Confira o resumo de todos os capítulos de Cabocla (2004)





Capítulo 1
Justino desafia Boanerges a raspar seu bigode se seu cavalo perder e ele aceita. Boanerges perde a aposta. Justino acusa Tomé de traição e o despede. Edmundo avisa Luís que ele está com um princípio de tuberculose. Joaquim decide mandar Luís para Vila da Mata. Boanerges emprega Tomé. Belinha e Neco se conhecem no trem.

Capítulo 2
Mariquinha se prepara para encontrar Tobias, mas Justino não deixa que ela saia sozinha. Bina aconselha Zuca a se casar logo com Tobias, para não perdê-lo. Mariquinha vê Tobias com Zuca e fica triste. Boanerges recebe Belinha na estação. Justino e Mariquinha levam um susto ao ver Neco desembarcando do trem.

Capítulo 3
Justino e Boanerges ficam aborrecidos ao ver que Neco e Belinha viajaram juntos. Emerenciana diz a Belinha que Justino é um desafeto de Boanerges. Neco revela a Justino que largou a faculdade de direito porque quer trabalhar na fazenda. Joaquim diz a Luís que ele vai viajar. Tomé vê Neco e Belinha conversando.

Capítulo 4
Belinha manda Tomé deixá-la em paz. Joaquim manda um telegrama a Boanerges pedindo hospedagem para Luís. Neco diz a Tomé que está gostando de Belinha. Justino quer comprar o sítio de Felício. Emerenciana pede que Belinha lhe dê a carta de Tomé. Justino dá um prazo para Felício decidir que preço quer pelas terras.

Capítulo 5
Belinha rasga a carta. Boanerges decide levar a família para Vila da Mata para que eles possam receber Luís com mais conforto. Macário avisa a Boanerges que um dos vereadores o lançou à prefeitura. Luís chega. Zé da Estação manda Chico levá-lo até o hotel da cidade. Luís fica espantado com a beleza de Zuca.

Capítulo 6
Zuca fica envergonhada na presença de Luís. Justino afirma que vai tomar as terras de Felício se ele não quiser vendê-las, deixando Neco e Mariquinha preocupados. Tomé avisa a Tobias que Justino não vai desistir tão fácil. Luís e Zuca conversam. Boanerges vai buscar Luís no hotel de Zé da Estação. Zuca dá adeus para Luís.

Capítulo 7
Luís chega à casa de Boanerges em Vila da Mata. Tobias diz a Felício que vai botar Justino para correr. Luís não consegue parar de pensar em Zuca. E ela fica desanimada ao lembrar que seu casamento está próximo. Belinha diz à mãe que gosta de Neco.

Capítulo 8
Emerenciana não conta nada a Boanerges. Ritinha aconselha Belinha a enfrentar seus pais. Boanerges concorda em voltar para a fazenda. Zuca não pára de pensar em Luís. Pequetita diz a Joaquim que ama Luís e ele começa a simpatizar com ela.

Capítulo 9
Generosa diz a Tina que Tomé nunca vai ser dela. Justino avisa a Felício que é dono da terra e lhe dá uma semana para sair. Tobias fica furioso ao saber. Luís vai ao cartório ver se Justino tem mesmo a escritura. Tobias decide tomar satisfações com Justino.

Capítulo 10
Tomé acalma Tobias. Boanerges decide chamar Zuca para morar na fazenda. Belinha quer alfabetizar os adultos e o pai promete pensar. Luís confere o registro no cartório. Belinha e Neco se encontram e Nastácio os vê. Zuca atira um cravo para Luís.

Capítulo 11
Luís diz que Felício tem direito às terras por usucapião. Xexéu diz a Justino que Boanerges e Luís acreditaram no registro falso. Luís fica sem graça ao saber que Zuca é noiva de Tobias. Pequetita janta com Joaquim. Belinha recebe um bilhete de Neco.

Capítulo 12
Tomé percebe o interesse de Luís e diz que Tobias ama Zuca. Belinha finge que quer conhecer a escola para ver Neco. Mariquinha e Belinha simpatizam uma com a outra. Boanerges permite que Belinha dê as aulas. Joaquim recebe uma carta de Luís.

Capítulo 13
Joaquim diz a Pequetita que Luís está bem e a convida para jantar. Mariquinha teme que Justino seja vítima de uma tocaia. Zuca chega à fazenda e troca olhares com Luís. Belinha se decepcionada porque só tem quatro alunos. Ela e Neco se beijam.

Capítulo 14
Boanerges pede que Macário, Chico Bento e o vigário testemunhem a favor de Felício. Emerenciana desconfia que Belinha se encontra com Neco. Xexéu descobre o plano de Boanerges e conta a Justino. Luís vê Zuca cavalgando em sua direção.

Capítulo 15
Zuca confessa a Luís que tem pensado nele, deixando-o perturbado. Tomé e Tobias partem para um serviço. Neco discute com Justino. Boanerges pergunta a Belinha se ela está namorando Neco. Os capangas de Justino derrubam as cercas de Felício.

Capítulo 16
Os capangas exigem que Felício e sua família saiam das terras. Belinha diz a Boanerges que não está namorando Neco. Justino oferece aos caboclos o dobro do que Boanerges paga para quem trabalhar para ele. Boanerges decide atacar Justino.

Capítulo 17
Luís pede que Boanerges espere pela decisão da Justiça. Neco e Mariquinha não se conformam com as atitudes de Justino. Tina conta a história de Rosa para Zuca. Justino briga com os caboclos porque eles não deixam os filhos irem às aulas.

Capítulo 18
Tobias quer se vingar de Justino, mas Zuca o convence a esperar. Neco decide conversar com Boanerges sobre Belinha. Luís se declara para Zuca. Justino vê que as crianças estão na escola, mas uma delas diz que só foram porque Boanerges mandou.

Capítulo 19
Justino fica furioso porque os alunos só voltaram por causa de Boanerges. Zuca faz jogo de sedução com Luís. Boanerges diz a Belinha que ela vai se casar com o filho de Macário. Bina tem um mau pressentimento. Luís passa mal na frente de Zuca.

Capítulo 20
Boanerges manda Luís descansar. Justino não consegue um advogado. Luís ouve Tobias falando de Zuca e sente-se culpado. Neco deixa um bilhete para Belinha. Luís avisa que Felício pode voltar para suas terras. Zuca abraça Luís e Emerenciana os vê.

Capítulo 21
Emerenciana acha a carta de Neco. Belinha revela ao vigário que gosta de Neco. Felício volta para suas terras. O vigário revela a Boanerges que Belinha decidiu ser freira. Zuca marca um encontro com Luís. Boanerges decide dar uma lição em Belinha.

Capítulo 22
Emerenciana acalma Boanerges. Tobias encontra Zuca e a convida para passear com ele. Luís os vê e se conforma. Neco se decepciona ao ver que Belinha não lhe mandou uma resposta. Zuca é fria com Tobias. Ritinha vê Zuca e Luís abraçados.

Capítulo 23
Ritinha avisa a Zuca que todos desconfiam que ela e Luís se gostam. Justino quer mandar Neco para o Rio, mas ele diz que não vai. Zuca permite que Tobias a beije. Emerenciana diz a Boanerges que Neco é corajoso. Zuca vai ao quarto de Luís.

Capítulo 24
Zuca despede-se de Luís. Tina sofre com a indiferença de Tomé. Luís sugere que Boanerges pague os caboclos com dinheiro antes que Justino o faça. Neco ofende Boanerges e briga com Belinha. Zuca diz a Bina que não tem certeza se ama Tobias.

