Globo começará a intervir em afiliada na Bahia em agosto; demissões estão previstas



Depois de receber uma comitiva da Globo no último mês de junho, a TV Bahia, afiliada da Globo em Salvador, começará a receber "dicas" e intervenções da cabeça de rede a partir do mês de agosto.



O objetivo é fortalecer os telejornais da emissora, principalmente, porque andam em má fase. O único que não é ameaçado pela RecordTV Itapoan no Ibope, atualmente, é o BATV, exibido em horário nobre entre as novelas da Globo.

Para isso, dicas na linha editorial serão feitas e até mesmo sugestões de nomes para reportagem e apresentação serão apresentadas pela rede, baseando-se na visita e informações que a comitiva colheu.

Ou seja, certamente demissões ocorrerão, incluindo até mesmo gente conhecida do vídeo. A Globo quer acabar com uma possível acomodação de alguns nomes e trocar quem for necessário para mexer nos números.

A má fase local da TV Bahia tem prejudicado programas da rede. Atrações como Jornal Hoje, Bom Dia Brasil, Mais Você, Sessão da Tarde, Vídeo Show e até mesmo o Encontro com Fátima Bernardes estão sendo claramente ameaçadas nos números.

A comitiva da Globo que visitou a sede da TV Bahia em Salvador foi composta por Amauri Soares, diretor de programação, Sérgio Valente, da Central Globo de Comunicação, e Rossana Fontenele, diretora de Recursos Humanos do canal.

Eles se reuniram com diretores, dentre eles Roberto Appel, responsável pelo jornalismo da TV Bahia, além de conversarem com o alto comando executivo do canal, controlado pela família Magalhães.

Em maio, o TV História já havia informado que a Globo iria ajudar a afiliada de Salvador, mas uma visita de Amauri Soares, diretor de programação da emissora, realmente não estava sendo esperada.

Há pelo menos dez meses, o Balanço Geral BA, apresentado por José Eduardo na RecordTV Itapoan, tem ganhado da Globo na cidade na faixa entre 12h e 15h. No entanto, até o início do ano, Bocão - como é conhecido o apresentador - não vencia o Bahia Meio Dia, telejornal da hora do almoço da TV Bahia.

Mas, de fevereiro para cá, José Eduardo começou a ameaçar e vencer o Bahia Meio Dia, e até com facilidade em vários dias. Assim que entra no ar, Bocão sobe a audiência da RecordTV Itapoan de cinco para 15 pontos em dez minutos.

Depois que termina o telejornal local, Bocão reina na liderança, vencendo o Globo Esporte BA, Jornal Hoje e o Vídeo Show com extrema facilidade, chegando a ter mais de 12 pontos de diferença.

Outro horário incômodo é o da faixa da manhã, entre 7h30 e 9h, onde é apresentado o Bahia no Ar, ancorado por Jéssica Senra. Nesta faixa, a RecordTV Itapoan é líder desde janeiro do ano passado e conseguiu índices históricos no horário, ultrapassando a casa dos 20 pontos.

Além disso, a TV Bahia tem perdido profissionais. Recentemente, a RecordTV Itapoan tirou Patrícia Abreu, apresentadora do Globo Esporte BA, que estava na casa há 13 anos. Ela irá apresentar o novo BA Record, em horário nobre, às 19h05.

Leia também: Globo lança novo institucional mostrando poder e provando que ainda é extremamente relevante

Leia também: Morre, aos 75 anos, a atriz Maria Estela, famosa por novelas da Tupi e Record nos anos 1970




commentDeixe sua opinião
menu