Relembre as emoções da última semana de Elas Por Elas; novela chegou ao fim há 35 anos



Há 35 anos, a Globo exibia o último capítulo de Elas Por Elas, novela de Cassiano Gabus Mendes. Um dos maiores sucessos da faixa das 19h na década de 1980, 'Elas' partia do reencontro de sete amigas que, apesar de estudarem em turmas diferentes, não se desgrudavam nos momentos de lazer no colégio. O destino se encarregou de encaminhá-las em direções opostas, mas os acontecimentos do passado e as coincidências do presente acabam por mantê-las unidas. Acompanhando o reencontro - e os problemas que se sucedem - um atrapalhado detetive. O TV História resgata agora as emoções da última semana do folhetim!



Segunda-feira, 22 de novembro de 1982

O investigador em questão era Mário Cury (Luís Gustavo), que, de tão atabalhoado em suas empreitadas, acabara ganhando a alcunha de Mário Fofoca. Foi ele quem abriu o capítulo daquela noite, surpreendido pelo pedido de casamento de Cláudia (Christiane Torloni). Mário havia tentado conquistar a "pantera" durante toda a novela - usando trechos de letras de Roberto Carlos em suas cantadas -, mas ela só tinha olhos para Renê (Reginaldo Faria), advogado, melhor amigo dele. O enlace não era do agrado de Raquel (Ana Ariel), mãe zelosa de Mário, convicta de que a futura nora ainda amava o ex. Renê, por sua vez, estava próximo de subir ao altar com Yeda (Cristina Pereira), a complexada filha de Márcia (Eva Wilma), a responsável pelo reencontro das sete amigas. Na última cena, Renê se encontra casualmente com o sobrinho Elton (Cássio Gabus Mendes), filho de seu falecido irmão, Rubão (Ivan Cândido). Em discussão, Carmem (Maria Helena Dias), a viúva.



Terça-feira, 23 de novembro de 1982

Carmem, outra da turminha do colégio, se descobriu apaixonada pelo cunhado após a morte do marido. Ela chegou a confessar sua paixão a Renê - mesmo com este estando noivo de Ieda, uma relação desacreditada por boa parte dos personagens, por conta dos parcos atributos físicos da rica mocinha. O capítulo que se iniciou com a discussão de tio e sobrinho, interrompida por Carmem, chegou ao fim com um maquiavélico plano de Helena (Aracy Balabanian). A milionária - mais uma das colegas de Márcia - contratara um homem para plantar tóxicos na mochila de Míriam (Tássia Camargo). Uma tentativa de impedir que Gil (Lauro Corona), seu filho, levasse a namorada com ele para um tour pela Europa. A oposição ao namoro não advinha apenas de seu preconceito social - Míriam pobre; Gil rico: Helena temia a proximidade de Jaime (Carlos Zara), seu marido, com a mãe da nora, Adriana (Esther Góes), namorada do empresário no passado.





Quarta-feira, 24 de novembro de 1982

Um revoltadíssimo Elton levou até Ivan (André di Biase), irmão de Ieda, todas as suspeitos sobre o interesse de Renê de se unir à moça apenas para colocar as mãos em sua fortuna. Desavença de um lado; conciliação do outro: Natália (Joana Fomm), que passou a narrativa toda buscando a responsável pela morte de seu irmão, descobrira que fora ela mesma quem o derrubou do alto de uma pedra, numa cachoeira. Arrependida, Natália procura Wanda (Sandra Bréa) e Marlene (Mila Moreira), as mais novas do grupo, para se desculpar; ela havia convencido seu outro irmão, Carlos (Herson Capri), a seduzir as duas, buscando informações sobre a morte de Zé Roberto. Ao longo do capítulo, Jaime e Miguel (Mário Lago), pai de Helena, descobriam a armação dela contra Míriam. Arrasado, Miguel chamou a filha, e a governanta Eva (Nathalia Timberg), para uma conversa definitiva.





Quinta-feira, 25 de novembro de 1982

Na ânsia de ter um neto homem, Miguel rechaçou a menina a quem Helena deu a luz, no hospital onde Eva atuava como enfermeira. A pequena fora substituída por Gil, filho de Adriana. Ou seja... Míriam é a herdeira da mulher que planejara acusá-la de tráfico de drogas! Entre a emoção e a incredulidade, Helena se compromete a guardar segredo sobre o ato monstruoso de seu pai. E a auxiliar a filha no que for necessário. Hora da verdade também para Renê e Ieda: ele confessa à noiva que está apaixonado por Carmem; recebe em troca a gratidão da filha de Márcia, por tê-la feito feliz, ainda que por pouco tempo. Por fim, um beijo apaixonado arrebata Marlene. Silvio (Paulo Gonçalves) e Wilma (Lupe Gigliotte), enfim, podiam comemorar o "desencalhe" da filha, envolvida pelo tímido Juca (Carlos Gregório). E Márcia, mesmo ciente de que Mário está de casamento marcado, decide partir para uma última investida: beija alucinadamente o detetive, carregando-o em seguida para seu quarto.



Sexta-feira, 26 de novembro de 1982

Fazendo valer as palavras que disse ao pai, Helena corre pelo Shopping Iguatemi à procura do algoz de Míriam, o homem que contratou para incriminá-la. Bem-sucedida em sua busca, a perua cai em prantos antes de procurar a filha biológica, a quem convida para ir com Gil à Europa e a quem promete custear os estudos e zelar pela felicidade. Já Renê toma Carmem nos braços, lhe conta sobre o ocorrido com Ieda e celebra a chance de uma nova vida ao lado da cunhada, agora namorada. Nos minutos finais deste penúltimo capítulo, após confessar ao amigo que traiu Cláudia com Márcia, Mário é surpreendido pela presença de Vanessa (Susana Vieira, em participação especial) em seu escritório. A secretária de Átila (Mauro Mendonça), falecido marido de Márcia, enfim elucidaria o mistério sobre a identidade da "Patinha", a mulher com quem o patriarca dos Lopes Pereira estava quando morreu, num quarto de motel. O nome que Fofoca, contratado por Márcia, buscava encontrar: Wanda.



Sábado, 27 de novembro de 1982

Wanda vinha a ser irmã de Mário. O detetive reage arrasado, incapaz de acreditar que a amante de Átila esteve sempre ao seu lado, testemunhando toda a investigação. Cansada das chantagens de Vanessa, Wanda vai ao encontro de Márcia - após se desculpar com Mário -; para sua surpresa, a socialite reage com calma, dissipa qualquer possibilidade de ressentimento e ainda lamenta o fato das duas não se tornarem cunhadas, já que ela não pretende se comprometer com Mário (considerado puro demais para uma mulher tão moderninha). Ele, por sua vez, desiste de se casar com Cláudia. Helena também se entende com Adriana, que consente com a viagem de Míriam para o exterior. No que talvez possa ser apontado como um dos grandes deslizes do desfecho, Adriana permanece alheia ao episódio da troca de bebês. O final não poderia ser outro: Wanda, Márcia, Helena, Adriana, Carmem, Marlene e Natália se reúnem, no apartamento desta última, para celebrar a amizade.

Leia também: No embalo de Amaury Jr: 17 atrações da Band que queremos de volta à grade de programação

Leia também: Em 1993, SBT ensaiou produzir novela infantil de Flávio de Souza, autor de Mundo da Lua




commentDeixe sua opinião
menu