do plano para afastar Catarina de Petruchio. Dinorá despacha Cornélio, pois quer que Petruchio fique sozinho. Catarina vê Marcela e Petruchio se beijando.

Capítulo 177
Catarina fica furiosa. Petruchio jura inocência. Catarina dorme na casa de Dalva. Marcela manda Serafim se oferecer para levar Catarina à fazenda. Catarina reconhece Fábio e avisa que vai contar a verdade para Lourdes e Bárbara. Catarina descobre que as duas mentiram para ela e desiste de falar sobre Fábio. Catarina conta a Batista que flagrou Marcela e Petruchio aos beijos, mas ele não acredita. Petruchio fica furioso ao ver Catarina chegar na companhia de Serafim.

Capítulo 178
Petruchio e Catarina brigam e ele a beija. Marcela diz ao delegado que Petruchio pode ter roubado as apólices. Heitor avisa Batista que Joana vai desmoralizá-lo. Quando Joana está prestes a dizer aos jornalistas o nome do homem que a enganou, Batista chega. Joana desiste de falar. Joaquim assume ter armado o golpe. Dinorá e Celso se encontram no quarto. Petruchio propõe procurar Marcela para esclarecer tudo. Ele e Catarina se abraçam. O delegado vai à fazenda.

Capítulo 179
Catarina defende Petruchio. Petruchio se recusa a revelar porque ficou contente com o roubo. Teodoro avisa Joaquim que Marcela quer que ele mude o testamento. Batista agradece a ajuda de Heitor. Edmundo recebe esmola e sente-se humilhado. Lindinha conta que ouviu Calixto dizer que Petruchio ficou com as apólices. Batista demite Teodoro, que confessa que pretende se candidatar a prefeito. Joana e Batista se beijam. Petruchio e Catarina se abraçam.

Capítulo 180
Joana recusa a ajuda de Batista. Dr. Felisberto avisa que Hildegard é uma vigarista. Calixto confessa ter sugerido que Petruchio roubasse as apólices para impedir que Catarina partisse. Cornélio veste-se de camareira para entrar no quarto de Celso e Dinorá. Batista contrata Serafim para cuidar da campanha eleitoral. Joaquim concorda em patrocinar a campanha de Teodoro. Kiki dá um terno a Teodoro. O delegado interroga Joana. Cornélio flagra Celso e Dinorá no quarto do hotel.

Capítulo 181
Dinorá diz a Cornélio que Celso é professor de violino. Kiki pede Teodoro em casamento. Joana conta ao delegado que viu Heitor saindo do escritório de Batista no dia da festa. Heitor promete descobrir o paradeiro de Edmundo. Calixto fala com Marcela sobre as dificuldades na fazenda. Ela manda Petruchio procurá-la. Petruchio garante que não pegou as apólices. O delegado procura Heitor. Calixto dá o recado de Marcela a Petruchio.

Capítulo 182
Calixto tenta convencer Petruchio sobre as boas intenções de Marcela. Heitor conta ao delegado que viu Kiki saindo da sala de Batista. Teodoro concorda em se casar com Kiki desde que ela mude de vida. Cornélio não aceita que Dinorá tenha aulas num quarto de hotel e ela se dispõe a abandonar o violino. Catarina sente tontura. Dalva convida Dinorá para ir à sua casa. Petruchio quer saber o que Marcela pretende com o empréstimo.

Capítulo 183
Marcela cobra juros e faz Petruchio assinar um documento dando a fazenda como garantia. Mimosa derruba café quente em Marcela, que a demite. A pedido de Bianca, Petruchio leva Mimosa para a fazenda. Kiki conta ao delegado que viu Petruchio entrando na sala de Batista. Januário pede a Lindinha que conte a verdade sobre os queijos para Petruchio. Celso encontra Dinorá na casa de Dalva. Celso e Dinorá se agarram. Cornélio chega.

Capítulo 184
Furioso, Cornélio avança em Dinorá, que põe a culpa em Celso. Cornélio expulsa Dinorá e Josefa de casa. Dalva confessa ter planejado tudo. Heitor vê Edmundo recitando versos na rua. Marcela põe Bianca para ajudar na limpeza de casa. Petruchio se recusa a dizer onde arrumou dinheiro para fazer compras. Catarina desmaia. Cornélio se muda. Dinorá confessa que se sente aliviada sem Cornélio. Josefa quer saber do elas vão viver de agora em diante.

