10 curiosidades sobre Coração Indomável; novela reestreia hoje (15) no SBT


Sabe quando dizem que novela mexicana conta sempre a mesma história da mocinha humilde e sofredora que padece nas mãos da família rica do galã? Sabemos que não é verdade, mas Coração Indomável seria o exemplo perfeito desse modelo. Exibida originalmente em 2013, a terceira versão do clássico escrito por Ines Rodena não deveu em nada às suas antecessoras e se consagrou como um fenômeno não só no México, como na maioria dos países em que chegou, inclusive no Brasil, onde ganha uma reprise a partir de hoje (15), nas tardes do SBT.



O melodrama traz a história de Maricruz (Ana Brenda Contreras), jovem carente de qualquer tipo de educação ou inteligência, que vive uma difícil realidade junto ao avô, Ramiro (Ignacio López Tarso), e a irmã, Solita (Gaby Mellado). Muito perto da cabana onde Maricruz vive com sua família, está o rancho da clã Narvaez, hipotecado devido a péssima administração de Miguel (René Strickler). Octavio (Daniel Arenas), irmão mais novo de Miguel, volta ao rancho com a intenção de vender aquelas terras, mas é impedido pelo irmão. Ao conhecer Maricruz, descobre nela a forma perfeita de dar uma lição em Miguel e em sua esposa, Lucía (Elizabeth Álvarez). Apaixonada, Maricruz se casa com Octávio sem imaginar tudo que terá que enfrentar, desencadeando uma história de vingança e superação. Ficou interessado? Pois nós separamos dez curiosidades para você ficar por dentro da novela.

1 - No final de 2012, a Televisa gozava de uma das melhores temporadas de audiência de seu canal principal e apostava alto nas novelas seguintes, como Mentir Para Vivir e La Tempestad. Corazón Indomable foi a novela que recebeu menos investimento na época. Sua história era considerada a mais batida e seu elenco era menos conhecido que o das demais tramas. Porém, o resultado foi o contrário do esperado. Enquanto as outras novelas daquele ano entraram na lista dos maiores fracassos da Televisa, Corazón Indomable impressionou até os mais otimistas. Exibida em plena tarde, a audiência da novela superou a de todas as outras produções de todos os canais daquele ano. A trama finalizou com 22 pontos de média, quando a meta de seu horário eram somente 15.

2 - Ana Brenda Contreras, a protagonista de Corazón Indomable, ganhou a admiração da crítica e do público ao interpretar Maricruz; ela, porém, não foi a primeira opção para viver a heroína. Maite Perroni foi convidada pela produtora Nathalie Lartilleux para interpretar a protagonista da história. A intenção de Lartilleux era repetir a parceria de sucesso de Cuidado Con El Ángel (2008). Como havia acabado de finalizar o fracasso Cachito De Cielo e queria se dedicar a carreira de cantora, Maite não aceitou o convite, deixando o posto para Ana Brenda, que viu seu passe ser disputado pelos produtores da Televisa após a trama.

3 - Daniel Arenas tampouco era a escolha inicial para viver o mocinho Octavio. O colombiano, que tentava carreira no México desde 2010, se apresentou no escritório de Nathalie e pediu para realizar testes para o personagem principal. Como Daniel já havia se destacado em papeis coadjuvantes em Teresa (2010) e Amorcito Corazón (2013), seu pedido foi aceito e não deu outra. O ator conseguiu o posto do galã da história e fez sucesso, entrando imediatamente para o grupo de protagonistas da casa. A parceria com Lartilleux viria a se repetir no ano seguinte, em La Gata, mas teria um desfecho tumultuado em 2016, quando a produtora escalou Daniel para Un Camino Hacia El Destino, atualmente no ar pelo SBT. Segundo jornais mexicanos, Daniel ocultou a Nathalie que também estava em negociações para outro folhetim, Tres Veces Ana, e, quando descoberto, teria provocado a ira de Lartilleux, dando fim a parceria e amizade entre os dois.

4 - A novela recebeu sete indicações aos Premios TvyNovelas de 2014. Entre elas, as de Melhor Telenovela, Melhor Atriz, Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante, mas não levou nenhum prêmio para a casa. Naquela mesma premiação, Daniel Arenas foi eleito o ator mais bonito pelos leitores da revista. Também conseguiu cinco indicações aos prêmios People En Español, saindo também de mãos vazias.

5 - Interpretadas por Rocío Banquells e Ana Patricia Rojo, as cúmplices Carola e Raíza seriam inicialmente gêmeas vividas por Laura Zapata. Como a irmã de Thalia estava compromissada com uma peça teatral e não pôde aceitar o convite, Lartilleux desistiu da ideia inicial e deu os personagens a suas amigas, que já haviam sido cúmplices em outra novela da produtora, Cuidado Con El Ángel. Julian Gil foi outro que desfalcou o elenco da trama por compromissos já agendados, agradecendo e se desculpando com a produção publicamente pelo Twitter. Carlos De La Mota o substituiu no papel de um príncipe.

6 - Em janeiro de 2014, três meses após o término da novela, a Televisa lança um DVD da trama contando com um resumo de 15 horas de seus 161 capítulos. Foi o menor espaço de tempo entre o fim de uma novela e seu lançamento em DVD da história da Televisa.

7 - O final da produção foi duramente criticado pelo público. Muitos se queixaram que personagens e tramas importantes foram esquecidos no desfecho, inclusive o estupro de Solita, que não foi descoberto pelo restante dos personagens.

8 - Corazón Indomable não foi sucesso só em audiência. Seu êxito chamou atenção de outras emissoras estrangeiras e a novela se converteu em um hit de exportações, tendo sido exibida em cerca de 70 países. É o maior número de exportações desde Soy Tu Dueña (2010). Os altos índices de audiência se repetiram na maioria das emissoras em que chegou, tendo sido reprisada em quase todas, inclusive na própria Televisa. Sua reprise no Las Estrellas, em 2017, levantou os índices da antecessora, Mañana Es Para Siempre, e chegou perto da atual novela da tarde na ocasião, Mi Adorable Maldición.

9 - Apesar de muitos acharem que se trata de um remake do sucesso Marimar (1994), a fonte de inspiração da novela é outra: La Venganza (1977), que também serviu de base para Marimar. A diferença principal é que Marimar não seguiu todo o roteiro original de La Venganza, já que a novela precisou ser encurtada devido a cansativa agenda de shows de Thalia, sua protagonista. É a parte da história em que a protagonista, já rica, descobre que foi roubada por seus empregados e perde tudo. Corazón Indomable deu seguimento a trama original, dando a impressão que lhe foi atribuído uma história original. Helena Rojo, protagonista de La Venganza, foi chamada para uma participação especial em Corazón Indomable, mas não aceitou.

10 - Em 2014, Nathalie Lartilleux produz La Gata, trama com muitos elementos semelhantes a Corazón Indomable, como a mocinha desarrumada e ignorante, o galã cheio de erros, o pai da protagonista em busca de sua filha e a heroína, na segunda fase, em busca de vingança. As semelhanças também puderam ser vistas na parte técnica. Os cenários e vestiários de La Gata se pareciam muito de Corazón Indomable, fato que incomodou o público. Aqui, os protagonistas eram Maite Perroni, a escolha inicial de Corazón Indomable, e novamente, Daniel Arenas.

João Vitor N. Mendes é admirador e profundo conhecer de novelas latinas; em especial, mexicanas. É editor-chefe do site Febre Latina, atualizado diariamente.


Deixe sua opinião


Leia também