Capítulo 25
Belinha diz a Emerenciana que brigou com Neco. Boanerges decide pagar os empregados em dinheiro. Zuca, sem jeito, diz a Tobias que só se casará se sua família ganhar a causa das terras. Boanerges teme que Luís e Zuca tenham feito besteira.

Capítulo 26
Justino pede que Neco fale bem de Gustavo para Macário, mas ele se nega. Mariquinha se espanta ao saber que Tomé espera que Rosa volte. Luís pede que Boanerges o leve à cidade para ver o processo. Bina pergunta a Zuca se ela gosta de outro.

Capítulo 27
Neco vê Nastácio e pergunta por Belinha. Bina pergunta a Boanerges se aconteceu algo com Zuca. Luís diz a Emerenciana que vai voltar para o Rio quando o processo de Felício acabar. Xexéu tenta subornar Macário para que não deponha a favor de Felício.

Capítulo 28
Macário dá uma surra em Xexéu. Boanerges se impressiona ao ver a felicidade dos empregados com o pagamento em dinheiro. Macário decide acusar Xexéu e Justino de adulterarem o registro no cartório. Joaquim decide visitar Luís e leva Pequetita.

Capítulo 29
Bina manda que Zuca esqueça o forasteiro. Luís se irrita ao saber que o pai está levando Pequetita para visitá-lo. Belinha trata Neco friamente. Zuca conhece Pequetita, que dorme no hotel de Zé. Tobias tenta convencer Tomé a esquecer Rosa.

Capítulo 30
Felício afirma que gostaria que Tina e Tomé namorassem. Bina fica feliz achando que a chegada de Pequetita vai fazer com que Zuca esqueça Luís. Neco pede perdão a Belinha e eles se beijam. Pequetita beija Luís na frente de Zuca, que chora.

Capítulo 31
Luís vê Zuca chorando. Tina encontra um vestido de Rosa. Luís diz a Pequetita que quer apenas ser seu amigo. Bina comenta com Zé que teme que Zuca não queira se casar com Tobias. Pequetita pergunta a Ritinha se houve algo entre Luís e Zuca.

Capítulo 32
Ritinha desconversa. Julieta aconselha Mariquinha a se casar logo. Neco não pode comparecer a um encontro com Belinha e Mariquinha se oferece para avisá-la. Boanerges vê Emerenciana lendo as cartas que Neco mandou para Belinha.

Capítulo 33
Boanerges exige ver as cartas, mas Emerenciana não deixa. Julieta diz a Mariquinha que Tobias é capaz de matar Justino se ficar sem as terras. Felício aconselha Tina a conquistar seu amor. Tomé fica admirado ao ver Tina com o vestido de Rosa.

Capítulo 34
Tina beija Tomé, que fica perturbado. Ela diz aos pais que não quer mais Tomé. Zuca se esforça para ser indelicada com Tobias. Tomé diz a Boanerges que os caboclos estão arrumando confusão por causa do dinheiro. Neco procura Emerenciana.

Capítulo 35
Neco conquista Emerenciana, que permite que Belinha o namore. Tina passeia com um novo jeito de mulher, chamando a atenção de todos na cidade. Ela diz a Felício que vai conquistar Tomé. Tobias tenta beijar Zuca, mas ela se esquiva.

Capítulo 36
Tobias diz a Bina que Zuca não gosta mais dele. Felício fica satisfeito ao perceber o interesse de Tomé por Tina. Boanerges diz a Luís que Joaquim está apaixonado por Pequetita. Zuca diz a Bina que ela estaria fazendo um favor se terminasse o noivado.

Capítulo 37
Tomé diz a Tina que não gostou de vê-la dançando com outros homens. Belinha acha que Boanerges levará Joaquim à estação e vai se encontrar com Neco. Boanerges flagra os dois. Neco beija Ritinha para disfarçar e Boanerges a demite. Neco a leva para a fazenda de seu pai.

Capítulo 38
Emerenciana diz a Boanerges que não vai perdoá-lo por ter demitido Ritinha se Justino a maltratar. Pequetita percebe uma troca de olhares entre Zuca e Luís. Generosa manda Tomé ter cuidado com Tina. Justino vê que Neco mentiu e pergunta por que Ritinha está ali.

Capítulo 39
Julieta conta a Justino que Neco está namorando Belinha. Tina convence Generosa e Felício a acolherem Ritinha. Tobias diz a Zuca que ninguém vai amá-la mais do que ele. Zaqueu oferece um emprego a Ritinha, mas Justino proíbe a contratação. Boanerges chega.

Capítulo 40
Justino diz a Boanerges que Neco está namorando Belinha com o consentimento de Emerenciana. Indignado, Boanerges resolve mandar Belinha para o Rio. Ele descobre que Tomé ajudou-a e o manda embora da fazenda. Neco fica furioso ao saber que Belinha foi embora.

Capítulo 41
Tomé avisa a Tobias que vai atrás de Rosa. Tobias pede que ele o ajude a construir a casa de Zuca antes de partir e Tomé concorda. Neco pede dinheiro emprestado a Mariquinha, para poder ir atrás de Belinha. Justino manda que seus capangas impeçam Neco de sair.

Capítulo 42
Neco decide esperar até a noite para partir. Zuca diz a Luís que está pensando em desmanchar seu noivado. Tomé sugere a Tobias que eles ajudem Neco a escapar da casa de Justino. Tobias se recusa a ajudar na fuga. Belinha afirma para Boanerges que não vai esquecer Neco.

Capítulo 43
Boanerges sente-se culpado ao ver Belinha chateada, mas não muda de idéia. Zuca diz a Luís que vai desmanchar o noivado com Tobias. Justino deixa Neco na estação e avisa Boanerges, que faz um escândalo. Tomé confessa a Zaqueu que pensa em ir atrás de Rosa.

Capítulo 44
Neco pede um quarto a Zé da Estação sem saber que Belinha e Boanerges estão lá. Luís diz a Neco que Justino contou seu plano a Boanerges. Emerenciana passa mal. Ritinha pede que Tomé chame um médico. Maria conta a Tobias que Emerenciana está perdendo o filho.

Capítulo 45
O médico diz que Emerenciana está bem, mas ainda pode perder a criança. Justino, fingindo estar feliz, anuncia que Felício ganhou a causa. Luís se chateia quando Tobias fala do seu casamento com Zuca. Neco quer ir atrás de Belinha. Zuca diz a Bina que vai terminar o noivado.

Capítulo 46
Zuca revela sua decisão ao pai. Felício diz a Tomé que ele vai perder a chance de ser feliz se for atrás de Rosa. Tina diz que sente pena de Tomé. Zuca termina com Tobias. Boanerges e Belinha chegam ao Rio. Tomé vê Tobias bêbado e manda que Luís se prepare para o pior.

Capítulo 47
Boanerges leva Belinha à casa de Joaquim. Neco diz a Zaqueu que ele pode vender fiado aos peões de Boanerges por ordem de Justino. Ritinha conta para Emerenciana que Zuca e Luís se amam. Tobias diz a Luís que vai matar o homem por quem Zuca está apaixonada.

Capítulo 48
Luís fica incomodado ao ver a mágoa de Tobias. Emerenciana pede que Luís explique para Zuca que eles não podem ficar juntos, porque são diferentes demais. Tobias beija Mariquinha. Perturbada, ela conta para Neco o que aconteceu e ele fica transtornado de ódio por Tobias.

