Roda de Fogo substitui Explode Coração no VIVA


Será Roda de Fogo (1986) a substituta de Explode Coração (1995), em exibição às 23h30, no VIVA. A informação é de Anna Luiza Santiago e Patrícia Kogut, do jornal O Globo. O folhetim, apresentado originalmente às 20h, marca a estreia do autor Lauro César Muniz no canal, em novelas - até aqui, apenas uma minissérie desenvolvida por ele, Chiquinha Gonzaga (1999), foi reapresentada em duas ocasiões.



A novela, considerada uma das mais importantes produções do horário nobre da Globo, acompanha a trajetória de Renato Villar (Tarcísio Meira), empresário que almeja os mais altos cargos políticos, envolvido em denúncias de corrupção que chegam ao juiz Marcos Labanca (Paulo Goulart) por intermédio do delator Celso Rezende (Paulo José). Decidido a se livrar do processo, Renato chantageia Labanca e se aproxima de Lúcia Brandão (Bruna Lombardi), que o julgará.

Por amor a Lúcia e por conta de uma doença incurável que lhe assegura apenas meses de vida, Villar decide rever seus conceitos. Afasta-se da influência maléfica de Mário Liberato (Cecil Thiré), seu advogado, homossexual. Também abandona a esposa, a ambiciosa Carolina D'Ávila (Renata Sorrah). Ainda resgata Maura (Eva Wilma), um amor do passado, de uma clínica psiquiátrica. De quebra, acerta os ponteiros com o filho enjeitado, Pedro (Felipe Camargo).

A trama também acompanha os conflitos cômicos de Tabaco (Osmar Prado), motorista de Renato, envolvido com três mulheres: Patativa (Cláudia Alencar), Bel (Inês Ghalvão) e Marlene (Carla Daniel). Uma quarta "esposa" surge posteriormente: Fátima (Cristina Sano). Também o romance de Pedro e Ana Maria (Isabela Garcia), sobrinha de Carolina; e o de Helena (Mayara Magri), herdeira de Villar, e Gilberto (Rodolfo Bottino), jornalista que investiga o empresário.

Também no elenco estão Carlos Kroeber, Cássio Gabus Mendes, Cláudia Magno, Cláudio Curi, Hugo Carvana, Jayme Periard, Joana Fomm, Lúcia Veríssimo, Mário Lago, Paulo Castelli, Percy Aires, Sylvia Bandeira e Yara Côrtes. Roda de Fogo foi reapresentada em Vale a Pena Ver de Novo em 1990, num compacto de 34 capítulos. O Canal VIVA, como se sabe, reexibe produções da Globo na íntegra - no caso de 'Roda', 179 capítulos.

Vale lembrar que a trama integra a lista de sugestões publicadas ao longo da semana aqui no TV História pelo editor Duh Secco. Confira abaixo!

12 novelas que gostaríamos de ver no VIVA às 23h30

12 novelas que gostaríamos de ver no VIVA às 15h30

12 novelas que gostaríamos de ver no VIVA às 14h30


Deixe sua opinião


Leia também