25 de dezembro na história da TV: em 1993, último episódio de Retrato de Mulher


Confira os destaques do dia 25 de dezembro na história da televisão brasileira:

No dia 25 de dezembro de 1965, terminava o programa Clube das Garotas (Globo).

Programa de auditório voltado para o público feminino, exibido aos sábados por volta das 14h e apresentado por Sarita Campos. Números musicais eram intercalados com desfiles de moda e dicas de beleza. A apresentadora ainda recebia celebridades, como Yoná Magalhães e Milton Gonçalves (foto).



No dia 25 de dezembro de 1993, terminava a série Retrato de Mulher (Globo).

A partir de um episódio-piloto exibido em dezembro de 1992, Regina Duarte e equipe - contando, inclusive, com Alcides Nogueira e Walcyr Carrasco - desenvolveram esta série, voltada para os dilemas das mulheres. A cada mês, Regina interpretava um tipo diferente; no último programa - filmado em película de 16mm, como no cinema, e com participações de Mário Lago e Stenio Garcia -, a atriz viveu Zil, moradora de rua.



No dia 25 de dezembro de 1995, terminava o programa Concertos Internacionais (Globo).

Atração das madrugadas da emissora, que passou por períodos de veiculação mensal e semanal. Em cena, concertos de música clássica, óperas e balés; na apresentação, astros e estrelas da teledramaturgia da Globo, trazendo informações sobre os compositores das obras e as orquestras que respondiam pela interpretação. No último programa, foco no trabalho do maestro indiano Zubin Mehta.



No dia 25 de dezembro de 1998, terminava a minissérie A História de Ester (Record TV).

Minissérie de Yves Dumont, com direção de Luís Antônio Piá, exibida em meio aos festejos de Natal de 1998. Era a história da moça humilde, Ester (Daniela Camargo), que se casava com um rei (Assuero, Giuseppe Oristânio), salvando seu povo (os judeus) da morte. No elenco, Alexia Deschamps, Esther Góes, Fabiana Alvarez, Serafim Gonzales e Sônia Lima. A emissora produziu outra versão da trama, em 2010.



No dia 25 de dezembro de 2014, terminava a terceira temporada do reality-show The Voice Brasil (Globo).

A dupla sertaneja Danilo Reis e Rafael se sagrou vencedora da terceira edição do reality-show. Os dois músicos pertenciam ao time de Lulu Santos, que contou ainda com o deficiente visual Edu Camargo. Destaque também para a travesti Deena Love, outra da equipe de Lulu. Nos bastidores, matérias de Fernanda Souza.



No dia 25 de dezembro de 2015, terminava a quarta temporada do reality-show The Voice Brasil (Globo).

O programa passou a contar com Michel Teló, em substituição a Daniel, entre os técnicos. Foi ele quem levou o prêmio: o candidato Renato Vianna, que integrava seu time, saiu vencedor da disputa. Dani Suzuki, que havia participado da primeira edição (2012), voltava agora, para auxiliar Tiago Leifert na condução do reality-show.


Deixe sua opinião


Leia também