Capítulo 49
Neco não conta a Justino que Tobias beijou Mariquinha. Emerenciana pede que Luís se declare para Zuca. Boanerges descobre que Emerenciana passou mal. Ritinha vê Luís e Zuca se beijando. Tobias ouve Neco insultando Boanerges.

Capítulo 50
Neco se recusa a brigar com Tobias. Tobias diz a Tomé que vai seguir Zuca. Tina dá um beijo no rosto de Tomé. Tobias tenta conversar com Zuca. Ritinha aconselha Zuca a contar a Boanerges que gosta de Luís. O coronel pede para conversar com Zuca.

Capítulo 51
Zuca diz a Boanerges que não gosta mais de Tobias. Boanerges a manda de volta para a casa dos pais. Luís e Zuca se beijam. Emerenciana diz ao marido que ele não conseguirá separar Belinha de Neco. Luís diz a Boanerges que gosta de Zuca.

Capítulo 52
Luís aconselha Boanerges a se aliar a Neco. Tina diz que Rosa deve estar morta. Luís e Boanerges levam Felício para lavrar a escritura de suas terras. Edmundo diz a Joaquim que Pequetita está apaixonada por ele. Justino aparece na casa de Boanerges.

Capítulo 53
Justino entrega a escritura a Felício. Pequetita conta a Joaquim que encontrou o amor de sua vida. Tomé sai à procura de Rosa. Luís diz a Boanerges que não desrespeitou Zuca. Neco diz aos caboclos que Boanerges não fez muitas melhorias na região.

Capítulo 54
Justino fica furioso ao saber que Neco também estava falando mal dele. Pepa pede que Pequetita diga a Luís que ela tem uma surpresa para ele. Edmundo aconselha Joaquim a se declarar logo para Pequetita. Tobias chora por causa de Zuca.

Capítulo 55
Tomé parte em busca de Rosa. Justino pede que Neco o apoie nas eleições. Luís passa mal. Joaquim manda Belinha de volta para a casa. Joaquim beija Pequetita. Luís conta a Emerenciana que quer conversar com Tobias sobre Zuca.

Capítulo 56
Justino paga seus empregados em dinheiro. Os aliados de Boanerges pedem que ele se candidate a prefeito. Belinha chega à pousada. Tobias diz a Nastácio que só vai se acalmar quando acabar com o homem que lhe roubou Zuca. Belinha vai para casa.

Capítulo 57
Belinha diz a Emerenciana que não vai voltar para o convento. Ritinha conta a Zuca que Luís estava doente. Boanerges diz a Tobias que Zuca gosta de outro. Luís decide revelar toda a verdade. Zuca diz a Luís que é ela quem vai falar com Tobias.

Capítulo 58
Boanerges diz a seus adversários que Neco está jogando o povo contra eles. Tomé volta para casa. Dr. Teles avisa a Tobias que Felício corre risco de vida. Tomé diz a Tina que vai tentar refazer sua vida. Neco vai até a casa de Boanerges.

Capítulo 59
Neco e Belinha conversam de longe. Boanerges decide dizer a Tobias que Zuca se apaixonou por um viajante. Zuca diz a Luís que vai reatar seu noivado. Tobias continua desconfiado de Luís. Zuca diz a Tobias que quer reatar o noivado.

Capítulo 60
Tobias aceita Zuca de volta. Joaquim decide pedir Pequetita em casamento. Luís vê Zuca com Tobias e pensa em voltar para o Rio. Tina percebe que Tomé está conseguindo esquecer Rosa. Luís se desespera ao saber que Zuca reatou seu noivado.

Capítulo 61
Belinha quer levar um recado para Neco, mas desiste por temer que Boanerges a veja. Zuca marca seu casamento com Tobias. Neco vê que Justino realmente não se importa com os eleitores. Boanerges manda Belinha sair de seu esconderijo.

Capítulo 62
Boanerges diz que Belinha está proibida de sair do quarto. Justino avisa a seus capangas que vai esperar Felício morrer para dar um jeito em Tobias. Dr. Teles diz a Tobias que alguém bateu em Felício. Neco vai até a fazenda de Boanerges.

Capítulo 63
Emerenciana manda Neco embora. Luís decide pedir que Zuca não se case com Tobias. Boanerges acha que Justino mandou alguém bater em Felício. Belinha envia uma carta para Neco fingindo que está terminando o namoro com ele.

Capítulo 64
Emerenciana lê a mensagem e acha que Belinha está falando sério. Tobias quer saber quem machucou Felício. Boanerges diz a Emerenciana que vai deixar que Tobias mate Justino caso ele tenha mandado bater em Felício. Luís decide ir embora.

Capítulo 65
Neco e Mariquinha desconfiam de Justino. Luís diz a Boanerges que vai embora porque não quer vê-lo brigar com Justino. Luís beija Zuca. Tobias diz a Zuca que vai se vingar de quem bateu em seu pai. Luís pede para conversar com Tobias.

Capítulo 66
Luís pede que Tobias não estrague sua vida vingando-se de Justino. Neco diz aos caboclos que a venda agora é dele. Boanerges proíbe seus empregados de comprar na venda de Justino. Boanerges tenta fazer com que Felício lhe diga quem o atacou.

Capítulo 67
Luís fica impressionado por ter tossido sangue. Tomé diz a Tobias que eles se vingarão de quem atacou Felício. Tobias vê Neco com Belinha. O peão tira uma arma e aponta para Neco. Tobias ameaça contar a Boanerges que o viu com Belinha.

Capítulo 68
Tobias decide não falar nada para Boanerges. Pepa pede que Pequetita lhe diga onde está Luís. Belinha pede que Tobias não faça nada contra Neco. Tobias acaba confessando a Boanerges que viu Belinha conversando com Neco. O coronel fica furioso.

Capítulo 69
Luís consegue convencer Boanerges a não bater em Belinha. Tobias beija Mariquinha à força. Felício começa a melhorar. Boanerges percebe que alguns de seus aliados agora estão do lado de Justino. Emerenciana começa a sentir as dores do parto.

Capítulo 70
Emerenciana fica irritada porque Boanerges não está em casa. Neco diz a Justino que ele precisa ajudá-lo a ficar com Belinha caso ganhe a eleição. Felício começa a andar. Generosa diz a Boanerges que ele é pai de um menino.

Capítulo 71
Boanerges fica radiante. Mas Generosa diz que o menino nasceu morto. Justino sente pena de seu inimigo. Bina deixa Zuca passar alguns dias com Emerenciana. Pepa chega em Pau D'Alho e pergunta a Bina por Luís Jerônimo.

Capítulo 72
Pepa diz a Bina que Luís é o amor de sua vida e pergunta onde ele está. Dr.Teles diz a Boanerges que Emerenciana está bem. Tina diz a Tobias que Zuca gosta de Luís. O peão fica mal. Tobias chega furioso à casa de Boanerges e exige que chamem Luís.

Capítulo 73
Emerenciana diz a Neco que ele tem sua bênção para se casar com Belinha. Neco sugere a Justino que ele se alie a Boanerges. Joaquim diz a Pequetita que está velho para se casar com ela. Pepa chega a Pau D'Alho. Zuca pergunta a Belinha por Luís.

Capítulo 74
Tina diz a Tobias que Zuca gosta de Luís. O peão fica arrasado. Justino diz a Neco que prefere vê-lo morto do que casado com Belinha. Tobias pede para conversar com Luís e os dois saem juntos a cavalo. Luís diz ao peão que se apaixonou por Zuca.

