Quem é quem em O Tempo Não Para


Confira o perfil dos personagens de O Tempo Não Para, nova novela das sete da Globo:

OS CONGELADOS

FAMÍLIA SABINO MACHADO



Maria Marcolina/Marocas (Juliana Paiva) - Divertida, inteligente, curiosa e corajosa. É filha de Dom Sabino (Edson Celulari) e Agustina (Rosi Campos) e irmã de Nico (Raphaela Alvitos) e Kiki (Nathalia Rodrigues). A família mora na fazenda Nossa Senhora do Ó, situada onde depois foi construído o largo da matriz da Freguesia do Ó e as demais construções do bairro. Recebe aulas particulares com a preceptora Miss Celine (Maria Eduarda de Carvalho) e conta com a escrava Damásia (Aline Dias) como dama de companhia. Tem uma relação afetuosa com o pai, que sonha em casar a filha com um bom partido. Foi criada por Dom Sabino para ser independente, desde que isso não entre em choque com as convenções da época. Vai se adaptar rapidamente ao século XXI, exceto no que se refere ao amor. Contudo, mais do que se readaptar, ela terá que reaprender a sentir.

Dom Sabino (Edson Celulari) - Empresário vitorioso do Brasil Imperial, é descendente de bandeirantes, um homem íntegro e zeloso. Marido de Dona Agustina (Rosi Campos), pai de Marocas (Juliana Paiva), Nico (Raphaela Alvitos) e Kiki (Nathalia Rodrigues). Trata os escravos e os agregados com respeito. É um homem de opinião que preza pelo bem-estar dos seus acima de tudo. Considera-se um fiel súdito da monarquia e sonha com um título da nobreza. Muitas vezes quer fazer justiça com as próprias mãos, especialmente se for para limpar a honra da família. Por vezes tem tiradas engraçadas. Sentirá dificuldade em se adaptar ao século XXI, especialmente diante das novas tecnologias e da ética contemporânea. Vai ficar encantado pela beleza e autonomia de Carmen (Christiane Torloni) e contará com a amizade de Eliseu (Milton Gonçalves).

Dona Agustina (Rosi Campos) - Uma crédula dona de casa e mãe de família do século XIX. É esposa de Dom Sabino (Edson Celulari) e mãe de Marocas (Juliana Paiva), Nico (Raphaela Alvitos) e Kiki (Natalia Rodrigues). Crê em Deus e nos mistérios da fé. Leva a família, principalmente o marido, com mão de ferro. Terá grande resistência em aceitar os novos modos do século XXI, especialmente no que diz respeito às mulheres independentes e bem-resolvidas. Vai morrer de ciúmes do marido com Carmen (Christiane Torloni).

Maria Nicolina/Nico (Raphaela Alvitos) - Irmã gêmea de Kiki (Nahtalia Rodrigues). Bivitelinas, diferentes em tudo, da aparência ao temperamento. Nico é explosiva e inquieta. As duas têm aulas particulares com a preceptora Miss Celine (Maria Eduarda de Carvalho), que vive enlouquecida atrás das duas para educá-las e colocar ordem na casa.
Maria Quitéria / Kiki (Nathalia Rodrigues) - Irmã gêmea de Nico (Raphaela Alvitos), mais quieta e reflexiva. As duas têm aulas particulares com a preceptora Miss Celine (Maria Eduarda de Carvalho), que vive enlouquecida atrás delas para educá-las e colocar ordem na casa.

Damásia (Aline Dias) - Dama de companhia de Marocas (Juliana Paiva). Escrava do lar, criada na casa-grande. Damásia é tímida e morre de medo de tudo e todos. Apesar disso, está sempre ao lado da sinhá, mesmo quando ela enfrenta as tradições do século XIX.

Cesária (Olívia Araújo) - Ama de leite das crianças da família Sabino Machado. Sempre fica do lado de Marocas (Juliana Paiva). É mandona e brava - seu mau-humor vai render situações engraçadas. Ainda no século XIX, junta uma fortuna em "joias de crioula" (joias confeccionadas por escravos, verdadeiras obras de arte em ourivesaria e pedras preciosas, hoje cobiçados objetos de culto e coleção) para comprar sua alforria, mas o baú afunda junto com o navio Albatroz. Quando desperta, só quer saber de encontrar suas joias.

