Personagem de Glauce Graieb em Ciranda de Pedra reaparece em Tempo de Amar



Estreia da semana, Tempo de Amar, nova novela das 18h, está impressionando o público pelo texto apurado de Alcides Nogueira, a direção iluminada de Jayme Monjardim e nomes de peso que já começam a se destacar. Os noveleiros mais atentos, contudo, estão se deliciando com as referências do autor a outros trabalhos seus; Odete (Karine Teles), por exemplo, enclausurada num quarto de sua mansão, em estado catatônico por conta da perda de um filho, faz lembrar a louca do sobrado Joana (Ítala Nandi), de Direito de Amar (1987), trama de Walther Negrão na qual Alcides colaborou.



Em seu segundo capítulo, Tempo de Amar resgatou uma personagem de outra novela de Nogueira. Trata-se de Madame Lenah (Glauce Graieb), que marcou presença em Ciranda de Pedra (2008), como patroa da espevitada Elzinha (Leandra Leal). No atual folhetim das 18h, surgiu como modista - mesma função da trama anterior - apresentando uma nova coleção de vestidos a Madame Lucerne (Regina Duarte) e Gilberte (Maria Eduarda de Carvalho). De certa forma, "descobrimos o passado" de Lenah: em 1927, período de 'Tempo', dona de uma maison no Rio de Janeiro; em 1958, época de 'Ciranda', cumprindo o mesmo papel em São Paulo.

A reedição de Lenah faz lembrar de dona Armênia (Aracy Balabanian), personagem de Rainha da Sucata (1990), inserida num novo e condizente contexto em Deus Nos Acuda (1992), ambas de Silvio de Abreu, com colaboração de Alcides Nogueira. Em JK (2006), Eliane Giardini, José Rubens Chachá e Pascoal da Conceição reviveram Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Mário de Andrade, seus personagens em Um Só Coração (2004); as duas minisséries foram escritas por Tide, em parceria com Maria Adelaide Amaral. Tal prática, conhecida como crossover, tem se tornado cada vez mais corriqueira em nossa teledramaturgia.

A veterana Glauce Graieb se destacou em produções do SBT, como Fascinação (1998) e Marisol (2002). Recentemente, participou de tramas da Globo, onde sua irmã Nívea Maria marca presença desde a década de 70. Nívea também integra o elenco de Tempo de Amar - Henriqueta, tia do mocinho Inácio (Bruno Cabrerizo).

Leia também: Teste seus conhecimentos sobre Vira-Lata; novela das 19h chegou ao fim há 21 anos

Leia também: Globo surpreende público com chamadão de O Outro Lado do Paraíso; confira a repercussão




commentDeixe sua opinião
menu