Capítulo 75
Boanerges e Tomé encontram Luís e percebem que Tobias não se vingou. Joaquim diz a Edmundo que Pepa talvez esteja grávida. Luís pede Zuca em casamento. Pepa chega à fazenda. Boanerges pergunta se ela vai se hospedar na fazenda.

Capítulo 76
Tobias sabe da chegada de Pepa e diz a Tomé que Luís não vale nada. Zuca diz a Bina que não vai voltar para Tobias mesmo que Luís não fique com ela. Tomé diz a Tina que quer esquecer Rosa. Zuca se recusa a ouvir Luís. Boanerges volta a combater Neco.

Capítulo 77
Chico diz a Zuca que Luís está a sua espera. Neco pede que Justino não se envolva com Pepa. Luís diz a Zuca que nunca teve compromisso com Pepa. Zé avisa que Luís recebeu uma carta do pai. Bina decide ler a correspondência e fica pasma.

Capítulo 78
Luís lê a carta de Joaquim e fica furioso. Bina conta para Zuca que Pepa está grávida de Luís. A cabocla chora. O advogado mostra a carta para Boanerges e diz que Pepa está mentindo. Luís se surpreende ao saber que Pepa foi atrás de Justino.

Capítulo 79
Pepa joga charme para Justino. Belinha pede ajuda a Emerenciana para convencer Boanerges a aceitar seu namoro. Generosa pede que Tobias pare de sofrer. Boanerges descobre que Pepa tem sido vista com Justino e diz a Luís que vai expulsá-la de casa.

Capítulo 80
Justino passeia com Pepa. Chico aconselha Zuca a perguntar a Luís se Pepa está grávida. Emerenciana descobre que Pepa deu um beijo em seu marido. Joaquim descobre que Pepa mentiu. Justino leva Pepa para se hospedar em sua fazenda.

Capítulo 81
Joaquim descobre que Luís está apaixonado por Zuca. A cabocla recebe uma carta de Luís. Julieta afirma que vai embora se Pepa não for. Luís diz a Boanerges que ele vai acabar derrotado nas eleições se não se aliar a Neco. Emerenciana concorda.

Capítulo 82
Os caboclos comentam que Justino desistiu da sua candidatura. Zuca diz a Bina que vai se casar com Luís. Neco teme que seu pai tenha se apaixonado por Pepa. Boanerges descobre que Justino e Pepa estão na boca do povo. Pepa beija Justino.

Capítulo 83
Belinha teme que Neco ocupe o lugar de Justino e concorra à prefeitura contra Boanerges. Justino decide deixar Pepa no hotel para evitar que o povo fale deles. Tobias diz a Tomé que vai se vingar de todos que ajudaram Zuca a enganá-lo.

Capítulo 84
Luís diz a Boanerges que vai pedir a Joaquim sua parte na herança para comprar uma fazenda. Tobias pede suas contas a Boanerges. Belinha pede que o namorado se alie a Boanerges. Xexéu diz a Justino que Pepa pode fazer com que ele perca a eleição.

Capítulo 85
Emerenciana pede que Belinha convença Neco a se aliar a Boanerges. Tobias diz a Tomé que vai se vingar de quem o enganou. Luís diz a Boanerges que vai comprar uma fazenda. Tobias pede suas contas. Generosa ofende Tina e Tomé a defende.

Capítulo 86
Neco fica indignado com a proposta de Belinha. Mariquinha é fria com Tobias. Xexéu sugere a Justino que ele desista de ser candidato e deixe Neco no lugar. Pepa pergunta a Zuca se ela gosta de Luís. Neco afirma que vai lutar contra Boanerges.

Capítulo 87
Xexéu sugere que Boanerges apóie sua candidatura a vereador e, em troca, acaba com Neco. O coronel fica indignado. Pepa diz a Bina que não está grávida. Luís diz a Joaquim que vai se casar com Zuca. Justino diz aos filhos que vai sair da política.

Capítulo 88
Joaquim diz a Luís que se envergonharia de ter Zuca como nora. O vigário tenta convencer Boanerges a se aliar a Neco. Joaquim pede a mão de Zuca em casamento em nome de Luís, mas pede que ela vá morar no Rio. Luís avisa que vai ficar na fazenda.

Capítulo 89
Tomé tenta dissuadir Tobias de se vingar, mas o peão se oferece para trabalhar para Justino como segurança de Neco. Joaquim pede que Luís não o procure mais se decidir ser fazendeiro. Neco diz que vai concorrer à prefeitura no lugar de Justino.

Capítulo 90
Zuca diz a Bina que nada vai afastá-la de Luís. Boanerges diz a seus aliados que eles precisam se preparar para as eleições. Mariquinha pede que Tobias tenha cuidado com Xexéu. Luís pede permissão a Bina e Zé para dar uma aliança para Zuca.

Capítulo 91
Bina diz a Pepa que não confia em Luís. Justino garante a Xexéu que Neco vai vencer Boanerges. Tobias diz a Tomé que não vai ficar ao lado de Boanerges. Emerenciana aconselha o marido a tirar Neco do caminho antes que ele o derrube.

Capítulo 92
Boanerges se preocupa com a possibilidade de Neco derrotá-lo. Pepa se declara para Justino. Luís conta a Zuca que vai ao Rio pegar sua herança. Emerenciana diz a Belinha que Neco magoa Boanerges roubando-lhe a lealdade do povo.

Capítulo 93
Emerenciana diz a Boanerges que ela e Belinha estão do seu lado. Tina pergunta a Felício quem o machucou, mas ele não revela. Boanerges decide escrever uma carta para os moradores da região. Zuca tem um mau pressentimento.

Capítulo 94
Boanerges escreve outra carta. Luís se empolga e ajuda o primo. Tobias diz a Tomé que não desistiu de se vingar de Luís. Neco manda cartas apaixonadas para Belinha, mas não assina. Tobias vê Luís de aliança e sai atrás dele, furioso. Neco os segue.

Capítulo 95
Neco convence Tobias a deixar Luís em paz. Mariquinha diz a Tobias que ele é fraco. Luís passa mal e Bina diz a Zuca que ela vai ficar viúva logo. Zaqueu diz aos caboclos que Boanerges devia se juntar a Neco para não perder a eleição.

Capítulo 96
Emerenciana discursa a favor do marido. Zuca diz a Bina que morre se acontecer algo a Luís. Justino pede Pepa em casamento. Neco vê que o discurso de Emerenciana mexeu com os caboclos. Boanerges pede a Zé que deixe Zuca ir para a fazenda.

Capítulo 97
Neco convence Tobias a deixar Luís em paz. Ritinha diz a Emerenciana que Zuca pode pegar a doença do advogado. Mariquinha percebe que Tobias ainda está sofrendo por Zuca. Luís vai visitar Zuca, mas começa a tossir. Zaqueu diz aos caboclos que Boanerges deveria se juntar a Neco. Emerenciana chega na venda e ouve tudo.

Capítulo 98
Emerenciana discursa para os caboclos a favor de Boanerges. Zuca diz a Bina que vai morrer de tristeza se acontecer algo a Luís. Justino pede Pepa em casamento. Justino provoca Boanerges dizendo que Neco será eleito. Generosa toma um susto e chama por Tina e Felício. Boanerges pede a Bina que deixe Zuca ir para a fazenda.

Capítulo 99
Bina e Zé permitem que Zuca vá para a casa de Boanerges. Tina avisa Tobias e Tomé que a santinha de Generosa sumiu. Tomé desconfia de Felício. Justino diz aos filhos que vai se casar. Tomé percebe que Tobias pensa em se vingar de Luís. Justino conta a Tobias que Mariquinha gosta dele. Dr. Teles diz a Boanerges que Luís está doente.

