Cultura contrata Joyce Ribeiro para 'JC'; emissora estreia noticiário para público teen neste domingo (25)


A TV Cultura oficializou nesta quarta-feira (21/3) a definição de Joyce Ribeiro como nova apresentadora do Jornal da Cultura, seu principal noticiário. A jornalista passa a comandar a bancada do programa a partir de 2 de abril.



Formada em Jornalismo pela FIAM e pós-graduada em Jornalismo Econômico pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Joyce atuou como repórter e apresentadora do Fala Brasil, na Record TV. Logo depois, apresentou um telejornal e um programa de variedades na Record Internacional.

Em 2005, transferiu-se para o SBT, onde atuou durante 12 anos nos telejornais das manhãs, com passagens também por noticiários noturnos, como o SBT Brasil, Jornal do SBT, Aqui Agora, SBT São Paulo e Boletim de Ocorrências. Em 2016, assumiu a apresentação do jornal Primeiro Impacto, ainda na emissora.

Seu desligamento se deu em meio à reestruturação do jornalismo do canal, que dispensou também Hermano Henning, mas manteve o controverso Dudu Camargo. Desde 2017, vinha se dedicando a projetos pessoais de produção audiovisual e à divulgação de seu primeiro livro, Chica da Silva - Romance de uma vida.

O Jornal da Cultura vinha sendo apresentado, interinamente, por Andressa Boni, desde a saída de Willian Corrêa. Já passaram pela bancada Celso Zucatelli, Heródoto Barbeiro, Maria Cristina Poli e Salette Lemos, entre outros. A primeira edição está a cargo de Aldo Queiroga e Ana Paula Couto.



Programa jornalístico para crianças estreia domingo

Para mostrar que é possível ir além dos desenhos e, ainda assim, agradar ao público infantil, a Cultura estreia, neste domingo (25/3), o programa Repórter Rá Teen Bum. Apresentado pela âncora teen Nathália Falcão, a atração jornalística feita para crianças passa a ocupar a faixa das 16h45, aos domingos.

Com a missão de levar conteúdo de não-ficção para a criançada, a proposta traz notícias e análises de temas atuais e complexos até mesmo para os adultos, como a adaptação dos refugiados sírios, a falta d'água e a situação do cenário político atual. E, tudo isso, com uma linguagem dinâmica e em um formato simples - afinal, todo o conteúdo da atração é construído por meio do olhar e das experiências do público alvo: as crianças.

Voltado para a faixa etária que vai dos seis aos dez anos, fase em que os pequenos despertam um interesse maior pelo mundo e pelo outro, o programa adota uma narrativa diferente dos telejornais tradicionais. Para aproximar os acontecimentos de seus telespectadores, ao invés de especialistas e fontes oficiais, o que se vê na tela são crianças e adolescentes contando suas experiências, algo que facilita o entendimento e garante a identificação.

Uma parceria entre a TV Rá Tim Bum!, a ONG holandesa Free Press Unlimited e a TV Cultura, Repórter Rá Teen Bum integra a franquia WaDaDa - Kids For News, rede de notícias para criança presente em 16 países. Por integrar uma rede global, a atração permite às crianças o contato com diferentes realidades. Nela, matérias produzidas por outros países, como Nicarágua, Bolívia, Bangladesh, Holanda e África do Sul, são exibidas com o recurso de voz over.

Ao mesmo tempo, a diversidade entre as regiões brasileiras é abordada com a colaboração de afiliadas da TV Cultura espalhadas pelo território nacional. Além da equipe da própria TV Rá Tim Bum!, integram o projeto emissoras como a TV Brasil Central, de Goiás; TV Nova Nordeste, de Pernambuco e Brasília; É-Paraná e CATVE, do Paraná; TOP Cultura, de Minas Gerais; e a TV Cultura do Pará. Serão 36 episódios, com 12 minutos de duração cada.


Deixe sua opinião


Leia também