Cairu (Cris Vianna) - Linda escrava Mina (escravos que eram cobiçados por sua beleza e desenvoltura). Tem o temperamento forte.

Menelau (David Júnior) - Escravo de guarda da casa-grande. Forte e calado, fiel como um cão de guarda. Faz tudo por Dom Sabino (Edson Celulari).

Cecílio (Maicon Rodrigues) - Um tigre (escravo encarregado de limpar as latrinas da casa). Tem a pele marcada pelos dejetos que transporta, por isso o apelido. As marcas são parte fundamental para os estudos que Doutora Petra (Eva Wilma) encabeça para reconhecer que os "congelados" são, de fato, de outro século.

Miss Celine (Maria Eduarda de Carvalho) - Preceptora de Marocas (Juliana Paiva), Nico (Raphaela Alvitos) e Kiki (Natalia Rodrigues), filha de inglês com brasileira. É considerada uma solteirona pelos padrões do século XIX, especialmente por ser muito culta e isso espantar os homens. É discreta e tranquila, mas algumas vezes perde a paciência diante das bagunças das gêmeas. Já no século XXI, vai se encantar pelo jeito atencioso e protetor de Elmo (Felipe Simas).

Teófilo (Kiko Mascarenhas) - Procurador e guarda-livros (contador) de Dom Sabino (Edson Celulari). É o braço direito do patrão, extremamente metódico e dedicado ao trabalho. Vai despertar no século XXI desmemoriado e perdido no tempo e na cidade, e será cortejado por Coronela (Solange Couto) e Januza (Bia Montez).

Bento (Bruno Montaleone) - Recém-formado na Faculdade de Direito, faz pose de poeta rebelde e revolucionário, quando na verdade é virgem e inexperiente. Acredita que esteja apaixonado por Marocas (Juliana Paiva). Em 2018, vai se interessar pela Doutora Helen (Rafaela Mandelli).

Pirata (Nietzsche) - O cachorro de estimação fox terrier.

CONTEMPORÂNEOS

SAMVITA

Samuel / Samuca (Nicolas Prattes) - Curioso, visionário, humanista e engajado em causas sociais. Nunca estudou formalmente ou teve emprego fixo, mas sua inquietude e inteligência intuitiva o transformaram em um dos maiores e mais jovens empresários do país. O primeiro passo para sua carreira ascendente foi a descoberta do adubo Vitae, que revolucionou o plantio e as formas de produção agrícola. Logo depois ergueu a holding SamVita, que se tornou uma referência mundial em sustentabilidade, ao lado da mãe, Carmen (Christiane Torloni), e da então namorada, Betina (Cleo); e a Fundação Vita, focada em reciclagem. Dedica o tempo livre a uma antiga paixão: o surf. É o primeiro a encontrar "os congelados", no Guarujá, e ficará perplexo e fascinado ao ver Marocas (Juliana Paiva). Não conseguirá tirá-la da cabeça, porém está de casamento marcado com Betina.

Carmen (Christiane Torloni) - Mãe de Samuca (Nicolas Prattes), o criou sozinha desde que o marido a abandonou. Vendeu o antigo carro da família para ajudar o filho a desenvolver o adubo Vitae. Inteligente, independente e cheia de energia, é uma das sócias da SamVita. Vai virar a cabeça de Dom Sabino (Edson Celulari), que nunca viu uma mulher como ela. Tem um relacionamento com seu personal trainer Laércio (Micael), que na verdade só pensa em se dar bem às custas dela por causa de seu poder financeiro e da influência na SamVita.

Betina (Cleo) - Noiva de Samuel (Nicolas Prattes). Bonita, forte, independente, é a terceira sócia na SamVita. Sempre coloca a razão acima da emoção, menos quando se trata do noivo. Logo percebe o interesse de Samuca (Nicolas Prattes) por Marocas (Juliana Paiva) e não vai aceitar perdê-lo para a "bela adormecida", como a chama. Vai se aproximar de Emílio (João Baldasserini) a fim de conseguir um aliado para alcançar seus objetivos.