Capítulo 100
Dr. Teles pede que Emerenciana volte a separar as coisas que o Luís Jerônimo usa. Justino diz ao Vigário que quer se casar com Pepa. Felício confessa para Tina que roubou a santinha. A cabocla pede um beijo a Luís e ele se recusa a dá-lo. Justino diz a Pepa que passou seus bens para os nomes dos filhos. Ela fica magoada.

Capítulo 101
Pepa diz a Justino que o ama e quer se casar com ele. O coronel convida Zé e Bina para serem seus padrinhos. Neco fala mal dos fazendeiros para o povo e tira as botas para ficar como a multidão. Zuca sugere a Belinha que ela fique ao lado de Neco. Zé acha que Boanerges não vá gostar de saber que eles serão padrinhos de Justino.

Capítulo 102
Boanerges diz a Macário que não quer vencer Neco pela violência. Mariquinha começa a dar aulas a Nastácio. Luís promete ajudar Boanerges. Os aliados de Boanerges sugerem que ele ataque Pepa para atingir Neco. Zé diz a Justino que algumas pessoas querem impedir que Pepa se case de noiva. O coronel vai até a casa de Boanerges.

Capítulo 103
Justino avisa que vai se vingar se alguém tentar atrapalhar seu casamento. Luís desconfia que Macário tenha feito algo para impedir a união de Justino e Pepa. O carro que iria levar a espanhola para a igreja enguiça. Justino está prestes a desistir quando Pepa aparece. Boanerges diz a Emerenciana que ficará do lado de Macário.

Capítulo 104
Neco se preocupa ao saber que seu pai vai brigar com Macário. Pepa tenta impedir Justino de sair para se vingar. Macário não agüenta as provocações do coronel e sai para enfrentá-lo. Justino atira em Macário e acerta seu bumbum. Neco fica indignado com o pai. Mariquinha diz ao irmão que ele vai ter que tomar mais cuidado.

Capítulo 105
Neco decide desistir da política para não ter que se envolver em confusão. Generosa diz a Tobias que Zuca já estava envolvida com Luís quando era sua noiva. Justino diz a Xexéu que não sabe como fazer Neco voltar atrás. Macário conta a Boanerges que Xexéu está pensando em concorrer nas eleições. Neco se recusa a apoiar Xexéu.

Capítulo 106
Neco diz a Tobias que Xexéu é dissimulado. Boanerges não gosta de saber que o povo está dizendo que Neco desistiu da política por causa de Belinha. Neco é atingido de surpresa no ombro. Tobias tenta protegê-lo e se machuca. O coronel vai chamar um médico para Neco e Tobias. Julieta diz a Tina e a Generosa que o peão está mal.

Capítulo 107
Justino leva dr. Teles até sua fazenda. Ritinha diz a Belinha que Justino pode estar pensando que foi Boanerges quem atacou Neco. Tomé e Neco se perguntam se o coronel pode ter sido o mandante. Mariquinha cuida do peão. Neco finge que está mal para que Belinha fique com pena dele. Ela descobre e vai embora, furiosa.

Capítulo 108
Neco se sente culpado pelo que fez. Generosa pergunta a Felício se ele ia dizer quem lhe atacou. Felício confirma, mas diz que só vai revelar quem foi para Tobias. Felício consegue falar algumas palavras e manda Generosa ver Tobias. Zuca também vai vê-lo. Dr. Teles diz a Justino que Tobias está mal. Tobias vê Zuca ao seu lado e fica melhor.

Capítulo 109
Mariquinha e Neco descobrem que Xexéu está jogando Justino contra Boanerges. Tobias começa a melhorar. Justino pergunta a Zuca para quem foi o telegrama que Boanerges passou. Boanerges garante a seus aliados que o telegrama que mandou foi para um deputado. O Vigário pergunta se ele pode provar o que diz.

Capítulo 110
Emerenciana joga fora um papel que estava no bolso de uma roupa de Boanerges. Luís diz a Zuca que vai ao Rio para ser examinado. Boanerges fala para Vigário que tem a cópia do telegrama, mas não sabe onde está. Zaqueu e Nastácio ficam indignados ao verem Ritinha e Chico juntos. Tobias insiste em voltar para casa e Tomé concorda.

Capítulo 111
Felício sofre ao ver Tobias chegar ferido em casa. Boanerges não gosta de saber que o advogado decidiu viajar, pois acha que isso vai piorar as suspeitas contra ele. Justino comenta com Zaqueu que deve ter sido Boanerges quem mandou atacar Neco e Felício. O coronel tem a idéia de pedir ao deputado que responda seu telegrama.

Capítulo 112
Boanerges pede que seus aliados o ajudem a defender Luís das acusações do povo até que a resposta ao seu telegrama chegue. Tomé comenta com os caboclos que Xexéu também teria motivos para acabar com Neco. Justino diz a Neco e Mariquinha que Boanerges pode ter mandado machucar Felício para incriminá-lo.

Capítulo 113
Luís fica apavorado com a idéia de ter que ir para Suíça para se tratar. Belinha conta para Neco que Boanerges aceitou o namoro deles. Tina diz a Mariquinha que espera que Tobias esqueça Zuca. Joaquim convence Luís a viajar. Macário não gosta de saber que Boanerges foi à casa de Justino. Ele e Emerenciana vão visitar Justino.

Capítulo 114
Boanerges diz a Justino que Luís vai esclarecer tudo. Chico conta para Boanerges que o delegado está pretendendo intimar Luís. Chico pede um emprego a Boanerges. Macário diz a Xexéu que Boanerges decidiu se aliar a Justino. Boanerges diz a Belinha que só vai aceitar seu namoro com Neco se ele pedir a mão dela junto com Justino.

Capítulo 115
Tobias diz a Chico que vai acabar com Luís. Justino conta a Pepa que nunca vai pôr os pés na casa de Boanerges. Neco pede para conversar com Boanerges, que diz que ele precisa levar Justino até sua casa se quiser conversar. Justino leva Xexéu e Macário até sua casa. Macário fala para Neco que foi Boanerges quem ordenou a tocaia.

Capítulo 116
Macário diz a Neco que Boanerges tentou matá-lo para tirá-lo da disputa política. Xexéu sugere a Neco que peça a mão de Belinha, mas diga que vai continuar na disputa, para ver a reação de Boanerges. Zaqueu tenta descobrir se foi Boanerges quem surrou Felício. Na casa de Boanerges, Justino pede a mão de Belinha em casamento.

Capítulo 117
Boanerges aceita o pedido de Neco. Justino fala que Neco vai voltar a ser candidato. Boanerges fica furioso. Neco e Justino vão embora. Zé lê um telegrama de Joaquim para Boanerges dizendo que Luís foi para a Suíça. Mariquinha diz a Justino que Neco está sofrendo. Neco avisa a Mariquinha que vai destruir Boanerges.

Capítulo 118
Tomé diz a Boanerges que não quer mais trabalhar para ele. Ritinha fala para Neco que Emerenciana quer conversar com ele. Luís vai embora brigado com Joaquim. Boanerges se irrita ao saber que Neco falou mal dele. Zé aconselha Zuca a esquecer Luís. Zuca diz a Bina que não acredita que Luís a largou. Luís aparece na casa de Zuca.

