Flávio Ricco e José Armando Vannucci lançam Biografia da Televisão Brasileira; saiba mais



Na noite da última terça-feira (7), Flávio Ricco e José Armando Vannucci - dois mestres do jornalismo televisivo - lançaram em São Paulo o livro Biografia da Televisão Brasileira. Thell de Castro, editor-chefe do TV História, e o colunista Fábio Marckezini compareceram ao evento, que reuniu nomes como Amaury Jr, Chris Flores, Cléber Machado, Eliana, Fábio Porchat, Lívia Andrade, Serginho Groisman, Tom Cavalcante e o casal César Tralli e Ticiane Pinheiro.


José Armando Vannucci, Fábio Marckezini, Flávio Ricco e Thell de Castro no lançamento de Biografia da Televisão Brasileira.

A obra de Ricco e Vannucci consiste numa extensa pesquisa sobre a história da televisão no Brasil. E conta com entrevistas de profissionais envolvidos com esta mídia, compondo um painel amplo a respeito do veículo que, desde 1950, cativa o brasileiro ao proporcionar conhecimento, diversão e informação.

Os dois volumes de Biografia da Televisão Brasileira passeiam por novelas, telejornais, programas humorísticos e esportivos; também discorrem sobre empresários e seus canais, além dos astros e estrelas que se consagraram na telinha. A capa é de Hans Donner, mago do designer gráfico, responsável pela identidade visual da Globo.

Ao TV História, Hans comentou sua trajetória na televisão, listando seus trabalhos preferidos: "São muitos! O logo, obviamente, da Globo; foi a chave que abriu o paraíso! Dos trabalhos de televisão, com certeza, as aberturas do Fantástico. Fizeram a Globo se tornar conhecida e respeitada no mundo inteiro. [A novela] Deus Nos Acuda, que é a situação que vivemos hoje e que eu sonhei há 25 anos atrás, com a lama invadindo a festa... Ah, com certeza, as vinhetas do Carnaval, onde pude unir meu designer e o designer de Deus".



Também conversamos com Otávio Mesquita e José Luiz Datena sobre a preservação da memória da TV brasileira. "Só não tá tão preservada por conta dos incêndios que houveram no passado. Mas aí, enfim, não tem jeito. Eu acho que a história, esses dois caras aqui [Flávio Ricco e José Armando Vannucci] são os que mais conhecem a história da televisão brasileira. Eu vou devorar esse livro!", comentou Otávio, que garantiu, para o próximo ano, novidades em seu programa, Operação Mesquita, no ar nas madrugadas de sexta-feira e sábado do SBT.

Já Datena salientou que a televisão no Brasil, por ter sua origem no rádio, não teve o mesmo cuidado que as emissoras americanas, "nascida" dos filmes de Hollywood, habituadas desde sempre a armazenar suas imagens. Esse costume acabou por "apagar" registros dos primórdios da TV, mas, graças ao esforço de profissionais como Ricco e Vannucci, estamos evoluindo neste sentido.

O livro Biografia da Televisão Brasileira já está disponível em livrarias e no comércio eletrônico. Flávio Ricco e José Armando Vannucci participam, no próximo dia 13 (segunda-feira) do lançamento no Rio de Janeiro: na Livraria da Travessa, Ipanema, na rua Visconde de Pirajá, 572.

Leia também: Trilha da semana: "poeira-ra-ra-ra" - o regionalismo de Tieta, volume 1

Leia também: Globo, Som Livre e Spotify criam ferramenta com playlists de personagens clássicos




commentDeixe sua opinião
menu