Elmo (Felipe Simas)- Melhor amigo e fiel escudeiro de Samuca (Nicolas Prattes). Apesar de ter um coração de ouro e boas intenções, é um pouco acomodado e mora de favor há anos na cobertura do amigo. Sempre apoiado por Samuca, já se aventurou profissionalmente em diversas áreas, mas nunca teve êxito. Agora, receberá a chance de ser o gerente do restaurante da SamVita e decidirá se mudar para a pensão da Coronela (Solange Couto). Ama a tenente-coronel Waleska Tibério (Carol Castro), que não assume o relacionamento por ter vergonha de ele não ter uma profissão. Ao conhecer Miss Celine (Maria Eduarda de Carvalho), se apaixonará por ela e ficará dividido entre os sentimentos pela oficial e pela preceptora.

Emílio Inglês e Souza (João Baldasserini) - Advogado, sócio majoritário do escritório Inglês e Souza Advogados Associados. É um vilão na trama: ambicioso, sedutor e dissimulado. Tem uma relação profissional e amorosa "não assumida" com a advogada Mariacarla Borelli (Regiane Alves), sua sócia. Vai se aproximar dos "congelados" para provar a identidade deles e recuperar as terras da família, já sonhando com os bons honorários que isso pode lhe render. Além disso, quer conquistar Marocas (Juliana Paiva) e casar com ela para garantir uma boa fortuna.

Mariacarla Borelli (Regiane Alves) - Advogada e sócia do escritório Inglês e Souza Advogados Associados. Sofisticada, colecionadora de arte, objetos e joias de crioula. É sócia e parceira nas armações de Emílio (João Baldasserini), mas sabe agir de forma independente e eficaz. Por exemplo, atende em segredo Amadeu (Luiz Fernando Guimarães).

Belém Dias Roset (Ingrid Klug) - Advogada associada da Inglês e Souza. Uma profissional competente que, por ser gorda, sempre sofreu preconceito. Ambiciosa, vai se aliar a Emílio em suas tramoias, mas sem jamais perder de vista o que realmente quer: tomar o lugar do chefe.

Vanda (Lucy Ramos) - Apesar da pouca idade, conquistou o posto de advogada da SamVita. É objetiva e rigorosa, o que lhe rendeu o apelido de Vandeca Pitbull pelos funcionários. Foi estagiária no escritório Inglês e Souza e teve um envolvimento amoroso com Emílio (João Baldasserini), com quem até hoje têm uma relação estremecida, cheia de rusgas por conta do passado.

Natália (Malu Falangola) - Assistente de Samuca (Nicolas Prattes). Workaholic, dedicadíssima ao patrão, exigente, faz várias coisas ao mesmo tempo. Nordestina, moderna, viva e inteligente. Como toda assistente executiva, tem acesso a segredos e a assuntos pessoais do chefe.

Rafael Saavedra (Pedro Baião) ­- Assistente insubordinado de Natália (Malu Falangola), com quem vive às turras, pregando peças que a enlouquecem. Portador de síndrome de Down, totalmente incluído na empresa.

Elza (Nathalia Serra) - Secretária de Carmen (Christiane Torloni).

FREGUESIA DO Ó

Eliseu (Milton Gonçalves) - Honesto e batalhador, é realista e prático, mas jamais perde a esperança. Catador de material reciclável, ele puxa uma carroça pelas ruas, de onde tira o seu sustento. Orgulha-se muito de suas origens, mas tem uma grande decepção com o filho primogênito, Barão (Rui Ricardo Dias), que entrou para a vida do crime, e o caçula Laércio/ Lalá (Micael), que também não se esforça para crescer na vida de maneira honrada. Cuida e trata de Paulina (Carol Macedo), filha de Barão, como se fosse sua própria filha, já que não quer ver a neta envolvida na vida marginal que o pai leva. Será o grande e inesperado amigo de Dom Sabino (Edson Celulari) no século XXI.

Barão (Rui Ricardo Dias) - É o líder do crime na Zona Norte. Filho de Eliseu (Milton Gonçalves), irmão de Laércio / Lalá (Micael) e pai de Omar (Max Lima) e Paulina (Carol Macedo), que é criada pelo avô. Ainda ama Mazé (Juliana Alves), que não quer nem ouvir falar em seu nome.

Laércio/ Lalá (Micael) - Filho de Eliseu (Milton Gonçalves) e irmão de Barão (Rui Ricardo Dias). Aproveitador, se envolve com Carmen (Christiane Torloni) quando trabalha como personal trainer em uma academia. Gosta de se relacionar com mulheres mais velhas, especialmente com boa condição financeira. Em paralelo, mantém um relacionamento com Vera
Lúcia (Talita Younan), que morre de ciúmes dele e toma atitudes impensadas para chamar sua atenção. Sente vergonha de Eliseu e chega até a mentir a profissão dele. Por conta dessa moral ruim, vive em conflito com o pai.