Capítulo 119
Luís diz a Zuca que só quer se livrar das suspeitas para depois se casar com ela. Neco pergunta a Macário por que Luís fugiu se o responsável pela tocaia foi Boanerges. Macário fica sem saber o que dizer. Neco desconfia de Xexéu e Macário. Justino diz a Mariquinha que se Macário pedi-la em casamento em nome de seu filho, vai aceitar.

Capítulo 120
Mariquinha e Pepa ficam revoltadas. Boanerges vai conversar com Tobias e garante que não foi culpado pela tocaia. Felício diz a Tobias que não foi Boanerges quem lhe surrou. Zé recebe a resposta do telegrama que Boanerges esperava. Boanerges descobre que Luís está prestando depoimento. Luís e Boanerges saem da delegacia.

Capítulo 121
Tobias confessa para Tina que não consegue parar de pensar em Zuca. Generosa se arrepende de ter tratado Tina mal. Pepa compra vestidos e sapatos novos para Mariquinha. Luís garante a Tobias que não foi o mandante da tocaia. Luís avisa a Tobias que ele está sendo acusado de assassinato. Luís pede que Felício lhe diga quem o surrou.

Capítulo 122
Luís diz a Boanerges que Felício não lhe disse quem foi o culpado. Zuca recusa-se a se casar com Luís com o vestido que ia usar para se casar com Tobias. Emerenciana diz a Belinha que é melhor que ela esqueça Neco de uma vez. Justino e Xexéu dizem a Felício que gostariam de lhe propor um acordo. Felício dá as costas para ambos.

Capítulo 123
Felício acusa Xexéu de ter mandado surrá-lo. Justino fica pasmo. Luís diz a Boanerges que Felício lhe disse quem é o culpado. Justino e Tomé levam Xexéu para a delegacia. O delegado manda prender Xexéu, que diz que foi Boanerges quem mandou Felício acusá-lo. Luís diz a Boanerges que alguém pode ter tentado incriminar Xexéu.

Capítulo 124
Generosa pede que Tobias pare de sentir raiva e comece a tocar sua vida. O delegado solta Xexéu por falta de provas. Emerenciana diz a Boanerges que essa acusação contra Xexéu pode acabar se virando contra ele. Tobias e Tomé pedem demissão a Justino. O delegado pergunta a Felício se os capangas eram das redondezas.

Capítulo 125
Felício diz ao delegado que os homens estavam com o rosto coberto. Tobias tenta dar um beijo em Mariquinha, que fica com raiva e lhe dá um tapa. O delegado pergunta a Boanerges se é verdade que Macário ameaçou Justino em sua presença. Boanerges teme que o povo vá pensar que Macário ordenou a tocaia a mando dele.

Capítulo 126
Macário garante a Boanerges que o delegado está tentando incriminá-los e lhe propõe um acordo. Boanerges aceita se aliar novamente a Macário. Macário e Xexéu vão à delegacia e tentam descobrir dados sobre a investigação. Boanerges diz a Neco que Macário e Xexéu passaram para o seu lado. Neco provoca Boanerges.

Capítulo 127
Macário diz a Justino que Boanerges quer ser seu aliado de novo e sugere que Mariquinha se case com seu filho. Tobias pede Mariquinha em casamento. Felício acha que deveria ter falado ao delegado que as vozes que ouviu eram de homens de Boanerges. Belinha diz a Boanerges que vai casar com quem ele quiser. Tobias jura vingança.

Capítulo 128
Tobias diz a Tomé que pediu Mariquinha em casamento. Boanerges pede que o delegado pare de investigar os atentados contra Neco e Felício. Justino vê Mariquinha e Tobias se beijando. Justino manda Julieta separar as coisas de Mariquinha e as levar para a casa de Tobias. Boanerges pede que Macário oficialize seu pedido de casamento.

Capítulo 129
Neco fica desesperado e pede que Nastácio marque um encontro entre ele e Belinha. Justino diz a Pepa que tem certeza de que Tobias fará Mariquinha infeliz. Neco diz a Belinha que não pode viver sem ela e os dois se beijam. Luís garante a Bina que já está curado. Boanerges começa a planejar um comício. Neco reza para Belinha não se casar.

Capítulo 130
Belinha garante a Boanerges que vai se casar com quem ele quiser. Macário pede a mão de Belinha em casamento em nome de seu filho e ela aceita. Neco começa a discursar para os caboclos. Joaquim conta para Edmundo que Luís já marcou a data de seu casamento com Zuca. Luís tem um acesso de tosse e começa a passar mal.

Capítulo 131
Emerenciana percebe que Luís está com febre. Zuca diz a Bina que não quer se casar com o mesmo vestido que ia usar para se casar com Tobias. Belinha encontra Neco e o trata friamente. Dr. Teles diz a Emerenciana que Luís não está bem. Luís pede que Boanerges não conte para Zé e Bina que ele está doente de novo.

Capítulo 132
Boanerges diz a Zé e Bina que Luís vai ficar alguns dias fora vendo a fazenda que pretende comprar. Na verdade, Luís está muito doente. Zaqueu explica a Neco que estava querendo pegar um boi de Justino para fazer uma festa para Mariquinha. Luís melhora, para alívio de Emerenciana. Justino encontra Tobias e Mariquinha na estrada.

Capítulo 133
Zaqueu diz a Justino que ele está ganhando a antipatia do povo por causa de sua implicância com Tobias. Xexéu sugere que Boanerges faça santinhos com seu nome para distribuir ao povo. Chico descobre que Luís está doente e conta para Zuca. Mariquinha diz a Tobias que quer fazer as pazes com Justino e pede que ele vá com ela.

Capítulo 134
Tobias se recusa a falar com Justino. Zaqueu comenta com Tobias que Luís pode morrer. Macário entrega uma carta de seu filho a Belinha. Tobias volta a pensar em Zuca. Belinha fica encantada com a "suposta" carta. Macário diz que seu filho não quer se casar. Nastácio conta a Neco que o filho de Macário conquistou Belinha.

Capítulo 135
Boanerges conta a Luís que Zuca quer ficar ao seu lado. Boanerges fica feliz ao saber que Belinha gostou da carta. Justino ameaça matar Tobias se ele fizer a filha infeliz. Luís sugere que Belinha peça um retrato a seu noivo. Mariquinha e Tina se casam com Tobias e Tomé. Justino se recusa a ir ao casamento da filha.

Capítulo 136
Boanerges fica furioso por não ter sido convidado para o casamento. Emerenciana diz a Boanerges que eles precisam avisar Joaquim sobre Luís. Justino bebe e decide acabar com a festa de Mariquinha. Macário confessa que seu filho está se recusando a colaborar. Boanerges e Justino brigam. Justino fica desacordado.

Capítulo 137
Boanerges e Chico Bento ficam sob a mira dos capangas de Justino. Neco ironiza a campanha do coronel. Tobias reclama que Justino estragou a sua festa. Tomé chama Tina de Rosa. Luís pede que Boanerges avise ao seu pai para vir buscá-lo e que leve Zuca embora. Ele tira a aliança. A cabocla não se conforma.

Capítulo 138
Tina, Mariquinha, Tobias e Tomé acordam felizes. Boanerges comenta com Zé sobre o estado de Luís e duvida que Zuca saia do lado dele. Macário diz a Boanerges que Tobias está livre da acusação. Neco faz um discurso contra os maus políticos, mas diz que Boanerges é honesto. Joaquim lê o telegrama de Boanerges e chora.

