21 de dezembro na história da TV: em 2010, o fim do Casseta & Planeta, Urgente!


Confira os destaques do dia 21 de dezembro na história da televisão brasileira:

No dia 21 de dezembro de 1951, estreava a novela Sua Vida Me Pertence (Tupi).

Escrita, dirigida e protagonizada por Walter Foster, Sua Vida Me Pertence foi a primeira novela da TV brasileira. Era exibida duas vezes por semana, terças-feiras e quintas-feiras, às 20h. Aqui também o primeiro beijo de novela: entre Walter e Vida Alves, que formavam com Lia de Aguiar o triângulo amoroso central.



No dia 21 de dezembro de 1973, terminava o Programa Haroldo de Andrade (Globo).

Egresso da Rádio Globo - onde comandou uma atração de mesmo nome por mais de 40 anos - Haroldo de Andrade conquistava o público das tardes de sábado com uma receita infalível: concursos, entrevistas e musicais, com astros do gabarito de Celly Campello, Martinho da Vila, Ronnie Von, Waldick Soriano e Jerry Adriani (foto).



No dia 21 de dezembro de 2003, estreava a série A Terra dos Meninos Pelados (Globo).

Baseado na obra homônima de Graciliano Ramos, A Terra dos Meninos Pelados acompanhava as desventuras de Raimundo (Herval Silveira), careca e com um olho de cada cor, que, cansado de ser hostilizado, procura por um ambiente onde todos sejam como ele. Exibido por quatro domingos; núcleo de Denise Saraceni.



No dia 21 de dezembro de 2008, terminava a série Faça Sua História (Globo).

Série semanal, exibida após o Fantástico (1973), de abril a dezembro de 2008. Vladimir Brichta vivia o taxista Osvaldir, que narrava histórias envolvendo seu ofício, de amigos, familiares e passageiros. Com texto de Geraldo Carneiro e João Ubaldo Ribeiro; no elenco, Carla Marins, Fábio Lago, Gésio Amadeu e Júlio Rocha.



No dia 21 de dezembro de 2010, terminava o humorístico Casseta & Planeta, Urgente! (Globo).

A trupe formada por Beto Silva, Bussunda, Cláudio Manoel, Hélio de La Peña, Hubert, Marcelo Madureira e Reinaldo (além de Maria Paula, como apresentadora) esteve à frente do humorístico por quase 18 anos! Um dos maiores destaques da TV na década de 1990, o 'Casseta' estreou com episódios mensais; se tornou semanal em 1998.



No dia 21 de dezembro de 2010, terminava a série As Cariocas (Globo).

Inspirada na obra homônima de Sérgio Porto, com roteiro de Euclydes Marinho e direção de Daniel Filho, As Cariocas reuniu um time de peso para seus 10 episódios: dentre outras, Alinne Moraes (A Noiva do Catete), Adriana Esteves (A Vingativa do Méier), Fernanda Torres (A Invejosa de Ipanema), Grazi Massafera (A Desiniba do Grajaú), Paolla Oliveira (A Atormentada da Tijuca) e Angélica (A Traída da Barra).



No dia 21 de dezembro de 2010, terminava o reality-show A Fazenda 3 (Record TV).

O apresentador Britto Jr. e as repórteres Carolina Magalhães e Chris Flores acompanharam os 86 dias de confinamento de um grupo que incluía os polêmicos Monique Evans, Geisy Arruda, Tico Santo Cruz, Sérgio Mallandro e Nany People - todos eliminados nas primeiras semanas. O modelo Daniel Bueno levou o prêmio.



No dia 21 de dezembro de 2012, terminava o humorístico Casseta & Planeta Vai Fundo (Globo).

A turma do 'Casseta' migrava para as noites de sexta-feira, após o Globo Repórter, retomando a máxima que norteou os primeiros anos do 'Urgente': "humorismo-verdade, jornalismo-mentira". Além da trupe - sem Bussunda, falecido em 2006 -, o programa contou com os comediantes Gustavo Mendes, responsável por satirizar a então presidente Dilma Rousseff, e Miá Mello e a ex-BBB Maria Melilo.


Deixe sua opinião


Leia também