Música-tema do eclipse impulsionou vendas de trilha sonora de novela da Globo; saiba mais



Os americanos celebraram nesta segunda-feira um eclipse solar total, aquele em que a lua cobre por completo o sol. O fenômeno pode ser observado por 500 milhões de pessoas, 391 só nos Estados Unidos - no Brasil, a observação só foi possível em 15 estados das regiões Norte e Nordeste. Lá fora, o evento ganhou até música tema: 'Total eclipse of the heart', da cantora Bonnie Tyler.



Bonnie entoou a canção no momento em que o eclipse solar era testemunhado por uma seleto grupo de passageiros de um cruzeiro. Lançada em 1983 - num single que vendeu seis milhões de cópias e foi indicado ao Grammy de melhor performance vocal feminina no ano seguinte -, a música chegou, segundo a revista Billboard, ao topo da parada do iTunes, superando o hit 'Despacito'.



O que muita gente não sabe, ou não se lembra, é que 'Total eclipse of the heart' foi tema de novela aqui no Brasil. A canção era o carro-chefe de Pão-Pão, Beijo-Beijo Internacional, quarta trilha mais vendida do horário das 18h na década de 80 (165.219 cópias) - atrás apenas de A Gata Comeu Internacional (579.862 cópias), do volume 1 de Bambolê (430.458) e De Quina Pra Lua Internacional (430.145).

Na novela de Walther Negrão, 'Total eclipse' foi tema de Mariana (Tânia Loureiro), irmã do retirante Soró (Arnaud Rodrigues), apaixonada pelo empresário Júlio (Edwin Luisi). Este era noivo de Bruna (Elizabeth Savala), a voluntariosa neta de Mamma Vitória (Lélia Abramo), que se envolve num acidente com Soró e com o misterioso chofer de ônibus Ciro (Cláudio Marzo).

Para compensar os danos materiais, Soró é contratado como jardineiro da chácara de Vitória e Ciro se torna funcionário de suas cantinas; problemas de produção transferiram a sinopse, ambientada numa italiana São Paulo, para o Rio de Janeiro. O rapaz então enfrenta a hostilidade de Luiza (Maria Cláudia), irmã de Bruna. As duas disputam Ciro que, por fim, decide subir ao altar com a mais comportada.

A trilha incluiu ainda outros temas que explodiram naquela primeira metade dos anos 80. Como 'First love', com a prodígio Nikka Costa; a dançante 'Waiting for a train', do conjunto australiano Flash & The Pan; as divertidas 'Give me your heart tonight', de Shakin' Stevens, e 'Save your love', de Renée & Renato; e as melancólicas 'And i'm telling you i'm not going', de Jennifer Holliday, e 'The words to say i love you', com Edward Reekers.

Confira abaixo um compilado das faixas que compõe a trilha internacional de Pão-Pão, Beijo-Beijo:

Leia também: Da ação da censura ao "quem matou": os bastidores de Cavalo de Aço, única trama de Walther Negrão exibida às 20h

Leia também: Latininho e lobisomem mexicano: dois clássicos do mau gosto na televisão brasileira




commentDeixe sua opinião
menu