Capítulo 139
Pequetita aconselha Edmundo a levar Joaquim para ver Luís o mais rápido possível. Luís diz a Tobias que está indo embora e vai deixar Zuca livre. Mariquinha descobre que Tobias foi à fazenda. Luís diz a Zuca que está morrendo. Joaquim ouve.

Capítulo 140
Luís fica espantado ao ver Joaquim e Edmundo, que quer levar Luís para o Rio. Zuca vai para o quarto de Luís sem que ninguém veja e passa a noite com ele. Tobias diz a Mariquinha que ela não precisa ter ciúmes. Zuca chora pensando em Luís.

Capítulo 141
Neco incita os caboclos a invadirem o comício de Boanerges. Boanerges perde a eleição para Neco. Bina percebe que Zuca está estranha. Xexéu diz a Macário que vai passar para o lado de Justino. Boanerges não se conforma. Neco cumprimenta Boanerges.

Capítulo 142
Boanerges agradece o gesto de Neco, mas pede que ele vá embora. Um caboclo chamado Desidério provoca Tobias e diz que bateu em Felício. Tomé briga com ele, leva um tiro e morre. Xexéu diz a Neco que foi ele quem escreveu as cartas para Belinha.

Capítulo 143
Zuca diz a Bina que vai morrer se não tiver a esperança de rever Luís. Zé diz a Bina que Zuca tem o direito de saber que Luís lhe mandou uma carta. Tobias diz a Tina que gostaria de não estar casado. Justino pede para conversar com a filha.

Capítulo 144
Justino perdoa Mariquinha e a aceita de volta. Tobias diz a Zuca que cometeu um erro ao se casar com Mariquinha. Zuca diz a Tobias que pegou a doença de Luís. Edmundo diz a Luís que ele está quase curado. Bina queima outra carta de Luís.

Capítulo 145
Luís se preocupa por não ter notícias de Zuca. Chico diz a Zuca que chegaram duas cartas, mas seus pais as queimaram. Bina combina com Zé de dizer que Luís viajou para a Suíça. Macário deixa escapar que o atirador não podia ter errado o alvo.

Capítulo 146
Macário tenta disfarçar quando Xexéu pergunta se ele conhecia o atirador. Tobias passa por Mariquinha como se não a visse. Luiz pensa em voltar para Vila da Mata, mas teme por Zuca. Mariquinha acha que está grávida. Chico diz a Bina que Zuca está tossindo.

Capítulo 147
Luís comenta com Ruth que não entende por que Zuca não respondeu às suas cartas. Macário entrega uma carta para Belinha. Justino brinda a chegada do novo filho. Boanerges diz a Emerenciana que quer ler as cartas. Neco vê Boanerges na estação.

Capítulo 148
Justino acha que Xexéu contou tudo e pergunta se Boanerges vai mandar um telegrama ao governador, pedindo que não receba Neco. Dr. Teles examina Zuca, Justino e Tobias. Tina está grávida. E diz que vai dar à criança o amor que Tomé não dará.

Capítulo 149
Neco conta a Xexéu que não foi recebido pelo governador. Neco conta ao pai que está prestes a desistir de tudo. Luís marca um encontro com a amiga de Pequetita. Justino diz que vai comprar as terras para o neto de Felício e Generosa.

Capítulo 150
Pepa confirma que Mariquinha está esperando um filho. Zuca sente tontura. Chico diz a Nastácio e a Zaqueu que vai se casar com Ritinha. Ritinha teme que Belinha conte para Emerenciana, que ouve a conversa e quer saber o que elas estão escondendo.

Capítulo 151
Pepa confirma que Mariquinha está grávida. Zuca diz a Ritinha que Chico a ama. Zuca fica tonta. Chico diz a Nastácio e a Zaqueu que vai se casar com Ritinha. Ritinha teme que Belinha conte a Emerenciana, que quer saber o que as duas estão escondendo.

Capítulo 152
Chico diz que é inocente. Boanerges o obriga a se casar. Macário diz a Boanerges que vai ao Rio encontrar o filho. Zuca se diverte ao saber que Ritinha armou para se casar sem despesas. Justino diz que, se Neco se unir a Boanerges, ele morre de desgosto.

Capítulo 153
Zuca sofre pensando em Luís. Zuca abafa a tosse para que os pais não ouçam. Neco e Belinha se beijam. Luís conta a Ruth que vai escrever uma nova carta para Zuca. Bina desmaia quando o médico diz que Zuca pode estar com a doença do noivo.

Capítulo 154
Zaqueu conta que Felício deve vender o sítio para Boanerges. Tobias não concorda que o pai venda para Justino. Boanerges explode ao saber do casamento de Gustavinho e exige as cartas. Emerenciana tenta impedir, mas Boanerges quer lê-las com Macário.

Capítulo 155
Boanerges lê uma das cartas escritas por Neco e exige explicações.Macário grita que foi feito de palhaço por Belinha. Tobias quer reatar com Zuca, que diz que será sempre de Luís. Ele promete voltar para Mariquinha e diz que vai buscar Luís.

Capítulo 156
Tobias diz a Boanerges que Zuca está morrendo de amor. Xexéu conta a Neco que Macário descobriu tudo. Tina pede que Mariquinha perdoe Tobias. Ruth ouve Luís marcando uma passagem. Bina diz a Emerenciana que queimou as cartas de Luís.

Capítulo 157
Tobias diz a Boanerges que Zuca está morrendo de amor. Luís diz a Edmundo que gosta de trabalhar no escritório do pai. Xexéu diz a Neco que Macário descobriu tudo. Bina diz a Emerenciana que queimou as cartas de Luís e pede que ela o traga de volta.

Capítulo 158
Emerenciana pede que Boanerges escreva para Luís. Bina confessa à filha que a viagem de Luís à Suíça era mentira. Luís avisa a Edmundo que vai para a Europa. Tobias pede perdão a Mariquinha. Boanerges avisa à família que vai receber o prefeito.

Capítulo 159
Emerenciana exige que Boanerges trate bem Neco. Tobias diz que vai à delegacia obrigar Desidério a confessar tudo. Felício diz que é preciso vingar a morte de Tomé. Neco pede a Boanerges que lute ao seu lado. Tobias tenta arrancar a verdade de Desidério.

Capítulo 160
Todos apóiam a candidatura de Boanerges a deputado. Tobias atinge Macário, que diz ser o mandante das tocaias, por ordem de Boanerges, e morre. Tobias pede permissão a Justino para levar Mariquinha de volta. Mariquinha e Tobias se beijam.

Capítulo 161
Desidério confessa que foi Macário quem ordenou os crimes. O delegado solta Boanerges. Luís recebe a carta dizendo que Zuca está doente. Boanerges, Chico Bento e Dr. Teles vão ao enterro de Macário. A cabocla ouve a voz de Luís.

Capítulo 162
Chico percebe que chegou uma carta sem remetente para Felício e se pergunta se não terá sido Rosa quem mandou. Ritinha fica radiante ao ver Luís chegar. Luís chega à fazenda de Boanerges. A cabocla sai correndo do quarto para abraçá-lo.

