DVD de A Viagem já está em pré-venda na Loja Globo; relembre 10 momentos marcantes da novela



Você certamente já se deparou com A Viagem em algum momento de sua vida: ou na exibição às 19h, em 1994 - a novela de maior audiência da faixa nesta década -, ou nas duas exitosas reprises em Vale a Pena Ver de Novo (1997 e 2006) ou ainda na apresentação também vitoriosa do Viva, em 2014. De qualquer forma, fica a recomendação: se possível, veja outra vez, agora em DVD.



A Loja Globo disponibilizou ontem (15), em pré-venda, os 14 discos, com 33 horas de duração, da novela. Aos interessados, preparem o bolso, porque o preço não é lá muito convidativo: R$ 189,90, ou em até 4x de R$47,48. Para os que se queixam de cortes - e até procuram por estes nas novelas exibidas pelo Viva na íntegra - é evidente que não se trata de um bom negócio. Mas já para os que não se importam com isso...

Quem acompanhou A Viagem sabe que há núcleos pouco instigantes, como o da banda de Zeca (Irving São Paulo) e a trama que opõe Carmem (Suzy Rego) e Mauro (Eduardo Galvão) - condizente com a versão original de 1975 na Tupi e desatualizada para o remake, quase 20 anos depois. Estes núcleos, digamos, "chatinhos", certamente ficaram de fora da edição.



O DVD deve valer especialmente pela trama central, provavelmente preservada quase que em sua integralidade: o marginal Alexandre (Guilherme Fontes) mata a testemunha de um assalto que comete; preso, só encontra apoio na irmã Dinah (Christiane Torloni). Na cadeia, comete suicídio, prometendo se vingar, mesmo depois de morto, daqueles que lhe viraram as costas: o irmão Raul (Miguel Falabella), o cunhado Téo (Maurício Mattar) e o criminalista Otávio Jordão (Antonio Fagundes).

Enquanto exerce sua influência maléfica sobre Guiomar (Laura Cardoso), sogra de Raul, e Téo, vê este se apaixonar por Lisa (Andréa Beltrão), sua namorada. Dinah não sucumbe à traição porque encontra apoio justo nos braços de Otávio, também prejudicado pela possessão que Alexandre mantém sobre seu filho, Tato (Felipe Martins). Mas eis que Otávio também morre, Dinah não resiste à tristeza e o embate entre o casal e o bandido passa para o plano espiritual.



O TV História lista abaixo 10 cenas marcantes do folhetim de Ivani Ribeiro, que esperamos ver na edição:

1 - O primeiro capítulo é uma aula de roteiro! De início, frenético, com o crime de Alexandre, seus pedidos de auxílio a Raul e Téo, uma eletrizante perseguição policial e, por fim, a prisão. Na última cena, o primeiro encontro de Dinah e Otávio. Fica a torcida para que o DVD tenha o mantido na íntegra.

2 - Sempre uma grata presença, Yara Cortes vive aqui a querida dona Maroca, mãe de Alexandre, Dinah, Raul e Estela (Lucinha Lins). A atriz deu um verdadeiro show na cena em que visita o caçula na cadeia, logo nas primeiras semanas de novela.



3 - Otávio aproveitou um momento de fragilidade de Dinah para beijá-la pela primeira vez. No caso, quando ela, agredida pelo cunhado Ismael (Jonas Bloch), bateu com a cabeça numa pedra. O advogado a leva desacordada, em seus braços, para seu chalé em Itaipava e não resiste à tentação...

4 - Neste momento, contudo, Dinah ainda batalhava para manter seu casamento com Téo. Por isto, ela não se fez de rogada quando soube que Lisa era a nova namorada do rapaz. Foi até o salão de Fátima (Lolita Rodrigues), onde a moça trabalhava, e apelou para a baixaria! Barraco na certa, do jeito que a audiência gosta!



5 - Primordial para a novela, a sequência do acidente de Otávio não pode faltar. O criminalista sabia que estava com os dias contados - e Dinah fez tudo o que podia para salvar o amado. Contudo, a partida se deu com o capotamento de seu carro e a influência maléfica de Alexandre.

6 - Por falar na obsessão deste fantasma nada camarada, os momentos em que Téo e Guiomar são possuídos por ele valem cada centavo do DVD. Fica a torcida para que todas as cenas - de babado, confusão e gritaria - tenham sido mantidas.

7 - Figura cercada de mistério, o Mascarado (Breno Moroni) revelou seu rosto à Carmem numa cena que "causou" por conta da expressão de horror desta ao ver que o ex-namorado estava desfigurado.



8 - Dinah também falece, já na reta final da novela. Este desdobramento incluiu uma cena fantástica protagonizada por Lucinha Lins e Cláudio Cavalcanti, quando Estela pressente a morte da irmã e é amparada pelo médium Alberto. Ainda, todos os momentos em que a protagonista, no céu, busca entender o que lhe aconteceu.

9 - Por várias vezes, Dinah vai ao Vale dos Suicidas tentar persuadir o irmão a desistir de sua vingança. As sequências nesta locação - uma pedreira desativada em Niterói, Rio de Janeiro - impactaram muitas criancinhas e sabe-se lá quantos adultos.

10 - Alívio cômico de A Viagem, a pensão de Cininha (Nair Bello), de vez em quando, pecava pela falta de graça. Mas cada cena de Nair, uma saudade que ainda dói em toda a comunidade noveleira, merece ser revista.

Leia também: Próxima semana de A Força do Querer terá Rubinho "chefão" do crime, atentado contra Jeiza, Silvana em reabilitação e fuga de Ivana

Leia também: 16 de agosto na história da TV: em 2010, terminava Uma Rosa com Amor




commentDeixe sua opinião
menu