Cultura estreia Turma da Mônica em outubro; relembre trajetória da série na TV aberta



A Turma da Mônica está de volta à TV aberta! A Cultura exibe a partir do dia 9 de outubro - segunda-feira, semana da criança - as séries Turma da Mônica (em blocos de 15 minutos) e Mônica Toy, além de especiais comemorativos, como de Halloween e Natal.



A novidade foi anunciada pelo presidente da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça, ontem (19), após o Jornal da Cultura de segunda-feira (18) ter "surpreendido" o criador dos quadrinhos, Mauricio de Sousa, no lançamento do livro Vamos Pensar um Pouco?, parceria do cartunista e empresário com Mario Sérgio Cortella. Questionado por uma repórter a respeito do ingresso de Mônica e companhia na Cultura, Sousa disse estar "preparando uma surpresa".

Altos e baixos marcam a trajetória da animação em televisão aberta. Em dezembro de 1998, a empresa de Mauricio firmou contrato com a Globo. Vinhetas institucionais, sobre cuidados com as alterações climáticas do verão, entraram no ar em janeiro do ano seguinte. Em junho, 50 desenhos de 1 minuto passaram a ser exibidos no Angel Mix Férias, atração de Angélica. No ano seguinte, estrearam programetes com a turma do Penadinho e do elefante Jotalhão.

Contudo, o projeto de um programa solo, com bonecos - nos moldes do consagrado Vila Sésamo (1972) - nunca saiu do papel. O cartunista chegou a propor uma produção independente, contando com a Globo apenas para a exibição. Sem êxito, o contrato com o canal foi rompido em 2003, três anos antes de expirar.

Na Itália, a Turma da Mônica quintuplicou a audiência da RAI. Em 2004, desembarcou no canal pago Cartoon Network, comandado pela Turner Latin America. Só em julho de 2010, Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão retornaram à Globo, nas manhãs de sábado. A produção, também exibida nos canais internacionais, elevou a audiência do horário e rendeu especiais de Páscoa, dia das crianças e Natal - na década de 70, uma animação sobre a chegada do Papai Noel e os presentes recebidos pela Turma do Limoeiro fez sucesso no horário nobre da emissora dos Marinho e na concorrente Tupi. A parceria foi rompida em 2014.

Leia também: 34 anos da estreia de Eu Prometo, última novela de Janete Clair; mostre que você sabe tudo sobre a trama!

Leia também: Novo Você Decide entra em produção; relembre 10 polêmicas da primeira versão do programa




commentDeixe sua opinião
menu