Capítulo 163
Bina se impressiona com a revolta da filha. Zuca diz que não aguenta mais a mãe atrapalhando a vida dela e de Luís. Edmundo não se conforma por Luís ter ido atrás da cabocla. Pequetita sugere que eles façam uma visita a Boanerges. Generosa e Felício se preparam para conhecer a casa de Rosa e de seu marido Jorge Adib, um próspero comerciante. O delegado prende Tobias. Mariquinha pede que o pai ajude o marido. Xexéu promete ajudar na campanha de Boanerges e espera ser perdoado. Neco se surpreende ao saber da prisão de Tobias. Mariquinha chora e o peão pede que ela permaneça calma e jura amá-la muito mais do que pensava ser capaz. Justino propõe se juntar a Boanerges para pedir ao juiz a libertação de Tobias. O delegado garante a Mariquinha que Tobias vai ser inocentado no julgamento. O peão fica em liberdade até o julgamento e agradece a Justino. O coronel retruca que Tobias é um homem honrado e está muito feliz que ele seja casado com a filha. Justino avisa Neco que eles vão à fazenda de Boanerges pedir a mão de Belinha. O vigário convida Boanerges para o casamento de Zuca, que será uma cerimônia simples. Justino aguarda, impaciente, a chegada de Boanerges na fazenda. Bina se recusa a ir ao casamento, mas Zuca bate pé e mantém o que está marcado. Justino aposta três vacas com Boanerges como Neco não casa sem o seu consentimento. Quando ele aceita a aposta, avisa que está ali para pedir a mão de Belinha para o seu filho Neco. Joaquim diz a Pequetita que não vai permitir o casamento de Luís com Zuca.

Capítulo 164
Edmundo aconselha que Joaquim não se meta. Pequetita fala que muitos disseram que ela não devia se casar com Joaquim, mas ela não ligou. Generosa prefere não viajar até o julgamento de Tobias. Zuca acusa a mãe de sempre estragar a sua felicidade. Boanerges diz ao vigário que fará uma festa de casamento para a filha que será inesquecível. Zuca e Luís pedem que Bina e Zé reconsiderem, mas eles não vão à igreja. Chico comenta com Ritinha que o casamento de Zuca e Luís já deve ter sido consumado há tempos. Joaquim e Pequetita viajam no trem. Zé diz que Bina tem medo de Luís levar Zuca embora. Boanerges tenta dissuadir Zuca e Luís, mas a cabocla está decidida. Neco tranca a porta da prefeitura e beija Belinha. Ela avisa que ainda não é sua mulher e pede que ele abra a porta. Joaquim chega à cidade e Zé e Bina escondem que Luís e Zuca foram à cidade para se casar. Joaquim diz que Luís está totalmente curado. Bina é obrigada a contar a Joaquim sobre o casamento. Os noivos aguardam a chegada dos padrinhos Chico e Ritinha. Zé, Bina, Joaquim e Pequetita correm para a igreja. O vigário começa a cerimônia. Bina, Zé, Joaquim e Pequetita chegam a tempo e abençoam os filhos. Nastácio garante que depois do casamento de Belinha e Neco ele vai embora. Zuca conta para Luís que está grávida. Boanerges e Justino discutem onde vai ser feita a festa de casamento dos filhos. O vigário se irrita e diz que não vai mais celebrar o casamento. Justino avisa Neco que se ele não fizer a festa em sua casa, não dará consentimento para o casamento.

Capítulo 165
O delegado prende Macário. Desidério jura que só confessou porque disseram que ele havia morrido. Macário diz que ele vai pagar sozinho, porque o juiz vai acreditar na palavra dele. O delegado e o juiz aparecem e dizem que ouviram tudo. O delegado manda Macário arranjar um bom advogado e pede ao juiz que arquive o processo contra Tobias. Justino e Tobias temem que o julgamento de Macário seja político. Mariquinha avisa Tobias que Luís vai defendê-lo. Tobias pede que, se ele for preso, Mariquinha volte para a casa de Justino. O delegado avisa Tobias que ele está livre e que Macário e Desidério serão julgados em Vitória. Luís e Zuca contam para Bina e Zé que compraram uma fazenda. Edmundo chega à cidade. Joaquim pede desculpas por não ter passado um telegrama com as novidades. Emerenciana e Pepa decidem que a festa será na divisa das fazendas, perto da árvore onde Belinha e Neco se encontravam. Justino e Boanerges se irritam. Rosa e Adib chegam na casa de Felício e Generosa em um carrão. Tina se encanta com a criança. Rosa pede perdão á mãe e todos se abraçam, emocionados. Boanerges, Emerenciana e Belinha, endereçam os convites de casamento. Justino, Neco e Pepa escrevem os seus convites. Tina diz a Rosa que Tomé sofreu muito por causa dela. Rosa convida Tina para ir morar em São Paulo e diz que levará os pais também. Zé ensina a Chico o código Morse. Boanerges garante a Joaquim que jamais vai se acertar com Justino. Justino procura Boanerges para um acerto político.

Capítulo 166
Justino diz que vai apoiar a candidatura de Boanerges. Neco fala que todos vão lutar juntos. Joaquim se empolga com a conversa. O vigário avisa que, se houver a união, ele fará pregação na igreja. O vigário sugere que ele componha com Xexéu, mas Boanerges se recusa. Pepa e Emerenciana morrem de rir falando que seus maridos pensam que mandam, mas são elas que conseguem tudo. Tobias não aceita o convite do cunhado para morar em São Paulo. Generosa não se mostra animada para ir morar na casa de Rosa. Justino e Boanerges discutem por tudo. Emerenciana diz que é por isso que a cerimônia do casamento vai ser na divisa das fazendas. Justino e Boanerges supervisionam a montagem da festa no campo e temem a chuva. Zuca pede que Luís Jerônimo espere o casamento de Belinha para anunciar a sua gravidez. Chico garante que todos podem ir ao casamento que ele cuidará do hotel. Joaquim diz a Nastácio que vai conversar com Boanerges sobre a injustiça que ele cometeu. Nastácio diz que não quer voltar, porque vai para a cidade estudar. Joaquim o contrata como motorista. Mariquinha teme que Tobias só goste se ela tiver um filho homem. Xexéu reclama que não foi convidado para o casamento. Neco ri e explica que Boanerges convidou a gente dele e Justino idem, e como ninguém sabe de que lado ele está, ficou sem convite. Todos se surpreendem ao ver Justino e Boanerges juntos já em campanha. Belinha experimenta o vestido de noiva. Neco chega e Emerenciana o expulsa. Ritinha fica preocupada se ele a viu vestida de noiva.

Capítulo 167
Neco jura que não viu Belinha vestida de noiva. Macário é transferido para Vitória, onde ele não terá como usar sua influência política para forçar sua absolvição. Emerenciana e Boanerges se emocionam ao ver Belinha vestida de noiva, pronta para ir ao casamento. Mesmo sem ter sido convidado, Xexéu vai ao casamento. O carro de Boanerges quebra a caminho do casamento, para desespero de todos. No altar, Neco se preocupa com o atraso de Belinha. É Emerenciana quem faz o carro funcionar. Finalmente, o carro da noiva chega ao casamento. Emocionados, Emerenciana e Boanerges nem acreditam que a filha está prestes a se casar. Boanerges conduz Belinha ao altar, todo orgulhoso. Feliz, o coronel entrega a filha ao noivo. Neco e Belinha se casam. Antes de Nastácio partir para o Rio de Janeiro, Boanerges lhe dá uma boa quantia de dinheiro e se reconcilia com ele. Pepa revela que está grávida novamente. Emerenciana revela a Boanerges que está grávida de novo. O bebê de Mariquinha é menino, como Tobias queria. Zuca e Luís têm uma menina. Tempos depois, num comício, Neco apresenta Boanerges como candidato a deputado estadual. Boanerges faz um discurso emocionado. E enquanto isso, Belinha dá à luz seu filho com Neco, que está no comício.


Deixe sua opinião



Leia também