10 curiosidades de Corações Feridos; última trama adulta do SBT estreou há seis anos


Há seis anos, o SBT exibia sua última novela "adulta", Corações Feridos. O folhetim, escrito por Íris Abravanel, inaugurou o horário hoje dedicado às tramas infantis. O TV História lista abaixo dez curiosidades da produção.



- A ideia, a princípio, era apresentar Corações Feridos na sequência de Uma Rosa Com Amor (2010), remake da obra de Vicente Sesso, desenvolvido por Tiago Santiago, em sua estreia no canal após bem-sucedidos projetos na Record TV. A emissora vinha apostando na força da mulher do "patrão" à frente da teledramaturgia. Íris já havia desenvolvido a inédita Revelação (2008); depois, baseou-se numa obra radiofônica de Janete Clair para Vende-se um Véu de Noiva (2009).

- A inspiração agora era La Mentira, de Caridad Bravo Adams. O SBT exibiu uma versão do texto, produzida pela Televisa, em 2000 - A Mentira, estrelada por Kate del Castillo, Karla Álvarez e Guy Ecker, galã nascido no Brasil. Íris, aliás, caiu em contradição: antes de dar início à feitura da sinopse e capítulos, declarou em entrevistas que o público estava cansado de "mexicanas" e que apostaria numa trama "100% brasileira". O projeto do "remake" de A Mentira estava em debate no canal desde 2006; a trama, cotada para substituir Cristal, teria Thierry Figueira como protagonista. Como Cristal, contudo, não ia bem em audiência, a emissora suspendeu temporariamente os trabalhos do núcleo de teledramaturgia.

- Com números de audiência aquém das expectativas, Uma Rosa Com Amor acabou encurtada. Para evitar estrear a nova produção durante o horário eleitoral, que costuma bagunçar toda a grade e derrubar a audiência, o SBT protelou a exibição de Corações Feridos para novembro. Desta forma, surgiu a possibilidade do folhetim entrar no ar já todo gravado; afinal, a equipe já estava em estúdio desde agosto e a novela contaria com apenas 100 capítulos. Não foi a primeira experiência da emissora neste sentido: Pérola Negra (1999) e O Direito de Nascer (2001) também estrearam com todos os episódios já finalizados.



- O SBT consumiu cerca de R$ 180 mil por capítulo na produção. O gasto maior se deu com a locação de uma fazenda em Tatuí, interior de São Paulo. No elenco enxuto, nomes pouco conhecidos, com o de Junno Andrade, hoje namorado de Xuxa Meneghel; a ex-apresentadora do TV Fama (RedeTV!), com passagens por novelas da Globo, Adriana Lessa; Elaine Mickely, mais conhecida por conta de seu casamento com César Filho; veteranos ausentes do vídeo há tempos, como Elizabeth Hartmann; e "soluções caseiras", caso de Lívia Andrade, participante do Jogo dos Pontinhos, do Programa Silvio Santos.

- O protagonista Flávio Tolezani (Eduardo Sotelli) hoje ocupa posição de destaque no horário nobre global: trata-se do delegado Vinícius, de O Outro Lado do Paraíso. Já a mocinha, Patrícia Barros (Amanda), havia participado apenas de peças publicitárias. Durante as gravações, Patrícia sofreu uma queda, ao montar um cavalo, fraturando uma costela.

- Corações Feridos acabou substituindo Amor e Revolução (2011), outra trama de Tiago Santiago. Só que 'Amor' era exibida às 22h, enquanto 'Corações' reativou o horário das 20h30, em suspenso desde o término de Canavial de Paixões (2003), a reprise que ocupou a vaga de Uma Rosa Com Amor.



- Quando a novela enfim estreou, os outros dois protagonistas, Victor Pecoraro (Vítor, vértice do triângulo amoroso formado com Amanda e Eduardo) e Cinthya Falabella (Amanda, a grande vilã), estavam no ar em Aquele Beijo, da Globo, às 19h.

- A princípio, a novela derrubou os índices da linha de shows em exibição na faixa. Programas como Se Ela Dança, Eu Danço e Qual é o Seu Talento? registravam médias de 6 a 7 pontos; a novela estreou com 4 e chegou a 2 - enquanto Maria do Bairro (1995), em reprise nas tardes, apontava 5. Por fim, vitória para Corações Feridos: 5 pontos de média final.

- O tema de abertura foi trocado antes da estreia: saiu 'Gota d'água', de Chitãozinho & Xororó, e entrou 'Coisa de Deus', de Rick e Renner. Embora fosse ambientada no universo rural e contasse com canções sertanejas de, por exemplo, Victor & Leo e Marcos & Belutti em diversas cenas, a trama contou apenas com uma trilha intitulada 'Pista Hits', de música dance.



- Corações Feridos marcou a estreia de Larissa Manoela em novelas. A atriz mirim explodiu na substituta Carrossel, como a vilãzinha Maria Joaquina.


Deixe sua opinião


Leia também