Capítulo 185
Dinorá planeja vender o colar de brilhantes, mas Cornélio o leva. Dinorá e Josefa pressionam Heitor para casar-se logo com Bianca. Petruchio quer saber de quem Lindinha gosta. Cornélio se hospeda no hotel. Mimosa percebe que Neca tem ciúme de Calixto. Dinorá descobre que as jóias dadas por Joaquim são falsas. Serafim demite Heitor. Josefa e Dinorá não têm o que comer. Catarina pede a Batista que descubra onde Petruchio conseguiu dinheiro.

Capítulo 186
Batista insinua que Petruchio ficou com as apólices. Heitor leva Bianca ao encontro de Edmundo. Petruchio começa a reconquistar fregueses. Cornélio garante que não emprestou dinheiro a Petruchio. Catarina insiste com Januário: quer saber quem estragou os queijos. Heitor fica com pena de Edmundo. Cornélio avisa Petruchio que Catarina desmaiou. Josefa quer que Dinorá arranje um emprego. Josefa decide revelar quem é o pai de Heitor.

Capítulo 187
Josefa revela que Calixto é o pai de Heitor. Calixto fica orgulhoso e Heitor, decepcionado. Dinorá pede que Joaquim a empregue, e ele a despreza. Marcela arranja emprego de camareira do hotel para Dinorá. Calixto diz a Heitor que ele terá de ajudar na fazenda. Catarina acha que está grávida.

Capítulo 188
Berenice tenta descobrir onde Joana arranja dinheiro para sustentar a família. Marcela esconde um documento de Batista. Felisberto aceita provar que Joaquim está doido. Petruchio desconfia de que Catarina está escondendo algo. Cornélio vê Dinorá vestida de camareira.

Capítulo 189
Josefa confessa seu passado a Dalva e Candoca. Lourdes agarra Fábio. Petruchio vende queijos. Marcela manda chamar Petruchio. Berenice e o ladrão, que é seu sobrinho, armam um plano para roubar Joana e Batista, incriminando Edmundo. O médico constata que Catarina está grávida. Dispondo de provas de que Petruchio cometeu um ato ilegal, Marcela ameaça: ou foge com ela ou o põe na cadeia.

Capítulo 190
Marcela declara sua paixão por Petruchio. Serafim apresenta Joaquim a Felisberto. Celso se recusa a reatar com Dinorá. Kiki tem um plano para Januário conquistar Lindinha. Marcela manda preparar os papéis para interditar Joaquim. Batista visita Joana. Marcela conta ao delegado que tem provas contra Petruchio e exige que ele seja preso.

Capítulo 191
Marcela pede que Batista entre com o processo contra Joaquim. Serafim leva flores para Dalva. Lindinha descobre que Catarina está grávida e conta para Marcela. Bianca e Edmundo se encontram. Marcela conta para Catarina que emprestou dinheiro a Petruchio.

Capítulo 192
Marcela mostra os documentos assinados por Petruchio, dando a fazenda como garantia. Catarina sai, furiosa. Bianca admite a Edmundo que vai se casar com Heitor. Marcela confessa a Batista ter emprestado dinheiro a Petruchio. Catarina pede abrigo a Dalva. Petruchio está decidido a trazê-la de volta para fazenda.

Capítulo 193
Catarina decide ter o filho longe do marido. Mimosa quer um beijo de Calixto, que faz jogo duro. Batista não acredita no que a filha diz sobre Marcela, mas promete dar-lhe dinheiro. Bianca ordena que Heitor conte a Petruchio onde está Catarina. Petruchio descobre que Catarina está grávida.

Capítulo 194
Catarina garante que vai criar o filho sozinha na França, mas volta para a fazenda. Marcela nega saber do processo, mas Bianca a desmascara. Joaquim promete deixá-la sem um tostão. Marcela faz planos de provar ao pai que é um anjo. O delegado diz que Petruchio pode ser preso.

