23 de dezembro na história da TV: em 2006, último episódio de Central da Periferia


Confira os destaques do dia 23 de dezembro na história da televisão brasileira:

No dia 23 de dezembro de 1977, terminava o programa Levanta a Poeira (Globo).

Musical apresentado na última sexta-feira de cada mês, dentro da faixa Sexta Super. Em foco, números que iam além do "palco e plateia" - a quadra da escola de samba Mangueira, por exemplo, serviu de cenário para números do primeiro programa. Passaram pelo Levanta a Poeira nomes como Adoniran Barbosa, Alcione, Cartola, Martinho da Vila, Sylvio Caldas, Toquinho e Vinícius de Moraes.



No dia 23 de dezembro de 2001, estreava o programa Desafio dos Alunos Nota Dez (SBT).

Especial lançado por Silvio Santos para ocupar a vaga, aos domingos, da icônica Casa dos Artistas (2001). O formato consistia em perguntas diretas para alunos do 1° grau; a campeã recebeu seu prêmio das mãos do então presidente Fernando Henrique Cardoso. Com o SBT em ótima fase, não foi difícil para o 'Desafio' vencer o Fantástico (1973), da Globo: 31 a 26, segundo dados preliminares do Ibope.



No dia 23 de dezembro de 2001, terminava o reality-show No Limite 3 (Globo).

Denominada Fase Metal, esta edição do reality-show de sobrevivência foi ambientada na Ilha de Marajó, no Pará e ficou marcada por alterações no formato: os quatro primeiros eliminados foram contemplados com um carro e R$ 1000 reais; os seis excluídos seguintes eram encaminhados para o Vale dos Exilados; destes, saía o terceiro finalista. O policial Rodrigo venceu a competição, levando R$ 300 mil.



No dia 23 de dezembro de 2004, terminava o reality-show O Aprendiz (Record TV).

Primeira edição do formato consagrado por Donald Trump no exterior e por Roberto Justus aqui no Brasil. Vivianne Ventura levou o grande prêmio, após 14 episódios repletos de desafios, todas voltados, claro, para o mundo empresarial. O Aprendiz contou com outras nove edições nos anos seguintes: de 'O Sócio' ao 'Universitário' e 'Empreendedor' - estes com João Dória Jr -, além do 'Celebridades'.



No dia 23 de dezembro de 2006, terminava o programa Central da Periferia (Globo).

Um "programa de auditório ao ar livre", desenvolvido e apresentado por Regina Casé. A proposta era realizar a inclusão cultural de fenômenos que surgiam de comunidades espalhadas pelo país, destacando projetos sociais e expoentes da música. O episódio final foi realizado na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro, com Ana Maria Braga, Juliana Paes e Reynaldo Gianecchini como convidados.



No dia 23 de dezembro de 2006, terminava o programa Bailando por um Sonho (SBT).

Competição de dança liderada por Silvio Santos que unia celebridades e anônimos em busca, óbvio, de um grande sonho. Ambos treinados por um coreógrafo e submetidos a um júri técnico e ao voto popular. Entre os famosos participantes, a ex-Globeleza Valéria Valenssa, o cantor Sidney Magal, o atleta Fernando Scherer (Xuxa), o ator Alexandre Barillari e a campeã Patrícia Salvador, assistente de palco de Silvio.



No dia 23 de dezembro de 2015, terminava o esportivo Corujão do Esporte (Globo).

Programa esportivo com a participação de atletas, artistas e personalidades, no debate do noticiário acerca das mais diversas modalidades e competições. Exibido nas madrugadas, contou com apresentação, a princípio, do ex-jogador de vôlei Tande e, posteriormente, do judoca Flávio Canto. Hoje na Record TV, Fábio Porchat participou da temporada 2012 analisando lances esportivos de forma bem humorada.


Deixe sua opinião


Leia também