É possível desgostar do Sílvio Santos depois dos últimos acontecimentos?



Senhor Abravanel, mais conhecido pela alcunha de Silvio Santos, tem 86 anos de idade e 55 de televisão. É o dono do SBT, Jequiti, Tele Sena e lidera o Programa Silvio Santos, atualmente exibido nas noites de domingo em sua emissora.



O apresentador conquistou uma legião de fãs durante sua carreira e diverte a audiência até hoje. Na "era dos memes", ele já protagonizou diversas situações divertidas, como a vez em que ele "puxou uma sardinha" para a Netflix e foi presenteado com a assinatura gratuita do serviço para o resto da vida.

No entanto, é conhecido o tipo de humor que pode vir de um senhor de 86 anos. É um conflito de gerações. Como a maioria das pessoas da idade dele, Silvio acaba perpetuando preconceitos e minorias são constantemente alvos de suas piadas.

Até pouco tempo atrás, esse tipo de humor até passava batido. Hoje, não. Só que não é de hoje que o apresentador faz esse tipo de declaração. Não farei aqui um compilado das polêmicas nas quais ele esteve envolvido por conta de suas opiniões, pois estas existem desde o início de sua carreira. E se você ligar a TV durante a exibição do programa dominical, não faltam exemplos que sustentem essa informação.

Partamos para um acontecimento bastante discutido na internet nas últimas semanas: o caso de Maisa, de 15 anos, que foi convidada pelo apresentador para participar do quadro Jogo das 3 Pistas, juntamente com Dudu Camargo, de 19 anos. Tudo não passaria de uma atividade normal em seu programa se Silvio não insinuasse que sua intenção em chamar os dois ali era fazê-los se conhecerem para que talvez se tornassem um casal.

Observemos aqui, que como supracitado, Silvio Santos tem 86 anos e é de uma geração que acreditava que quando a garota se torna uma debutante deve procurar alguém para se relacionar com ela. Mas estamos em 2017. É um absurdo oferecer uma garota como se fosse uma mercadoria para um maior de idade.

Mais que isso, mesmo que Maisa tenha se feito entender perfeitamente quando informou ao patrão que ela estava se sentindo incomodada com o comportamento dele, Silvio continuou encorajando o outro convidado a se juntar a ele e constranger a menina.

E quando você acha que não pode piorar, Silvio ainda convida Maisa novamente ao seu programa, convida Dudu Camargo sem o conhecimento dela e volta a performar um show de horrores a ponto de fazê-la chorar no palco durante a gravação do programa.

É importante lembrar que o caso Maisa não foi a primeira vez nesse ano em que Silvio Santos expôs ao ridículo um membro de seu quadro de funcionários em rede nacional. Apesar do conflito de gerações, o mundo muda e você tem sim a obrigação de se adaptar a ele, seja você um anônimo ou uma pessoa influente, proprietário de uma emissora de televisão. Até que ponto as pessoas continuarão a rir e relevar este comportamento porque ele é um "tiozão engraçado"? Não sei para vocês, mas para mim ele já ultrapassou todos os limites. Aposentadoria faria bem a ele, afinal.

Respondendo à pergunta inicial: é possível, sim. Se a audiência continuasse indiferente a tanto erro, como já ocorreu por tanto tempo, talvez os casos recentes nem tivessem dado espaço para essa repercussão negativa. Mas tenho a esperança de que como os tempos mudaram as pessoas tenham a capacidade de escolher melhor e analisar criticamente seus ídolos.

STEPHANIE MOREIRA. Projeto de publicitária, ama séries, cinema e compartilhar o que pensa, como percebe-se neste espaço semanalmente e em seu canal do Youtube. Contatos podem ser feitos pelo Twitter.

Leia também: Em alta por clipe com Katy Perry, Gretchen terá minimaratona na TV neste domingo

Leia também: Programa Conexão Models estreia nova temporada com novos quadros e vinhetas na RedeTV!




commentDeixe sua opinião
menu