12 de dezembro na história da TV: em 1990, a estreia de A História de Ana Raio e Zé Trovão


Confira os destaques do dia 12 de dezembro na história da televisão brasileira:

No dia 12 de dezembro de 1965, estreava a novela Padre Tião (Globo).

O autor Moysés Weltman baseou-se em O Pequeno Mundo de Dom Camilo, do italiano Giovanni Guareshi, para conceber este roteiro, centrado nas desventuras de um padre (Ítalo Rossi) numa cidadezinha do interior. A obra também foi adaptada pela Tupi em duas ocasiões, ambas com Otelo Zeloni à frente do elenco, em 1958 e 1972. Produzida pela Globo São Paulo, Padre Tião foi veiculada em dois horários distintos no Rio de Janeiro: primeiro às 19h; posteriormente, às 13h30.



No dia 12 de dezembro de 1990, estreava a novela A História de Ana Raio e Zé Trovão (Manchete).

Com o slogan "o Brasil que o Brasil não conhece", a Manchete concebeu esta novela, escrita por Marcos Caruso e Rita Buzzar, com direção de Jayme Monjardim. A trama se desenrolava em estradas e cidades do interior, com belíssimas locações. Em cena, o drama de Ana Raio (Ingra Liberato), afastada da filha Maria Lua (Micaela Góes). A menina fora levada pelo pai Canjerê (Nelson Xavier), figura asquerosa que violentou Ana ainda menina. Em suas andanças pelo país, a protagonista se depara com a caravana de rodeios de Dolores Estrada (Tamara Taxman); Zé Trovão (Almir Sater), um homem em busca de suas origens, é a grande estrela da equipe.



No dia 12 de dezembro de 1994, estreava o programa Melhor de Todos (Band).

Longe da Globo, onde comandou a teledramaturgia durante anos, Daniel Filho respondeu pela apresentação e direção deste game-show, veiculado nos fins de tarde da Band. A produção ficou a cargo do Grupo DR, empresa de Daniel e Ricardo Scalamandré, ex-diretor comercial da emissora-líder. Melhor de Todos consistia numa competição de conhecimentos gerais; os prêmios variavam de R$ 500 a aparelhos de fax, computadores e TVs. Na reta final, foi ancorado pelo ator Cassiano Ricardo.



No dia 12 de dezembro de 2008, terminava a novela Água na Boca (Band).

Danielle Cassoulet (Rosane Mulholland) e Luca Bellini (Caetano O'Maihlan) se apaixonam durante um curso de gastronomia no sul do país. O que eles sequer imaginam é que suas avós, Françoise (Jacqueline Laurence) e Maria (Berta Zemmel), disputaram um amor no passado - e, anos depois, ainda se odeiam por conta disso, acirrando a disputa entre seus restaurantes, a Pizzaria Mamma Mia e o Bistrô Paris. Este folhetim serviu de estofo para o autor Marcos Lazzarini abordar a cultura gastronômica de São Paulo, do Mercadão Municipal aos redutos nordestinos.



No dia 12 de dezembro de 2008, estreava o programa Quem Manda é o Chefe (SBT).

Game-show apresentado por Silvio Santos, que contava com oito participantes respondendo a perguntas de conhecimentos gerais. Na segunda fase, dois finalistas assumiam as condições de chefe e subchefe - o primeiro era encarregado de dividir o prêmio acumulado ao longo do jogo entre todos os concorrentes. A atração não durou muito tempo na grade: foi substituída pelo Todos Contra Um em fevereiro de 2009.



No dia 12 de dezembro de 2010, estreava a série O Relógio da Aventura (Globo).

Especial de fim de ano, em cinco episódios, exibido aos domingos. Criação de Luciana Cardoso e Márcio Trigo, com redação final de Cristiane Dantas, O Relógio da Aventura partia do presente que o menino João (Miguel Arraes) ganhava de seu avô Neco (Marcos Caruso), capaz de fazê-lo viajar no tempo. Os atores escalados viviam dois personagens: os familiares e amigos de João na atualidade e figuras históricas - caso de Enrique Diaz, como Geraldo, pai do menino, e Otávio Augusto, imperador romano. Também no elenco Heloísa Perissé, Mel Maia, Nívea Maria e Oberdan Jr.


Deixe sua opinião


Leia também