Paulina (Carol Macedo) - É criada como filha por Eliseu (Milton Gonçalves), sem saber que seu verdadeiro pai é Barão (Rui Ricardo Dias). Estudante de Direito, é inteligente e guerreira tal qual Eliseu. Começa trabalhando como garçonete no restaurante da SamVita, mas acaba injustamente demitida pelo gerente do lugar, após derrubar uma bandeja com suco em Samuca (Nicolas Prattes). Depois será recontratada como estagiária de advocacia da empresa e trabalhará com Vanda (Lucy Ramos). A princípio desconfia da veracidade da história dos "congelados", mas depois se torna amiga de Marocas (Juliana Paiva).

Mazé/Maria José (Juliana Alves) - É mãe de Omar (Max Lima), que teve aos 17 anos com Barão (Rui Ricardo Dias). Tem uma loja de cosméticos populares na Freguesia do Ó, que vira alvo dos interesses escusos de Barão.

Omar (Max Lima) - Filho de Mazé (Juliana Alves) e Barão (Rui Ricardo Dias), ele nunca conviveu muito com o pai ou a família paterna. Mazé teme que o rapaz se espelhe no pai e siga um caminho errado.

Florêncio (Ricardo Duque) - Braço direito e homem de confiança de Barão. Um criminoso com extensa ficha corrida, que não hesita em fazer o que for preciso para o patrão.

Albina Tibério Souto / Coronela (Solange Couto) - Mãe de Waleska (Carol Castro), é mais conhecida como Coronela, já que "herdou" o título do finado marido. É avarenta e fofoqueira mor da Freguesia do Ó, e, por causa de sua língua afiada, é temida por todos. Dona da pensão do Largo da Matriz. Mora em um sobrado com a filha, ao lado da pensão. Vai construir um puxadinho para abrigar os "congelados" e fará de tudo para conquistar a confiança deles. Vai tentar conquistar Teófilo (Kiko Mascarenhas) de qualquer maneira.

Waleska Tibério (Carol Castro) - Oficial da Marinha (capitã de fragata), é disciplinada e independente, mas algumas vezes autoritária. É coordenadora da Operação On The Rocks, instaurada pelas Forças Armadas para monitorar os "congelados". Mora com a mãe, Coronela (Solange Couto), num sobrado ao lado da pensão e precisa lidar com o comportamento por vezes tresloucado dela. Leva um relacionamento às escondidas com Elmo (Felipe Simas), por ter vergonha de ele não ter uma profissão ou se esforçar para crescer na vida.

Januza (Bia Montez) - Preguiçosa e tão intriguenta como a patroa, trabalha na pensão da Coronela (Solange Couto).
Mateus Gonzaga (Raphael Vianna) - É médico da Marinha e o braço-direito de Waleska (Carol Castro). Encontra os "congelados" no mar do Guarujá logo depois de Samuca (Nicolas Prattes). Como médico, é atencioso e preocupado com o rumo dos "congelados".

Marciana (Cyria Coentro) - Batalhadora e honesta, é mãe solteira de Vera Lúcia (Talita Younan) e Lucas (Fhelipe Gomes). Mora com os filhos em uma casa simples de um cortiço da Freguesia do Ó. É diarista e trabalha na casa de Carmen (Christiane Torloni), esporadicamente. Sofre para criar a filha, que só pensa em se dar bem às custas dos outros, especialmente por causa das más influências que pessoas como Laércio/ Lalá (Micael) exercem sobre a moça. Está sempre disposta a ajudar as pessoas e será bem presente na vida dos "congelados".

Vera Lúcia (Talita Younan) - Filha de Marciana (Cyria Coentro) e irmã de Lucas (Fhelipe Gomes), tem um fascínio por status, roupas de marca e aparência. Esperta e descomprometida, a última coisa que passa em sua cabeça é arrumar um trabalho. É apaixonada por Laércio/ Lalá (Micael) e se envolve em diversas enrascadas por causa dele. Apesar do interesse cego pelo personal trainer, está sempre pensando em formas de subir na vida sem esforço. Chega a roubar um objeto decorativo da casa de Carmen (Christiane Torloni) pensando em revender e ganhar dinheiro, para desgosto da mãe.

