Entre os canais esportivos, Sportv é o maior beneficiado com a ida de Neymar para o PSG; Fox Sports perde



Notícia exclusiva do jornalista Marcelo Bechler, do Esporte Interativo, mexeu com o mundo do futebol nos últimos dias: Neymar estaria se transferindo para o Paris Saint-Germain, um dos principais times da França. O fato foi concretizado nesta quinta (3), primeiramente com o Barcelona anunciando que o time francês pagou a multa milionária e, em seguida, o PSG dando boas vindas ao craque.



Sem sombra de dúvidas, entre os canais esportivos, o grande vitorioso é o Sportv. Sem deter os direitos da UEFA Champions League e das principais ligas europeias, como Inglaterra e Espanha, o canal conta com o Campeonato Francês, que, pelo menos até hoje, não costumava chamar atenção do público brasileiro. Com certeza, a ida de Neymar mudará esse panorama.

A ESPN Brasil também transmite o certame francês, então, para ela, não mudaria muita coisa, já que deixará de mostrar Neymar na Espanha e passará a focar na França - o canal também não conta com a Champions. Certamente, um correspondente na Europa deverá ser destacado para acompanhar os passos do craque em Paris.

No sistema de licenciamento atual, Sportv e ESPN Brasil não têm preferência na escolha de jogos - cada canal escolhe três partidas por rodada. O Sportv também conta com a Copa da Liga Francesa e a Copa da França, torneios que passariam a ter visibilidade por aqui também.

Para o Esporte Interativo, tudo continuará na mesma. O canal detém a exclusividade da Champions na TV por assinatura e certamente passará a dar mais destaque aos jogos do PSG, deixado de lado até hoje, por exemplo, se a dupla Barcelona e Real Madrid estiver em campo. Já aconteceu de jogos do time parisiense serem transmitidos apenas pela internet, o que não deverá mais ser o caso.

Mas também há quem perca nessa história. A Fox Sports transmite o Campeonato Espanhol em conjunto com a ESPN e não conta com os direitos do Francês e da Champions. Dessa forma, teria que torcer, por exemplo, para o PSG ir parar na Liga Europa para mostrar Neymar em sua tela - a ESPN também será beneficiada neste caso.

Na TV aberta, o panorama muda pouco. A Globo não transmite campeonatos como Espanhol ou Francês, dando destaque apenas para a Champions em sua programação. Ninguém tem dúvidas que a emissora passará a mostrar jogos do PSG ao invés do Barcelona, principalmente nas fases decisivas, além de aumentar o noticiário sobre o clube em seus programas esportivos.



Evidentemente, o Barcelona, que continuará sendo uma potência, não vai desaparecer da TV brasileira, principalmente na TV por assinatura, assim como o Real Madrid e times ingleses são amplamente mostrados. Mas não tenho dúvidas de que o PSG vai roubar a cena ao levar Neymar.

Leia também: Notícia sobre saída de Neymar do Barcelona vira novo capítulo na guerra de bastidores entre Globo e Esporte Interativo

Leia também: Globo irá lançar Cavalinhos do Fantástico oficialmente para vendas; versões piratas são fenômenos nos estádios




commentDeixe sua opinião
menu