Tantas emoções! 5 especiais do "rei" Roberto Carlos que merecem reprise


Há mais de 40 anos, Roberto Carlos figura entre as atrações de fim de ano da Globo. Seu especial é sempre aguardado pelo público, e comentado durante praticamente todo o ano, principalmente com as informações sobre gravações, convidados e músicas do repertório. Alguns programas, no entanto, obtiveram mais destaques que outros e se tornaram emblemáticos na história do cantor com a Globo. Selecionamos abaixo cinco programas do Rei que adoraríamos ver ou rever:



Roberto Carlos Especial - 1977

O futebol dominou este programa, já com vistas na Copa do Mundo do ano seguinte, realizada na Argentina e que sagrou vitoriosa a seleção "local". Os craques Garrincha, Pelé e Rivelino foram entrevistados por Roberto. Cenas de um show realizado na Concha Acústica da UERJ, para cerca de 12 mil pessoas, foram entremeadas por um espetáculo gravado em estúdio, que contou, inclusive, com uma homenagem a Elvis Presley. Fãs do cantor, falecido em agosto daquele ano, Roberto e Erasmo o homenagearam com um pot-pourri que incluía 'Tutti Frutti' e 'Love Me Tender'.



Roberto Carlos Especial - 1979

"São 15 anos de vida, venha conhecer o nosso circo eletrônico. Ele é feito de gente como você. Venha comigo!". Assim Roberto Carlos abriu o especial que reverenciava os 15 anos de TV Globo, completados em 1980. Além dos tradicionais números musicais, o Rei protagonizou esquetes com o elenco dos programas humorísticos da casa (Agildo Ribeiro, Chico Anysio, Jô Soares e Os Trapalhões). As canções eram entremeadas também por um recital de poesia, com Dina Sfat, Francisco Cuoco, Paulo Gracindo e Vera Fischer. Christiane Torloni, lindíssima, surgiu em uma cena sobre os dilemas de um casal e a canção 'Grito de Alerta', que embalaria a novela Água Viva no ano seguinte, era defendida no palco por Maria Bethânia. Por fim, o maestro João Carlos Martins, ao lado de Arthur Moreira Lima, acompanhou Roberto em 'Detalhes'.



Roberto Carlos Especial - 1981

Os 40 anos de Roberto Carlos foram celebrados com o nascimento de Leonardo, filho de Wanderléa, visitado ainda na maternidade por ele e por Roberto Carlos. A história do Rei fora recuperada, desde sua participação como Cantor Mascarado no programa do Chacrinha até o sucesso com a Jovem Guarda. Entre os convidados, novamente Maria Bethânia e Tom Jobim. Roberto homenageava Vinícius de Moraes e também John Lennon, assassinado no ano anterior, com 'Imagine'. A atração não seguia os moldes atuais: era feita quase toda em estúdio, sem auditório, e com poucas gravações em externas. Foi também o primeiro especial em que o clássico 'Emoções' foi executado.



Roberto Carlos Especial - 1982

Astro do cinema mudo, Charles Chaplin inspirou a concepção deste programa. 'Meus Amores da Televisão', divertida canção de Roberto e Erasmo, ganhou um clipe animado que contava com Bruna Lombardi, Christiane Torloni, Lídia Brondi e Regina Duarte, além das estrelas da novela Sol de Verão, no ar às 20h: Carla Camuratti, Débora Bloch e Irene Ravache. A presença feminina também se fez nos números musicais, com as presenças de Jane Duboc, Joanna, Joyce, Zizi Possi e Maria Bethânia, outra vez. Na época, Roberto Carlos namorava Myrian Rios, para quem compôs a canção 'A Atriz', anos depois. Com ela, o Rei cantou 'Cama e Mesa', que viria a entoar com Dira Paes, no especial de 2009.



Roberto Carlos Especial - 1988

O especial deste ano já vale pela entrevista de Roberto Carlos com um dos grandes nomes do esporte brasileiro, e um dos maiores ídolos do país: Ayrton Senna, campeão do torneio de Fórmula 1 daquele ano. Ainda, Isabela Garcia, na época protagonista de Bebê a Bordo, às 19h, em um número musical ambientado nos anos 50. E Rosanah, outra figura tarimbada da parada musical, surgia com seus hits e também em duetos com Roberto, como 'Falando Sério', 'Olha' e 'Outra Vez'. O grande destaque, entretanto, foi dado ao show do Rei em Atlantic City e ao seu passeio pelas ruas de Nova Iorque. Aqui, o auditório já marcava presença.


Deixe sua opinião


Leia também