Globo Esporte completou 39 anos; de Galvão Bueno a Luciano do Valle, confira lista de apresentadores



Ontem (14), o Globo Esporte celebrou seus 39 anos de existência. O programa veio no embalo do Copa Brasil, primeiro noticiário esportivo diário da emissora, no ar de outubro de 1977 a agosto de 1978. Aproveitou-se, inclusive, o mesmo cenário, logotipo e apresentador; no caso, Léo Batista.



Grande nome do jornalismo esportivo da Band, Luciano do Valle também passou pela bancada do 'GE'. Na Globo, cobriu os Jogos Olímpicos de Munique (1972), Montreal (1976) e Moscou (1980) e as Copas da Alemanha (1974), da Argentina (1978) e da Espanha (1982).



Assim como Léo Batista, Fernando Vannucci se despedida do público com "muito boa tarde". Vannucci deixou o canal no final da década de 90, após um período de geladeira por ter entrado no ar, no Globo Esporte, mastigando uma bolacha.



Contratado em 1981, Galvão Bueno logo se integrou ao time de apresentadores do esportivo. Entre 1985 e 1986, o narrador ostentava um indefectível bigodão...



Hoje nome forte na Band, Oliveira Andrade também comandou o 'GE', em meados da década de 80. Nesta época, integravam a equipe de reportagem Juarez Soares (hoje na RedeTV!), Roberto Tomé (na Record), José Luiz Datena (da Band) e Osmar Santos (ausente do vídeo após sofrer um acidente automobilístico, em 1994).



Apresentadora do MGTV 1ª Edição, Isabela Scalabrini foi uma das primeiras mulheres da televisão a cobrir esporte. Abaixo, ela apresentando os boletins da Copa 86, no México. Isabela ancorava a edição de sábado do Globo Esporte, criada em 1983.



Contratado em 1988, para os blocos locais do 'GE' em São Paulo, Cléber Machado já havia partido para a narração quando passou a comandar a edição nacional do esportivo, no início da década de 90.



Este período também marcou a estreia de Mylena Ciribelli, que hoje comanda o Esporte Fantástico da Record, na bancada. Mylena despontou para o jornalismo esportivo na extinta Manchete.



Ainda na primeira metade da década de 90, Abigail Costa capitaneou algumas edições do Globo Esporte. A jornalista está ausente do vídeo desde sua saída da Record, em 2012.



Destaque também para Débora Meneses, revelada no Mesa Redonda, da Gazeta, e com passagens por Cultura e Bandeirantes. Sua última aparição na televisão foi na TV Tem, afiliada da Globo na região de Bauru e São José do Rio Preto, apresentando um programa de variedades. Faz falta!



Alexandre Bacci ocupou a cadeira do 'GE' no início da década passada. Em 2008, foi titular do Olha Você, espécie de Hoje em Dia do SBT. Ainda no canal de Silvio Santos exerceu seu lado ator em Vende-se um Véu de Noiva (2009).



Rostinho conhecido dos fãs de Fórmula 1, Mariana Becker também deu o ar da graça no Globo Esporte...



... assim como Alexandre Oliveira, hoje no SporTV...



... e Flávia Freire, conhecida pelo trabalho na previsão do tempo e nos jornais locais de São Paulo. A jornalista deixou a Globo recentemente para morar no exterior.



Em 2007, uma dupla de apresentadores: Glenda Kozlowski e Tino Marcos. Nesta época, blocos locais foram extintos.



Em 2009, contudo, a edição local de São Paulo voltou ao ar, sob o comando de Tiago Leifert. O apresentador revolucionou a linguagem do programa, implantando um estilo mais próximo do telespectador, com conversas informais, humor e destaque para outras modalidades esportivas, como os games.



O mesmo se deu em versões do 'GE' para praças importantes - Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Salvador, Recife e Fortaleza. No Rio de Janeiro, Fernanda Gentil, Cristiane Dias e Alex Escobar ancoraram a atração; em São Paulo, hoje, é Ivan Moré quem responde pelo Globo Esporte.

Leia também: Os bastidores das primeiras coberturas da Globo News

Leia também: Cenas do próximo capítulo: Walther Negrão renova com a Globo; escalação de elenco movimenta diretores artísticos




commentDeixe sua opinião
menu