Capítulo 195
Catarina tenta esclarecer que o pai trocou a dívida pelo dote. Dinorá é humilhada por Cornélio. Catarina fica chocada ao saber que Batista pegou sua herança. Batista fica sério quando a filha lhe pergunta se roubou o envelope.

Capítulo 196
Batista se faz de ofendido. Catarina se revolta ao saber que Marcela trata mal Bianca. Bianca conta à irmã que Lindinha esteve conversando com Marcela. Lourdes e Fábio se beijam. Batista leva dinheiro a Joana. Um ladrão ameaça Batista e acaba atirando em Joana.

Capítulo 197
Catarina e Petruchio ouvem o tiro. Edmundo é pego com a arma na mão. Joana é levada ao hospital. Bianca visita Edmundo na prisão. Edmundo afirma que fez parte do assalto.

Capítulo 198
Januário chega à fazenda e apresenta Kiki como sua noiva. Pressionada por Catarina, Lindinha mente dizendo que foi à casa de Marcela pedir emprego. Petruchio e Catarina encontram Berenice vasculhando a casa de Joana. Joana acorda. Catarina acha um envelope.

Capítulo 199
Batista confessa a Catarina que pegou o envelope das apólices, mas só encontrou velhos documentos. Catarina desconfia de Marcela. Fábio vê Felisberto. Joaquim assina documento que deserda Marcela. Catarina tenta descobrir se Marcela sabia a combinação do cofre.

Capítulo 200
Bianca lembra-se de ter contado o segredo a Marcela. Josefa pensa que é a beneficiária do testamento de Joaquim, que a pede em casamento. Cornélio crê que Dalva pode ser a salvação para a sua solidão. Cornélio vê Serafim cortejando Dalva.

Capítulo 201
O médico diz a Batista que Joana precisa deixar o hospital. Marcela briga com o marido porque ele foi visitar Joana. Marcela pede que Lindinha assine um documento vendendo a porquinha para ela. Petruchio propõe um encontro a Marcela.

Capítulo 202
Batista pede a Catarina e Petruchio que abriguem Joana. Catarina concorda. Fábio escreve uma carta de adeus a Lourdes e Bárbara. Marcela pede a Dinorá e Josefa que a ajudem em seu encontro com Petruchio.

Capítulo 203
Petruchio convida Marcela para fugir. Lindinha se oferece a Januário, que a rejeita. Ele diz que só vai perdoá-la quando ela contar a Petruchio e Catarina que estragou os queijos. Batista promete uma fazenda a Heitor como dote de Bianca. Lindinha confessa a Petruchio que o ama.

Capítulo 204
Lindinha agarra Petruchio. Catarina surpreende os dois e decide ir embora. Januário desfaz as mentiras de Lindinha, que insiste em dizer que foi assediada por Petruchio. Ela confessa a Catarina e vai embora. Calixto pede Mimosa em casamento.

Capítulo 205
Catarina suspeita de que Petruchio está armando algum plano. Mimosa aceita o pedido de casamento de Calixto. Batista leva Joana para a fazenda. Petruchio suspeita que Lindinha roubou as apólices.

Capítulo 206
Petruchio vai embora. O ladrão entrega Berenice. Heitor confessa a Marcela que tentou roubar as apólices. Dinorá quer saber quem é a pretendente de Cornélio. Berenice é presa.

Capítulo 207
Heitor decide procurar Lindinha. Cornélio pede Dalva em casamento, mas ela não aceita. Ezequiel revela a Januário o paradeiro de Lindinha. Berenice incrimina Edmundo. Catarina visita Bianca. Januário encontra Lindinha vestida de noviça.

Capítulo 208
Lindinha não conversa com Januário. Bianca ouve conversa entre Marcela e Petruchio. Joana revela que o professor é inocente. Heitor vai dormir na casa de Dinorá e leva o terno da festa de noivado. Serafim e Heitor tentam segurar Lindinha, mas ela e as freiras correm para a igreja.

Capítulo 209
Marcela manda Cosme impedir a entrada de Mimosa e Calixto na festa. Catarina pede ajuda a Bárbara e Lourdes e, em troca, vai revelar onde está Fábio. Batista anuncia o noivado. Na festa, Lourdes acusa Heitor de ser o pai de seus filhos.

