Guto e Benê esbanjam delicadeza em Malhação - Viva a Diferença


Malhação - Viva a Diferença não é uma trama sobre casais. Ela se diferencia das demais temporadas por focar nas questões individuais dos personagens, tendo cinco protagonistas e não um ou dois pares. O foco é a força da amizade, tendo vários conflitos e dramas pessoais correndo por fora, incluindo os relacionamentos amorosos, obviamente. Mas o espaço para momentos românticos existe e a melhor relação da história é a de Guto (Bruno Gadiol) e Benê (Daphne Bozaski).



Primeiramente, porque Benedita é o perfil mais cativante do quinteto central, apresentando particularidades apaixonantes, como levar tudo o que é dito ao pé da letra, além de jogar verdades na cara dos outros de forma natural e até inocente.

Ela sofre de Síndrome de Asperger, um grau leve de autismo, mas o 'problema' nunca foi dito no enredo. Todos sabem que a menina é diferente, embora ninguém saiba exatamente o porquê. Sua dificuldade com o toque e o barulho sempre foi seu maior obstáculo, provocando alguns surtos, inclusive.

Já Guto é um dos tipos masculinos mais complexos da história, carregando uma nuvem de incertezas consigo. Tímido e retraído, o rapaz nunca teve facilidade em socializar com as meninas, mesmo sendo considerado o bonitão da escola. O fato de nunca ser visto namorando, por sinal, começou a despertar desconfianças de alguns.

Para evitar maiores burburinhos a respeito disso, tentou um relacionamento com Clara (Isabela Scherer), sem sucesso. Ele usa a música como válvula de escape e essa similaridade com Benê os aproximou. Começou a dar aulas de piano para a então colega, após ter perdido uma aposta com ela. A partir daí, nasceu uma amizade que foi se solidificando com o tempo.

Toda essa relação vem sendo construída sem pressa, destacando a sensibilidade da dupla em momentos esporádicos, como na hora que se apresentam tocando juntos, vencendo seus medos. Não há uma cena sequer da dupla que não tenha delicadeza. Até mesmo quando Guto humilhou Benê, com o intuito de se mostrar para os amigos (que achavam estranho vê-lo junto de uma menina 'esquisita'), mostrou-se tocante pela reação sofrida de Benedita, chocada com o gesto do amigo. Depois de vencida essa barreira, deixando de lado os comentários dos demais, o rapaz se desculpou e a relação foi retomada e mais forte.

Aliás, as dúvidas são outras questões que permeiam esse par. Afinal, ela não entende o porquê de ser tão diferente dos demais e ele chegou a ficar sem saber o que era - quando foi cortejado por um garoto na festa de Lica (Manoela Aliperti) ficou claramente incomodado, chegando a ficar pensativo sobre a situação. Ou seja, as dificuldades com os sentimentos os unem, mesmo que não percebam. E Benedita, vale ressaltar, nunca escondeu o que sente por Guto. Direta e objetiva, declarou-se algumas vezes, demonstrando não entender o relacionamento dele com Clara e nem porque não ficava com ela, se estavam sempre juntos.

A briga do quinteto principal serviu para aproximá-los ainda mais. Sem a companhia constante das amigas, Benê viu Guto como o único amigo que restou. Já o garoto, aproveitando a situação e o fato de ter machucado a mão (o impedindo de dedilhar o piano), a convidou para tocar com ele no Rio de Janeiro. Embora receosa, a menina aceitou e a cena deles na van esbanjou delicadeza. Ela demonstrou claustrofobia no veículo, usando um saquinho de vômito para respirar melhor e fone de ouvido para não escutar o barulho dos carros.

Ele chegou a dizer que ela estava linda daquele jeito, mas Benedita não ouviu. Então, o menino segurou sua mão delicadamente, enquanto a filha de Josefina (Aline Fanju) imaginava os dois sozinhos em um iceberg bem grande, para durar as cinco horas de viagem. Tudo ao som da linda Fly, de Eric Silver. Foi delicado demais.

E mais tocante ainda foi a apresentação musical da dupla. Guto cantou a belíssima Chovendo na Roseira, de Elis Regina, enquanto Benê o acompanhou no piano. Todos se encantaram com razão. Finalizando o bonito momento, os dois foram passear na praia e a menina se deslumbrou pelo lugar, deixando o rapaz igualmente feliz. Eles se arriscaram dando um mergulho no mar, mas Benedita teve medo, sendo apoiada por Guto. "Pelo visto o Rio de Janeiro me deixa mais calma. Pelo visto o mar me deixa mais calma. Pelo visto você me deixa mais calma", disse ela para o seu amor, implicando em um lindo primeiro beijo. Valeu a espera. A cena teve tudo o que um bom par precisa ter.

Guto e Benê formam um casal lindo de se ver, destacando a maravilhosa sintonia entre Bruno Gadiol e Daphne Bozaski. Os atores estão muito bem e crescem juntos. A química da dupla é visível em todos os instantes. E o fato dele ser uma grata surpresa do The Voice Brasil beneficia os momentos musicais do par, usando sua própria voz para embalar as apresentações dos personagens.

O par 'Gunê' é, sem dúvida, a melhor relação amorosa de Malhação - Viva a Diferença. Mesmo quando esse amor ainda estava longe de qualquer contato físico, provando que muitas vezes um beijo é um mero detalhe diante de tantas outras situações lindas de serem acompanhadas. A paixão dos telespectadores por eles é bastante compreensível.

SÉRGIO SANTOS é apaixonado por televisão e está sempre de olho nos detalhes, como pode ser visto em seu blog. Contatos podem ser feitos pelo Twitter ou pelo Facebook. Ocupa este espaço às terças e quintas


Deixe sua opinião


Leia também