Lucas (Fhelipe Gomes) - Filho de Marciana (Cyria Coentro) e irmão de Vera Lúcia (Talita Younan). Diferente da irmã, gosta de estudar e é um filho exemplar.

Gabiru (João Fernandes) - Trabalha na padaria da Freguesia do Ó

CRIOTEC

Petra Vaisánen (Eva Wilma) - Cientista especializada em criogenia, considera que não há limites para o conhecimento. Acredita na ciência acima de tudo. Ética, para ela, é apenas uma palavra limitadora. Dedica-se aos estudos e ao trabalho acima de tudo. É a responsável pelo Projeto Cubo, que estuda os "congelados". Negocia o patrocínio de Amadeu (Luiz Fernando Guimarães) para as pesquisas.

Helen Azeredo (Rafaela Mandelli) - Psiquiatra, ambiciosa, mas interessada em compreender o ser humano. Pauta seu trabalho pelos limites da ética. Acabará se envolvendo com Bento (Bruno Montaleone) e ficará mais descompensada que alguns dos "congelados".

Herberto Douglas (Cláudio Mendes) - Bioquímico da Criotec. Menosprezado pela chefe, tem bom caráter, mas acaba se tornando um profissional ressentido.

JARDINS

Amadeu Barone (Luiz Fernando Guimarães) - O grande vilão da novela. Viúvo sem filhos, um homem bilionário e solitário que tem a saúde frágil e verá nos "congelados" o segredo da vida eterna, já que deseja ser congelado por criogenia para ser curado no futuro. Integra uma entidade que reúne pessoas ricas que se comprometem a doar suas fortunas para a caridade. Ele decide doar parte de seu dinheiro para a Fundação Vita, mantida por Samuca (Nicolas Prattes). Porém, o dia da reunião que vai anunciar sua doação é o mesmo da chegada dos "congelados" e o empresário não comparece. Por causa disso, e, principalmente, para ter poder sobre os "congelados" e seus segredos, Amadeu inicia uma guerra velada contra Samuca. Tem o desejo de comprar a paradisíaca Ilha Vermelha para envelhecer ali. Além disso, aproxima-se de Dom Sabino (Edson Celulari) e apresentará os prazeres da vida ao patriarca da família. Contratará Mariacarla (Regiane Alves) e não medirá esforços para conseguir o que quer.

Governanta Agnese (Beatriz Campos) - Governanta de Amadeu (Luiz Fernando Guimarães).

Zelda Larocque (Adriane Galisteu) - Amiga de Betina (Cleo) e Mariacarla (Regiane Alves). Uma estilista cuja grife, a Larocque, já conheceu dias de glória, mas que perdeu espaço com a crise. É talentosa e criativa, mas desmotivada devido às circunstâncias do mercado. Ela fará o que for preciso para dar a volta por cima e recolocar sua marca no topo da indústria da moda brasileira.

Igor (Léo Bahia) -Trabalha com Zelda (Adriane Galisteu) em seu ateliê.

Pedro Parede (Wagner Santisteban) - Repórter de celebridades, é ambicioso e cínico, disposto a tudo por um furo. Vai incomodar bastante os "congelados" e todos que os rondam.

Maciel (Bruce Brandão) - Assistente de Pedro Parede (Wagner Santisteban).

ILHA VERMELHA

Marino (Marcos Pasquim) - Biólogo por formação, escolheu abandonar a profissão para morar na Ilha Vermelha com a esposa, Monalisa (Alexandra Richter). É desprendido, gosta de levar uma vida simples e longe do caos urbano. Vivem em uma cabana sem luz elétrica ou água encanada e tiram seu sustento da natureza. Vai encontrar algumas joias de crioula que estavam no baú de Cesária (Olívia Araújo), que naufragou junto com o navio Albatroz, e propõe esconder as peças para não gerar especulação na área, mas a esposa fica balançada com tamanho tesouro vindo dos mares.

Monalisa (Alexandra Richter) - Bióloga, é casada com Marino (Marcos Pasquim). Assim como o marido, abriu mão dos confortos da civilização para viver reclusa na pequena e idílica Ilha Vermelha. Ao descobrir as joias de crioula, a ambição e o desejo de voltar à cidade falam mais alto, para preocupação do marido.


Deixe sua opinião


Leia também