Capítulo 210
Bianca e Catarina se envergonham ao saber que foi o pai quem proibiu a entrada de Calixto e Mimosa na festa. Petruchio expulsa Heitor da fazenda. Catarina descobre os planos de fuga do marido.

Capítulo 211
Bárbara e Lourdes batem em Fábio. Lindinha não conversa com Petruchio. Januário continua a sofrer por causa de Lindinha. Joana confirma que Edmundo é inocente, e Batista leva à delegacia um advogado. Catarina pergunta a Petruchio se ele seria capaz de abandonar o filho.

Capítulo 212
Petruchio desconversa. Dinorá teme ser seduzida pelo novo Cornélio. Bianca pede que Edmundo aceite o advogado. Neca sugere que Catarina prepare uma armadilha para Petruchio. Heitor convida Candoca para acompanhá-lo ao casamento de Josefa. Catarina conta o plano de Marcela e Petruchio e pede ajuda para desmascarar os traidores.

Capítulo 213
Catarina e Batista planejam ouvir a conversa entre Petruchio e Marcela. Bianca enfrenta o pai. Bárbara e Lourdes pensam na possibilidade de perdoar Fábio. Joaquim e Josefa vão para a igreja. Heitor pede que Fábio acompanhe Dalva e Candoca. Celso vai em seu lugar. O delegado liberta Edmundo. Durante o casamento, Joaquim morre.

Capítulo 214
Marcela finge estar morta de tristeza. O testamenteiro pede que os herdeiros assinem um termo se comprometendo a não contestar o testamento. Bárbara e Lourdes querem que Fábio escolha uma das duas. Josefa descobre que a porquinha é a herdeira. Marcela mostra o recibo da compra da porquinha e expulsa Januário.

Capítulo 215
Marcela instiga Serafim e Heitor a encontrarem as apólices. Joana oferece sua casa a Edmundo enquanto ficar na fazenda. Bianca e Edmundo enfrentam Batista. Joana avisa a Batista que, assim que melhorar, vai embora da cidade. Batista, Bianca e Catarina flagram Marcela e Petruchio.

Capítulo 216
Marcela arruma a mala e ameaça fazer um escândalo se Batista não lhe der dinheiro. Catarina expulsa Petruchio da casa de seu pai. Teodoro exige que Januário se candidate. Dinorá e Josefa confessam a Catarina que tentaram arruinar seu casamento. Petruchio e Marcela se unem para pressionar Lindinha.

Capítulo 217
Joaquim aparece para Januário e manda que ele vá à igreja, pois Lindinha vai precisar dele. Marcela pressiona Lindinha para saber quem entrou na sala de estudos no dia da festa. Ela sai correndo. Petruchio a cerca e Catarina a agarra. Januário esconde Lindinha na casa de Kiki. Batista vai pagar para que Marcela vá à convenção fingindo ser a sua mulher.

Capítulo 218
Fábio pede para morar com Lourdes e Bárbara, para que possa fazer a sua escolha. Heitor propõe casamento a Candoca. Januário pede Lindinha em casamento. Marcela humilha Januário. Joana volta para casa. Dinorá cai de joelhos pedindo perdão a Cornélio.

Capítulo 219
Joana manda Batista embora. Cornélio e Dinorá se reconciliam. Calixto e Mimosa trocam alianças. Bianca ouve quando Januário conta a Petruchio o paradeiro de Lindinha. Marcela manda Heitor seguir Petruchio, pois teme que ele a traia. Catarina, o delegado, o investigador e um policial invadem a casa de Kiki e prendem Lindinha.

Capítulo 220
Batista é eleito na convenção, mas desiste da carreira política por amor a Joana. Fátima vibra ao saber que é irmã de Catarina. Edmundo pede a mão de Bianca, com consentimento de Batista. Candoca e Celso se beijam. Petruchio vai com Marcela ao noivado de Bianca. O delegado chega.

Capítulo 221
Sinopse não disponível.

Saiba mais sobre O Cravo e a Rosa:

Saiba quem roubou as apólices de Catarina em O Cravo e a Rosa

Confira o que acontece no final de O Cravo e a Rosa

Artistas de O Cravo e a Rosa que já morreram

Quem é quem em O Cravo e a Rosa, que será exibida pelo canal Viva

Deixe sua opinião



Leia também